Estudo de 2 Coríntios 3:11 – Comentado e Explicado

Se o transitório era glorioso, muito mais glorioso é o que permanece!
2 Coríntios 3:11

Comentário de Albert Barnes

Pois se aquilo que é aniquilado … – O esplendor que acompanhou a concessão da Lei; o brilho do rosto de Moisés; e as instituições rituais de sua religião. Era para acabar com isso. Nunca foi projetado para ser permanente. Tudo nele tinha uma existência transitória e foi projetado. No entanto, ele foi assistido, Paulo admite, com muita coisa magnífica e esplêndida. Nos versículos anteriores, ele havia declarado várias diferenças importantes entre a Lei e o evangelho. Ele aqui afirma outro. A Lei que ele chama de t? ?ata????µe??? para katargoumen na coisa que deveria ser feita para cessar; ser posto um fim a; ser eliminado; ser abolido. Não tinha permanência; e foi projetado para não ter nenhum. Portanto, sua glória, por maior que fosse em muitos aspectos, não podia ser comparada com a que seria permanente – à medida que a luz das estrelas desaparece com o sol nascente. Está implícito aqui que ele foi originalmente projetado para que as instituições mosaicas não fossem permanentes; que deveriam ser meras sombras e tipos de coisas melhores; e que quando as coisas que eles denunciavam deveriam aparecer, as sombras desapareceriam, é claro. Essa idéia prevalece em toda parte do Novo Testamento, e que os escritores sagrados frequentemente se esforçam para demonstrar.

Era glorioso – grego “Pela glória” ( d?? d???? dia doxes) Ou seja, foi assistido pela glória; foi introduzido pela glória, foi envolvido pela glória quando foi estabelecido A idéia aqui é, não que ela fosse gloriosa em si mesma, mas que foi acompanhado com esplendor e majestade.

Aquilo que permanece – O evangelho diz respeito à coisa que deve permanecer; que é permanente, permanente, perpétuo; que não tem princípio de decadência, e cuja característica é essa, que é eterna. O evangelho é permanente ou permanente:

(1) Porque é projetado para permanecer imutável durante as idades mais remotas. Não deve ser substituída por nenhuma nova economia ou instituição. É a dispensação sob a qual os assuntos do mundo devem ser encerrados e sob a qual o mundo deve encerrar; veja a nota, 1 Coríntios 15:51 .

(2) seus efeitos no coração são permanentes. É completo em si mesmo. Não deve ser sucedido por nenhum outro sistema, e ele não procura outro sistema para concluir ou aperfeiçoar suas operações na alma.

(3) seus efeitos devem permanecer para sempre. Eles existirão no céu. Eles devem ser vistos na alma que será recuperada do pecado, e que será gloriosa no seio de Deus para todo o sempre. O sistema mosaico – glorioso como era – deve ser lembrado como a introdução do evangelho; o evangelho deve ser lembrado como apropriado diretamente para o céu. Seus maiores e mais gloriosos resultados serão vistos nas alegrias permanentes e eternas do céu. O evangelho contempla um bem grande, permanente e eterno, adaptado a todas as idades, todos os climas, todas as pessoas e todos os mundos. É, portanto, muito mais glorioso do que o bem limitado, temporário e parcial do sistema mosaico, que se pode dizer em comparação que não teve glória.

Comentário de E.W. Bullinger

glorioso = através (grego. dia. App-104. 2 Coríntios 3: 1 ) glória.

permanece . Grego. eu não. Veja a pág. 1511

glorioso = em (grego. en) glória.

Comentário de Adam Clarke

Pois se o que é anulado, etc. – Aqui está outra diferença marcante entre a lei e o Evangelho. O primeiro é denominado t? ?ata????µe??? , o que é contra-trabalhado e abolido; o último t? µe??? , aquilo que continua, que não é por um tempo, lugar e pessoas específicos, como era a lei; mas para Todos os tempos, todos os lugares e todas as pessoas. Como um bem grande, universal e permanente, supera amplamente um bem pequeno, parcial e transitório; o mesmo acontece com a dispensação do Evangelho, a da lei.

Comentário de Thomas Coke

2 Coríntios 3:11 . Se o que é suprimido São Paulo aqui menciona outra preeminência e superioridade da glória no evangelho sobre a lei; a saber, que a lei cessaria e seria abolida, mas o evangelho permaneceria e nunca seria abolido.

Comentário de John Wesley

Pois, se o que é eliminado era glorioso, muito mais o que resta é glorioso.

Aquilo que permanece – Aquela dispensação que permanece até o fim do mundo; aquele espírito e vida que permanecem para sempre.

Referências Cruzadas

Romanos 5:20 – A lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça,

2 Coríntios 3:6 – Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica.

2 Coríntios 3:7 – O ministério que trouxe a morte foi gravado com letras em pedras; mas esse ministério veio com tal glória que os israelitas não podiam fixar os olhos na face de Moisés por causa do resplendor do seu rosto, ainda que desvanecente.

2 Coríntios 4:1 – Portanto, visto que temos este ministério pela misericórdia que nos foi dada, não desanimamos.

Hebreus 7:21 – mas ele se tornou sacerdote com juramento, quando Deus lhe disse: “O Senhor jurou e não se arrependerá: ‘Tu és sacerdote para sempre’ “.

Hebreus 8:13 – Chamando “nova” esta aliança, ele tornou antiquada a primeira; e o que se torna antiquado e envelhecido, está a ponto de desaparecer.

Hebreus 12:25 – Cuidado! Não rejeitem aquele que fala. Se os que se recusaram a ouvir aquele que os advertia na terra não escaparam, quanto mais nós, se nos desviarmos daquele que nos adverte dos céus?

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *