Estudo de 2 Coríntios 6:2 – Comentado e Explicado

Pois ele diz: Eu te ouvi no tempo favorável e te ajudei no dia da salvação {Is 49,8}. Agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação.
2 Coríntios 6:2

Comentário de Albert Barnes

Pois ele diz – ver Isaías 49: 8 . Nessa passagem, a declaração se refere ao Messias, e o objetivo é mostrar que Deus seria favorável a ele; que ele o ouviria quando orasse e o tornaria o meio de estabelecer uma aliança com seu próprio povo e de espalhar a verdadeira religião pela terra; veja minha nota naquele lugar. Paulo cita a passagem aqui não como afirmando que a usou exatamente no sentido, ou com referência ao mesmo design para o qual foi originalmente falada, mas como expressando a ideia que ele desejava transmitir, ou de acordo com o princípio geral implícito em seu uso em Isaías. A idéia geral lá, ou o princípio envolvido, era que, sob o Messias, Deus estaria disposto a ouvir; isto é, ele estaria disposto a mostrar misericórdia aos judeus e aos gentios. Essa é a idéia principal da passagem usada por Paulo. Sob o Messias, é dito por Isaías, Deus estaria disposto a mostrar misericórdia. Esse seria um tempo aceitável. Aquele tempo diz Paul, chegou. O Messias chegou, e agora Deus está disposto a perdoar e salvar. E a doutrina neste versículo é que, sob o Messias, ou no tempo de Cristo, Deus está disposto a mostrar misericórdia às pessoas. Somente nele está acessível o trono da graça, e agora que ele veio, Deus está disposto a perdoar, e as pessoas devem se valer das ofertas de misericórdia.

Eu te ouvi – o Messias. Eu ouvi a sua oração pela salvação do mundo pagão. A promessa ao Messias era que o mundo pagão deveria ser dado a ele; mas era uma promessa que deveria estar em resposta a suas orações e intercessões. “Pede-me, e eu te darei o pagão por tua herança, e os confins da terra por tua possessão;” Salmo 2: 8 . A salvação do mundo pagão e de todos os que são salvos deve responder à intercessão predominante do Senhor Jesus.

Em um tempo aceito – Em Isaías, “em um tempo aceitável”. A idéia é que ele orou em uma época em que Deus estava disposto a mostrar misericórdia; o tempo em que, em seus sábios arranjos, ele havia planejado que sua salvação fosse estendida ao mundo. É um tempo que ele fixou como o período apropriado para ampliar o conhecimento de sua verdade e sua salvação; e prova que havia um período que era o período favorável da salvação, isto é, que Deus considerava o período adequado para tornar sua salvação conhecida pelas pessoas. Nesse período, o Messias oraria e a oração seria respondida.

No dia da salvação – No tempo em que estou disposto a mostrar a salvação.

Eu te socorri – O Messias. Eu te sustentei, isto é, no esforço de tornar conhecida a salvação. Deus aqui fala que existe um tempo aceito, um período limitado, em que petições a favor do mundo seriam aceitáveis ??para ele. Naquela época, Paulo diz que tinha chegado; e a idéia que ele insiste é que as pessoas devem se beneficiar disso e abraçar agora as ofertas de misericórdia.

Eis que agora é o tempo aceito … – O significado desta passagem é que o “Messias chegou. Chegou a hora mencionada por Isaías. Agora é o momento em que Deus está pronto para mostrar compaixão, ouvir oração e ter misericórdia da humanidade. Somente através do Messias, o Senhor Jesus, ele mostra misericórdia, e as pessoas devem, portanto, agora abraçar as ofertas de perdão. ” A doutrina ensinada aqui, portanto. é que, através do Senhor Jesus, e onde ele é pregado, Deus está disposto a perdoar e salvar as pessoas; e isso é verdade onde quer que ele seja pregado, e enquanto as pessoas viverem sob o som do evangelho. O mundo está sob uma dispensação de misericórdia, e Deus está disposto a mostrar compaixão, e enquanto isso existir, isto é, enquanto as pessoas vivem, as ofertas de salvação são para ele ser livremente feito a elas. Chegará o tempo em que não será um tempo aceitável com Deus. O dia da misericórdia será fechado; o período do julgamento será encerrado; e as pessoas serão removidas para um mundo onde nenhuma misericórdia é mostrada e onde a compaixão é desconhecida. Este versículo, que deve ser lido entre parênteses, foi projetado para ser conectado ao argumento que o apóstolo está insistindo e que ele apresentou no capítulo anterior. A doutrina geral é que as pessoas devem buscar a reconciliação com Deus. Para reforçar isso, ele diz aqui, que agora era o tempo aceitável, o momento em que Deus estava disposto a se reconciliar com os seres humanos. O sentimento geral desta passagem pode ser assim expresso:

(1) Sob o evangelho, é um tempo aceitável, um dia de misericórdia, um tempo em que Deus está disposto a mostrar misericórdia às pessoas.

(2) pode haver estações especiais que podem ser chamadas especialmente de tempo aceitável ou aceito:

(a) Quando o evangelho é pressionado pela atenção pela pregação fiel de seus servos, ou pelos pedidos urgentes de amigos;

(b) Quando é trazido à nossa atenção por qualquer dispensação impressionante da Providência;

(c) Quando o Espírito de Deus se esforça conosco e nos leva a uma profunda reflexão ou à convicção pelo pecado;

(d) Em um reavivamento da religião, quando muitos estão pressionando o reino – é em todas essas épocas um tempo aceito, um dia de salvação. um dia que devemos melhorar. É “agora” essa temporada, porque:

(i) O tempo da misericórdia passará e Deus não estará disposto a perdoar o pecador que fica despreparado para a eternidade.

(ii) Porque não podemos calcular no futuro. Não temos garantia, nenhuma evidência de que viveremos outro dia ou hora.

(iii) Ensina-se aqui que chegará o tempo em que não será um tempo aceito. Agora é o tempo aceito; em algum período futuro não será.

Se as pessoas entristecem o Espírito Santo; se eles continuarem a rejeitar o evangelho; se eles não estão preparados para a eternidade, nenhuma misericórdia pode ser encontrada. Deus não pretende perdoar além da sepultura. Ele não fez nenhuma provisão para perdão lá; e aqueles que não são perdoados nesta vida devem ser perdoados para sempre.

Comentário de E.W. Bullinger

ter. Omitir.

ouvido = ouvido com

favor . Grego. epakouo. Só aqui.

aceitaram. Grego. dektos. O mesmo Gk, verbo, como “receber” em 2 Coríntios 6: 1 .

in. grego. pt -App-104.

eu sucumbi = ajudei. Citado em Isaías 49: 3 .

eis que Grego. idou . App-133.

aceitaram. Grego. euprosdektos, uma palavra mais forte do que acima. Veja Romanos 15:16 .

Comentário de John Calvin

2. Pois ele diz: Em um tempo aceitável. Ele cita uma previsão de Isaías, extremamente apropriada para a exortação da qual ele fala. É sem dúvida do reino de Cristo que ele ali fala, (576) como é manifesto a partir do contexto. O Pai, então, nomeando seu Filho como líder, com o objetivo de reunir uma Igreja, o aborda com estas palavras:

“Eu te ouvi em um tempo aceitável.” ( Isaías 49: 8. )

Sabemos, no entanto, que grau de correspondência (577) existe entre o Chefe e os membros. Pois Cristo foi ouvido em nosso nome, como a salvação de todos nós é confiada em sua mão, e nada mais ele assumiu sob sua responsabilidade. Portanto, somos todos advertidos na pessoa de Cristo – para não menosprezar a oportunidade que é oferecida para obter a salvação. Enquanto a tradução do intérprete grego é e?p??sde?t??, ( aceitável ) (578), a palavra usada pelo Profeta é ???? ( ratson ) , ou seja, benevolência ou favor gratuito. (579)

A citação deve ser aplicada ao assunto em questão da seguinte maneira: “Como Deus especifica um tempo específico para a exibição de sua graça, segue-se que nem todos os tempos são adequados para isso. Como é nomeado um dia específico de salvação , segue-se que uma oferta gratuita de salvação não é feita todos os dias. ” Agora, isso depende totalmente da providência de Deus, pois o tempo aceitável não é outro senão o que é chamado em Gálatas 4: 4 , a plenitude do tempo (580) A ordem do arranjo também deve ser observada. Primeiro, ele menciona um tempo de benevolência e, depois, um dia de salvação. Por isso, é sugerido que a salvação flui para nós da misericórdia de Deus exclusivamente, como de uma fonte. Portanto, não devemos buscar a causa em nós mesmos, como se, por meio de nossas próprias obras, levássemos Deus a nos atribuir seu favor, pois de onde vem o dia da salvação? É porque é o tempo aceitável, isto é, o tempo que Deus tem a seu favor livre designado. Nesse meio tempo, devemos ter em vista o que Paulo planeja ensinar – que há necessidade de expedição imediata, para que não permitamos que a oportunidade não seja melhorada, na medida em que desagrada a Deus, que a graça que ele nos oferece ser recebido por nós com frieza e indiferença.

Eis que agora é a hora em que o Profeta falou da época em que Cristo deveria ser manifestado em carne para a redenção dos homens. Paulo transfere a profecia para o tempo em que Cristo é revelado pela pregação contínua do evangelho, e é por uma boa razão que o faz, pois como a salvação já foi enviada ao mundo inteiro, quando Cristo apareceu, agora é enviada para nós todos os dias, quando somos feitos participantes do evangelho. Aqui temos uma passagem bonita e sem consolo comum, porque, enquanto o evangelho é pregado a nós, sabemos com certeza que o caminho está aberto para nós no reino de Deus e que há um sinal de benevolência divina elevada no alto, para nos convidar a receber a salvação, pois a oportunidade de obtê-la deve ser julgada pelo chamado. A menos que, no entanto, aproveitemos a oportunidade, devemos temer a ameaça que Paulo apresenta – que, em pouco tempo, a porta será fechada contra tudo o que não entrou, enquanto a oportunidade foi oferecida. Pois esta retribuição segue sempre o desprezo pela palavra.

Comentário de Adam Clarke

Pois ele diz: Ou seja, Deus disse isso pelo profeta Isaías, Isaías 49: 8 ; onde o apóstolo cita verbatim et literatim da Septuaginta. E a partir disso, podemos ver imediatamente qual é o tempo aceito e qual o dia da salvação. O advento do Messias foi o ???? ?? eth ratson , o tempo do prazer ou benevolência de Deus, do qual todos os fiéis estavam esperando ; e o dia da salvação, ???? ??? yom yeshuah , foi o tempo em que essa salvação deveria ser manifestada e aplicada. O apóstolo, portanto, os informa que este é o tempo predito pelo profeta; e o ministério da reconciliação sendo exercido com força total é uma prova de que a profecia é cumprida; e, portanto, o apóstolo afirma com confiança: Eis que agora é este tempo aceito, agora o Messias reina, agora é a dispensação do evangelho e, portanto, agora é o dia da salvação; isto é, o exato momento em que o poder de Deus está presente para curar e em que todo pecador que crê no Senhor Jesus pode ser salvo.

Prefiro pensar que este segundo versículo deve ser lido imediatamente após o último versículo do capítulo anterior; como está agora, perturba bastante a conexão entre o primeiro e o terceiro versos. Vou definir o todo na ordem em que acho que eles devem permanecer. 2 Coríntios 5:20 ; : Agora somos embaixadores de Cristo; como se Deus lhe pedisse por nós, oramos no lugar de Cristo, para que se reconciliem com Deus. Pois ele fez dele uma oferta pelo pecado por nós, que não conhecemos o pecado, para que sejamos feitos nele a justiça de Deus; porque ele diz: “Eu te ouvi em um tempo aceito, e no dia da salvação. Eu te socorri. ” Eis que agora é o tempo aceito; eis que agora é o dia da salvação. Imediatamente após isso, o sexto capítulo começará muito adequadamente e veremos que a conexão será então imperturbável:

Nós, então, como cooperadores, imploramos também que não receba esta graça de Deus em vão, sem ofender nada, para que este ministério não seja culpado. Essa mudança do lugar do segundo versículo, que todo mundo permite, se estiver aqui, deve ser lida entre parênteses, preserva toda a conexão do discurso do apóstolo e certamente coloca seu argumento diante de nós sob uma luz mais forte. Vamos revisar o todo:

  1. Deus estava em Cristo, reconciliando o mundo consigo mesmo, 2 Coríntios 5:18 .
  • Ele designou os apóstolos para proclamar à humanidade a doutrina da reconciliação, 2 Coríntios 5:19 .
  • Os apóstolos, em conseqüência, proclamam essa doutrina; e mostre que Cristo foi um sacrifício pelo pecado, e que através dele podemos ser perfeitamente salvos, 2 Coríntios 5:20 , 2 Coríntios 5:21 .
  • Eles mostram também que tudo isso foi agradável à declaração de Deus pelo profeta Isaías, Isaías 49: 8 , onde ele prediz os dias do Messias e a graça a ser comunicada, 2 Coríntios 6: 2 .
  • O apóstolo, então, falando na pessoa de todos os seus colegas de trabalho, a quem lhes foi confiado esse ministério de reconciliação, exorta-os a não receberem em vão esse benefício de Deus, 2 Coríntios 6: 1 .
  • Ele exorta os que abraçaram o Evangelho a não colocarem obstáculos aos outros, agindo de maneira irreligiosa, para que esse ministério de reconciliação não seja reprovado por conta deles, 2 Coríntios 6: 3 .
  • Ele mostra que cuidado consciencioso e escrupuloso ele e seus companheiros apóstolos tiveram para pregar e andar para que esse ministério tivesse todo o seu efeito, 2 Coríntios 6: 4 , etc.
  • Essa visão do assunto, se não me engano, mostra uma bela consistência em todo o conjunto.

    Comentário de Thomas Coke

    2 Coríntios 6: 2 . Pois ele diz Veja em Isaías 49: 8 . O raciocínio do apóstolo é que Deus, dirigindo-se à passagem produzida de Isaías para o Messias, fala de um tempo limitado, no qual a petição do Messias, falando mais humano, à maneira dos homens, lhe era bem-vinda, e na qual ele estava pronto para conceder a salvação; e eis que agora é o tempo aceito; agora é a estação preciosa, quando, pelo maravilhoso favor e bondade de Deus, o perdão completo e a felicidade eterna são oferecidos gratuitamente. Este versículo deve ser lido entre parênteses. Veja a introdução ao capítulo.

    Comentário de Scofield

    salvação

    (Veja Scofield “ Romanos 1:16 “) .

    Comentário de John Wesley

    (Pois ele diz: Eu te ouvi em um tempo aceito, e no dia da salvação te socorroi: eis que agora é o tempo aceito; eis que agora é o dia da salvação.)

    Pois ele diz : O sentido é que, desde a antiguidade, houve um tempo particular em que Deus teve o prazer de derramar suas bênçãos peculiares, assim há agora. E este é o momento particular: este é um momento de bênção peculiar. Isaías 49: 8 .

    Referências Cruzadas

    Isaías 49:8 – Assim diz o Senhor: “No tempo favorável eu lhe responderei, e no dia da salvação eu o ajudarei; eu o guardarei e farei que você seja uma aliança para o povo, para restaurar a terra e distribuir suas propriedades abandonadas,

    Isaías 61:2 – para proclamar o ano da bondade do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; para consolar todos os que andam tristes,

    Ezequiel 16:8 – ” ‘Mais tarde, quando passei de novo por perto, olhei para você e vi que já tinha idade suficiente para amar; então estendi a minha capa sobre você e cobri a sua nudez. Fiz um juramento e estabeleci uma aliança com você, palavra do Soberano Senhor, e você se tornou minha.

    Lucas 4:19 – e proclamar o ano da graça do Senhor”.

    Lucas 19:42 – e disse: “Se você compreendesse neste dia, sim, você também, o que traz a paz! Mas agora isso está oculto aos seus olhos.

    Hebreus 3:7 – Assim, como diz o Espírito Santo: “Hoje, se vocês ouvirem a sua voz,

    Hebreus 3:13 – Pelo contrário, encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama “hoje”, de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado,

    Hebreus 4:7 – Por isso Deus estabelece outra vez um determinado dia, chamando-o “hoje”, ao declarar muito tempo depois, por meio de Davi, de acordo com o que fora dito antes: “Se hoje vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração”.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *