Estudo de João 5:17 – Comentado e Explicado

Mas ele lhes disse: Meu Pai continua agindo até agora, e eu ajo também.
João 5:17

Comentário de Albert Barnes

Meu pai – deus

Trabalha até agora – Trabalha “até agora” ou até este momento. Deus não deixou de trabalhar no sábado. Ele faz o sol nascer; Ele rola as estrelas; Ele faz crescer a grama, a árvore, a flor. Ele não suspendeu suas operações no sábado, e a obrigação de “descansar” no sábado não se estende a ele. Ele criou o mundo em seis dias e cessou o trabalho da criação; mas Ele não deixou de governá-lo e de levar adiante, por Sua providência, Seus grandes planos no sábado.

E eu trabalho – “Como Deus faz o bem naquele dia; como ele não é obrigado pela lei que exige que suas criaturas descansem naquele dia, então “eu” faço o mesmo. A lei sobre esse assunto pode ser dispensada, também, no meu caso, pois o Filho do homem é o Senhor do sábado. ” Nesta resposta, está implícito que ele era igual a Deus por duas circunstâncias:

1.Porque ele chamou Deus de Pai, João 5:18 .

2. Porque ele reivindicou a mesma isenção da lei que Deus, afirmando que a lei do sábado não o vinculava a ele ou a seu Pai, mostrando assim que ele tinha o direito de impor e revogar leis da mesma maneira que Deus. Quem tem o direito de fazer isso deve ser Deus.

Comentário de E.W. Bullinger

Meu pai Veja nota em João 2:16 .

trabalha . Compare João 9: 4 e veja o App-176.

até agora até agora ; referente à Dispensa do AT. Agora, Jeová estava falando “por seu filho” ( Hebreus 1: 2 ).

e eu trabalho = também estou trabalhando [agora].

Comentário de John Calvin

17. Meu Pai trabalha até agora. Devemos ver que tipo de defesa Cristo emprega. Ele não responde que a lei sobre guardar o sábado era temporária e que agora deveria ser abolida; mas, pelo contrário, sustenta que ele não violou a lei, porque esta é uma obra divina. É verdade que a cerimônia do sábado fazia parte das sombras da Lei (99) e que Cristo a pôs fim com sua vinda, como Paulo mostra ( Colossenses 2:16 ;), mas a presente pergunta não ligue esse ponto. Pois é somente de suas próprias obras que os homens são ordenados a se abster; e, consequentemente, a circuncisão – que é uma obra de Deus, e não dos homens – não está em desacordo com o sábado.

O que Cristo insiste é isto, que o descanso santo que foi ordenado pela Lei de Moisés não é perturbado quando somos empregados nas obras de Deus. (100) E por essa razão ele desculpa não apenas sua própria ação, mas também a ação do homem que carregava sua cama; pois era um apêndice e – como poderíamos dizer – uma parte do milagre, pois não passava de uma aprovação dele. Além disso, se a ação de graças e a publicação da glória divina eram consideradas entre as obras de Deus, não era uma profanação do sábado testemunhar a graça de Deus pelos pés e mãos. Mas é principalmente para si mesmo que Cristo fala, a quem os judeus eram mais hostis. Ele declara que a solidez do corpo que ele restaurou ao homem doente é uma demonstração de seu poder divino. Ele afirma que ele é o Filho de Deus e que age da mesma maneira que seu Pai.

Qual é o uso do sábado, e por que razões ele foi ordenado, agora não discuto mais detalhadamente. É suficiente para a presente passagem, que a guarda do sábado esteja tão longe de interromper ou dificultar as obras de Deus, que, pelo contrário, dê lugar apenas a elas. Pois por que a Lei ordena que os homens se abstenham de suas próprias obras, mas para manter todos os seus sentidos livres e ocupados por considerar as obras de Deus? Consequentemente, quem não permite, no sábado, um curso livre e reina nas obras de Deus, não é apenas um falso expositor da Lei, mas a inverte perversamente.

Se houver objeção de que o exemplo de Deus é dado aos homens, para que descansem no sétimo dia, a resposta é fácil. Os homens não são conformes a Deus a esse respeito, que Ele deixou de trabalhar, mas abstendo-se das ações problemáticas deste mundo e aspirando ao descanso celestial. O sábado ou descanso de Deus, (101) , portanto, não é ociosidade, mas a verdadeira perfeição, que traz consigo um estado calmo de paz. Tampouco é inconsistente com o que Moisés diz que Deus pôs fim às suas obras ( Gênesis 2: 2 😉 pois ele quer dizer que, depois de ter completado a formação do mundo, Deus consagrou naquele dia, para que os homens o empregassem. meditando em suas obras. No entanto, ele não deixou de sustentar por esse poder o mundo que havia criado, de governá-lo por sua sabedoria, de apoiá-lo por sua bondade e de regular todas as coisas de acordo com seu prazer, tanto no céu como na terra. Em seis dias, portanto, a criação do mundo foi concluída, mas a administração ainda é continuada, e Deus trabalha incessantemente em manter e preservar a ordem dele; como Paulo nos informa que Nele vivemos , nos movemos e somos ( Atos 17:28 😉 e Davi nos informa que todas as coisas permanecem enquanto o Espírito de Deus as apóia, e que elas falham assim que ele retira seu apoio ( Salmos 104: 29 ). Também não é apenas por uma providência geral que o Senhor mantém o mundo que Ele criou, mas Ele organiza e regula cada parte dele, e mais especialmente, por sua proteção, ele mantém e guarda os crentes que ele recebeu sob seus cuidados e tutela.

E eu trabalho. Deixando a defesa da causa presente, Cristo agora explica o fim e o uso do milagre, a saber, que por meio dele ele possa ser reconhecido como o Filho de Deus; pois o objetivo que ele tinha em vista em todas as suas palavras e ações era mostrar que ele era o autor da salvação. O que ele agora reivindica para si mesmo pertence à sua Divindade, como o Apóstolo também diz, que

ele sustenta todas as coisas por sua poderosa vontade ( Hebreus 1: 3. )

Mas quando ele testifica que ele é Deus, é que, manifestando-se na carne, ele pode desempenhar o ofício de Cristo; e quando ele afirma que veio do céu, é principalmente com o objetivo de nos informar para que propósito ele desceu à terra.

Comentário de Adam Clarke

Meu Pai trabalhou até então, e eu trabalho – Ou, como meu Pai trabalha até agora, etc., sendo entendido. Deus criou o mundo em seis dias: no sétimo, ele descansou de todos os atos criadores e o separou para ser um memorial eterno de sua obra. Mas, embora ele tenha descansado de criar, ele nunca deixou de preservar e governar o que havia formado: nesse aspecto ele não pode guardar sábados; pois nada pode continuar a existir, ou responder ao fim proposto pela Divina sabedoria e bondade, sem a energia contínua de Deus. Por isso, trabalho – estou constantemente empregado da mesma maneira, governando e apoiando todas as coisas, confortando os miseráveis ??e salvando os perdidos; e para mim, a este respeito, não há sábado.

Comentário de Thomas Coke

João 5:17 . Meu Pai trabalha até agora Jesus começou sua defesa mostrando aos governantes a irracionalidade de seu descontentamento com ele, porque havia restaurado o enfermo à saúde no dia de sábado. Ele lhes disse que, ao realizar curas no dia de sábado, ele apenas imitava seu Pai, que trabalhava todos os dias da semana fazendo o bem aos homens por sua Providência incansável; pois, no sábado, como em outros dias, através da operação invisível de seu poder, Deus apóia toda a estrutura da natureza e continua o movimento dos céus, sobre os quais as vicissitudes do dia e da noite e das estações, depender; que são tão necessários para a produção de alimentos e os outros meios de vida. Enquanto os judeus construíam sua observação do sábado após Deus repousar sobre as obras da criação, esse argumento foi decisivo. Alguns dizem: Meu Pai trabalha até agora.

Comentário de John Wesley

Mas Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho.

Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho – Desde a criação até agora ele tem trabalhado sem intervalo. Eu faço o mesmo. Esta é a proposição que é explicada em João 5: 19-30 , confirmada e justificada em João 5:31 e nos versículos seguintes.

Referências Cruzadas

Gênesis 2:1 – Assim foram concluídos os céus e a terra, e tudo o que neles há.

Salmos 65:6 – Tu que firmaste os montes pela tua força, pelo teu grande poder.

Isaías 40:26 – Ergam os olhos e olhem para as alturas. Quem criou tudo isso? Aquele que põe em marcha cada estrela do seu exército celestial, e a todas chama pelo nome. Tão grande é o seu poder e tão imensa a sua força, que nenhuma delas deixa de comparecer!

Mateus 10:29 – Não se vendem dois pardais por uma moedinha? Contudo, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do Pai de vocês.

João 9:4 – Enquanto é dia, precisamos realizar a obra daquele que me enviou. A noite se aproxima, quando ninguém pode trabalhar.

João 14:10 – Você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu lhes digo não são apenas minhas. Pelo contrário, o Pai, que vive em mim, está realizando a sua obra.

Atos dos Apóstolos 14:17 – Contudo, não ficou sem testemunho: mostrou sua bondade, dando-lhes chuva do céu e colheitas no tempo certo, concedendo-lhes sustento com fartura e enchendo de alegria os seus corações”.

Atos dos Apóstolos 17:28 – ‘Pois nele vivemos, nos movemos e existimos’, como disseram alguns dos poetas de vocês: ‘Também somos descendência dele’.

1 Coríntios 12:6 – Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos.

Colossenses 1:16 – pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele.

Hebreus 1:3 – O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *