Estudo de João 11:35 – Comentado e Explicado

Jesus pôs-se a chorar.
João 11:35

Comentário de Albert Barnes

Jesus chorou – Foi observado que este é o verso mais curto da Bíblia; mas é extremamente importante e terno. Mostra o Senhor Jesus como um amigo, um amigo terno, e evidencia seu caráter como homem. E com isso aprendemos:

1. Que a amizade pessoal mais terna não é inconsistente com a religião mais pura. A piedade une mais fortemente os laços da amizade, torna mais sensíveis as emoções do amor, sela e santifica os afetos dos amigos.

2. É certo, é natural, é indispensável que o cristão simpatize com os outros em suas aflições. Romanos 12:15 ; “Alegrai-vos com os que se alegram, e chorai com os que choram.”

3.Sorrow com a morte de amigos não é impróprio. É certo chorar. É a expressão da natureza e a religião não a proíbe nem a condena. Tudo o que a religião faz no caso é temperar e castigar nossa dor; nos ensinar a lamentar com submissão a Deus; chorar sem reclamar, e procurar banir as lágrimas, não endurecendo o coração ou esquecendo o amigo, mas trazendo a alma, tenra pela tristeza, para receber as doces influências da religião e para encontrar calma e paz no Deus de todo consolo.

4. Temos aqui um exemplo da ternura do caráter de Jesus. O mesmo Salvador chorou sobre Jerusalém e sentiu profundamente os pobres pecadores que estavam morrendo. Para o mesmo Salvador terno e compassivo, os cristãos agora podem vir Hebreus 4:15 ; e para ele também pode vir o pecador penitente, sabendo que não o rejeitará.

Comentário de E.W. Bullinger

chorou = derramou lágrimas. Dakruo grego . Ocorre apenas aqui. O substantivo dakru ou dakruon ocorre onze vezes e é sempre traduzido pelo plural “lágrimas” .

Comentário de Adam Clarke

Jesus chorou – O menor versículo da Bíblia, mas inferior a nenhum. Alguns dos antigos impiedosos, pais da Igreja com estilo inadequado, pensavam que chorar era uma degradação do caráter de Cristo; e, portanto, de acordo com o testemunho de Epifânio, Anchorat. c. 13, arrasou o Evangelho de São Lucas no lugar ( Lucas 19:41 😉 onde se diz que Cristo chorou sobre Jerusalém.

Comentário de Thomas Coke

João 11:35 . Jesus chorou. Pareceu nesta ocasião que nosso abençoado Senhor possuía a mais delicada sensibilidade das paixões humanas; pois, quando ele viu Marta e Maria e seus amigos ao seu redor, todos em lágrimas, os ternos sentimentos de amor, de pena e de amizade o emocionaram tanto que ele misturou suas lágrimas de simpatia com as deles: Jesus chorou. Nessa tristeza do Filho de Deus, havia uma grandeza e generosidade, para não dizer uma cordialidade de disposição, infinitamente mais nobre do que aquela que os filósofos estóicos visavam em sua apatia. Seria fácil recorrer a este exemplo impressionante da filantropia de nosso Senhor; mas este não é o lugar para tais discussões: e de fato que coração cristão pode ser insensível à força desse exemplo impressionante? Observamos apenas que o poder que Jesus exerceu nessa ocasião memorável não o evidenciou mais fortemente como o Filho de Deus, do que as lágrimas que ele derramou para demonstrar que ele era o Filho do homem; um homem muito misericordioso e compassivo, tocado com o sentimento de nossas enfermidades.

Comentário de John Wesley

Jesus chorou.

Jesus chorou – Por simpatia com aqueles que estavam em lágrimas ao seu redor, bem como por um profundo sentimento da miséria que o pecado havia causado à natureza humana.

Referências Cruzadas

Gênesis 43:30 – Profundamente emocionado por causa de seu irmão, José apressou-se em sair à procura de um lugar para chorar, e entrando em seu quarto, chorou.

Jó 30:25 – Não é certo que chorei por causa dos que passavam dificuldade? E que a minha alma entristeceu-se por causa dos pobres?

Salmos 35:13 – Contudo, quando estavam doentes, usei vestes de lamento, humilhei-me com jejum e recolhi-me em oração.

Salmos 119:136 – Rios de lágrimas correm dos meus olhos, porque a tua lei não é obedecida.

Isaías 53:3 – Foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de tristeza e familiarizado com o sofrimento. Como alguém de quem os homens escondem o rosto, foi desprezado, e nós não o tínhamos em estima.

Isaías 63:9 – Em toda a aflição do seu povo ele também se afligiu, e o anjo da sua presença os salvou. Em seu amor e em sua misericórdia ele os resgatou; foi ele que sempre os levantou e os conduziu nos dias passados.

Jeremias 9:1 – Ah, se a minha cabeça fosse uma fonte de água e os meus olhos um manancial de lágrimas! Eu choraria noite e dia pelos mortos do meu povo.

Jeremias 13:17 – Mas, se vocês não ouvirem, eu chorarei em segredo por causa do orgulho de vocês. Chorarei amargamente, e de lágrimas os meus olhos transbordarão, porque o rebanho do Senhor foi levado para o cativeiro.

Jeremias 14:17 – “Diga-lhes isto: ” ‘Que os meus olhos derramem lágrimas, noite e dia sem cessar; pois a minha filha virgem, o meu povo, sofreu um ferimento terrível, um golpe fatal.

Lamentações 1:16 – É por isso que eu choro; as lágrimas inundam os meus olhos. Ninguém está por perto para consolar-me, não há ninguém que restaure o meu espírito. Meus filhos estão desamparados porque o inimigo prevaleceu. “

Lucas 19:11 – Estando eles a ouvi-lo, Jesus passou a contar-lhes uma parábola, porque estava perto de Jerusalém e o povo pensava que o Reino de Deus ia se manifestar de imediato.

Lucas 19:41 – Quando se aproximou e viu a cidade, Jesus chorou sobre ela

João 11:33 – Ao ver chorando Maria e os judeus que a acompanhavam, Jesus agitou-se no espírito e perturbou-se.

Romanos 9:2 – tenho grande tristeza e constante angústia em meu coração.

Hebreus 2:16 – Pois é claro que não é a anjos que ele ajuda, mas aos descendentes de Abraão.

Hebreus 4:15 – pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *