Estudo de Lucas 13:23 – Comentado e Explicado

Alguém lhe perguntou: Senhor, são poucos os homens que se salvam? Ele respondeu:
Lucas 13:23

Comentário de Albert Barnes

Então disse um – Quem era esse não aparece. É provável que ele não tenha sido um dos discípulos, mas um dos judeus, que veio para o perplexar ou para envolvê-lo em uma controvérsia com os fariseus.

Poucos são salvos? Era a opinião predominante entre os judeus que poucos entrariam no céu. Como apenas dois de todos os exércitos que saíram do Egito entraram na terra de Canaã, alguns deles sustentaram que um número proporcionalmente pequeno entraria no céu (Lightfoot). Sobre este assunto, o homem desejou a opinião de Jesus. Era uma questão de curiosidade ociosa. A resposta para isso teria feito pouco bem. Era muito mais importante para o homem garantir sua própria salvação do que entrar em inquéritos ociosos e especulações vãs. Nosso Senhor, portanto, aconselhou “ele”, como ele faz “tudo, esforçar-se” para entrar no céu.

Comentário de E.W. Bullinger

Senhor . App-98. UMA.

existem = se (App-118. a) existem.

be = está sendo.

Comentário de John Calvin

13:23 . E alguém lhe diz: Embora Mateus relate essa resposta, como se estivesse imediatamente conectada com outras frases retiradas dos sermões de nosso Senhor, ainda assim acho que a ocasião de ser dita surgiu da presente pergunta. A razão pela qual a pergunta foi feita parece ter sido que Cristo, que se declarou o autor da vida, poderia com dificuldade reunir um pequeno número de discípulos. Pode parecer que um pequeno grupo de homens seria salvo e que toda a igreja iria arruinar: para toda a nação, entre os quais a doutrina de Cristo não fez grande progresso e por quem foi universalmente rejeitada , tinha sido adotado por Deus como o herdeiro da vida. Uma dúvida semelhante nos invade quando olhamos para a condição melancólica do mundo. “’ A maior parte dos homens busca uma vida totalmente divergente do Evangelho. Qual o significado disso?” Por essa razão, Cristo, dirigindo seu discurso a todos, exortou-os a se esforçarem para entrar pelo portão estreito. Essas palavras pretendiam retirar seu povo de uma curiosidade tola, pela qual muitos são retardados e envolvidos, quando olham em volta para ver se há algum. companheiros estão se juntando a eles, como se não quisessem ser salvos, mas no meio da multidão. Quando ele pede que eles se esforcem, ou trabalhem, ele transmite a informação de que é impossível obter a vida eterna sem grandes e terríveis dificuldades. Que os crentes, portanto, prestem sua sincera atenção a esse objeto, em vez de se entregar a uma curiosidade excessiva sobre o vasto número daqueles que estão se perdendo.

Comentário de Adam Clarke

Poucos são salvos? Uma questão de impertinência ou curiosidade, cuja resposta não pode beneficiar ninguém. A grande questão é: posso ser salvo? Sim. Quão? Esforce-se sinceramente para entrar pelo portão estreito – a?????es?e , agonizar – exerça todo poder do corpo e da alma – deixe que sua salvação seja o grande negócio de toda a sua vida.

Comentário de Thomas Coke

Lucas 13: 23-24 . Senhor, poucos são salvos? etc. – Nosso Senhor estava agora viajando lentamente em direção a Jerusalém, a caminho do Jordão, a partir do nordeste da Judéia. Em algum lugar na estrada, provavelmente logo depois que ele descreveu o sucesso do evangelho pelas parábolas do grão de mostarda e do fermento, sua opinião foi questionada a respeito do número daqueles que deveriam ser salvos. A pessoa que propôs a pergunta parece ter ouvido as parábolas acima mencionadas; se ele tivesse, suas noções do reino de Deus, como as dos judeus da época, talvez ele quisesse uma salvação temporal , admitindo o reino do Messias; mas como nenhum reino secular deveria ser erguido por seu grande libertador, Jesus respondeu à pergunta em seu significado espiritual. Ou podemos supor que este judeu indagou sobre a salvação eterna dos homens; porque, embora pudesse facilmente acreditar que todos os seus irmãos deveriam ser salvos, ele não conseguia acreditar tão facilmente que a salvação não estava confinada à sua própria nação; portanto, tendo uma alta opinião de Jesus como professor, ele propôs duvida para ele. Mas, em qualquer sentido que entendamos essa pergunta, a resposta de nosso Senhor contém uma exortação, o que implica que apenas um pequeno número de judeus daquela geração seria salvo. Ele disse, esforce se para entrar pelo portão reto. Ao indagar com curiosidade, sobre o estado dos outros, você parece estar à vontade com relação à sua própria salvação; Portanto, devo lhe dizer que, embora como judeus você tenha grandes vantagens, a porta da vida ainda seja estreita; e que, se quiserem ser salvos, devem se esforçar ao máximo. Sobre isso, você ficará mais convencido, quando eu lhe garantir, que muitos de seus irmãos que, por confiarem em seus privilégios como judeus, viveram o tempo todo em segurança, serão para sempre excluídos do céu: para muitos, digo para você procurará entrar e não poderá; isto é, procurará entrar em uma estação imprópria, nomeadamente por importunos tratados, após a conclusão do período de seu julgamento, e seu estado final e irreversivelmente determinado como é evidente no próximo versículo. A palavra a?????es?e , traduzida como esforço, importa o ato de lutar, da maneira mais ardente e resoluta, com antagonistas nos jogos ou na guerra, e pode muito bem dizer que o portão estreito é cercado por uma variedade de inimigos, através dos quais: se aspiramos a uma coroa de glória eterna, devemos, pela graça, romper e forçar o nosso caminho; uma representação igualmente justa e desperta! Ver 1 Coríntios 9: 25-27 . Colossenses 1:29 . 1 Timóteo 6:12 . 2 Timóteo 4: 7 e as Inferências e Reflexões.

Comentário de Scofield

salvou

(Veja Scofield “ Romanos 1:16 “) .

Referências Cruzadas

Mateus 7:14 – Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram”.

Mateus 19:25 – Ao ouvirem isso, os discípulos ficaram perplexos e perguntaram: “Neste caso, quem pode ser salvo? “

Mateus 20:16 – “Assim, os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos”.

Mateus 22:14 – “Pois muitos são chamados, mas poucos são escolhidos”.

Mateus 24:3 – Tendo Jesus se assentado no monte das Oliveiras, os discípulos dirigiram-se a ele em particular e disseram: “Dize-nos, quando acontecerão essas coisas? E qual será o sinal da tua vinda e do fim dos tempos? “

Marcos 13:4 – “Dize-nos, quando acontecerão essas coisas? E qual será o sinal de que tudo isso está prestes a cumprir-se? “

Lucas 12:13 – Alguém da multidão lhe disse: “Mestre, dize a meu irmão que divida a herança comigo”.

Lucas 21:7 – “Mestre”, perguntaram eles, “quando acontecerão essas coisas? E qual será o sinal de que elas estão prestes a acontecer? “

João 21:21 – Quando Pedro o viu, perguntou: “Senhor, e quanto a ele? “

Atos dos Apóstolos 1:7 – Ele lhes respondeu: “Não lhes compete saber os tempos ou as datas que o Pai estabeleceu pela sua própria autoridade.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *