Top 4 maneiras de usar a oração para parar pensamentos negativos

Acontece. Pensamentos negativos podem bombardear sua mente mesmo quando você tende a ser uma pessoa positiva.

Não precisa haver uma razão. De repente, a negatividade está sabotando seu dia, ditando a você o que temer e como sentir. Mas esses pensamentos negativos não precisam mais ter o que fazer com você.

Seja medo, dúvida, espírito crítico, ansiedade ou apenas o temido caso dos ” e se” , há uma maneira de fechar o portão de toda essa negatividade que entra em sua mente e o arrasta para baixo. A oração é a rolha final. Mas não apenas orando após o fato. 

1 – Ore como se Deus já tivesse libertado.

Spirituality and religion, Hands folded in prayer on a Holy Bible in church concept for faith.

Os compositores de muito tempo atrás sabiam como afastar pensamentos negativos antes que eles tomassem conta de seus corações e mentes. Porque temos suas orações registradas nas Escrituras, podemos aprender com eles e imitar sua progressão por meio da oração .

No Salmo 13 , Davi estava com a cara de pena, pensando no pior de suas circunstâncias. Ele perguntou: “Até quando, Senhor? Você vai me esquecer para sempre? Por quanto tempo você esconderá seu rosto de mim? Até quando ficarei ansioso em minha alma, com tristeza em meu coração o dia todo…” (vers . 1-2). Fale sobre ceder aos “e se” e aos medos que podem nos bombardear diariamente! Mas então David saiu de seu rosto e se ajoelhou em oração. No versículo 3 ele ora: “Considera-me e responde-me, ó Senhor meu Deus; Ilumine meus olhos, ou dormirei o sono da morte…”

Ao chamar a Deus por perspectiva e reconhecer Deus como Aquele que responde à oração, ele ganhou confiança para ver sua situação como se Deus já tivesse agido em seu favor. Ele pôde terminar sua oração de pé em louvor: “Mas eu confiei na tua fidelidade; Meu coração se regozijará em sua salvação . Cantarei ao Senhor, porque ele cuidou de mim” (vers . 5-6 ).

O que levou Davi de ficar de cara de pena para ficar de pé em louvor? Estar de joelhos em oração! Da próxima vez que você começar a se sentir desesperado ou assustado ou mesmo estressado, ore e dirija-se a Deus como se Ele já o tivesse libertado – porque Ele o fez.

2 – Capte e corrija os pensamentos negativos através da oração.

Aqueles que pescam muitas vezes praticam “pegue e solte”. Mas na oração , você pode incorporar um método de “pegue e corrija” e em vez de liberar pensamentos negativos para continuar correndo em sua mente, você realmente os prende corrigindo-os com a verdade da Palavra de Deus. Segundo Coríntios 10:5 nos instrui a “destruir argumentos e toda altivez levantada contra o conhecimento de Deus, e levar todo pensamento cativo à obediência a Cristo”.

Você percebe que quando se sente sobrecarregado por problemas de saúde, compromissos demais, dificuldades de relacionamento ou sofrimento emocional, é possível que o inimigo de sua alma já tenha formado uma fortaleza dentro de você e esteja tendo um apogeu com sua vida de pensamentos? Sua única defesa é levar esses pensamentos mal direcionados cativos à obediência de Cristo, para que eles não fiquem soltos em sua cabeça e causem estragos em seu estado emocional.

Levar nossos pensamentos cativos à obediência de Cristo significa capturá-los ou atá-los com a verdade da Palavra de Deus. Se seus pensamentos lhe dizem que você está sozinho, capture-os e corrija-os com a verdade de Hebreus 13:5 que Deus nunca o deixará, nem o abandonará. Se seus pensamentos estão lhe dizendo para deixar seu cônjuge e buscar o que  deseja, capture esses pensamentos e corrija-os com a verdade de 1 Coríntios 13:8 : “o amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

3 – Diga a si mesmo o que pensar através da oração.

No Salmo 42 , os filhos de Corá escaparam da depressão e de outros pensamentos negativos dizendo a si mesmos o que pensar por meio da oração . Por exemplo, o salmista se perguntou no versículo 5: “Por que você está abatida, ó minha alma, e por que você está perturbada dentro de mim?” Então ele resolveu seu próprio problema dizendo a si mesmo o que fazer: “Esperança em Deus; porque eu o louvarei novamente, minha salvação e meu Deus”.

4 – Ore para longe da preocupação com ações de graças.

As Escrituras nos dão um excelente antídoto para preocupações e pensamentos negativos. Filipenses 4:6-7 é uma receita excelente que realmente funciona se a seguirmos de perto: “Não se preocupe com nada; em vez disso, ore sobre tudo. Diga a Deus o que você precisa e agradeça a ele por tudo que ele fez. Então você experimentará a paz de Deus, que excede qualquer coisa que possamos entender. A paz dele guardará seus corações e mentes enquanto vocês vivem em Cristo Jesus”.

A preocupação é simplesmente ceder a esses pensamentos negativos. De acordo com esta passagem da Escritura, não devemos nos preocupar com nada e, em vez disso, orar por tudo . Quando o fizermos, além de dizer a Deus o que precisamos e agradecer-Lhe pelo que Ele já está fazendo, experimentaremos a paz incompreensível de Deus que nos impedirá de continuar a nos preocupar e ser drogados por seu efeito sobre nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *