Estudo de Êxodo 18:12 – Comentado e Explicado

Em seguida Jetro, sogro de Moisés, ofereceu a Deus um holocausto e sacrifícios. Aarão e todos os anciãos de Israel vieram ter com o sogro de Moisés para tomar parte no banquete em presença de Deus.
Êxodo 18:12

Comentário de Albert Barnes

Oferta queimada e sacrifícios – Este versículo mostra claramente que Jetro foi reconhecido como sacerdote do Deus verdadeiro, e é de grande importância em sua relação com a relação entre os israelitas e seus congêneres e com o estado de religião entre os descendentes de Abraão.

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 18:12 . Jetro – levou um holocausto Portanto, parece claramente que Jetro era um sacerdote do Deus verdadeiro; e as ofertas queimadas, que deveriam ser totalmente consumidas sobre o altar ( Levítico 1: 9. ) e sacrifícios ou ofertas pacíficas, das quais o povo e os sacerdotes participavam ( Levítico 15:33 ). eram de uso geral entre os crentes antes da lei. Ver Gênesis 4: 4 . Comer pão significa participar do sacrifício. Antes de Deus significa, seja antes do lugar onde a Shechinah agora apareceu; ou, se essa visita foi após a construção do tabernáculo (como supõem alguns comentaristas), significa diante da presença especial de Deus ali; ver cap. Êxodo 16: 33-34 . Ou, antes que Deus possa significar, como em Daniel 6:10, antes que Deus considerasse espiritualmente , em uma consideração religiosa à Presença Divina: Daniel se ajoelhou em sua casa, orou e deu graças a seu Deus. A expressão, no entanto, ?????? ???? lipeni haelohim, diante do rosto, ou rostos de Elohim, é, provavelmente, derivado da aparência divina no pilar nublado, e dali no santuário. Veja nota em Gênesis 3:24 .

REFLEXÕES. – Moisés encontra seu pai com carinho e respeito; pois, embora ele se torne grande, ele não se orgulha disso. Como seu coração está cheio da misericórdia de Deus, ele começa imediatamente, na primeira saudação, a contar os tratos de Deus. Nota; É nosso dever, e deve ser nosso prazer, falar das coisas que Deus fez por nossas almas, pelo encorajamento e conforto de nossos irmãos. Jetro está feliz com as notícias e abençoa a Deus por isso. Assim, devemos sempre nos alegrar na felicidade dos escolhidos de Deus e dar a Deus a glória devido ao seu nome. E então ele faz uma profissão solene de sua fé no Deus de Israel, convencido de sua grandeza acima de todos os poderes do homem, bem como acima dos encantamentos do Egito e de seus ídolos. Em sinal de sua fé, ele oferece sacrifício a Deus e diverte todos os anciãos de Israel. Embora não fosse um israelita nascido, ele era pela fé no Israel de Deus. Nota; É bom que os amigos se encontrem, não apenas para recebê-los em nosso conselho, mas para trazê-los ao altar. Nossas reuniões serão alegres e nossas festas santificadas, quando a palavra de Deus, a conversação cristã, o louvor e a oração forem nosso trabalho.

Comentário de Adam Clarke

Jetro – levou um holocausto – ??? olah . Embora seja verdade que, nos tempos patriarcais, lemos sobre um holocausto (ver Gênesis 22: 2 , etc.)., Ainda assim, lemos apenas um no caso de Isaque, e, portanto, embora essa oferta feita por Jetro seja não é uma prova decisiva de que a lei relativa a ofertas queimadas, etc., já havia sido dada, mas, tomada com outras circunstâncias nesse relato, é uma evidência presuntiva de que o encontro entre Moisés e Jetro ocorreu após a construção do tabernáculo . Veja a nota de Clarke em Êxodo 18: 5 .

Sacrifícios para Deus – ????? zebachim , bestas mortas, como a palavra geralmente significa. Já vimos que os sacrifícios foram instituídos pelo próprio Deus assim que o pecado entrou em nosso mundo; e vemos que eles eram continuados e praticados regularmente entre todas as pessoas que tinham o conhecimento do único Deus verdadeiro, desde aquele momento até que se tornaram um estabelecimento legal. Jetro, que era sacerdote ( Êxodo 2:16 ;), tinha o direito de oferecer esses sacrifícios; nem pode haver dúvida de que ele é um adorador do Deus verdadeiro, pois aqueles quenitas, de quem os recabitas vieram, eram descendentes dele; 1 Crônicas 2:55 . Veja também Jeremias 35.

E veio Arão e todos os anciãos de Israel para comerem pão – o holocausto foi totalmente consumido; toda parte era considerada como a porção do Senhor e, portanto, era totalmente queimada. Os outros sacrifícios mencionados aqui foram tais que, depois que o sangue foi derramado diante de Deus, os oficiais e assistentes poderiam se alimentar da carne. Assim, nos tempos antigos, eram feitos contratos e selados os convênios; Veja a nota de Clarke em Gênesis 15:13 , etc. É muito provável, portanto, que os sacrifícios oferecidos nesta ocasião tenham sido aqueles na carne dos quais Arão e os anciãos de Israel festejaram com Jetro.

Antes de Deus – Antes do tabernáculo, onde Deus habitava; pois supõe-se que o tabernáculo foi erguido agora. Veja a nota de Clarke em Êxodo 18: 5 ; e veja Deuteronômio 12: 5-7 e 1 Crônicas 29:21 , 1 Crônicas 29:22 , onde é usada a mesma forma de falar diante do Senhor e se refere claramente à sua presença manifesta no tabernáculo.

Comentário de John Wesley

Jetro, sogro de Moisés, tomou holocaustos e sacrifícios por Deus; e veio Arão, e todos os anciãos de Israel, para comer pão com o sogro de Moisés diante de Deus.

E Jetro tomou uma oferta queimada por Deus – e provavelmente a ofereceu por ele mesmo, pois era sacerdote em Midiã e adorador do verdadeiro Deus, e o sacerdócio ainda não estava estabelecido em Israel. E eles comeram pão diante de Deus – Soberamente, felizmente, no temor de Deus; e seu discurso como se tornou santo. Assim, devemos comer e beber para a glória de Deus; como aqueles que acreditam que os olhos de Deus estão sobre nós.

Comentário de John Calvin

12. E Jetro. Embora eu não ache que Jethro já havia se sacrificado anteriormente a ídolos, porque ele adorava um Deus desconhecido, com apenas uma fé confusa e nublada, parece que este foi seu primeiro sacrifício sincero e legítimo desde que o Deus de Israel havia sido mais claramente conhecido por ele. Podemos deduzir daí que foi devidamente oferecido, porque Moisés, Arão e os anciãos os professavam abertamente. eus seus companheiros, e participou com ele; pois não se diz apenas que eles vieram comer pão com ele, mas “diante de Deus”; cuja expressão descreve um banquete sagrado e solene, parte e complemento da oferta e adoração divina. Mas eles nunca teriam se poluído voluntariamente com as impurezas dos gentios, a fim de gratificar um homem profano. Segue-se, então, que isso era um sinal de sua piedade, uma vez que eles não hesitaram em se tornar participantes dele. Devemos, de fato, ter Deus diante de nossos olhos, sempre que participamos de sua generosidade; mas veremos a seguir que esta expressão é aplicada particularmente a sacrifícios, em que os fiéis se colocam na presença de Deus. Ainda. não admito que Jetro matou as vítimas no direito do sacerdócio que exercia na terra de Midiã; mas porque havia mais liberdade, como será explicado em seu lugar, antes que a Lei fosse prescrita por Deus. É minha opinião decidida que, com a palavra “pão”, o maná é significado incontestavelmente.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 18:12 . E Jetro levou um holocausto para Deus – e provavelmente o ofereceu por ser um sacerdote em Midiã e um adorador do verdadeiro Deus, e o sacerdócio ainda não estava estabelecido em Israel. E eles comeram pão diante de Deus – Soberosamente, felizmente, no temor de Deus: e a conversa deles foi como se tornou santos. Assim, devemos comer e beber para a glória de Deus, como aqueles que acreditam que os olhos de Deus estão sobre nós.

Referências Cruzadas

Gênesis 4:4 – Abel, por sua vez, trouxe as partes gordas das primeiras crias do seu rebanho. O Senhor aceitou com agrado Abel e sua oferta,

Gênesis 8:20 – Depois Noé construiu um altar dedicado ao Senhor e, tomando alguns animais e aves puros, ofereceu-os como holocausto, queimando-os sobre o altar.

Gênesis 12:7 – O Senhor apareceu a Abrão e disse: “À sua descendência darei esta terra”. Abrão construiu ali um altar dedicado ao Senhor, que lhe havia aparecido.

Gênesis 26:25 – Isaque construiu nesse lugar um altar e invocou o nome do Senhor. Ali armou acampamento, e os seus servos cavaram outro poço.

Gênesis 31:54 – Ofereceu um sacrifício no monte e chamou os parentes que lá estavam para uma refeição. Depois de comerem, passaram a noite ali.

Gênesis 43:25 – Eles então prepararam o presente para a chegada de José ao meio-dia, porque ficaram sabendo que iriam almoçar ali.

Exodo 2:20 – “Onde está ele? “, perguntou o pai a elas. “Por que o deixaram lá? Convidem-no para comer conosco. “

Exodo 24:5 – Em seguida enviou jovens israelitas, que ofereceram holocaustos e novilhos como sacrifícios de comunhão ao Senhor.

Exodo 24:11 – Deus, porém, não estendeu a mão para punir esses líderes do povo de Israel; eles viram a Deus, e depois comeram e beberam.

Levítico 7:11 – “Esta é a regulamentação da oferta de comunhão que pode ser apresentada ao Senhor:

Deuteronômio 12:7 – Ali, na presença do Senhor, do seu Deus, vocês e suas famílias comerão e se alegrarão com tudo o que tiverem feito, pois o Senhor, o seu Deus, os terá abençoado.

Deuteronômio 27:7 – Ofereçam também sacrifícios de comunhão, e comam e alegrem-se na presença do Senhor, do seu Deus.

2 Samuel 9:7 – “Não tenha medo”, disse-lhe Davi, “pois é certo que eu tratarei com bondade por causa de minha amizade com Jônatas, seu pai. Vou devolver-lhe todas as terras que pertenciam a seu avô Saul; e você comerá sempre à minha mesa”.

1 Crônicas 29:21 – No dia seguinte fizeram sacrifícios ao Senhor e lhe apresentaram holocaustos: mil novilhos, mil carneiros e mil cordeiros, acompanhados de ofertas derramadas, e muitos outros sacrifícios, em favor de todo o Israel.

2 Crônicas 30:22 – Ezequias dirigiu palavras animadoras a todos os levitas, que mostraram boa disposição para com o serviço do Senhor. Durante os sete dias eles comeram suas porções das ofertas, apresentaram sacrifícios de comunhão e louvaram o Senhor, o Deus dos seus antepassados.

Jó 1:5 – Terminado um período de banquetes, Jó mandava chamá-los e fazia com que se purificassem. De madrugada ele oferecia um holocausto em favor de cada um deles, pois pensava: “Talvez os meus filhos tenham lá no íntimo pecado e amaldiçoado a Deus”. Essa era a prática constante de Jó.

Jó 42:8 – Vão agora até meu servo Jó, levem sete novilhos e sete carneiros, e com eles apresentem holocaustos em favor de vocês mesmos. Meu servo Jó orará por vocês; eu aceitarei a oração dele e não farei com vocês o que vocês merecem pela loucura que cometeram. Vocês não falaram o que é certo a meu respeito, como fez meu servo Jó”.

Jó 42:11 – Todos os seus irmãos e irmãs, e todos os que o haviam conhecido anteriormente vieram comer com ele em sua casa. Eles o consolaram e o confortaram por todas as tribulações que o Senhor tinha trazido sobre ele, e cada um lhe deu uma peça de prata e um anel de ouro.

Daniel 10:3 – Não comi nada saboroso; carne e vinho nem provei; e não usei nenhuma fragrância perfumada, até se passarem as três semanas.

Lucas 14:1 – Certo sábado, entrando Jesus para comer na casa de um fariseu importante, observavam-no atentamente.

Lucas 14:15 – Ao ouvir isso, um dos que estavam à mesa com Jesus, disse-lhe: “Feliz será aquele que comer no banquete do Reino de Deus”.

1 Coríntios 10:18 – Considerem o povo de Israel: os que comem dos sacrifícios não participam do altar?

1 Coríntios 10:21 – Vocês não podem beber do cálice do Senhor e do cálice dos demônios; não podem participar da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.

1 Coríntios 10:31 – Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *