Estudo de Atos 11:26 – Comentado e Explicado

Durante um ano inteiro eles tomaram parte nas reuniões da comunidade e instruíram grande multidão, de maneira que em Antioquia é que os discípulos, pela primeira vez, foram chamados pelo nome de cristãos.
Atos 11:26

Comentário de Albert Barnes

Que um ano inteiro – Antioquia era uma cidade extremamente importante em número, riqueza e influência. Foi por esse motivo, provavelmente, que eles passaram tanto tempo lá, em vez de viajarem para outros lugares. A atenção dos apóstolos foi cedo e principalmente dirigida às cidades, como locais de influência e centros de poder. Assim, Paulo passou três anos na cidade de Éfeso, Atos 20:31 . E assim ele continuou um ano e meio em Corinto, Atos 18:11 . Pode-se acrescentar que as primeiras igrejas foram fundadas nas cidades; e o sucesso mais notável assistiu à pregação do evangelho nas grandes cidades.

Eles se reuniram … – Eles se reuniram para adorar.

Com a igreja – Margem, na igreja. O grego en? suportará esta construção; mas não há nenhum exemplo no Novo Testamento em que a palavra “igreja” se refira ao edifício em que uma congregação adora. Evidentemente, aqui significa que Barnabé e Saulo se reuniram com a assembléia cristã em momentos adequados, durante o espaço de um ano, para fins de culto público.

E os discípulos foram chamados cristãos … – Como este se tornou o nome distintivo dos seguidores de Cristo, era digno de registro. O nome foi evidentemente dado porque eles eram os seguidores de Cristo. Mas por quem, ou com que opiniões foi dada, certamente não é conhecido. Se foi dado por seus inimigos em desdém, como os nomes Puritan, Quaker, Metodista, etc., foram; ou se os discípulos assumiram que eles próprios, ou se foi dado por intimação divina, tem sido motivo de debate. Que isso foi dado em escárnio não é provável, pois em nome “cristão” não havia nada desonroso. Ser os amigos professos do Messias, ou o Cristo, não era uma questão de reprovação para os judeus, pois todos eles professavam ser amigos do Messias. A causa de reprovação com os discípulos foi que eles consideravam Jesus de Nazaré como o Messias; e, portanto, quando seus inimigos desejavam falar deles com desprezo, eles falavam deles como os galileus Atos 2: 7 ou como os nazarenos Atos 24: 5: “E um líder da seita dos nazarenos”. É possível que o nome lhes tenha sido dado como uma mera denominação, sem pretender transmitir por ele qualquer censura. Os gentios provavelmente usariam esse nome para distingui-los, e poderia ter se tornado, assim, a denominação comum. É evidente a partir do Novo Testamento, eu acho, que não foi concebido como um termo de reprovação. Ocorre apenas duas vezes em outros lugares: Atos 26:28 , “Agripa disse a Paulo: Quase me convenceste a ser cristão”; 1 Pedro 4:16 : “Se alguém sofre como cristão, não se envergonhe”. Nenhum argumento específico pode ser desenhado em relação à fonte do nome da palavra que é usada aqui. A palavra usada aqui e traduzida como “foi chamada” – ???µat??? chrematizo- significa:

(1) Realizar qualquer negócio; ser empregado na realização de qualquer coisa, etc. Essa é a sua significação usual nos escritores gregos.

(2) ser divinamente advertido, ser instruído por uma comunicação divina, etc., Mateus 2:12 ; Lucas 2:26 ; Atos 10:22 ; Hebreus 8: 5 ; Hebreus 11: 7 ; Hebreus 12:25 .

(3) ser nomeado ou chamado, de qualquer forma, sem uma comunicação divina, Romanos 7: 3: “Ela será chamada adúltera”. Não se pode negar, no entanto, que a significação mais comum no Novo Testamento é a de uma monição ou comunicação divina; e é certamente possível que o nome tenha sido dado por Barnabé e Saulo. Reclamo, no entanto, a opinião de que foi dada a eles pelos gentios que estavam lá, simplesmente como uma denominação, sem pretendê-la como um nome de censura; e que foi prontamente assumido pelos discípulos como um nome que os designaria adequadamente. Se tivesse sido assumido por eles, ou se Barnabé e Saulo tivessem conferido o nome, o registro provavelmente teria sido nesse sentido; não simplesmente que eles “foram chamados”, mas que adotaram esse nome ou que foi dado pelos apóstolos. É, no entanto, de pouca importância, de onde o nome se originou. Logo se tornou um nome de censura, e geralmente existe em todas as épocas desde então, pelos ímpios, frívolos, licenciosos e ímpios.

É, no entanto, um nome honrado – a denominação mais honrosa que pode ser conferida a um mortal. Sugere imediatamente a um cristão o nome de seu grande Redentor; a ideia de nossa relação íntima com ele; e o pensamento de recebê-lo como nosso líder escolhido, a fonte de nossas bênçãos, o autor de nossa salvação, a fonte de nossas alegrias. É o nome distintivo de todos os remidos. Não é que pertençamos a essa ou aquela denominação; não é que nossos nomes estejam relacionados com ancestrais altos e ilustres; não é que eles estejam registrados nos livros de heráldica; não é que eles se destacem nos tribunais, e entre os frívolos, os elegantes e os ricos, que a verdadeira honra é conferida aos homens. Essas não são as coisas que dão distinção e especialidade aos seguidores do Redentor. É que eles são “cristãos”. Esse é o nome especial deles; por isso eles são conhecidos; isso sugere ao mesmo tempo seu caráter, sentimentos, doutrinas, esperanças, alegrias.

Isso os une a todos – um nome que se eleva acima de qualquer outra denominação; que une em um os habitantes de nações distantes e tribos de homens; que conecta os extremos da sociedade e os coloca nos aspectos mais importantes em um nível comum; e que é um vínculo para unir em uma família todos aqueles que amam o Senhor Jesus, embora morem em diferentes climas, falem línguas diferentes, empenhem-se em diferentes atividades da vida e ocupem sepulturas distantes na morte. Quem vive de acordo com a importância desse nome é o mais abençoado e eminente dos costumes. Este nome deve ser lembrado quando os nomes da realeza não forem mais lembrados e quando as denominações de nobreza deixarem de divertir ou ofuscar o mundo.

Comentário de E.W. Bullinger

quando ele teve = tendo.

aconteceu . As três cláusulas que se seguem dependem de “aconteceu” .

E = e aquilo.

chamado . Grego. chrematizo. Esta palavra ocorre nove vezes. Veja a nota em Lucas 2:26 . Geralmente de uma comunicação divina. O substantivo chrematismos ocorre apenas em Romanos 11: 4 . Embora o nome possa ter sido dado inicialmente pelos gentios em zombaria, o uso da palavra pelo Espírito Santo indica que sua verdadeira origem era Divina.

Cristãos Aqui, Atos 26:28 . 1 Pedro 4:16 . Compare Atos 15:17 . Os judeus não poderiam ter dado o nome, pois Christos era uma palavra sagrada.

Comentário de John Calvin

26. Ele acrescenta depois que uma santa concórdia foi abençoada do céu; pois não foi uma honra pequena que o santo nome dos cristãos tenha começado ali por todo o mundo. Embora os apóstolos estivessem há muito tempo em Jerusalém, Deus ainda não havia concedido a sua Igreja, que estava lá, esse excelente título de seu Filho. Seja porque em Antioquia muitas pessoas cresceram juntas em um corpo, tanto dos judeus quanto dos gentios, ou se foi porque a Igreja poderia ser melhor ordenada em tempos de paz; ou porque eles foram mais ousados ??em confessar sua fé, havia muitos escritores cristãos em Jerusalém e também em Samaria antes desse tempo; e sabemos que Jerusalém foi a primeira fonte da qual o cristianismo fluiu. (742) E o que mais é ser um discípulo de Cristo, mas ser cristão? Mas quando eles começaram claramente a ser chamados aquilo que eles usavam para o nome serviu grandemente para expor a glória de Cristo, porque por esse meio eles se referiram a toda a sua religião somente a Cristo. Este foi, portanto, um culto excelente para a cidade de Antioquia. que Cristo trouxe seu nome dali como um estandarte, pelo qual poderia ser conhecido por todo o mundo que havia algumas pessoas cujo capitão era Cristo, e que se gloriavam em seu nome.

Mas e se Roma tinha tal cor de [pretexto para] orgulho, quem foi capaz de sofrer as orgulhosas jactâncias do Papa e de seus seguidores? Eles, então, sem motivo, bradariam que Roma é a mãe e a cabeça de todas as igrejas; mas é bom que, vendo que eles desafiam a si mesmos de qualquer maneira, quando chegam ao assunto, são considerados completamente vãos; sim, a própria Antioquia prova claramente que o estado de um lugar não é contínuo. Admita que concedemos aos romanos esses títulos plausíveis, temos sido, algumas vezes, [já fomos], eles ainda serão tão ousados ??a ponto de levar metade do que pertence a Antioquia? E a dignidade de Antioquia é maior agora, porque os cristãos tiveram seu nome daí? Sim, é antes um espelho manifesto da horrível vingança de Deus. For, seeing there is nothing to be seen there but evil favored wastiness, (743) it remaineth that we learn to humble ourselves under the mighty hand of God, and that we know that unthankful men have not so much liberty granted them that they may freely mock God.

Comentário de Adam Clarke

Ele o levou a Antioquia – como essa cidade era a metrópole da Síria, e a terceira cidade de importância em todo o império romano, sendo somente Roma e Alexandria mais eminentes, Barnabé poderia achar conveniente ter em seu auxílio uma pessoa tão eminente. talentos como Saul; e quem foi especialmente designado por Cristo para proclamar o evangelho aos gentios. Saul parece também ter sido um mestre completo da língua grega e, consequentemente, o mais qualificado para explicar o evangelho aos filósofos gregos e defendê-lo contra suas críticas. Barnabé, também natural de Chipre, Atos 4:36 , onde a língua grega era falada, foi considerado adequado para esta missão, talvez por esse motivo, bem como por seu desinteresse, santidade e zelo.

E os discípulos foram chamados cristãos primeiro em Antioquia – é evidente que eles tinham o nome cristãos de Cristo, seu mestre; como os platonistas e pitagóricos tiveram o nome de seus mestres, Platão e Pitágoras. Agora, como estes tinham o nome daqueles grandes mestres porque assistiram a seus ensinamentos e creditaram suas doutrinas, os discípulos foram chamados cristãos porque levaram Cristo a seu professor, creditando suas doutrinas e seguindo a regra de vida estabelecida por ele. . Tem sido uma pergunta, por quem esse nome foi dado aos discípulos? Alguns pensam que assumiram; outros, que os habitantes de Antioquia lhes deram; e outros, que foram dados por Saul e Barnabé. Essa opinião posterior é favorecida pelo Codex Bezae, que lê os versículos 25 e 26 assim: E ouvindo que Saulo estava em Tarso, ele partiu, procurando por ele; e, tendo-o encontrado, pediu-lhe que viesse a Antioquia; quem, quando chegaram, reuniu-se com a Igreja durante um ano inteiro e instruiu um grande número; e lá eles primeiro chamaram os discípulos em cristãos de Antioquia.

A palavra ???µat?sa? em nosso texto comum, que traduzimos como denominada, significa no Novo Testamento, designar, advertir ou nomear, pela direção Divina. Nesse sentido, a palavra é usada, Mateus 2:12 ; Lucas 2:26 ; e no capítulo anterior deste livro, Atos 10:22 . Se, portanto, o nome foi dado pela nomeação divina, é mais provável que Saul e Barnabé tenham sido instruídos a dar; e que, portanto, o nome cristão é de Deus, assim como a graça e santidade que são tão essenciais e implícitas no caráter. Antes desta hora. os judeus convertidos eram simplesmente chamados, entre si, discípulos, ou seja, eruditos; crentes, santos, a Igreja ou assembléia; e, por seus inimigos, nazarenos, galileus, os homens dessa maneira ou seita; e talvez colocar outros nomes que não são nossos. Eles se consideravam uma família; e, portanto, a denominação de irmãos era frequente entre eles. O desígnio de Deus era fazer com que todos os que cressem em um coração e uma alma, pudessem considerá-lo pai, e viver e amar como filhos da mesma família. Um cristão, portanto, é o caráter mais elevado que qualquer ser humano pode suportar na terra; e recebê-lo de Deus, como aqueles que parecem ter feito – que título glorioso! No entanto, é digno de nota que esse nome ocorre em apenas três lugares no Novo Testamento: aqui, em Atos 26:28 e em 1 Pedro 4:16 .

Comentário de Thomas Coke

Atos 11:26 . Quando o encontrou, ele o trouxe a Antioquia. Barnabé poderia ir em busca de Paulo, a partir de uma persuasão, de que, como ele era por seu país um grego, embora descendesse um hebreu dos hebreus; isto é, descendente de dois pais judeus, ele estaria particularmente apto a ajudá-lo em seu grande trabalho, especialmente considerando, por um lado, suas excelentes realizações como estudioso, e, por outro, sua extraordinária conversão e eminente zelo e piedade. Antioquia era a metrópole da Síria; por magnitude, situação e outras circunstâncias agradáveis, a terceira cidade do império romano, sendo superada por ninguém, exceto Roma e Alexandria. Foi construído por Seleuco, e chamou Antioquia do nome de seu filho Antíoco. Havia uma universidade judaica nesta cidade, e um grande número de prosélitos de acordo com Josefo, dos quais foi formada uma grande igreja cristã, que era vista como a igreja mãe dos gentios, como a igreja de Jerusalém era dos judeus, ou de todas as igrejas cristãs; e foram igualmente os primeiros frutos dos devotos gentios da Palestina. Os convertidos judeus até então tinham sido chamados por seus inimigos, homens dessa maneira ou seita; Galileus, nazarenos e outros nomes semelhantes de censura; e entre eles haviam sido chamados discípulos, crentes, igreja, santos; e para denotar a unidade e a concórdia que estavam entre eles, eles se atrapalharam irmãos. Mas agora os conversos gentios em Antioquia eram chamados pelo nome de CRISTÃOS, tirando sua denominação imediatamente de seu próprio Senhor e Mestre CRISTO, assim como entre os filósofos, platonistas, pitagóricos etc. tomaram seus nomes de seus vários senhores. Esse nome foi dado primeiro aos convertidos em Antioquia, duvido que não, por indicação divina; para a palavra ???µat?sa?, aqui usado, significa “ser avisado por uma advertência divina”; veja Mateus 2:12 . Lucas 2:26 . Atos 10:22 e, consequentemente, Doddridge o torna chamado por nomeação divina. O Dr. Mill nos informou que o manuscrito de Cambridge lê esta frase assim; e então eles foram nomeados pela nomeação divina, e???µat?sa?, os discípulos, CRISTÃOS, em Antioquia; pelo que se entende que Barnabé e Saulo primeiro deram a eles o nome de cristãos; e, de fato, a leitura comum, razoavelmente traduzida, parece íntima da mesma coisa: e aconteceu que eles se reuniram, etc. e que eles chamaram os primeiros discípulos em Antioquia pelo nome de cristãos. Barnabé sabia o quão improvável era que a igreja em Jerusalém lhes permitisse o nome de irmãos, considerando o quão fortemente eles haviam sido prejudicados contra eles e o quão atrasados ??tinham sido em recebê-los na igreja cristã; embora depois, de fato, a igreja de Jerusalém lhes tenha dado a denominação de irmãos, após uma consideração completa e madura de seu caso. Ver cap. Atos 15:23 . No entanto, como os cristãos judeus não conseguiam superar todos os seus preconceitos anteriores e permitir que os gentios convertidos estivessem no mesmo nível que eles, e como era apropriado que eles tivessem algum nome para distingui-los dos prosélitos gentios do portão que não havia abraçado a religião cristã; – por essas e outras razões sábias, eles foram chamados e distinguidos pelo nome de cristãos; e se esse nome lhes foi dado por uma admoestação divina, como mostramos, indica a preocupação divina por eles e a honra que o Céu lhes impôs, dignificando e distinguindo-os por uma denominação tão alta e honrosa. Witsius considera uma circunstância de notável sabedoria que esse nome célebre surja de Antioquia, uma igreja que consiste em uma mistura de judeus e gentios, e não de Jerusalém, digna em muitos outros aspectos; e que foi um tipo de vitória conquistada sobre Satanás, que, desde Antioquia algumas eras antes, havia levantado tantos perseguidores cruéis da igreja de Deus.

Comentário de John Wesley

E quando o encontrou, ele o trouxe a Antioquia. E aconteceu que um ano inteiro eles se reuniram com a igreja e ensinaram muita gente. E os discípulos foram chamados cristãos primeiro em Antioquia.

E os discípulos foram chamados cristãos pela primeira vez em Antioquia – Aqui foi o primeiro a receber essa denominação permanente. Antes eram denominados nazarenos e galileus.

Referências Cruzadas

Isaías 65:15 – Vocês deixarão seu nome como uma maldição para os meus escolhidos; o Soberano Senhor dará cabo de vocês, mas aos seus servos dará outro nome.

Mateus 28:19 – Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,

Atos dos Apóstolos 13:1 – Na igreja de Antioquia havia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo.

Atos dos Apóstolos 14:23 – Paulo e Barnabé designaram-lhes presbíteros em cada igreja; tendo orado e jejuado, eles os encomendaram ao Senhor, em quem haviam confiado.

Atos dos Apóstolos 14:27 – Chegando ali, reuniram a igreja e relataram tudo o que Deus tinha feito por meio deles e como abrira a porta da fé aos gentios.

Atos dos Apóstolos 26:28 – Então Agripa disse a Paulo: “Você acha que em tão pouco tempo pode convencer-me a tornar-me cristão? “

1 Coríntios 4:17 – Por essa razão estou lhes enviando Timóteo, meu filho amado e fiel no Senhor, o qual lhes trará à lembrança a minha maneira de viver em Cristo Jesus, de acordo com o que eu ensino por toda parte, em todas as igrejas.

1 Coríntios 11:18 – Em primeiro lugar, ouço que, quando vocês se reúnem como igreja, há divisões entre vocês, e até certo ponto eu o creio.

1 Coríntios 12:12 – Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo.

1 Coríntios 14:23 – Assim, se toda a igreja se reunir e todos falarem em línguas, e entrarem alguns não instruídos ou descrentes não dirão que vocês estão loucos?

Efésios 3:15 – do qual recebe o nome toda a família nos céus e na terra.

1 Pedro 4:14 – Se vocês são insultados por causa do nome de Cristo, felizes são vocês, pois o Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vocês.

1 João 2:27 – Quanto a vocês, a unção que receberam dele permanece em vocês, e não precisam que alguém os ensine; mas, como a unção dele recebida, que é verdadeira e não falsa, os ensina acerca de todas as coisas, permaneçam nele como ele os ensinou.

Apocalipse 3:18 – Dou-lhe este aconselho: Compre de mim ouro refinado no fogo e você se tornará rico; compre roupas brancas e vista-se para cobrir a sua vergonhosa nudez; e compre colírio para ungir os seus olhos e poder enxergar.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *