Estudo de Marcos 10:32 – Comentado e Explicado

Estavam a caminho de Jerusalém e Jesus ia adiante deles. Estavam perturbados e o seguiam com medo. E tomando novamente a si os Doze, começou a predizer-lhes as coisas que lhe haviam de acontecer:
Marcos 10:32

Comentário de Albert Barnes

Jesus foi antes dele – à maneira de um líder e guia intrépido e destemido, expondo-se a si mesmo ao perigo e à morte, e não a seus seguidores.

E eles ficaram maravilhados … – Eles temiam que o mal lhe ocorresse na cidade; que os escribas e fariseus, que tantas vezes procuravam matá-lo, o fariam. Seu medo e espanto aumentaram quando ele lhes disse o que aconteceria com ele lá. Eles ficaram surpresos que, quando ele sabia tão bem o que iria acontecer, ele ainda deveria perseverar em subir à cidade.

Versículos 35-45

Veja as notas em Mateus 20: 20-28 .

Comentário de Joseph Benson

Marcos 10: 32-34 . Eles estavam a caminho de Jerusalém, e Jesus foi adiante deles: e ficaram maravilhados – com a coragem e a intrepidez dele, considerando o tratamento que ele próprio lhes havia dito que deveria encontrar ali: e, enquanto os seguiam, estavam com medo . para ele e para eles mesmos: no entanto, ele julgou melhor prepará-los, dizendo-lhes mais particularmente o que aconteceria. Os governantes em Jerusalém haviam divulgado uma proclamação contra nosso Senhor, imediatamente após a ressurreição de Lázaro, e provavelmente prometeram uma recompensa a qualquer um que o prendesse, João 11:57 . Esta pode ser a razão pela qual os discípulos ficaram surpresos com a vivacidade que seu Mestre mostrou nessa jornada para a capital e com medo enquanto o seguiam. Em tais circunstâncias, nosso Senhor sabia que uma repetição da profecia a respeito de seus próprios sofrimentos era apropriada; porque mostrou aos discípulos que eles eram totalmente voluntários. E como ele lhes disse expressamente que eles haviam sido preditos pelos profetas e, consequentemente, decretados por Deus por Deus, a oposição com a qual ele se encontraria, embora acabasse em morte, em vez de enfraquecer sua fé, deveria tê-la aumentado. ; especialmente quando ele os informou ao mesmo tempo em que se levantaria novamente no terceiro dia. Eis que subimos a Jerusalém, etc. – Ver Mateus 20: 18-19 .

Comentário de E.W. Bullinger

para = até. Grego. eis . App-104.

foi = estava acontecendo.

ficaram surpresos. Essa admiração repentina é um suplemento divino, aqui.

tomou = levou de lado.

novamente . Este foi o terceiro anúncio de Seus sofrimentos. Para os outros Ver Marcos 8:31 ; Marcos 9:31 e Marcos 10:45 .

Comentário de Adam Clarke

E ele pegou novamente os doze – Ou assim: Por ter novamente pegado os doze, etc. Eu traduzo ?a? para, qual significado ele costuma suportar; ver Lucas 1:22 ; João 12:35 e em outros lugares. Isso explica a maravilha e o medo dos discípulos, pois ele começou a contar a eles no caminho o que aconteceria com ele. Acho que esse senso de ?a? também é percebido por Rosenmuller. Veja em Mateus 20: 17-19 ; (Nota).

Comentário de Thomas Coke

Marcos 10:32 . Eles estavam subindo, etc. – Os governantes de Jerusalém haviam proclamado contra nosso Senhor, imediatamente após a ressurreição de Lázaro, e provavelmente prometeram uma recompensa a qualquer um que o apreendesse, João 11:57 . Esta parece ter sido a razão pela qual os discípulos ficaram maravilhados. A vivacidade que seu Mestre demonstrou em uma expedição tão perigosa os surpreendeu, e eles ficaram com medo, sendo atingidos por uma apreensão terrível das conseqüências enquanto o seguiam. Todos esperavam que o reino aparecesse imediatamente, Lucas 19:11 . mas lembrando o que lhes foi dito sobre a dificuldade dos homens ricos entrarem nela, e comparando essa declaração com o comportamento dos governantes, que até então se opuseram e perseguiram a Jesus, ficaram muito apreensivos com os perigos aos quais deveriam estar expostos. Jerusalém. Em tais circunstâncias, nosso Senhor sabia que a repetição da profecia a respeito de seus próprios sofrimentos era apropriada, porque mostrava aos discípulos que eles eram inteiramente voluntários; e, como ele lhes disse expressamente, que eles haviam sido preditos pelos profetas, a oposição que ele enfrentaria, embora terminasse com sua morte, em vez de enfraquecer a fé deles, deveria ter aumentado; especialmente quando ele os informou ao mesmo tempo, que se levantaria novamente no terceiro dia. Veja os próximos versículos e a nota em Mateus 20:18 .

Comentário de John Wesley

E eles estavam subindo a Jerusalém; e Jesus foi adiante deles; e ficaram maravilhados; e enquanto eles seguiam, eles estavam com medo. E ele pegou novamente os doze e começou a dizer-lhes o que deveria lhe acontecer.

Eles estavam a caminho de Jerusalém, e Jesus foi adiante deles: e ficaram maravilhados – com a coragem e a intrepidez dele, considerando o tratamento que ele próprio lhes havia dito que deveria encontrar ali: e, enquanto os seguiam, estavam com medo. para ele e para eles mesmos: no entanto, ele julgou melhor prepará-los, dizendo-lhes mais particularmente o que aconteceria. Mateus 20:17 ; Lucas 18:31 .

Referências Cruzadas

Zacarias 3:8 – ” ‘Ouçam bem, sumo sacerdote Josué e seus companheiros sentados diante de você, homens que prefiguram coisas que virão: Vou trazer o meu servo, o Renovo.

Mateus 11:25 – Naquela ocasião Jesus disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos.

Mateus 13:11 – Ele respondeu: “A vocês foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos céus, mas a eles não.

Mateus 20:17 – Enquanto estava subindo para Jerusalém, Jesus chamou em particular os doze discípulos e lhes disse:

Marcos 4:34 – Não lhes dizia nada sem usar alguma parábola. Quando, porém, estava a sós com os seus discípulos, explicava-lhes tudo.

Lucas 9:51 – Aproximando-se o tempo em que seria elevado ao céu, Jesus partiu resolutamente em direção a Jerusalém.

Lucas 10:23 – Então ele se voltou para os seus discípulos e lhes disse em particular: “Felizes são os olhos que vêem o que vocês vêem.

Lucas 18:31 – Jesus chamou à parte os Doze e lhes disse: “Estamos subindo para Jerusalém, e tudo o que está escrito pelos profetas acerca do Filho do homem se cumprirá.

João 11:8 – Estes disseram: “Mestre, há pouco os judeus tentaram apedrejar-te e assim mesmo vais voltar para lá? “

João 11:16 – Então Tomé, chamado Dídimo, disse aos outros discípulos: “Vamos também para morrermos com ele”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *