Estudo de Êxodo 3:16 – Comentado e Explicado

"Vai, reúne os anciãos de Israel e dize-lhes: o Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó apareceu-me. E disse-me: eu vos visitei, e vi o que se vos faz no Egito,
Êxodo 3:16

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 3:16 . Eu certamente o visitei Nós adicionamos, na próxima cláusula, e vimos; considerando que não há palavra para ser vista no original. O versículo pode, com grande propriedade, ser traduzido, eu certamente o vi ou observei, e o que é feito a você no Egito. A mesma palavra, em 1 Samuel 15: 2, é lembrada; e, portanto, pode ser traduzido aqui, eu certamente me lembrei de você, e isso, etc. E assim a paráfrase de Chaldee, a siríaca e a árabe, a possuem. O LXX renderiza, ep?s??p? ep?s?eµµa?, Eu tenho supervisionado.

Comentário de Adam Clarke

Anciãos de Israel – Embora não seja provável que os hebreus tivessem permissão de ter um governo regular nesse momento, ainda não há dúvida de que eles tinham um governo desse tipo no tempo de José e por um tempo considerável depois; os anciãos de cada tribo formando uma espécie de tribunal de magistrados, pela qual todas as ações foram julgadas e as decisões legais tomadas na comunidade israelense.

Eu certamente o visitei – Um cumprimento exato da previsão de José, Gênesis 50:24 , Deus certamente o visitará, e nas mesmas palavras também.

Comentário de John Calvin

16. Vá e junte-se. Como não foi fácil reunir todo o povo em um só lugar, ou para que sua comissão fosse ouvida por uma multidão tão grande, Moisés recebe ordens de começar com os anciãos e de falar com eles sobre sua libertação futura, para que possam assim, por sua autoridade, despertam o corpo do povo para uma boa esperança. Pois seu despedimento deve ser buscado do rei em nome de todos, e todas as suas mentes preparadas para a partida; desde que, a menos que tivessem notado oportunamente, não haveria consentimento geral para abraçar a misericórdia de Deus. Era então de grande importância que a vocação de Moisés fosse bem conhecida, para que pudessem segui-lo corajosamente como líder designado por Deus por eles. Ele não expressa sem um propósito que o Deus que havia sido visto por ele era o Deus de Abraão, Isaque e Jacó; pois a visão, que de outra forma dificilmente seria creditada pelo povo, dependia da antiga aliança que foi depositada com eles. Portanto, para obter crença em suas palavras, Moisés os lembra que a libertação, da qual ele estava prestes a tratar, e da qual ele é designado por Deus como líder, foi prometida anteriormente em Abraão, Isaac e Jacó. Por fim, como geralmente recebemos com dificuldade o que é novo e estranho, Moisés, portanto, baseia-se nas antigas revelações, que estavam além do alcance da dúvida. Mas ele repete o que ele havia relatado antes para ser dito a si mesmo, colocando assim diante dos outros o que ele ouvira em particular para assegurar sua vocação. Sabemos que quando Deus não nos socorre imediatamente em nossas adversidades, nossas mentes estão cansadas de tristeza e afundam em desespero; porque pensamos que Deus não se importa conosco. Para que, portanto, as mentes dos israelitas não devam desanimar, Moisés recebe ordens de lhes dizer que é hora de Deus se lembrar deles; e, embora ele pareça não contemplar por um tempo, ainda assim ele não esquecerá para sempre seu próprio povo. O que se segue, que os ferimentos causados ??a eles pelos egípcios haviam sido levados em conta, é acrescentado na confirmação; pois, como ele é juiz do mundo, ele não pode deixar de se levantar como um vingador após uma longa resistência à injustiça e à tirania. Também aprendamos com esta passagem, quando Deus parece desviar o rosto de nós, atrasando para nos ajudar, a esperar pacientemente até que ele nos olhe no devido tempo; já que seu esquecimento é apenas temporário, quando ele nos entrega à vontade de nossos inimigos. Já mostrei em outro lugar como essas frases devem ser entendidas, a saber, que, de acordo com a estimativa de nossos próprios sentidos, coisas são atribuídas a Deus que não lhe pertencem adequadamente.

Referências Cruzadas

Gênesis 1:7 – Então Deus fez o firmamento e separou as águas que estavam embaixo do firmamento das que estavam por cima. E assim foi.

Gênesis 21:1 – O Senhor foi bondoso com Sara, como lhe dissera, e fez por ela o que prometera.

Gênesis 50:24 – Antes de morrer José disse a seus irmãos: “Estou à beira da morte. Mas Deus certamente virá em auxílio de vocês e os tirará desta terra, levando-os para a terra que prometeu com juramento a Abraão, a Isaque e a Jacó”.

Exodo 2:25 – Deus olhou para os israelitas e viu qual era a situação deles.

Exodo 4:29 – Assim Moisés e Arão foram e reuniram todas as autoridades dos israelitas,

Exodo 4:31 – e eles creram. Quando o povo soube que o Senhor decidira vir em auxílio deles e tinha visto a sua opressão, curvou-se em adoração.

Exodo 13:19 – Moisés levou os ossos de José, porque José havia feito os filhos de Israel prestarem um juramento, quando disse: “Deus certamente virá em auxílio de vocês; levem então os meus ossos daqui”.

Exodo 15:14 – As nações ouvem e estremecem; angústia se apodera do povo da Filístia.

Exodo 18:12 – Então Jetro, sogro de Moisés, ofereceu um holocausto e sacrifícios a Deus, e Arão veio com todas as autoridades de Israel para comerem com o sogro de Moisés na presença de Deus.

Exodo 24:11 – Deus, porém, não estendeu a mão para punir esses líderes do povo de Israel; eles viram a Deus, e depois comeram e beberam.

Rute 1:6 – Quando Noemi soube em Moabe que o Senhor viera em auxílio do seu povo, dando-lhe alimento, decidiu voltar com suas duas noras para a sua terra.

Salmos 8:4 – pergunto: Que é o homem, para que com ele te importes? E o filho do homem, para que com ele te preocupes?

Mateus 26:3 – Naquela ocasião os chefes dos sacerdotes e os líderes religioso do povo se reuniram no palácio do sumo sacerdote, cujo nome era Caifás,

Lucas 1:68 – “Louvado seja o Senhor, o Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo.

Lucas 19:44 – Também a lançarão por terra, você e os seus filhos. Não deixarão pedra sobre pedra, porque você não reconheceu o tempo em que Deus a visitaria”.

Atos dos Apóstolos 11:30 – E o fizeram, enviando suas ofertas aos presbíteros pelas mãos de Barnabé e Saulo.

Atos dos Apóstolos 15:14 – Simão nos expôs como Deus, no princípio, voltou-se para os gentios a fim de reunir dentre as nações um povo para o seu nome.

Atos dos Apóstolos 20:17 – De Mileto, Paulo mandou chamar os presbíteros da igreja de Éfeso.

Hebreus 2:6 – mas alguém em certo lugar testemunhou, dizendo: “Que é o homem, para que com ele te importes? E o filho do homem, para que com ele te preocupes?

1 Pedro 2:12 – Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, naquilo em que eles os acusam de praticarem o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus no dia da sua intervenção.

1 Pedro 5:1 – Portanto, apelo para os presbíteros que há entre vocês, e o faço na qualidade de presbítero como eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, como alguém que participará da glória a ser revelada:

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *