Estudo de 2 Timóteo 2:18 – Comentado e Explicado

que se desviaram da verdade dizendo que a ressurreição já aconteceu e transtornaram a fé em alguns.
2 Timóteo 2:18

Comentário de Albert Barnes

Quem a respeito da verdade errou – Até que ponto eles erraram é desconhecido. Paulo menciona apenas um ponto – o referente à ressurreição; mas diz que isso era como uma gangrena. Certamente, a menos que seja controlado, destruiria todas as outras doutrinas da religião. Ninguém pode seguramente segurar um único erro, assim como não pode seguramente ter uma parte do corpo em estado de mortificação.

Dizendo que a ressurreição já passou – Não se sabe de que forma eles sustentavam essa opinião. Pode ter sido, como Agostinho supõe, que eles ensinaram que não havia ressurreição, mas aquilo que ocorre na alma quando é recuperada da morte do pecado e feita para viver de novo. Ou pode ser que eles tenham afirmado que aqueles que haviam morrido haviam experimentado toda a ressurreição que jamais experimentariam, passando para outro estado e recebendo na morte um corpo espiritual adequado ao seu modo de estar no mundo celestial. Qualquer que fosse a forma da opinião, o apóstolo considerava o erro mais perigoso, pois apenas visões da ressurreição estão, sem dúvida, no fundamento de corretas apreensões do sistema cristão; compare as notas em 1 Coríntios 15: 12-19 .

E derrubar a fé de alguns – isto é, neste ponto, e como apareceria em todos os assuntos correlatos da crença cristã; compare 1 Timóteo 1: 19-20 .

Comentário de E.W. Bullinger

Quem = para eles.

concernente . App-104.

tem . Omitir.

errou . Ver 1 Timóteo 1: 6 .

ressurreição . App-178.

é passado = ocorreu.

derrubada = derrubada. Grego. anatrepo. Somente aqui termina Tito 1:11 .

. App-150.

Alguns . App-124.

Comentário de John Calvin

18 Quem, com respeito à verdade, errou, dizendo que a ressurreição já havia passado Depois de dizer que eles haviam partido da “verdade”, ele especifica o erro deles, que consistia nisso, que eles declararam que “a ressurreição já havia passado . ” Ao fazer isso, eles sem dúvida inventaram uma espécie de ressurreição alegórica, que também foi tentada nesta época por alguns cães imundos. Com esse truque, Satanás derruba aquele artigo fundamental de nossa fé a respeito da ressurreição da carne. Sendo um sonho antigo e sem valor, e sendo tão severamente condenado por Paulo, isso deveria nos dar menos inquietação. Mas quando aprendemos que, desde o início do evangelho, a fé de alguns foi subvertida, esse exemplo deve nos excitar à diligência, para que possamos aproveitar uma oportunidade precoce de nos afastar de nós mesmos e de outros, uma praga tão perigosa; pois, em conseqüência da forte inclinação dos homens à vaidade, não há absurdo tão monstruoso que não haja homens que lhe dêem ouvidos.

Comentário de Adam Clarke

Quem a respeito da verdade errou – Eles tinham a verdade, mas erraram ou se afastaram dela, dizendo que a ressurreição já era passada e, assim, negando a ressurreição do corpo e, por conseqüência, recompensas e punições futuras; e isso necessariamente minou o fundamento de toda religião: e, portanto, a gangrena teve, em referência aos seus infelizes eleitores, uma operação rápida e sem controle.

Comentário de John Wesley

Quem a respeito da verdade errou, dizendo que a ressurreição já passou; e derrubar a fé de alguns.

Dizer a ressurreição já é passado – Talvez afirmando que é apenas a passagem espiritual da morte para a vida.

Referências Cruzadas

Mateus 15:13 – Ele respondeu: “Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada pelas raízes.

Mateus 22:29 – Jesus respondeu: “Vocês estão enganados porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus!

Lucas 8:13 – As que caíram sobre as pedras são os que recebem a palavra com alegria quando a ouvem, mas não têm raiz. Crêem durante algum tempo, mas desistem na hora da provação.

Lucas 22:31 – “Simão, Simão, Satanás pediu vocês para peneirá-los como trigo.

Atos dos Apóstolos 5:39 – se proceder de Deus, vocês não serão capazes de impedi-los, pois se acharão lutando contra Deus”.

1 Coríntios 11:19 – Pois é necessário que haja divergências entre vocês, para que sejam conhecidos quais dentre vocês são aprovados.

1 Coríntios 15:12 – Ora, se está sendo pregado que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como alguns de vocês estão dizendo que não existe ressurreição dos mortos?

Colossenses 3:1 – Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus.

1 Timóteo 1:19 – mantendo a fé e a boa consciência que alguns rejeitaram e, por isso, naufragaram na fé.

1 Timóteo 6:10 – pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos.

1 Timóteo 6:21 – professando-o, alguns desviaram-se da fé. A graça seja com vocês.

2 Timóteo 2:14 – Continue a lembrar essas coisas a todos, advertindo-os solenemente diante de Deus, para que não se envolvam em discussões acerca de palavras; isso não tem proveito, e serve apenas para perverter os ouvintes.

Hebreus 3:10 – Por isso fiquei irado contra aquela geração e disse: Os seus corações estão sempre se desviando, e eles não reconheceram os meus caminhos.

Tiago 5:19 – Meus irmãos, se algum de vocês se desviar da verdade e alguém o trouxer de volta,

1 João 2:19 – Eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; o fato de terem saído mostra que nenhum deles era dos nossos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *