Estudo de 1 Tessalonicenses 1:8 – Comentado e Explicado

Em verdade, partindo de vós, não só ressoou a palavra do Senhor pela Macedônia e Acaia, mas também se propagou a fama de vossa fé em Deus por toda parte, de maneira que não temos necessidade de dizer coisa alguma.
1 Tessalonicenses 1:8

Comentário de Albert Barnes

Pois de você soou a palavra do Senhor – As verdades da religião foram assim espalhadas. A palavra traduzida “soou” – ?????ta? exechetai- refere-se ao som de uma trombeta (Bloomfield), e a idéia é que o evangelho foi proclamado como a voz sonora de uma trombeta ecoando de um lugar para outro; compare Isaías 58: 1 ; Apocalipse 1:10 . Sua influência teve o efeito de difundir o evangelho em outros lugares, como se o som de uma trombeta ecoasse e ecoasse entre as colinas e ao longo dos vales da terra clássica da Grécia. Isso parece ter sido feito:

(1) involuntariamente; isto é, o resultado necessário de sua conversão, mesmo sem nenhum objetivo direto do tipo próprio, seria produzir esse efeito. Sua posição comercial central e vantajosa; o fato de muitos deles terem o hábito de visitar outros lugares; e o fato de terem sido visitados por estrangeiros do exterior contribuiria naturalmente para esse resultado. Mas.

(2) isso não parece ser tudo o que se destina. O apóstolo os elogia de maneira a garantir que eles sejam voluntários na propagação do evangelho; que eles fizeram esforços decididos para aproveitar sua posição para enviar o conhecimento da verdade para o exterior. Nesse caso, esse é um exemplo interessante de um dos primeiros esforços feitos por uma igreja para difundir o evangelho e enviá-lo àqueles que não o tinham. Não há improbabilidade na suposição de que eles enviaram membros de sua igreja – mensageiros da salvação – para outras partes da Macedônia e Grécia para que eles pudessem comunicar o mesmo evangelho a outras pessoas. Veja Doddridge.

Mas também em todos os lugares – Tessalônica estava ligada não apenas à Macedônia e à Grécia propriamente ditas, em suas relações comerciais, mas também aos portos da Ásia Menor, e de maneira improvável com regiões ainda mais remotas. O significado é que em todos os lugares com os quais eles trafegavam o efeito de sua fé era visto e mencionado.

Fé na ala de Deus – Fidelidade a Deus. Eles mostraram que tinham uma crença verdadeira em Deus e na verdade que ele havia revelado.

Para que não precisemos falar nada – ou seja, aonde quer que vamos, não precisamos dizer nada do fato de que você se voltou para o Senhor ou do caráter de sua piedade. Essas coisas são suficientemente conhecidas por quem vem de você, por quem o visita e por seu zelo em espalhar a verdadeira religião.

Comentário de E.W. Bullinger

soou . Grego. execheomai. Só aqui. Compare Lucas 4:37 e 1 Coríntios 13: 1 .

também . Os textos omitem.

para a ala de Deus = em direção a (App-104.) Deus.

está espalhado no exterior = foi adiante.

falar . App-121.

Comentário de John Calvin

8 Pois de você soou adiante . Aqui temos uma metáfora elegante, pela qual ele sugere que a fé deles era tão viva (507) que provocou, por assim dizer, por seu som , despertar outras nações. Pois ele diz que a palavra de Deus soou deles, na medida em que a fé deles era sonora (508) por obter crédito pelo evangelho. Ele diz que isso não ocorreu apenas em locais vizinhos, mas esse som também se estendeu por toda parte e foi ouvido de maneira distinta, de modo que o assunto não precisou ser publicado por ele. (509)

Comentário de Adam Clarke

Do seu ponto de vista – Como Tessalônica estava muito convenientemente situada para o tráfego, muitos comerciantes dali negociaram através da Macedônia, Acaia e diferentes partes da Grécia. Por estes, a fama dos tessalonicenses que receberam a doutrina do Evangelho foi sem dúvida levada a longe. E parece que eles andaram com tanta consciência diante de Deus e do homem, que seus amigos puderam falar deles sem corar, e seus adversários nada disseram para sua desgraça.

Comentário de Thomas Coke

1 Tessalonicenses 1: 8 . Pois de você soou a palavra Foi uma grande honra para qualquer igreja ou cidade ter o evangelho dali. Grotius observa que muitos dos tessalonicenses eram comerciantes, que viajavam por toda a Grécia; e, portanto, uma notícia tão estranha e abençoada poderia facilmente se espalhar pela Macedônia e pela Acaia, pois uma estava tão perto deles, e a outra tinha tanto comércio com eles.

Comentário de John Wesley

Pois de você soou a palavra do Senhor não apenas na Macedônia e na Acaia, mas também em todo lugar em que sua fé na ala de Deus se espalhou; para que não precisemos falar nada.

Pois de você a palavra soou – (Tessalônica sendo uma cidade de grande comércio). Sendo ecoada de você. E sua conversão foi divulgada muito além da Macedônia e da Acaia. Para que não precisemos falar nada – a respeito.

Referências Cruzadas

Exodo 18:9 – Jetro alegrou-se ao ouvir todas as coisas boas que o Senhor tinha feito a Israel, libertando-o das mãos dos egípcios.

Isaías 2:3 – Virão muitos povos e dirão: “Venham, subamos ao monte do Senhor, ao templo do Deus de Jacó, para que ele nos ensine os seus caminhos, e assim andemos em suas veredas”. Pois, a lei sairá de Sião, de Jerusalém virá a palavra do Senhor.

Isaías 52:7 – Como são belos nos montes os pés daqueles que anunciam boas novas, que proclamam a paz, que trazem boas notícias, que proclamam salvação, que dizem a Sião: “O seu Deus reina! “

Isaías 66:19 – “Estabelecerei um sinal entre elas, e enviarei alguns dos sobreviventes às nações: a Társis, aos líbios e aos lídios, famosos flecheiros, a Tubal e à Grécia, e às ilhas distantes, que não ouviram falar de mim e não viram a minha glória. Eles proclamarão a minha glória entre as nações.

Romanos 1:8 – Antes de tudo, sou grato a meu Deus, mediante Jesus Cristo, por todos vocês, porque em todo o mundo está sendo anunciada a fé que vocês têm.

Romanos 10:14 – Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue?

1 Coríntios 14:36 – Acaso a palavra de Deus originou-se entre vocês? São vocês o único povo que ela alcançou?

2 Coríntios 3:4 – Tal é a confiança que temos diante de Deus, por meio de Cristo.

2 Tessalonicenses 1:4 – Por esta causa nos gloriamos em vocês entre as igrejas de Deus pela perseverança e fé que mostram em todas as perseguições e tribulações que vocês estão suportando.

2 Tessalonicenses 3:1 – Finalmente, irmãos, orem por nós, para que a palavra do Senhor se propague rapidamente e receba a hora merecida, como aconteceu entre vocês.

3 João 1:12 – Quanto a Demétrio, todos dão bom testemunho dele, inclusive a própria verdade. Nós também damos, e você sabe que o nosso testemunho é verdadeiro.

Apocalipse 14:6 – Então vi outro anjo, que voava pelo céu e tinha na mão o evangelho eterno para proclamar aos que habitam na terra, a toda nação, tribo, língua e povo.

Apocalipse 22:17 – O Espírito e a noiva dizem: “Vem! ” E todo aquele que ouvir diga: “Vem! ” Quem tiver sede, venha; e quem quiser, beba de graça da água da vida.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *