Estudo de Êxodo 8:10 – Comentado e Explicado

"Seja amanhã", disse ele. Moisés replicou: "Será feito segundo o teu desejo, para que saibas que não há ninguém como o Senhor, nosso Deus.
Êxodo 8:10

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 8:10 . E ele disse: Amanhã nada poderia ser mais forte para provar que Jeová era o único autor desses castigos milagrosos do que a permissão dada ao Faraó para escolher seu próprio tempo para a remoção. De fato, o Faraó mal havia fixado o tempo, e Moisés o levou a esta reflexão: Ele disse: seja conforme a tua palavra; para que saibas que não há ninguém semelhante ao Senhor nosso Deus. Alguns têm estado muito ansiosos por descobrir uma razão pela qual o faraó deveria escolher o dia seguinte, em vez dos dias atuais, para a remoção dos sapos: enquanto o hebraico, agradável à tradução marginal, expressa seu desejo de uma remoção instantânea. Deveria ser processado, e ele disse, contra amanhã; ???? lemachar; ie deixe que sejam removidos instantaneamente .

Comentário de John Wesley

E ele disse: Amanhã. E ele disse: Seja conforme a tua palavra, para que saibas que não há outro semelhante ao SENHOR, nosso Deus.

E ele disse: Amanhã – Por que não imediatamente? Provavelmente ele esperava que naquela noite eles se afastassem, e então ele deveria se livrar da praga, sem ser obrigado nem a Deus nem a Moisés. No entanto, Moisés junta-se a ele com ele.

Seja de acordo com a sua palavra – Deve ser feito exatamente quando você deseja, para que você saiba que, o que quer que os mágicos pretendam, não há ninguém como o Senhor, nosso Deus – Nenhum tem o comando que ele tem sobre todas as criaturas, nem alguém está tão pronto para perdoar aqueles que se humilham diante dele. O grande objetivo dos julgamentos e das misericórdias é convencer-nos de que não há ninguém como o Senhor, nosso Deus; ninguém é tão sábio, tão poderoso, tão bom; nenhum inimigo tão formidável, nenhum amigo tão desejável, tão valioso.

Comentário de John Calvin

10. E ele disse, amanhã. Se você se refere a Moisés, há ambiguidade no sentido; mas, sendo provável que fossem as palavras do faraó, acho que ele está pedindo uma trégua até amanhã, antes de deixar o povo ir. Pois eles caem no absurdo, que pensam que ele pediu a Moisés que afugentasse os sapos com suas orações no dia seguinte, como se o faraó fosse dormir tranquilamente e adiasse o remédio do mal. Não há, portanto, pretensão de compreendê-lo, que o faraó, como se sua mente estivesse bastante tranquila e imóvel, desejasse que sua terra fosse libertada dos sapos no dia seguinte: mas, ao contrário, significa que, se ele for libertado disso dificuldade, ele promete a descarga do povo, mas ainda a suspende até o dia seguinte, com a finalidade de enganar. Pois não havia outra razão para essa procrastinação, exceto que, tendo obtido o que queria, ele poderia se afastar de seu noivado, como realmente fez; mas Moisés, satisfeito com esta promessa, compromete-se a fazer com que Deus disperse os sapos; e isso, duvido que não, foi realizado no mesmo dia. Pois essa foi a causa do tirano mudar sua determinação, de que, pela interposição da noite, seu medo se foi. E, certamente, deduz-se das seguintes palavras que os sapos foram logo removidos; pois se diz que Moisés e Arão oraram depois que eles saíram; o que seria pouco, de acordo com a noção de que o dia seguinte era esperado. Não é por qualquer impulso precipitado ou presunçoso que Moisés afirma que Faraó deve obter seu desejo; porque parece do seu sucesso que ele teve certeza de que era a vontade de Deus. Assim são freqüentemente os profetas, embora nenhuma revelação falada possa intervir, dirigida, no entanto, pela inspiração secreta do Espírito. Nessa confiança, também, Moisés declara que o Faraó deveria saber que não há outro Deus para ser comparado com o Deus de Israel. Além disso, esse é o verdadeiro conhecimento de Deus, quando tudo o que se eleva para obscurecer Sua glória, é reduzido a seu nível adequado, e toda coisa elevada produz ou é derrubada, para que somente Ele seja exaltado.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 8:10 . E ele disse: Amanhã – mas por que não hoje? Por que não imediatamente, já que todos os homens naturalmente desejam ser instantaneamente aliviados de seus sofrimentos? Provavelmente, ele esperava que naquela noite eles se afastassem, e então ele deveria se livrar da praga, sem ser obrigado nem a Deus nem a Moisés. Ou, considerando que noções imperfeitas ele deve ter de Deus, podemos supor que ele achasse absolutamente impossível remover tal praga em um instante; e, portanto, desejava que Moisés o fizesse amanhã, presumindo que era o mais breve possível de realizar um evento desse tipo, por qualquer poder assistido. Moisés junta-se a ele com ele. Seja de acordo com a tua palavra – Isso será feito exatamente quando você quiser; para que você saiba – que, o que quer que os mágicos pretendam, não há ninguém como Jeová, nosso Deus – ninguém tem o comando que ele tem sobre todas as criaturas, nem alguém está pronto para perdoar aqueles que se humilharem diante dele. O grande objetivo dos julgamentos e das misericórdias é convencer-nos de que não há ninguém como o Senhor, nosso Deus; ninguém é tão sábio, tão poderoso, tão bom; nenhum inimigo tão formidável, nenhum amigo tão desejável, tão valioso. E, em particular, o grande ponto pretendido por todas as pragas trazidas ao Egito foi que não apenas o Faraó, mas toda a Terra poderia saber que o Deus de Israel, o Criador do céu e da terra, poderia fazer tudo; que todas as coisas estavam em sua mão; que todos os poderes da natureza, em qualquer forma ou ser, não passavam de leis de seu estabelecimento, os quais ele podia, com infinita facilidade, suspender ou alterar de qualquer maneira que quisesse. E este é o Deus que professamos servir: que confiança e confiança devemos então ter nele, e que concepções elevadas devemos entretê-lo!

Referências Cruzadas

Exodo 9:14 – Caso contrário, mandarei desta vez todas as minhas pragas contra você, contra os seus conselheiros e contra o seu povo, para que você saiba que em toda a terra não há ninguém como eu.

Exodo 9:29 – Moisés respondeu: “Assim que eu tiver saído da cidade, erguerei as mãos em oração ao Senhor. Os trovões cessarão e não cairá mais granizo, para que saibas que a terra pertence ao Senhor.

Exodo 15:11 – Quem entre os deuses é semelhante a ti, Senhor? Quem é semelhante a ti? Majestoso em santidade, terrível em feitos gloriosos, autor de maravilhas?

Deuteronômio 32:31 – Pois a rocha deles não é como a nossa Rocha, com o que até mesmo os nossos inimigos concordam.

Deuteronômio 33:26 – “Não há ninguém como o Deus de Jesurum, que cavalga os céus para ajudá-lo, e cavalga as nuvens em sua majestade!

2 Samuel 7:22 – “Quão grande és tu, ó Soberano Senhor! Não há ninguém como tu nem há outro Deus além de ti, conforme tudo o que sabemos.

1 Crônicas 17:20 – “Não há ninguém como tu, ó Senhor, nem há outro Deus além de ti, conforme tudo o que sabemos.

Salmos 9:16 – O Senhor é conhecido pela justiça que executa; os ímpios caem em suas próprias armadilhas. Interlúdio. Pausa

Salmos 83:18 – Saibam eles que tu, cujo nome é Senhor, somente tu, és o Altíssimo sobre toda a terra.

Salmos 86:8 – Nenhum dos deuses é comparável a ti, Senhor, nenhum deles pode fazer o que tu fazes.

Salmos 89:6 – Pois, quem nos céus poderá comparar-se ao Senhor? Quem dentre os seres celestiais assemelha-se ao Senhor?

Provérbios 27:1 – Não se gabe do dia de amanhã, pois você não sabe o que este ou aquele dia poderá trazer.

Isaías 40:25 – “Com quem vocês me compararão? Quem se assemelha a mim? “, pergunta o Santo.

Isaías 46:9 – Lembrem-se das coisas passadas, das coisas muito antigas! Eu sou Deus, e não há nenhum outro; eu sou Deus, e não há nenhum como eu.

Jeremias 10:6 – Não há absolutamente ninguém comparável a ti, ó Senhor; tu és grande, e grande é o poder do teu nome.

Tiago 4:14 – Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *