Estudo de Apocalipse 19:8 – Comentado e Explicado

Foi-lhe dado revestir-se de linho puríssimo e resplandecente. {Pois o linho são as boas obras dos santos.}
Apocalipse 19:8

Comentário de Albert Barnes

E a ela foi concedida – Não é dito aqui por quem isso foi concedido, mas talvez esteja implícito que isso foi conferido pelo próprio Salvador à sua noiva.

Que ela seja vestida com linho fino, limpo e branco – Veja as notas em Apocalipse 3: 4-5 , Apocalipse 3:18 ; Apocalipse 7:13 . Talvez o branco tenha sido, em todos os países, a cor usual do vestido de noiva – como um emblema da inocência.

Pois o linho fino é a justiça dos santos – Representa a justiça dos santos; ou é um emblema disso. Deve-se observar, no entanto, que está implícito aqui, como em toda parte nas Escrituras, que essa não é sua própria justiça, pois se diz que isso foi “dado” à noiva – aos santos. É a doação graciosa de seu Senhor; e a referência aqui deve ser à justiça que eles obtêm pela fé – a justiça que resulta da justificação pelos méritos do Redentor. Sobre isso Paulo fala, quando diz Filemon 3: 9: “E seja achado nele, não tendo a minha própria justiça, que é da lei, mas o que é através da fé de Cristo, a justiça que é de Deus pela fé. ” Compare as notas em Romanos 3: 25-26 .

Comentário de E.W. Bullinger

isso = para que isso. Grego. hina.

limpo e branco. Os textos são “brilhantes e puros” . Ver Apocalipse 15: 6 .

justiça. App-191. Plural.

santos = os santos. Ver Atos 9:13 .

Comentário de Adam Clarke

Dispostos em linho fino – Uma previsão de que a Igreja se tornaria mais pura em suas doutrinas, mais devota em sua experiência e mais justa em sua conduta, do que jamais fora de sua formação.

O fino linho aqui mencionado não é a justiça de Cristo imputada aos crentes, pois é aqui chamada a justiça dos santos – aquilo que a graça e o Espírito de Cristo operaram neles.

Comentário de Scofield

justiça

O vestuário é que as Escrituras são um símbolo de justiça. No mau sentido ético, simboliza a justiça própria (por exemplo) Isaías 64: 6 ; Filipenses 3: 6-8 o melhor que um homem moral e religioso sob a lei poderia fazer). No bom sentido ético, a roupa simboliza “a justiça de Deus … sobre todos os que crêem”.

(Veja Scofield “ Romanos 3:21 “) .

Comentário de John Wesley

E a ela foi concedido que ela deveria ser vestida em linho fino, limpo e branco; porque o linho fino é a justiça dos santos.

E é dado a ela – por Deus. A noiva é todos homens santos, toda a igreja invisível.

Ser vestido de linho fino, branco e limpo – Este é um emblema da justiça dos santos – Tanto da justificação quanto da santificação.

Referências Cruzadas

Salmos 45:13 – Cheia de esplendor está a princesa em seus aposentos, com vestes enfeitadas de ouro.

Salmos 132:9 – Vistam-se de retidão os teus sacerdotes; cantem de alegria os teus fiéis”.

Isaías 61:10 – É grande o meu prazer no Senhor! Regozija-se a minha alma em meu Deus! Pois ele me vestiu com as vestes da salvação e sobre mim pôs o manto da justiça, qual noivo que adorna a cabeça como um sacerdote, qual noiva que se enfeita com jóias.

Ezequiel 16:10 – Pus-lhe um vestido bordado e sandálias de couro. Eu a vesti de linho fino e a cobri com roupas caras.

Mateus 17:2 – Ali ele foi transfigurado diante deles. Sua face brilhou como o sol, e suas roupas se tornaram brancas como a luz.

Mateus 22:12 – E lhe perguntou: ‘Amigo, como você entrou aqui sem veste nupcial? ’ O homem emudeceu.

Marcos 9:3 – Suas roupas se tornaram brancas, de um branco resplandecente, como nenhum lavandeiro no mundo seria capaz de branqueá-las.

Lucas 24:4 – Ficaram perplexas, sem saber o que fazer. De repente dois homens com roupas que brilhavam como a luz do sol colocaram-se ao lado delas.

Atos dos Apóstolos 1:10 – E eles ficaram com os olhos fixos no céu enquanto ele subia. De repente surgiram diante deles dois homens vestidos de branco,

Romanos 3:22 – justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem. Não há distinção,

Romanos 13:14 – Pelo contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne.

Efésios 5:26 – para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra,

Apocalipse 3:4 – No entanto, você tem aí em Sardes uns poucos que não contaminaram as suas vestes. Eles andarão comigo, vestidos de branco, pois são dignos.

Apocalipse 3:18 – Dou-lhe este aconselho: Compre de mim ouro refinado no fogo e você se tornará rico; compre roupas brancas e vista-se para cobrir a sua vergonhosa nudez; e compre colírio para ungir os seus olhos e poder enxergar.

Apocalipse 7:13 – Então um dos anciãos me perguntou: “Quem são estes que estão vestidos de branco, e de onde vieram? “

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *