Estudo de Colossenses 4:11 – Comentado e Explicado

Também Jesus, chamado o Justo, vos saúda. São os únicos da circuncisão que trabalham comigo no Reino de Deus. Eles se têm tornado a minha consolação.
Colossenses 4:11

Comentário de Albert Barnes

E Jesus, que se chama Justus – O nome Jesus provavelmente era o que ele carregava entre os judeus. Justus é um nome romano, e provavelmente era aquele pelo qual ele era conhecido entre os romanos. Não era incomum, portanto, assumir outro nome quando se entrava entre um povo estrangeiro; compare as notas em Atos 13: 9 .

Quem é da circuncisão – judeus ou cristãos judeus. Nada mais se sabe sobre Justus.

Estes são apenas meus colegas de trabalho no reino de Deus – A palavra “somente” aqui, provavelmente se refere ao fato de que somente todos os judeus que estavam em Roma ajudaram Paulo em seu trabalho. Epafras e Lucas também estavam com ele em Roma, e sem dúvida o ajudaram.

O que me foi um consolo – tanto mais porque eram judeus. Os outros judeus em Roma mantiveram-se distantes e, sem dúvida, tentaram aumentar as provações do apóstolo; compare Atos 28: 23-29 .

Comentário de E.W. Bullinger

Jesus . Compare Atos 7:45

Justus . Ver Atos 18: 2 ,

colegas de trabalho . Grego. sunergos. Ver 1 Coríntios 3: 9 .

até . Grego. eis . App-104.

reino . Veja App-112.

sido = tornar-se.

conforto . Paregoria grega . Só aqui.

Comentário de John Calvin

11. Estes são apenas colegas de trabalho, isto é, da circuncisão; pois depois ele nomeia outros, mas eles eram da incircuncisão. Ele quer dizer, portanto, que havia poucos judeus em Roma que se mostravam ajudantes do evangelho, mais ainda, que toda a nação se opunha a Cristo. Ao mesmo tempo, por obreiros ele se refere àqueles que foram agraciados com dons necessários para promover o evangelho. Mas onde estava Peter naquela época? Inquestionavelmente, ele foi vergonhosamente ignorado por aqui, e não sem injustiça, ou os que falam falsamente afirmam que ele estava em Roma. Além disso, ele chama o evangelho de reino de Deus , pois é o cetro pelo qual Deus reina sobre nós e, por meio dele, somos escolhidos para a vida eterna. (479) Mas, desta forma de expressão, trataremos mais completamente em outro lugar.

Comentário de Adam Clarke

Jesus, chamado Justus – Jesus, Joshua ou Jehoshua, era seu nome entre os compatriotas judeus; Justus era o nome que ele carregava entre gregos e romanos.

Estes apenas – ou seja, apenas Aristarco, Marcus e Jesus Justus, que eram anteriormente judeus ou prosélitos; por ?? ??te? e? pe??t?µ?? , eles eram da circuncisão e ajudaram o apóstolo a pregar o Evangelho. Outros pregaram o cristianismo, mas o fizeram por inveja e conflito, a fim de acrescentar aflição aos laços do apóstolo. É evidente, portanto, que São Pedro não estava agora em Roma, senão ele certamente teria sido mencionado nesta lista; pois não podemos supor que ele estivesse na lista daqueles que pregavam a Cristo de maneira excepcional e por motivos impuros e profanos: de fato, não há evidências de que São Pedro já tenha visto Roma. E como não se pode provar que ele já foi bispo ou papa daquela cidade, a pedra angular do arco triunfal do papa de Roma é arrancada; este edifício, portanto, de sua supremacia, não suporta.

Comentário de Thomas Coke

Colossenses 4:11 . Estes são apenas meus colegas de trabalho isto é, ele não tinha nenhum outro da circuncisão; pois Luke e Demas estavam com ele. Veja a próxima nota.

Comentário de John Wesley

E Jesus, chamado Justus, que é da circuncisão. Estes são apenas meus companheiros de trabalho no reino de Deus, que me foram um consolo.

Estes – Três, Aristarco, Marcus e Justus. De toda a circuncisão – Ou seja, de todos os meus colegas judeus de trabalho.

São os únicos companheiros de trabalho no reino de Deus – isto é, na pregação do evangelho.

Quem me confortou – O que podemos esperar então? que todos os nossos colegas devem ser um consolo para nós?

Referências Cruzadas

Atos dos Apóstolos 10:45 – Os judeus convertidos que vieram com Pedro ficaram admirados de que o dom do Espírito Santo fosse derramado até sobre os gentios,

Atos dos Apóstolos 11:2 – Assim, quando Pedro subiu a Jerusalém, os que eram do partido dos circuncisos o criticavam, dizendo:

Romanos 4:12 – e é igualmente o pai dos circuncisos que não somente são circuncisos, mas também andam nos passos da fé que teve nosso pai Abraão antes de passar pela circuncisão.

1 Coríntios 3:5 – Afinal de contas, quem é Apolo? Quem é Paulo? Apenas servos por meio dos quais vocês vieram a crer, conforme o ministério que o Senhor atribuiu a cada um.

2 Coríntios 6:1 – Como cooperadores de Deus, insistimos com vocês para não receberem em vão a graça de Deus.

2 Coríntios 7:6 – Deus, porém, que consola os abatidos, consolou-nos com a chegada de Tito,

Gálatas 2:7 – Pelo contrário, reconheceram que a mim havia sido confiada a pregação do evangelho aos incircuncisos, assim como a Pedro, aos circuncisos.

Efésios 2:11 – Portanto, lembrem-se de que anteriormente vocês eram gentios por nascimento e chamados incircuncisão pelos que se chamam circuncisão, feita no corpo por mãos humanas, e que

Filipenses 4:3 – Sim, e peço a você, leal companheiro de jugo, que as ajude; pois lutaram ao meu lado na causa do evangelho, com Clemente e meus demais cooperadores. Os seus nomes estão no livro da vida.

Colossenses 4:7 – Tíquico lhes informará todas as coisas a meu respeito. Ele é um irmão amado, ministro fiel e cooperador no serviço do Senhor.

1 Tessalonicenses 3:2 – e, assim, enviamos Timóteo, nosso irmão e cooperador de Deus no evangelho de Cristo, para fortalecê-los e dar-lhes ânimo na fé,

1 Tessalonicenses 3:7 – Por isso, irmãos, em toda a nossa necessidade e tribulação temos bom ânimo a seu respeito, por sabermos da sua fé;

Tito 1:10 – Pois há muitos insubordinados, que não passam de faladores e enganadores, especialmente os do grupo da circuncisão.

Filemom 1:1 – Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus, e o irmão Timóteo, a você, Filemom, nosso amado cooperador,

Filemom 1:24 – assim como também Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *