Estudo de Deuteronômio 21:6 – Comentado e Explicado

Então todos os anciãos da cidade encontrada mais próxima do cadáver lavarão suas mãos sobre a novilha cuja nuca quebraram no vale,
Deuteronômio 21:6

Comentário de Thomas Coke

Ver. 6. Lavarão as mãos Em testemunho de sua inocência. Veja os seguintes versículos, Salmos 26: 6 e Mateus 27:24 . Muitos supõem que as palavras nos próximos versículos são ditas pelos sacerdotes: parece haver muitas razões para acreditar que foram ditas pelos anciãos. Um escritor judeu erudito, Chazkuni, diz que os que lavaram as mãos usaram as seguintes palavras: “Como nossas mãos estão limpas, também somos inocentes do sangue derramado”. Wagenseil é de opinião que Pilatos aludiu a esta cerimônia quando lavou as mãos e se declarou inocente do sangue de Jesus. É, no entanto, mais provável, que Pilatos usasse isso como uma cerimônia geral e bem conhecida, expressando inocência: no entanto, ele a abusou grosseiramente; já que nada poderia autorizá-lo ou exculpá-lo da culpa de condenar uma pessoa inocente.

Comentário de Adam Clarke

Lavarão as mãos sobre a novilha – Lavar as mãos, em referência a um assunto como este, era um ritual usado antigamente para significar que as pessoas que lavavam eram inocentes do crime em questão. Provavelmente foi pelos judeus que Pilatos aprendeu esse método simbólico de expressar sua inocência.

Comentário de John Calvin

6. E todos os anciãos daquela cidade . A lavagem de suas mãos teve o efeito de despertá-las ainda mais, para que não protestassem de maneira desprezível naquele rito solene de que eram puras e sem culpa; pois era como se eles tivessem apresentado o cadáver do centro morto diante de Deus, e tivessem se colocado em frente a ele para eliminar o crime. Ao mesmo tempo, também pedem perdão, porque pode ter sido pelo descuido deles que o homem foi ferido; e novamente, uma vez que, somente pelo sacrilégio de Acã, todo o povo estava contaminado, era para ser temido que a vingança de Deus se estendesse mais amplamente por causa da ofensa cometida. E assim eles foram novamente ensinados sobre o quanto Deus abomina os assassinatos, quando as pessoas rezam para que sejam perdoadas pelo crime de outro, como se, pelo próprio olhar, tivessem contraído a culpa. Deus finalmente declara que não lhes imputará quando eles tiverem cumprido devidamente esse rito de expiação; não porque a novilha era o preço da satisfação para propiciar a Deus, mas porque dessa maneira eles se reconciliaram com Ele humildemente, e fecharam a porta contra assassinatos no tempo vindouro. Por isso, diz-se: “Tirarás o sangue de vós;” pois, se o assassinato é preterido sem observação, permanece um borrão no povo, e a própria terra, de certa maneira, fede a Deus.

Referências Cruzadas

Jó 9:30 – Mesmo que eu me lavasse com sabão e limpasse as minhas mãos com soda de lavadeira,

Salmos 19:12 – Quem pode discernir os próprios erros? Absolve-me dos que desconheço!

Salmos 26:6 – Lavo as mãos na inocência, e do teu altar, Senhor, me aproximo

Salmos 51:2 – Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado.

Salmos 51:7 – Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e mais branco do que a neve serei.

Salmos 51:14 – Livra-me da culpa dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação! E a minha língua aclamará à tua justiça.

Salmos 73:13 – Certamente foi-me inútil manter puro o coração e lavar as mãos na inocência,

Jeremias 2:22 – Mesmo que você se lave com soda e com muito sabão, a mancha da sua iniqüidade permanecerá diante de mim”, diz o Soberano Senhor.

Mateus 27:24 – Quando Pilatos percebeu que não estava obtendo nenhum resultado, mas, pelo contrário, estava se iniciando um tumulto, mandou trazer água, lavou as mãos diante da multidão e disse: “Estou inocente do sangue deste homem; a responsabilidade é de vocês”.

Hebreus 9:10 – Eram apenas prescrições que tratavam de comida e bebida e de várias cerimônias de purificação com água; essas ordenanças exteriores foram impostas até o tempo da nova ordem.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *