Estudo de João 20:1 – Comentado e Explicado

No primeiro dia que se seguia ao sábado, Maria Madalena foi ao sepulcro, de manhã cedo, quando ainda estava escuro. Viu a pedra removida do sepulcro.
João 20:1

Comentário de Albert Barnes

Para um relato da ressurreição de Cristo, veja as notas em João 20: 9

A escritura – Veja Lucas 24:26, Lucas 24:46. O sentido ou significado das várias previsões que predisseram sua morte, como, por exemplo, o Salmo 2: 7, comparam Atos 13:33; Salmo 16: 9-10, compare Atos 2: 25-32; Salmo 110: 1, compare Atos 2: 34-35.

Para um relato da ressurreição de Cristo, veja as notas em Mateus 28 .

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 1-8 . E em um daqueles dias, os principais sacerdotes, escribas e anciãos – isto é, alguns dos primeiros homens da nação; veio – Por nomeação do senado, a Jesus; e falou, dizendo: Conte-nos com que autoridade, etc. – Veja em Mateus 21: 23-27 e Marcos 11: 27-33 .

Comentário de E.W. Bullinger

O primeiro dia da semana = No primeiro (dia) dos sábados (plural) grego. Te mia ton sabbaton. A palavra “dia” é fornecida corretamente, pois mia é feminina e, portanto, deve concordar com um substantivo feminino entendido, enquanto o sabbaton é neutro. Lucas 24: 1 tem o mesmo. Mateus lê “ao amanhecer no primeiro (dia) dos sábados” e Marcos ( João 16: 2 ), “muito cedo no primeiro (dia) dos sábados”. A expressão não é um hebraísmo e os “sábados” não devem ser “semana”, como na versão autorizada e na versão revisada. Uma referência a Levítico 28: 15-17 mostra que este “primeiro dia” é o primeiro dos dias para calcular os sete sábados ao Pentecostes. Nesse dia, portanto, o Senhor se tornou as primícias (versículos: João 20:10 , João 20:11 ) da colheita da ressurreição de Deus ( 1 Coríntios 15:23 ).

Mary . Veja App-100.

cedo : ou seja, na nona ou décima hora (3 às 4 da manhã). Veja App-165.

até . Grego. eis. App-104.

sepulcro . Ver João 19:41 .

retirado = tendo sido retirado. Grego. airo. Ver João 19:15 ,

de . Grego. ek. App-104.

Comentário de John Calvin

1. Agora, no primeiro dia da semana. Como a ressurreição de Cristo é o artigo mais importante de nossa fé, e sem ela a esperança da vida eterna se extingue, por esse motivo os evangelistas são mais cuidadosos em prová-lo, pois aqui João recolhe muitas provas, para nos assegurar que Cristo ressuscitou dos mortos. Pode-se pensar estranho, no entanto, que ele não produz testemunhas mais competentes; pois ele começa com uma mulher; mas assim o ditado é cumprido, que

Deus escolhe o que é fraco, tolo e desprezível no mundo, para que nada traga a sabedoria, a excelência e a glória da carne,
( 1 Coríntios 1:27 .)

Certamente não havia nada mais de grandeza terrena nos discípulos do que nas mulheres que seguiram a Cristo; mas como Cristo teve o prazer de considerá-las as principais testemunhas de sua ressurreição, por esse motivo, seu testemunho tem direito à maior deferência e não é suscetível a nenhuma objeção. Quanto aos sacerdotes, escribas e todo o povo, e até Pilatos, nada além de cegueira grosseira e voluntariosa os impedia de acreditar firmemente que Cristo havia ressuscitado. Todos eles, portanto, mereciam que ver não deveriam ver; todavia, Cristo se revelou ao pequeno rebanho.

Antes de prosseguir, porém, é necessário mostrar como os evangelistas concordam entre si; pois, à primeira vista, parece haver alguma contradição em suas palavras. João menciona apenas uma mulher, Maria Madalena; Mateus 28: 1 menciona dois, Maria Madalena, e a outra Maria; Marcos 16: 1 menciona três, Maria Madalena, e Maria (a mãe) de Tiago e Salomé; Lucas 24:10 não fixa o número, mas apenas relata que vieram mulheres que haviam seguido a Cristo da Galiléia. Mas a dificuldade é facilmente resolvida dessa maneira. Como Mateus insere o nome de duas mulheres que eram mais conhecidas e que tinham a maior reputação entre os discípulos, João se satisfaz em mencionar o nome de Maria Madalena sozinha, mas ainda não exclui as outras; e, de fato, é evidente, ao ver suas palavras em conexão, que ela não estava sozinha, pois, pouco depois, Maria Madalena diz, no número plural, NÓS NÃO sabemos onde o colocaram. Embora, portanto, João não diga nada sobre seus companheiros, os outros evangelistas, que relatam que havia muitos com ela, não dizem nada que seja contradito pela narrativa de João.

A discrepância quanto ao tempo pode ser facilmente resolvida. Quando João diz que eles vieram antes do amanhecer, devemos entender que eles partiram em sua jornada durante a escuridão da noite; que, antes de chegarem ao sepulcro, o dia amanheceu; e que à tarde, depois do pôr do sol, quando o sábado terminou, eles compraram as especiarias; e assim a narrativa dos outros evangelistas deve ser reconciliada.

Pode-se pensar que há outra aparência de contradição ao ser declarado por João: que Maria não falou a ninguém, exceto a si mesmo e a Pedro, conforme Lucas 24:10 relata, que ela veio aos onze apóstolos e que suas palavras lhes apareceram. ser histórias ociosas. Mas isso é facilmente explicado, pois João passou intencionalmente pelo resto dos apóstolos, porque foram somente ele e Pedro que vieram ao sepulcro. Quanto a Lucas mencionar apenas Pedro, é pelo mesmo motivo que acabamos de designar em referência a Mary Megdalene e ao resto das mulheres. Também é provável que os outros nove discípulos fossem contidos pelo medo, para que não fossem observados com muita facilidade se entrassem em um corpo. Tampouco é incompatível com o que Lucas parece sugerir que eles desprezassem as palavras de Maria; pois imediatamente depois ele acrescenta que Pedro correu ( Lucas 24:12 .) Ele, portanto, quer dizer simplesmente que, quando a ouviram pela primeira vez, pareciam estar surpresos, mas que por fim Pedro teve coragem e a seguiu com o objetivo de vendo.

Quando Lucas relata que Cristo apareceu a Maria antes de ela ter informado aos discípulos que o túmulo estava vazio, a ordem da narrativa é invertida. Isso é evidente a partir do contexto, pois ele acrescenta o que, João nos diz, aconteceu antes que ela visse Jesus; nem há nada de estranho nisso, pois os escritores hebreus freqüentemente relatam primeiro o que é posterior na ordem do tempo.

No primeiro dia da semana; ou, literalmente, no primeiro dia dos sábados. Os evangelistas não relatam quando ou como Cristo ressuscitou; pois lhes bastava explicar a que horas e a que pessoas sua ressurreição se tornou conhecida. João, portanto, diz que Maria veio no primeiro dia dos sábados. Literalmente, as palavras podem ser traduzidas, em um ( µ?? ) dia dos sábados; mas é habitual que os hebreus usem a palavra ??? ( ehad ) um, em vez de primeiro, porque , calculando , começamos com um. Agora, como todo sétimo dia era dedicado ao descanso, eles chamavam a semana inteira de um sábado que conferia essa honra à sacralidade do dia, de que o resto do tempo era nomeado a partir disso. As mulheres, portanto, foram ao sepulcro no dia seguinte ao sábado, tendo no mesmo dia (mas depois do pôr do sol) comprado especiarias; e depois saíram secretamente da cidade e durante a escuridão da noite, como costumam fazer as pessoas quando têm medo. Agora, era o primeiro dia dos sábados, com relação ao sábado seguinte , porque era o começo da semana, do qual o sábado era o fim.

Comentário de Adam Clarke

O primeiro dia da semana – No que chamamos de domingo de manhã, na manhã seguinte ao sábado judaico. Como Cristo foi sepultado às pressas, essas santas mulheres compraram aromáticos, Marcos 16: 1 ; Lucas 24: 1 , para embalsamar novamente, e de uma maneira mais completa do que poderia ter sido feito por José e Nicodemos. João menciona apenas Maria Madalena, porque ele parece desejar dar uma história mais detalhada de sua conduta do que qualquer outra coisa; mas os outros evangelistas falam de três pessoas que foram juntas ao túmulo, viz. Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé: Mateus 28: 1 ; Marcos 16: 1 .

Comentário de Scofield

Maria

Para a ordem dos eventos no dia da ressurreição, (Ver Scofield “ Mateus 28: 1 “) .

Comentário de Spurgeon

João 20: 1 . O primeiro dia da semana chega ao sepulcro a Maria Madalena, quando ainda estava escuro, e vê a pedra tirada do sepulcro.

Seu amor por seu Senhor a fez levantar cedo e a ajudou a superar o medo que teria impedido muitos de sair “quando ainda estava escuro, até o sepulcro”. Existem medos que alguns não conseguem se livrar no escuro, e esses medos poderiam se intensificar se fossem a um sepulcro no escuro; mas o amor acorda cedo para tentar encontrar Cristo, e o amor pode ver no escuro quando se procura por Jesus. Maria pouco esperava encontrar o túmulo de Jesus vasculhado, e a pedra rolou; ficou tão surpresa com o que viu que se apressou a contar a história a outros amigos de seu senhor.

João 20: 2 . Então ela correu e veio a Simão Pedro e ao outro discípulo, a quem Jesus amava, e disse-lhes: Tiraram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o puseram.

Essa era a linguagem da ignorância e da descrença. Ela esquecera que o Senhor havia dito que ele ressuscitaria no terceiro dia; ou então ela nunca havia entendido o significado das palavras dele; então, em vez de dizer: “Ele ressuscitou”, ela disse: “Eles tiraram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde eles o colocaram”. A descrença geralmente lê as coisas de maneira errada; lê tristeza em fatos que devem criar alegria. Nada poderia ter feito Maria mais feliz do que acreditar que seu Senhor havia ressuscitado dos mortos, e nada a deixou mais triste do que sentir que ela devia dizer: “Eles tiraram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde eles o deitaram. ”

João 20: 3-4 . Pedro, pois, saiu com esse outro discípulo e foi ao sepulcro. Então eles correram os dois juntos; e o outro discípulo ultrapassou Pedro, e veio primeiro ao sepulcro.

Eles queriam saber o que realmente havia acontecido, então decidiram que iriam ver. A mensagem da mulher os surpreendeu e os perturbou: “Então eles correram os dois juntos”. Muitas pessoas pareciam estar correndo naquela manhã. Se os discípulos soubessem toda a verdade, eles poderiam ter começado a dançar de alegria, mas seus medos aceleraram seus passos.

João 20: 5 . E ele se abaixou e, olhando para dentro, viu as roupas de linho caídas;

Para que ele soubesse que não haviam levado o corpo de Jesus; pois, se tivessem, certamente não teriam tirado a roupa de linho. Teria sido muito difícil e levaria um tempo considerável para desembrulhar as roupas frias do túmulo quando elas foram amarradas ao corpo pelos unguentos que haviam sido usados: “Ele viu as roupas de linho repousando; “-

João 20: 5 . No entanto, ele não entrou.

Talvez por reverência; ou, possivelmente, por deferência ao homem mais velho, ele daria a ele a preferência e o deixaria entrar primeiro.

João 20: 6 . Então veio Simão Pedro, seguindo-o, e foi ao sepulcro, e viu as roupas de linho;

Ambos estavam evidentemente impressionados com aquela visão. Indicava que não havia pressa nem pressa por ladrões, mas ação deliberada de outro tipo.

João 20: 7 . E o guardanapo, que estava sobre sua cabeça, não deitado com as roupas de linho, mas embrulhado em um lugar por si só.

Como alguém já disse, havia as roupas de sepultura deixadas como móveis para a última cama do crente, e havia o guardanapo, “em um lugar por si só”, para enxugar as lágrimas dos enlutados. A principal lição é que esse ato foi feito à vontade por alguém que não tinha pressa. Ele juntou as roupas de linho, embrulhou o guardanapo e o colocou “em um lugar por si só”.

João 20: 8 . Então entrou também aquele outro discípulo, que veio primeiro ao sepulcro, e ele viu e creu.

Isso é muita coisa para John poder dizer a respeito de si mesmo, pois Maria ainda não havia acreditado. Possivelmente, Peter mal acreditou, mas John acreditou. Ele tinha certeza de que o Senhor havia ressuscitado. Lembrou-se de suas palavras e interpretou corretamente o fato agora diante dele: “ele viu e creu”.

João 20: 9 . Pois ainda não conheciam as escrituras, que ele deveria ressuscitar dentre os mortos.

Eles não entenderam isso; até o próprio João não o fez até então. O resto dos discípulos nunca colocou essa interpretação nas palavras de nosso Senhor, que era o significado claro e simples deles, a saber, que ele ressuscitaria dos mortos. Não deveria me perguntar se há outras palavras das Escrituras, com relação ao futuro, que deveríamos compreender se as tomássemos exatamente como estão na Palavra; mas colocamos outros significados neles e, consequentemente, não nos aprofundamos neles.

João 20:10 . Então os discípulos foram novamente para seu próprio lar.

Tendo verificado que o corpo de Jesus não estava lá, e João tendo chegado à conclusão de que o Senhor realmente havia ressuscitado dentre os mortos, ele e Pedro foram para casa em oração, para esperar e ver o que aconteceria em seguida.

João 20:11 . Maria, porém, levantou-se.

Ela não estava indo embora para casa. O amor não pode deixar o lugar onde perdeu seu objeto; continuará pesquisando lá: “Mas Maria permaneceu” –

João 20:11 . Sem o sepulcro chorando; e, enquanto chorava, abaixou-se e olhou.

Alguns podem chorar, mas nunca olham. Não aja, amado, mas procure conforto mesmo quando seu coração estiver partido: “Enquanto ela chorava, ela se abaixou e olhou” –

João 20: 11-12 . no sepulcro, e vê dois anjos em branco –

A cor da ressurreição, a cor da alegria e da alegria: “dois anjos em branco” –

João 20:12 . Sentado, um na cabeça e outro nos pés, onde estava o corpo de Jesus.

Não tenho dúvidas de que o anjo que estava sentado aos pés estava tão contente em sentar ali quanto o outro na cabeça. Se dois de vocês forem enviados para os assuntos do Senhor, não escolha onde estará ou o que fará. “Um na cabeça e outro nos pés.” Receio que, se eles fossem homens em vez de anjos, ambos quisessem sentar à cabeça e os pés fossem negligenciados. Essa visão parece lembrar um do propiciatório, onde os querubins estavam de frente um para o outro e cobrindo o propiciatório com as asas abertas.

João 20:13 . E eles lhe disseram: Mulher, por que choras? Disse-lhes: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram.

Luto não tem muitas palavras. É provável que se repita, como o próprio Senhor fez no Getsêmani quando orou três vezes, usando as mesmas palavras.

João 20: 14-15 . E quando ela disse isso, voltou-se e viu Jesus em pé e não sabia que era Jesus. Disse-lhe Jesus: Mulher, por que choras?

Cristo freqüentemente repete as palavras de seus mensageiros, como se fosse para endossá-las. Os anjos disseram: “Mulher, por que choras?” O Mestre dos anjos diz o mesmo. Eu oro a ele, hoje à noite, não apenas para me dar a palavra certa para dizer, mas também para dizer ele mesmo aos seus corações. Mas Jesus acrescentou outra pergunta aos anjos: “Mulher, por que choras?”

João 20:15 . A quem tu procuras? Ela, supondo que ele fosse o jardineiro, disse-lhe: Senhor, se você o tiver levado daqui, diga-me onde o colocou, e eu o levarei.

Ocorreu-lhe que, possivelmente, o jardineiro se opôs a ter um cadáver no jardim, e que, portanto, ele havia chegado de manhã cedo e levado embora? Mal podemos imaginar o que ela pensou; mas quando as pessoas estão sofrendo muito, muitas vezes pensam em muitas coisas que não pensariam se estivessem em perfeito juízo. Que ilusões estranhas, que quimeras singulares de forma monstruosa passarão pelo coração da dor! Deus nos ajude a ter a mente clara e a não pensar no que não gostaríamos de dizer! Ainda assim, Maria era uma mulher corajosa, pois disse ao jardineiro: “Diga-me onde você o colocou, e eu o levarei embora”.

João 20:16 . Disse-lhe Jesus Maria. Virou-se e disse-lhe Rabboni; ou seja, Mestre.

Ela disse: “Meu mestre, meu rabino, meu professor, meu líder, meu querido mestre”; e espero que ela tenha dito isso com grande exultação. Ela adorou ter seu Mestre novamente, ter seu Mestre novamente; pois estar sem seu Mestre e sem seu Senhor era um terrível luto para aquele coração gentil e educável. Suponho que ela estava prestes a se apossar de Cristo, agarrá-lo pelos pés, para que ele não se afastasse dela.

João 20:17 . Disse-lhe Jesus: Não me toces;

Ou, como as palavras podem ser lidas, “Não me segure; não me detenhas; “-

João 20:17 . Pois ainda não ascendi a meu Pai:

“Eu tenho que me afastar de você, então não imagine que você possa me segurar. Não, o tempo para tais comunicações comigo já passou, pois agora estou em outra condição. Vou me comunicar com você espiritualmente; mas, para isso, você deve esperar um pouco: ‘Ainda não subi ao meu Pai.’ ”

João 20:17 . Mas vá aos meus irmãos, –

Ele nunca os chamou assim antes. “Irmãos”, ele os chamara, mas não com o enfático “meu”. “Vá aos meus irmãos” –

João 20:17 . E diga-lhes: Eu ascendo a meu Pai e a seu Pai; e ao meu Deus, e ao seu Deus.

Assim, Cristo explicou-lhes que o Pai, que é Deus, era Deus para Cristo e Deus para eles; o Pai de Cristo, e seu Pai também.

João 20:18 . Maria Madalena veio e disse aos discípulos que tinha visto o Senhor,

Essa foi uma mensagem muito diferente da primeira. Então ela veio e disse: “Ele se foi; a tumba está vazia; a pedra é retirada; agora ela vem com as boas novas: “Vi nosso Senhor ressuscitado”.

João 20:18 . E que ele havia falado essas coisas com ela.

Às vezes, temos que transmitir a mensagem de justiça severa, que é uma condenação aos culpados; mas, quão doce é poder vir com a mensagem do evangelho!

‘Ele vive; o grande Redentor vive.

Ele vive para implorar pelos pecadores; então, pecadores: venham e confiem nele, pois ele se manifestará a você tão seguramente quanto a esses discípulos, embora não exatamente da mesma forma.

Comentário de John Wesley

Mateus 28: 1 ; Marcos 16: 1 ; Lucas 24: 1 .

Referências Cruzadas

Mateus 27:60 – e o colocou num sepulcro novo, que ele havia mandado cavar na rocha. E, fazendo rolar uma grande pedra sobre a entrada do sepulcro, retirou-se.

Mateus 27:64 – Ordena, pois, que o sepulcro dele seja guardado até o terceiro dia, para que não venham seus discípulos e, roubando o corpo, digam ao povo que ele ressuscitou dentre os mortos. Este último engano será pior do que o primeiro”.

Mateus 28:1 – Depois do sábado, tendo começado o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.

Mateus 28:1 – Depois do sábado, tendo começado o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.

Mateus 28:2 – E eis que sobreveio um grande terremoto, pois um anjo do Senhor desceu do céu e, chegando ao sepulcro, rolou a pedra da entrada e assentou-se sobre ela.

Mateus 28:9 – De repente, Jesus as encontrou e disse: “Salve! ” Elas se aproximaram dele, abraçaram-lhe os pés e o adoraram.

Marcos 15:46 – Então José comprou um lençol de linho, baixou o corpo da cruz, envolveu-o no lençol e o colocou num sepulcro cavado na rocha. Depois, fez rolar uma pedra sobre a entrada do sepulcro.

Marcos 16:1 – Quando terminou o sábado, Maria Madalena, Salomé e Maria, mãe de Tiago, compraram especiarias aromáticas para ungir o corpo de Jesus.

Marcos 16:3 – perguntando umas às outras: “Quem removerá para nós a pedra da entrada do sepulcro? “

Marcos 16:9 – Quando Jesus ressuscitou, na madrugada do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, de quem havia expulsado sete demônios.

Lucas 24:1 – No primeiro dia da semana, de manhã bem cedo, as mulheres tomaram as especiarias aromáticas que haviam preparado e foram ao sepulcro.

Lucas 24:12 – Pedro, todavia, levantou-se e correu ao sepulcro. Abaixando-se, viu as faixas de linho e mais nada; afastou-se, e voltou admirado com o que acontecera.

João 20:19 – Ao cair da tarde daquele primeiro dia da semana, estando os discípulos reunidos a portas trancadas, por medo dos judeus, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “Paz seja com vocês! “

João 20:26 – Uma semana mais tarde, os seus discípulos estavam outra vez ali, e Tomé com eles. Apesar de estarem trancadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “Paz seja com vocês! “

Atos dos Apóstolos 20:7 – No primeiro dia da semana reunimo-nos para partir o pão, e Paulo falou ao povo. Pretendendo partir no dia seguinte, continuou falando até à meia-noite.

1 Coríntios 16:2 – No primeiro dia da semana, cada um de vocês separe uma quantia, de acordo com a sua renda, reservando-a para que não seja preciso fazer coletas quando eu chegar.

Apocalipse 1:10 – No dia do Senhor achei-me no Espírito e ouvi por trás de mim uma voz forte, como de trombeta,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *