Estudo de Hebreus 10:15 – Comentado e Explicado

É o que nos confirma o testemunho do Espírito Santo. Depois de ter dito:
Hebreus 10:15

Comentário de Albert Barnes


Sobre o que o Espírito Santo é uma testemunha para nós – isto é, o Espírito Santo é uma prova da verdade da posição aqui estabelecida – de que a expiação feita pelo Redentor estabelece os alicerces para a eterna perfeição de todos os que são santificados. O testemunho do Espírito Santo aqui referido é o que é fornecido nas Escrituras, e não qualquer testemunho em nós mesmos. Paulo imediatamente faz seu apelo a uma passagem do Antigo Testamento, e assim mostra sua firme convicção de que as Escrituras foram inspiradas pelo Espírito Santo.

Pois depois disso ele havia dito antes – O apóstolo aqui apela para uma passagem que ele havia anteriormente citado em Jeremias 31: 33-34 ; veja explicado nas notas em Hebreus 8: 8-12 . O objetivo da citação em ambos os casos é mostrar que a nova aliança contemplava a formação de um caráter santo ou de um povo santo. Não era para separar um povo que deveria ser apenas santo externamente, ou se distinguir por conformidade com ritos e cerimônias externas, mas que deveria ser santo de coração e de vida. Houve alguma dificuldade sentida pelos expositores em determinar o que corresponde à expressão “depois que ele havia dito antes” e alguns supuseram que a frase “então ele diz” deveria ser entendida antes de Hebreus 10:17 . Mas provavelmente o apóstolo pretende se referir a duas partes distintas da citação de Jeremias, a primeira das quais expressa o fato de que Deus pretendia fazer uma nova aliança com seu povo, e a segunda expressa a natureza dessa aliança, e é particularmente ao último a que ele se refere. Isso é visto mais claramente na passagem de Jeremias do que na tradução da citação nesta epístola. O significado é este: “O Espírito Santo disse pela primeira vez, esta é a aliança que farei com eles:” e, tendo dito isso, ele acrescentou: “Depois daqueles dias, colocarei minhas leis em seus corações e em seus corações. mentes os escreverei, e seus pecados e iniqüidades não me lembrarei mais. ” A primeira parte expressa o propósito de formar tal convênio; o último afirma qual seria esse pacto. A citação não é, de fato, literalmente feita, mas o sentido é retido; compare as notas em Hebreus 8: 8-12 . Ainda assim, pode-se perguntar, como essa citação prova o ponto pelo qual é aduzida – que o objetivo da expiação de Cristo era “aperfeiçoar para sempre os que são santificados?” Em relação a isso, podemos observar:

(1) que foi declarado que aqueles que estavam interessados ??seriam santos, pois a lei estaria em seus corações e escrita em suas mentes; e,

(2) que isso seria “completo e perpétuo”. Seus pecados seriam “totalmente” perdoados; eles nunca mais seriam lembrados – e assim seriam “aperfeiçoados para sempre”.

Comentário de E.W. Bullinger

Santo Fantasma. App-101.

é, etc. = testemunha. Grego. martureo. Veja a pág. 1511

depois . Grego. meta. App-104.

que Ele tinha = tendo.

Comentário de John Calvin

15. O Espírito Santo também é uma testemunha etc. (168) Este testemunho de Jeremias não é aduzido pela segunda vez sem razão ou supérflua. Ele o citou anteriormente para um propósito diferente, até para mostrar que era necessário revogar o Antigo Testamento, porque havia prometido outro, um novo, e para esse fim, alterar a fraqueza do antigo. (169) Mas ele agora tem outra coisa em vista; pois ele se posiciona somente nestas palavras: Suas iniqüidades não me lembrarei mais; e, portanto, ele conclui que não há mais necessidade de sacrifício, uma vez que os pecados são apagados. (170)

Essa inferência pode realmente parecer não ser bem fundamentada; pois embora antigamente houvesse inúmeras promessas quanto à remissão de pecados sob a Lei e nos profetas, a Igreja deixou de não oferecer sacrifícios; portanto, a remissão de pecados não exclui sacrifícios. Mas se você considerar cada detalhe mais de perto, descobrirá que os pais também tinham as mesmas promessas que a remissão de pecados, segundo a Lei, que temos hoje; confiando neles, clamaram a Deus e se regozijaram com o perdão que obtiveram. E, no entanto, o Profeta, como se tivesse apresentado algo novo e inédito antes, promete que não haveria lembrança de pecados diante de Deus sob a nova aliança. Portanto, podemos concluir que agora os pecados são remidos de uma maneira diferente do que eram anteriormente; mas essa diferença não está na promessa, nem na fé, mas no próprio preço pelo qual as remissões são obtidas. Deus agora não se lembra mais dos pecados, porque uma expiação foi feita de uma vez por todas; caso contrário, o que é dito pelo Profeta não teria nenhum propósito, que o benefício do Novo Testamento seria esse – que Deus não se lembraria mais dos pecados.

Agora, desde que chegamos ao final da discussão a respeito do sacerdócio de Cristo, os leitores devem ser brevemente lembrados de que os sacrifícios da Lei não são mais efetivamente provados aqui como abolidos do que o sacrifício da massa praticada pela Igreja. Papistas provou ser uma ficção vã.

Eles sustentam que sua massa é um sacrifício por expiar os pecados dos vivos e dos mortos; mas o apóstolo nega que agora haja lugar para sacrifício, mesmo desde o tempo em que a profecia de Jeremias foi cumprida.

Eles tentam evasão dizendo que não é um sacrifício novo, ou diferente do de Cristo, mas o mesmo; pelo contrário, o apóstolo sustenta que o mesmo sacrifício não deve ser repetido e declara que o sacrifício de Cristo é apenas um e que foi oferecido a todos; e, além disso, ele freqüentemente reivindica somente a Cristo a honra de ser sacerdote, de modo que ninguém estava apto a oferecer a ele, a não ser a si mesmo.

Os papistas têm outra evasão e chamam seu sacrifício sem sangue; mas o apóstolo afirma como uma verdade, sem exceção, que a morte é necessária para fazer um sacrifício.

Os papistas tentam fugir novamente dizendo que a massa é a aplicação do único sacrifício que Cristo fez; mas o apóstolo nos ensina, pelo contrário, que os sacrifícios da lei foram abolidos pela morte de Cristo por esse motivo, porque neles foi feita uma lembrança dos pecados; parece evidente que esse tipo de aplicação que eles criaram cessou.

Em resumo, que os papistas se envolvam em qualquer forma que desejem, nunca podem escapar dos argumentos claros do apóstolo, pelos quais parece claro que sua massa é abundante em impiedades; primeiro, de acordo com o testemunho do apóstolo, somente Cristo estava apto a se oferecer; na missa, ele é oferecido por outras mãos; – segundo, o apóstolo afirma que o sacrifício de Cristo não foi apenas um, mas também foi oferecido uma vez, de modo que é ímpio repeti-lo; mas na massa, por mais que se preocupem com o sacrifício, é evidente que é feito todos os dias, e eles mesmos o confessam; – terceiro, o apóstolo não reconhece sacrifício sem sangue e morte; eles então conversam em vão, que o sacrifício que oferecem é sem sangue; – quarto, o apóstolo, ao falar em obter perdão pelos pecados, pede-nos que fugamos para aquele sacrifício que Cristo ofereceu na cruz, e faz essa distinção entre nós e os pais, de que o rito do sacrifício contínuo foi eliminado pela vinda de Cristo; mas os papistas, para tornar eficaz a morte de Cristo, exigem aplicações diárias por meio de sacrifício; de modo que eles se chamam cristãos, nada diferem dos judeus, exceto no símbolo externo.

Comentário de Adam Clarke

O Espírito Santo – é uma testemunha para nós – As palavras são citadas em Jeremias 31:33 , Jeremias 31:34 , e aqui temos a certeza de que Jeremias falou pela inspiração do Espírito de Deus. Já havia dito antes – Veja Hebreus 8:10 , Hebreus 8:12 , e as notas ali.

Comentário de John Wesley

O que também o Espírito Santo é uma testemunha para nós: porque depois disso ele havia dito antes,

Neste e nos três versículos seguintes, o apóstolo encerra seu argumento a respeito da excelência e perfeição do sacerdócio e do sacrifício de Cristo. Ele havia provado isso antes por uma citação de Jeremias; que ele aqui repete, descrevendo a nova aliança como agora completamente ratificada, e todas as bênçãos dela garantidas a nós pela única oferta de Cristo, que torna todos os outros sacrifícios expiatórios e qualquer repetição própria, totalmente desnecessário.

Referências Cruzadas

2 Samuel 23:2 – “O Espírito do Senhor falou por meu intermédio; sua palavra esteve em minha língua.

Neemias 9:30 – E durante muitos anos foste paciente com eles. Mediante o teu Espírito os advertiste por meio de teus profetas. Contudo, não te deram atenção, de modo que os entregaste nas mãos dos povos vizinhos.

João 15:26 – “Quando vier o Conselheiro, que eu enviarei a vocês da parte do Pai, o Espírito da verdade que provém do Pai, ele testemunhará a meu respeito.

Atos dos Apóstolos 28:25 – Discordaram entre si mesmos e começaram a ir embora, depois de Paulo ter feito esta declaração final: “Bem que o Espírito Santo falou aos seus antepassados, por meio do profeta Isaías:

Hebreus 2:3 – como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? Esta salvação, primeiramente anunciada pelo Senhor, foi-nos confirmada pelos que a ouviram.

Hebreus 3:7 – Assim, como diz o Espírito Santo: “Hoje, se vocês ouvirem a sua voz,

Hebreus 9:8 – Dessa forma, o Espírito Santo estava mostrando que ainda não havia sido manifestado o caminho para o Santo dos Santos enquanto ainda permanecia o primeiro tabernáculo.

1 Pedro 1:11 – procurando saber o tempo e as circunstâncias para os quais apontava o Espírito de Cristo que neles estava, quando lhes predisse os sofrimentos de Cristo e as glórias que se seguiriam àqueles sofrimentos.

2 Pedro 1:21 – pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo.

Apocalipse 2:7 – Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus.

Apocalipse 2:11 – Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. O vencedor de modo algum sofrerá a segunda morte.

Apocalipse 2:17 – Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei do maná escondido. Também lhe darei uma pedra branca com um novo nome nela inscrito, conhecido apenas por aquele que o recebe.

Apocalipse 2:29 – Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Apocalipse 3:6 – Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Apocalipse 3:13 – Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Apocalipse 3:22 – Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Apocalipse 19:10 – Então caí aos seus pés para adorá-lo, mas ele me disse: “Não faça isso! Sou servo como você e como os seus irmãos que se mantêm fiéis ao testemunho de Jesus. Adore a Deus! O testemunho de Jesus é o espírito de profecia”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *