Estudo de 1 João 3:15 – Comentado e Explicado

Quem odeia seu irmão é assassino. E sabeis que a vida eterna não permanece em nenhum assassino.
1 João 3:15

Comentário de Albert Barnes

Quem odia seu irmão é um assassino … – Ou seja, ele tem o espírito de um assassino; ele tem aquilo que, se fosse encenado, o levaria a cometer assassinato, como Caim. A malícia privada, o ressentimento secreto, a inveja que é apreciada no coração, é assassina em sua tendência, e não fosse pelas restrições externas às leis humanas e pelo medo de punição, muitas vezes levaria ao ato de assassinato. . O apóstolo não diz que aquele que odeia seu irmão, embora ele não cometa um assassinato, é culpado no mesmo grau que se ele realmente tivesse feito; mas ele evidentemente quer dizer que o espírito que levaria ao assassinato está lá, e que Deus o responsabilizará por isso. Nada falta, a não ser a remoção de restrições externas para levar ao cometimento da ação aberta, e Deus julga as pessoas como as vê “em seus corações”. Que declaração terrível, então, é essa! Quantos assassinos reais existem na terra além daqueles que são detectados e punidos, além daqueles que violam abertamente as leis de Deus e dos homens que se libertam! E quem são eles que não devem se sentir humilhados e penitentes em vista de seu próprio coração, e agradecidos pela misericórdia soberana que o impediu de atos abertos de culpa – por quem está lá que não existe em algum período de sua vida, e talvez freqüentemente, se entregava a sentimentos de ódio, inveja e malícia em relação aos outros, que, se encenados, levariam ao cometimento do terrível crime de tirar a vida humana? Qualquer homem pode estremecer com a lembrança dos pecados secretos de seu próprio coração, e com o pensamento do que ele teria sido se não fosse a restrição da graça de Deus. E quão maravilhosa é a graça que, no caso do verdadeiro cristão, não apenas restringe e reprime, mas que efetivamente subjuga todos esses sentimentos e implanta em seu lugar os princípios do amor!

Comentário de Joseph Benson

1 João 3:15 . Acabo de dizer que aquele que não ama a seu irmão permanece na morte; é nulo da vida de Deus: para quem odeia seu irmão – e não há meio termo entre amá-lo e odiá-lo; is – Na conta de Deus; um assassino – Todo grau de ódio era do mesmo temperamento que levou Caim a matar seu irmão. E nenhum assassino tem a vida eterna nele ; mas todo crente amoroso tem. Pois o amor é o começo da vida eterna. É o mesmo em substância com felicidade e glória futuras. A palavra a????p??t???? , aqui traduzida por assassino, é traduzida por Macknight como homicida, que, como ele observa, difere de assassino como homicídio difere de assassinato: acrescentando: “O ódio pelo irmão pode ser a ocasião, por acidente, de colocá-lo morrer. Pois aquele que se entrega ao ódio por seu irmão, abre-se à influência de paixões que podem levá-lo a matá-lo. Assim, nosso Senhor nos diz, em sua explicação do preceito : Não matarás, Mateus 6:21 . Pois ele menciona a raiva sem causa e os discursos provocadores como violações desse mandamento, porque geralmente produzem assassinatos. ”

Comentário de E.W. Bullinger

assassino . Grego. anthropoktonos, homicida. Somente aqui e João 8:44 .

não = não ( 1 João 3: 1 ) qualquer.

eterno . App-151.

Comentário de John Calvin

15 É um assassino Para nos estimular ainda mais a amar, ele mostra o quão detestável diante de Deus é o ódio. Não há quem não tema um assassino; não, todos nós execramos o próprio nome. Mas o apóstolo declara que todos os que odeiam seus irmãos são assassinos. Ele não poderia ter dito nada mais atroz; nem é o que se diz hiperbólico, pois desejamos que ele pereça a quem odiamos. Não importa se um homem mantém suas mãos de travessuras; pois o próprio desejo de fazer mal, bem como a tentativa, é condenado diante de Deus: ou melhor, quando não procuramos causar uma lesão, ainda que desejemos que um mal aconteça com nosso irmão de outra pessoa, estamos assassinos.

Então o apóstolo define a coisa simplesmente como é, quando atribui assassinato ao ódio. Por isso, é provada a loucura dos homens, que, apesar de abominarem o nome, ainda não dão conta do crime em si. De onde é isso? mesmo porque a face externa das coisas absorve nossos pensamentos; mas o sentimento interior chega a um relato diante de Deus. Que ninguém, portanto, atenue mais um mal tão grave. Vamos aprender a encaminhar nossos julgamentos para o tribunal de Deus.

Comentário de Adam Clarke

Quem odia seu irmão é um assassino – Ele tem o mesmo princípio que estava em Caim, e isso pode levar às mesmas consequências.

Nenhum assassino tem vida eterna – a vida eterna brota de um Deus que habita; e Deus não pode habitar no coração onde o ódio e a malícia habitam. Este texto foi citado para provar que nenhum assassino pode ser salvo. Isso não é dito no texto; e tem havido muitos casos de pessoas culpadas de assassinato que tiveram profundo e genuíno arrependimento, e que sem dúvida encontraram piedade de suas mãos que oraram por seus assassinos, Pai, perdoem-nas; pois eles não sabem o que fazem! É, no entanto, um texto terrível para a consideração daqueles que derramaram sangue humano sob pretensões frívolas, ou naquelas guerras que têm sua origem nas piores paixões do coração humano.

Comentário de Thomas Coke

1 João 3:15 . Quem odeia seu irmão é assassino: Ou seja, no temperamento e disposição de sua mente; ou, o ódio é um passo em direção ao assassinato. Veja Mateus 5:21 ; Mateus 22:27 ; Mateus 28:20 . No sexto mandamento, o assassinato é proibido; mas os mandamentos devem ser interpretados de modo que toda tendência ao crime condenado seja proibida em sua proporção, como um passo em direção ao crime, ou em um grau dele. Assassinos e todos os pecadores são condenados à segunda morte: não que, com profunda humilhação e arrependimento não fingido, os assassinos possam obter mercê; testemunhe o caso de Davi: mas o assassino impenitente, sim, mesmo quem odeia seu irmão, não tem o temperamento e disposição celestes da mente, nem qualquer título para a vida eterna; não tem vida eterna nele. Há uma quinta razão para cultivar o amor pelos irmãos cristãos; ou seja, que o ódio por eles, ou a falta de amor por eles, era um grau de assassinato, ou um passo em direção a ele: e que não ficaria chocado ao pensar em ser um assassino!

Comentário de John Wesley

Todo aquele que odeia seu irmão é assassino; e sabeis que nenhum assassino tem vida eterna nele.

Ele, eu digo, permanece na morte espiritual, é vazio da vida de Deus. Pois todo aquele que odeia seu irmão, e não há meio entre amá-lo e odiá-lo, é, na conta de Deus, um assassino: todo grau de ódio é do mesmo temperamento que levou Caim a matar seu irmão.

E nenhum assassino tem a vida eterna nele ; mas todo crente amoroso tem. Pois o amor é o começo da vida eterna. É o mesmo, em substância, com a glória.

Referências Cruzadas

Gênesis 27:41 – Esaú guardou rancor contra Jacó por causa da bênção que seu pai lhe dera. E disse a si mesmo: “Os dias de luto pela morte de meu pai estão próximos; então matarei meu irmão Jacó”.

Levítico 19:16 – “Não espalhem calúnias entre o seu povo. “Não se levantem contra a vida do seu próximo. Eu sou o Senhor.

2 Samuel 13:22 – E Absalão não falou nada com Amnom, nem bem, nem mal, embora o odiasse por ter violentado sua irmã Tamar.

Provérbios 26:24 – Quem odeia, disfarça as suas intenções com os lábios, mas no coração abriga a falsidade.

Mateus 5:21 – “Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: ‘Não matarás’, e ‘quem matar estará sujeito a julgamento’.

Mateus 5:28 – Mas eu lhes digo: qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração.

Marcos 6:19 – Assim, Herodias o odiava e queria matá-lo. Mas não podia fazê-lo,

João 4:14 – mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”.

Atos dos Apóstolos 23:12 – Na manhã seguinte os judeus tramaram uma conspiração e juraram solenemente que não comeriam nem beberiam enquanto não matassem Paulo.

Atos dos Apóstolos 23:14 – E, dirigindo-se aos chefes dos sacerdotes e aos líderes dos judeus, disseram: “Juramos solenemente, sob maldição, que não comeremos nada enquanto não matarmos Paulo.

Gálatas 5:21 – e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.

Tiago 1:15 – Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte.

Tiago 4:1 – De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês?

1 Pedro 1:23 – Pois vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente.

Apocalipse 21:8 – Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos — o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *