Estudo de João 1:6 – Comentado e Explicado

Houve um homem, enviado por Deus, que se chamava João.
João 1:6

Comentário de Albert Barnes

Um homem enviado por Deus – Veja João 20:31 . Para fazer isso, era apropriado, no começo, provar que “João” não era o Messias; e isso poderia ter sido naquele momento um objeto importante. João fez muitos discípulos, Mateus 3: 5 . Muitas pessoas supunham que ele poderia ser o Messias, Lucas 3:15 ; João 1:19 . “Muitos desses discípulos de João permaneceram” em Éfeso, “o próprio lugar em que João deveria ter escrito esse evangelho, muito depois da ascensão de Jesus”, Atos 19: 1-3 . Não é improvável que houvesse muitos outros que aderiram a João, e talvez muitos que supusessem que ele era o Messias. Nesses relatos, era importante para o evangelista mostrar que João “não era o Cristo” e mostrar também que ele, que foi amplamente admitido como profeta, era uma “testemunha” importante para provar que Jesus de Nazaré foi o cristo. O evangelista nos quatro primeiros versículos afirmou que “a Palavra” era divina; ele agora procede à prova de que ele era um “homem” e era o Messias. A primeira evidência apresentada é o testemunho de João Batista.

Comentário de E.W. Bullinger

Houve = Surgiu. Não é a mesma palavra que em João 1: 1 .

enviei. Compare Malaquias 3: 1 . Apostelo grego (App-174.), De onde temos o nosso “Apóstolo” = um enviado. João não apenas veio, mas foi “enviado”.

from = de ao lado. Par. Grego App-104. Não “por” , mas de. Compare João 15:26 .

Deus Sem art. Compare João 1: 1 . App-98.

João : João Batista; o João da narrativa, não do Evangelho. Ocorre vinte vezes e nunca se distingue pelo título “Batista” , como em Mateus, Marcos e Lucas.

Comentário de John Calvin

6. Havia um homem . O evangelista agora começa a discutir sobre a maneira pela qual o Filho de Deus se manifestou em carne; e que ninguém possa duvidar que Cristo é o eterno Filho de Deus, ele relata que Cristo foi anunciado por João Batista, como seu arauto. Pois Cristo não apenas se exibia para ser visto pelos homens, mas também escolheu ser conhecido pelo testemunho e doutrina de João ; ou melhor, Deus Pai enviou esse testemunho diante de seu Cristo, para que eles recebessem mais voluntariamente a salvação oferecida por ele.

Mas, à primeira vista, pode parecer ridículo que Cristo receba testemunho de outro, como se ele precisasse; enquanto, pelo contrário, ele declara que não busca o testemunho do homem ( João 5:34 ). A resposta é fácil e óbvia, de que essa testemunha foi designada, não por causa de Cristo, mas por nossa causa. Se for contestado que o testemunho do homem é muito fraco para provar que Cristo é o Filho de Deus, é igualmente fácil responder que o Batista não é apresentado como testemunha particular, mas como alguém que, tendo recebido autoridade de Deus , sustentou o caráter mais de um anjo do que de um homem. Conseqüentemente, ele recebe elogios não por suas próprias virtudes, mas por essa única circunstância, de que ele era o embaixador de Deus. Nem isso está em desacordo com o fato de que a pregação do evangelho foi cometida a Cristo, para que ele pudesse ser uma testemunha de si mesmo; pois o desígnio contemplado pela pregação de João era que os homens pudessem seguir a doutrina e os milagres de Cristo.

Enviado por Deus . Ele não diz isso com o objetivo de confirmar o batismo de João, mas apenas o menciona de passagem. Essa circunstância não é suficiente para produzir certeza, já que muitos correm por conta própria e se gabam de que Deus os enviou; mas o evangelista, pretendendo depois falar mais plenamente sobre essa testemunha , considerou suficiente, no momento, dizer em uma única palavra, que João não veio senão pelo comando de Deus. Veremos depois como ele próprio afirma que Deus é o autor de seu ministério. Agora devemos lembrar – o que eu notei anteriormente – que o que é afirmado sobre João é exigido em todos os professores da Igreja, que eles sejam chamados por Deus; de modo que a autoridade do ensino não possa ser fundada somente em Deus.

Cujo nome era John . Ele declara o nome , não apenas com o objetivo de apontar o homem, mas porque foi dado a ele de acordo com o que ele realmente era. Não há espaço para duvidar que o Senhor se referisse ao ofício ao qual designou João , quando ordenou pelo anjo que ele fosse assim chamado, para que, com isso, tudo o reconhecesse como o arauto da graça divina. (16) Pois, embora o nome ?????? (17) ( Jeoanã ) possa ser usado como significado passivo, e pode ser referido à pessoa, como denotando que João era aceitável por Deus ; contudo, por minha parte, eu o estendo de bom grado para o benefício que os outros devem obter dele. (18)

7. Ele veio para um testemunho . O final de seu chamado é notado brevemente; ou seja, que ele pudesse preparar uma Igreja para Cristo, pois, ao convidar todos a Cristo, ele mostra claramente que não veio por sua própria conta.

8. Ele não era tão claro . Tão longe João estava precisando de elogios, que o evangelista dá esse aviso, para que seu brilho excessivo possa obscurecer a glória de Cristo. Pois havia alguns que olhavam tão ansiosamente para ele que negligenciavam Cristo; como se uma pessoa, extasiada ao contemplar o amanhecer do dia, não se dignasse a voltar os olhos para o sol. Em que sentido o evangelista emprega a palavra luz que veremos imediatamente. Todos os piedosos, de fato, são leves no Senhor ( Efésios 5: 8 ), porque, em conseqüência de serem iluminados por seu Espírito, eles não apenas vêem por si mesmos, mas também direcionam outros por seu exemplo ao caminho da salvação. . Da mesma forma, os apóstolos são chamados de luz ( Mateus 5:14 ), porque vão adiante, segurando a tocha do Evangelho, para dissipar as trevas do mundo. Mas aqui o evangelista fala daquele que é a única e eterna fonte de iluminação, como ele imediatamente mostra mais claramente.

Comentário de Adam Clarke

Cujo nome era João – este era João Batista; veja seu nome e a natureza de seu escritório explicados, Marcos 1: 4 ; (nota) e Mateus 3: 1-3 ; (Nota).

Comentário de Thomas Coke

João 1: 6 . Havia um homem enviado por Deus: O evangelista, ao contar a história do ministério batista, nos diz, em primeiro lugar, que ele era apenas um homem, em oposição ao artigo 10 no argumento em que Cerinto representa João como superior a nosso Salvador, a quem o apóstolo já demonstrou ser Deus. O evangelista nos diz a seguir que João tinha uma comissão especial de Deus, sendo chamado ao seu escritório por inspiração divina, como os profetas eram antigos; e que ele foi enviado para dar testemunho da luz, ou, para apontar o Messias, a quem ele havia chamado no quarto versículo a luz dos homens; porque era um dos principais personagens proféticos do Messias, que ele deveria iluminar o mundo. Por isso, ele é chamado por um profeta, o Sol da justiça, por outro, a luz de Sião e uma luz para iluminar os gentios. Veja cap. João 5:35 .

Comentário de John Wesley

Havia um homem enviado por Deus, cujo nome era João.

Havia um homem – O evangelista agora procede àquele que testificou da luz, da qual ele havia falado nos cinco versículos anteriores.

Referências Cruzadas

Isaías 40:3 – Uma voz clama: “No deserto preparem o caminho para o Senhor; façam no deserto um caminho reto para o nosso Deus.

Malaquias 3:1 – “Vejam, eu enviarei o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim. E então, de repente, o Senhor que vocês buscam virá para o seu templo; o mensageiro da aliança, aquele que vocês desejam, virá”, diz o Senhor dos Exércitos.

Malaquias 4:5 – “Vejam, eu enviarei a vocês o profeta Elias antes do grande e terrível dia do Senhor.

Mateus 3:1 – Naqueles dias surgiu João Batista, pregando no deserto da Judéia.

Mateus 11:10 – Este é aquele a respeito de quem está escrito: ‘Enviarei o meu mensageiro à tua frente; ele preparará o teu caminho diante de ti’.

Mateus 21:25 – De onde era o batismo de João? Do céu ou dos homens? ” Eles discutiam entre si, dizendo: “Se dissermos: ‘do céu’, ele perguntará: ‘Então por que vocês não creram nele? ’

Marcos 1:1 – Princípio do evangelho de Jesus Cristo, o Filho de Deus.

Lucas 1:13 – Mas o anjo lhe disse: “Não tenha medo, Zacarias; sua oração foi ouvida. Isabel, sua mulher, lhe dará um filho, e você lhe dará o nome de João.

Lucas 1:15 – pois será grande aos olhos do Senhor. Ele nunca tomará vinho nem bebida fermentada, e será cheio do Espírito Santo desde antes do seu nascimento.

Lucas 1:61 – Disseram-lhe: “Você não há nenhum parente com esse nome”.

Lucas 1:76 – E você, menino, será chamado profeta do Altíssimo, pois irá adiante do Senhor, para lhe preparar o caminho,

Lucas 3:2 – Anás e Caifás exerciam o sumo sacerdócio. Foi nesse ano que veio a palavra do Senhor a João, filho de Zacarias, no deserto.

João 1:33 – Eu não o teria reconhecido, se aquele que me enviou para batizar com água não me tivesse dito: ‘Aquele sobre quem você vir o Espírito descer e permanecer, esse é o que batiza com o Espírito Santo’.

João 3:28 – Vocês mesmos são testemunhas de que eu disse: Eu não sou o Cristo, mas sou aquele que foi enviado adiante dele.

Atos dos Apóstolos 13:24 – Antes da vinda de Jesus, João pregou um batismo de arrependimento para todo o povo de Israel.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *