Estudo de Êxodo 6:1 – Comentado e Explicado

O Senhor respondeu: "Verás o que vou fazer ao faraó: forçado por uma mão poderosa, ele os deixará partir; forçado por uma mão poderosa, ele os expulsará de sua terra".
Êxodo 6:1

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 6: 1 . Então o Senhor disse a Moisés : A divisão imprópria disso, e de muitos outros capítulos subsequentes, é evidente para os leitores de menor atenção. Alguns supuseram que a linguagem de Moisés, no final do capítulo anterior, era insolente e imprópria: mas a resposta que Deus aqui condena para fazê-lo, mostra suficientemente, que não era indecente ou culpável; mas apenas uma humilde e fervorosa exposição com ele, pelo mal-sucedido sucesso de sua primeira mensagem.

Comentário de Adam Clarke

Com mão forte – ???? ?? yad chazakah , o mesmo verbo que traduzimos para endurecer; ver Clarke em Êxodo 4:21 ; (Nota). A mão forte aqui significa poder soberano, aplicado repentinamente e à força. Deus propôs manifestar seu poder soberano aos olhos de Faraó e dos egípcios; em conseqüência da qual o Faraó manifestaria seu poder e autoridade como soberano do Egito, em demitir e expulsar o povo. Ver Êxodo 12: 31-33 .

Comentário de John Wesley

Então o Senhor disse a Moisés: Agora verás o que farei a Faraó; porque com mão forte os deixará ir, e com mão forte os expulsará de sua terra.

Com uma mão forte – Ou seja, sendo forçado a isso por uma mão forte, ele os deixará ir.

Comentário de John Calvin

1. Então o Senhor disse a Moisés. Moisés era realmente indigno de receber uma resposta tão gentil e gentil de Deus; mas o Pai de toda a bondade de Sua infinita misericórdia perdoou os pecados de Moisés e do povo, para que pudesse efetuar a libertação que havia determinado. No entanto, Ele não acrescenta nada de novo, mas repete e confirma Sua declaração anterior, de que o Faraó não obedeceria até que fosse forçado a fazê-lo. A expressão “verás” é uma reprovação tácita de sua impaciência imoderada, ao não esperar o resultado da promessa. A razão é então adicionada por que Deus não está disposto a que Seu povo seja espontaneamente dispensado pelo tirano, a saber, porque Ele desejava que a obra de sua libertação fosse visível. Devemos observar a força das palavras “expulsá-los”; como se dissesse que, quando o faraó fosse dominado e vencido no concurso, ele não apenas consentiria, mas consideraria uma grande bênção que o povo partisse o mais rápido possível. A soma é que ele, que hoje se recusa a deixar você partir, não apenas o libertará, mas também o expulsará de seu reino.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 6: 1 . Agora verás o que farei – Aqui temos uma prova impressionante da longanimidade de Deus . Em vez de reprovar severamente Moisés por sua impaciência, como manifestada no final do capítulo anterior, e por suas queixas prejudiciais, ele condescende em dar-lhe novas garantias de seu poder e sua determinação em libertar os israelitas. Com uma mão forte – Ou seja, sendo forçado a ela com uma mão forte, ou por aqueles terríveis julgamentos que eu infligirei a ele por meu poder, ele os deixará ir.

Referências Cruzadas

Exodo 3:19 – Eu sei que o rei do Egito não os deixará sair, a não ser que uma poderosa mão o force.

Exodo 11:1 – Disse então o Senhor a Moisés: “Enviarei ainda mais uma praga sobre o faraó e sobre o Egito. Somente depois desta ele os deixará sair daqui e até os expulsará totalmente.

Exodo 12:31 – Naquela mesma noite o faraó mandou chamar Moisés e Arão e lhes disse: “Saiam imediatamente do meio do meu povo, vocês e os israelitas! Vão prestar culto ao Senhor, como vocês pediram.

Exodo 12:33 – Os egípcios pressionavam o povo para que se apressasse em sair do país, dizendo: “Todos nós morreremos! “

Exodo 12:39 – Com a massa que haviam trazido do Egito, fizeram pães sem fermento. A massa não tinha fermentado, pois eles foram expulsos do Egito e não tiveram tempo de preparar comida.

Exodo 14:13 – Moisés respondeu ao povo: “Não tenham medo. Fiquem firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes trará hoje, porque vocês nunca mais verão os egípcios que hoje vêem.

Números 23:23 – Não há magia que possa contra Jacó, nem encantamento contra Israel. Agora se dirá de Jacó e de Israel: ‘Vejam o que Deus tem feito! ’

Deuteronômio 4:34 – Ou que deus decidiu tirar uma nação do meio de outra para lhe pertencer, com provas, sinais, maravilhas e lutas, com mão poderosa e braço forte, e com feitos temíveis e grandiosos, conforme tudo o que o Senhor fez por vocês no Egito, como vocês viram com os seus próprios olhos?

Deuteronômio 32:39 – “Vejam agora que eu sou o único, eu mesmo. Não há deus além de mim. Faço morrer e faço viver, feri e curarei, e ninguém é capaz de livrar-se da minha mão.

2 Reis 7:2 – O oficial, em cujo braço o rei estava se apoiando, disse ao homem de Deus: “Ainda que o Senhor abrisse as comportas do céu, será que isso poderia acontecer? ” Mas Eliseu advertiu: “Você o verá com os próprios olhos, mas não comerá coisa alguma! “

2 Reis 7:19 – O oficial tinha contestado o homem de Deus perguntando: “Ainda que o Senhor abrisse as comportas do céu, será que isso poderia acontecer? ” O homem de Deus havia respondido: “Você verá com os próprios olhos, mas não comerá coisa alguma! “

2 Crônicas 20:17 – Vocês não precisarão lutar nessa batalha. Tomem suas posições; permaneçam firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes dará, ó Judá, ó Jerusalém. Não tenham medo nem se desanimem. Saiam para enfrentá-los amanhã, e o Senhor estará com vocês’ “.

Salmos 12:5 – “Por causa da opressão do necessitado e do gemido do pobre, agora me levantarei”, diz o Senhor. “Eu lhes darei a segurança que tanto anseiam. “

Salmos 89:13 – O teu braço é poderoso; a tua mão é forte, exaltada é tua mão direita.

Salmos 136:12 – com mão poderosa e braço forte; O seu amor dura para sempre!

Isaías 63:12 – que com o seu glorioso braço esteve à mão direita de Moisés, que dividiu as águas diante deles para alcançar renome eterno,

Ezequiel 20:33 – Juro pela minha vida, palavra do Soberano Senhor, que dominarei sobre vocês com mão poderosa e braço forte e com ira que já transbordou.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *