Estudo de Números 25:11 – Comentado e Explicado

"Finéias, filho de Eleazar, filho do sacerdote Aarão, desviou minha cólera de sobre os israelitas, dando provas entre eles do mesmo zelo que eu. Por isso não os extingui em minha cólera.
Números 25:11

Comentário de Albert Barnes

Desviou a minha ira – O exemplo de sinal feito por Finéias como um dos principais ofensores foi aceito por Deus como uma expiação (literalmente em Números 25:13 “cobertura”; veja a nota no significado típico de Levítico 1: 4 ), e a ira exterminadora que se manifestara contra todo o povo foi presa Salmo 106: 30 .

O ato de Finéias deve ser considerado excepcional. Foi uma ação extraordinária de vingança, justificada pela atrocidade singular do crime que o provocou; mas não confere o direito de todo homem punir sumariamente qualquer violação grosseira e flagrante da lei divina cometida em sua presença. Compare o ato de Mattatias ( Números 31: 6 ; Josué 22:13 ).

Comentário de Thomas Coke

Números 25: 11-13 . Finéias, filho de Eleazar, etc. – Deus, em recompensa do zelo incontrolável de Finéias, confirmou-lhe o direito que tinha de suceder a Eleazar, como filho, no ofício do sacerdócio; e prometeu a ele que o mesmo privilégio augusto deveria ser perpetuado em sua família. Parece, pelas palavras do versículo 12, como se o sacerdócio fosse algo diferente da aliança de paz. Alguns dos intérpretes judeus concluem deste texto que Deus prometeu a Finéias um privilégio de pedir perdão a partir de então por pessoas culpadas. Mas não há nada mais indefinido na linguagem sagrada do que a palavra paz: ela é usada para denotar todo tipo de prosperidade e, em particular, a vida longa. Finéias realmente se divertiu nesse último sentido, como aparece no Livro de Juízes. A promessa de um sacerdócio eterno, de acordo com a linguagem do Antigo Testamento, também foi cumprida. Os judeus consideram doze sumos sacerdotes da raça de Finéias desde seu tempo até Salomão; mais nove desse período para o cativeiro; e quinze desde o restabelecimento até a época de Antíoco Eupator; o último dos quais foi Onias, morto por Lisias. É verdade que o sumo sacerdócio esteve por um tempo na família de Ithamar, mas logo retornou ao de Finéias. Eli foi o primeiro da família de Ithamar que gostou do escritório; que retornou à casa de Finéias na pessoa de Zadock, onde continuou até os macabeus. O Dr. Shuckford propõe outra explicação para essa passagem, que alguns, talvez, possam achar mais satisfatória; supondo que o sacerdócio seja aqui chamado eterno, não expressando um desígnio de continuidade perpétua para os descendentes de Finéias, mas limitando-o à família de Arão ao longo de suas gerações. Portanto, pode ser traduzido assim: Será para ele e para sua descendência depois dele um pacto ou concessão do sacerdócio eterno; insinuando que Deus havia dado a Finéias e sua semente depois dele, uma concessão do sacerdócio, que era limitada a Arão e seus descendentes, a todas as gerações; e, portanto, é chamado de sacerdócio eterno. Êxodo 40:15 cuja promessa não foi em vão; pois Finéias poderia ter morrido antes de Eleazar e, portanto, nunca desfrutou do sacerdócio de Arão. Para a expressão é, fez uma expiação para os filhos de Israel, veja nota no cap. Números 8:19, sobre os quais a expiação o Dr. Beaumont comenta: – “Assim, o provérbio é cumprido, Provérbios 16:14 “.

REFLEXÕES.— A maldade nunca foi mais ousada do que em Zinri, nem o zelo mais flamejante do que em Finéias. Enquanto Moisés e o povo estavam, com lágrimas penitenciais, lamentando seus pecados e depreciando os julgamentos que haviam provocado – com impudência descalça, como se gloriassem em sua vergonha, esse príncipe de Simeão leva uma prostituta abertamente à sua tenda. Nota; A falta de vergonha no pecado é geralmente a consequência da lascívia. Finéias, disparado com ciúmes da glória de Deus e indignação com o crime horrível, apressa-se em seguir esse par sem vergonha, surpreende-os em seu crime e, mergulhando sua lança entre os dois, executa sobre eles, como magistrado de Deus, condena vingança. Embora alguns pecadores sejam grandes demais para as leis humanas, que eles saibam que existe uma espada de Deus que os alcançará. – Deus expressa sua aprovação do ato, removendo a praga que havia começado e estabelecendo a implicação do pecado. sacerdócio sobre os filhos de Finéias; porque, por seu zelo como sacerdote e fidelidade como magistrado, ele afastou a ira da congregação. Nota; (1.) A distribuição imparcial da justiça sobre os ofensores é um dos principais meios de livrar a terra do pecado e salvá-la das pragas de Deus. (2.) Na causa de Deus, não devemos temer repreender os maiores ou mais ousados ??pecadores. (3) Deus recompensará aqueles que são zelosos em sua causa com bênçãos peculiares.

Comentário de Joseph Benson

Números 25:11 . Que eu não consumi os filhos de Israel no meu ciúme – Quando Deus atribui o ciúme e as paixões a si mesmo, nas Escrituras, ele fala da maneira dos homens e em conformidade com a nossa apreensão. O significado é que sua própria glória e a salvação da humanidade tornam necessário que ele proceda com severidade contra alguns crimes em particular, como aquele pelo qual os homens procedem quando são motivados pelo ciúme e outras paixões iradas.

Referências Cruzadas

Exodo 22:5 – “Se alguém levar seu rebanho para pastar num campo ou numa vinha e soltá-lo de modo que venha a pastar no campo de outro homem, fará restituição com o melhor do seu campo ou da sua vinha.

Exodo 34:14 – Nunca adore nenhum outro deus, porque o Senhor, cujo nome é Zeloso, é de fato Deus zeloso.

Deuteronômio 4:24 – Pois o Senhor, o seu Deus, é Deus zeloso; é fogo consumidor.

Deuteronômio 29:20 – O Senhor jamais se disporá a perdoá-lo; a sua ira e o seu zelo se acenderão contra tal pessoa. Todas as maldições escritas neste livro cairão sobre ela, e o Senhor apagará o seu nome de debaixo do céu.

Deuteronômio 32:16 – Eles o deixaram com ciúmes por causa dos deuses estrangeiros, e o provocaram com os seus ídolos abomináveis.

Deuteronômio 32:21 – Provocaram-me os ciúmes com aquilo que nem deus é e irritaram-me com seus ídolos inúteis. Farei que tenham ciúmes de quem não é meu povo; eu os provocarei à ira por meio de uma nação insensata.

Josué 7:25 – Disse Josué: “Por que você nos causou esta desgraça? Hoje o Senhor lhe causará desgraça”. E todo o Israel o apedrejou, e depois apedrejou também os seus, e os queimou no fogo.

Josué 24:19 – Josué disse ao povo: “Vocês não têm condições de servir ao Senhor. Ele é Deus santo! É Deus zeloso! Ele não perdoará a rebelião e o pecado de vocês.

2 Samuel 21:14 – Enterraram os ossos de Saul e de Jônatas no túmulo de Quis, pai de Saul, em Zela, na terra de Benjamim, e fizeram tudo o que o rei ordenou. Depois disso, Deus respondeu as orações em favor da terra de Israel.

1 Reis 14:22 – Judá fez o que o Senhor reprova. Pelos pecados que cometeram, eles despertaram a sua ira zelosa mais do que os seus antepassados o tinham feito.

Salmos 78:58 – Eles o irritaram com os altares idólatras; com os seus ídolos lhe provocaram ciúmes.

Salmos 106:23 – Por isso, ele ameaçou destruí-los; mas Moisés, seu escolhido, intercedeu diante dele, para evitar que a sua ira os destruísse.

Ezequiel 16:38 – Eu a condenarei ao castigo determinado para mulheres que cometem adultério e que derramam sangue; trarei sobre você a vingança de sangue da minha ira e da indignação que o meu ciúme provoca.

Naum 1:2 – O SENHOR é Deus zeloso e vingador! O SENHOR é vingador! Seu furor é terrível! O SENHOR executa vingança contra os seus adversários e manifesta o seu furor contra os seus inimigos.

Sofonias 1:18 – Nem a sua prata nem o seu ouro poderão livrá-los no dia da ira do Senhor. No fogo do seu zelo o mundo inteiro será consumido, pois ele dará fim repentino a todos os que vivem na terra. “

Sofonias 3:8 – Por isso, esperem por mim, ” declara o Senhor, “no dia em que eu me levantar para testemunhar. Decidi ajuntar as nações, reunir os reinos e derramar a minha ira sobre eles, toda a minha impetuosa indignação. O mundo inteiro será consumido pelo fogo da minha zelosa ira.

João 3:36 – Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele”.

1 Coríntios 10:22 – Porventura provocaremos o ciúme do Senhor? Somos mais fortes do que ele?

2 Coríntios 11:2 – O zelo que tenho por vocês é um zelo que vem de Deus. Eu os prometi a um único marido, Cristo, querendo apresentá-los a ele como uma virgem pura.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *