Estudo de Romanos 11:9 – Comentado e Explicado

Davi também o diz: A mesa se lhes torne em laço, em armadilha, em ocasião de tropeço, em justo castigo!
Romanos 11:9

Comentário de Albert Barnes


E Davi disse … – Esta citação é feita do Salmo 69: 22-23 . Este Salmo é repetidamente citado como tendo referência aos eventos registrados no Novo Testamento. (Veja a nota em Atos 1: 2. ) Essa citação é introduzida imediatamente após uma que, sem dúvida, se refere ao Senhor Jesus. Salmo 69:21 , “também me deram fel pela minha carne, e na minha sede me deram vinagre para beber.” A passagem aqui citada segue imediatamente como uma imprecação de vingança por seus pecados. “Deixe a mesa deles”, etc. A citação não é feita, literalmente, do hebraico ou da Septuaginta, mas apenas o sentido é mantido. O hebraico é: “Deixem a mesa diante deles para uma armadilha e, para aqueles em paz, que sejam para um gin”. A Septuaginta é: “Deixem a mesa diante deles para uma armadilha, uma pedra de tropeço e uma ofensa”. O Targum antigo é: “Deixe a mesa que eles prepararam diante de mim servir de armadilha e os sacrifícios deles por ofender”.

O significado é esse. A palavra “mesa” indica comida. Nisso, eles esperavam prazer e apoio. Davi ora para que mesmo isso, onde esperavam alegria e refresco, possa provar a eles os meios de punição e retaliação justa. Uma armadilha é aquela pela qual os pássaros ou animais selvagens foram levados. Eles são atraídos para ela, ou andam ou voam descuidadamente para dentro dela, e ela repentinamente se lança sobre eles. Então, dos judeus. A petição é que, enquanto procuravam refresco e alegria, e antecipando à mesa nenhum perigo, isso poderia ser o meio de sua ruína. A única maneira pela qual isso poderia ser feito seria que seus prazeres temporais os afastassem de Deus e produzissem estupidez e indiferença aos seus interesses espirituais. Isso geralmente é resultado dos prazeres da mesa ou da busca de gratificações sensuais. O apóstolo não diz se esta oração foi certa ou errada. O uso que ele parece fazer disso é que a imprecação de Davi deveria ser considerada à luz de uma profecia; que aquilo pelo qual ele orou aconteceria; e que isso realmente ocorreu no tempo do apóstolo; que seus próprios prazeres, seus privilégios nacionais e privados haviam sido os meios de aliená-los de Deus; tinha sido uma armadilha para eles; e foi a causa de sua cegueira e infidelidade. Isso também é introduzido no salmo como uma punição por lhe dar vinagre para beber; e seu tratamento do Messias foi a causa imediata por que toda essa cegueira havia chegado aos judeus.

Uma armadilha – Significa corretamente qualquer coisa pela qual animais selvagens são capturados na caça. A palavra “laço” refere-se mais adequadamente a pássaros.

E uma pedra de tropeço – Qualquer coisa sobre a qual alguém tropeça ou cai. Portanto, qualquer coisa que nos ocasione a pecar ou a nos arruinar.

E uma recompensa – A palavra hebraica traduzida como “o que deveria ter sido para o bem-estar deles” é capaz desse significado e pode denotar sua recompensa ou o que é apropriadamente prestado a eles. Significa aqui que seus confortos e prazeres comuns, em vez de promover seu bem-estar permanente, podem ser a ocasião de sua culpa e ruína. Isso geralmente é o efeito de confortos terrenos. Eles podem nos levar a Deus e devem excitar nossa gratidão e louvor; mas muitas vezes são abusadas de nosso sono e culpa espirituais e são a ocasião de nossa ruína. Os ricos são, portanto, muitas vezes esquecidos de Deus; e a própria abundância de suas bênçãos criou os meios das trevas da mente, ingratidão, falta de oração e ruína. Satisfeitos com eles, esquecem o Doador; e enquanto desfrutam de muitas bênçãos terrenas, Deus envia estéril para suas almas. Essa foi a culpa de Sodoma: “orgulho, plenitude de pão e abundância de ociosidade”, Ezequiel 16:49 ; e contra isso Moisés advertiu solenemente os judeus; Deuteronômio 6: 11-12 ; Deuteronômio 8: 10-12 . Essa mesma cautela pode ser estendida ao povo desta terra, e especialmente àqueles que são ricos e são abençoados com tudo o que seus corações desejam. Pelo uso que o apóstolo faz dessa passagem nos Salmos, fica claro que ele a considerava mais como uma denúncia profética por seus pecados – uma previsão do que seria – do que uma oração. Em seu tempo, isso foi cumprido; e os próprios privilégios nacionais dos judeus, dos quais tanto se orgulhavam, e que poderiam ter sido tão grandes bênçãos, foram a ocasião de seu maior pecado ao rejeitar o Messias e de sua maior condenação. Assim, sua mesa foi feita uma armadilha, etc.

Romanos 11:10

Deixe seus olhos escurecerem – Isto é literalmente retirado do salmo, e era evidentemente a parte principal da passagem que o apóstolo tinha nos olhos. Isso foi cumprido na insensibilidade e cegueira dos judeus. E o apóstolo mostra a eles que há muito tempo foi predito, ou invocado, como um castigo por darem vinagre de Messias para beber; Salmo 69:21 , Salmo 69:23 .

E incline-se sempre de costas – O Salmo Hebraico 69:23 é: “Deixe seus lombos cambalearem ou tremerem”, isto é, como se faz quando ele tem um fardo pesado sobre ele. O apóstolo manteve esse sentido. Significa que sejam chamados a suportar cargas pesadas e opressivas; sejam submetidos a labuta ou servidão, como recompensa por seus pecados. Que isso aconteceu aos judeus no tempo de Paulo é claro; e é ainda mais claro que isso ocorreu sobre eles, como estava implícito no salmo, em conseqüência do tratamento que eles tinham do Messias. Muita dificuldade foi sentida em conciliar as petições nos salmos de calamidades contra os inimigos, com o espírito do Novo Testamento. Talvez nem todos possam ser assim reconciliados; e não é improvável que muitas dessas imprecações estivessem erradas. Davi não era um homem perfeito; e o espírito de inspiração não é responsável por suas imperfeições. Toda doutrina dada pelos escritores sagrados é verdadeira; todo fato registrado é registrado como era.

Mas não se segue que todos os homens que escreveram, ou sobre quem uma narrativa foi dada, eram perfeitos. O contrário é o fato. E não milita contra a inspiração das Escrituras que temos um registro das falhas e imperfeições desses homens. Quando eles expressaram sentimentos impróprios, quando manifestaram sentimentos impróprios, quando realizaram ações iníquas, não é argumento contra a inspiração das Escrituras que eles foram registrados. Tudo o que é feito nesse caso, e tudo o que a inspiração exige, é que sejam registrados como estão. Desejamos ver a natureza humana como ela é; e um objetivo de registrar tais falhas é mostrar o que o homem é, mesmo sob a influência da religião; não como um ser perfeito, pois isso não seria verdade; mas como ele realmente existe misturado com imperfeição. Assim, muitos dos desejos dos santos antigos, por mais imperfeitos que sejam, são condenados como pecaminosos pelo espírito da religião cristã.

Eles nunca foram elogiados ou aprovados, mas são registrados apenas para nos mostrar qual era de fato o caráter do homem, mesmo parcialmente sob a influência da religião. Provavelmente dessa natureza, havia muitas petições nos Salmos; e o Espírito de Deus não é mais responsável pelos sentimentos, porque está registrado, do que pelos sentimentos dos edomitas, quando eles disseram: “Destrua, destrua até o alicerce”. Salmo 137: 7 . Muitas dessas orações, no entanto, eram imprecações sobre seus inimigos como homem público, como magistrado da terra. Como é certo e desejável que o ladrão e o pirata sejam detectados e punidos; como todas as pessoas boas a procuram, e é indispensável para o bem-estar da comunidade, onde está a impropriedade de orar para que isso possa ser feito? Não é correto orar para que as leis sejam executadas; que a justiça possa ser mantida; e que restrição deve ser imposta aos culpados? Certamente isso pode ser feito com um espírito muito diferente daquele da vingança. Pode ser a oração do magistrado que Deus o ajude no que ele é designado a fazer e no que deve ser feito. Além disso, muitas dessas imprecações eram consideradas simplesmente previsões do que seria o efeito do pecado; ou do que Deus faria aos culpados. Esse foi o caso que estamos considerando agora, como entendido pelo apóstolo. Mas em uma previsão não pode haver nada errado.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 9-19 . Um certo homem plantou uma vinha, etc. – Veja este parágrafo explicado em Mateus 21: 33-46 e Marcos 12: 1-12 . E foi para um país distante por um longo tempo – Foi muito tempo desde a entrada dos israelitas em Canaã até o nascimento de Cristo. Ele destruirá aqueles lavradores – Provavelmente ele apontou para os escribas, principais sacerdotes e anciãos; quem permitir, Ele destruirá miseravelmente aqueles homens maus, Mateus 21:41 , mas não suportará que isso se aplique a eles mesmos. Eles também podem significar: Deus não permita que sejamos culpados de um crime que sua parábola pareça nos acusar, a saber, de rejeitar e matar o herdeiro. Nosso Salvador significa: Mas você o fará, como é profetizado de você. Ele olhou para eles – para aguçar a atenção deles.

Comentário de E.W. Bullinger

mesa . Colocado pela figura do discurso Metáfora da prosperidade material.

a = para (grego. eis) a.

pedra de tropeço . Veja Romanos 9:32 .

recompensa . Grego. antapodoma. Somente aqui e Lucas 14:12 .

Comentário de John Calvin

9. E Davi diz, etc. Nesse testemunho de Davi, também foram feitas algumas mudanças nas palavras, mas não é isso que muda o significado. Pois ele fala assim: “Deixem a mesa diante deles tornar-se uma armadilha e as coisas pacíficas uma armadilha”; não há menção de retribuição. Quanto ao ponto principal, há concordância suficiente. O Profeta ora, para que o que quer que seja desejável e feliz na vida possa resultar em ruína e destruição dos ímpios; e é isso que ele quer dizer com mesa e coisas pacíficas. (349) Ele então os entrega à cegueira do espírito e ao enfraquecimento da força; o que ele expressa pelo escurecimento dos olhos, e o outro pela incurvação das costas. Mas que isso deve ser estendido quase a toda a nação, não é de se admirar; pois sabemos que não apenas os principais se enfureceram contra Davi, mas que as pessoas comuns também se opunham a ele. Parece claro que o que é lido nessa passagem não foi aplicado a poucos, mas a um grande número; sim, quando consideramos quem Davi era um tipo, parece haver uma importância espiritual na cláusula oposta. (350)

Vendo que essa imprecação permanece para todos os adversários de Cristo – que sua carne será convertida em veneno (como vemos que o evangelho deve ser o sabor da morte até a morte), vamos abraçar com humildade e tremendo a graça de Deus. Podemos acrescentar que, como Davi fala dos israelitas, que desceram de Abraão segundo a carne, Paulo aplica adequadamente seu testemunho ao assunto em questão, para que a cegueira da maioria do povo possa não parecer nova ou incomum.

O assunto das imprecações é abordado com alguma dificuldade. Imprecar, ou pronunciar uma maldição sobre os outros, ou desejar que outros sejam amaldiçoados, era proibido mesmo sob a lei, e é expressamente proibido sob o evangelho, Mateus 5:44 ; temos o exemplo de nosso Salvador orando por seus inimigos até na cruz; e, no entanto, descobrimos que Deus pronunciou uma maldição sobre todos os transgressores da lei, Deuteronômio 27:26 , – que Cristo pronunciou uma maldição sobre Corazin e Betsaida – que o salmista freqüentemente impregna a vingança contra seus inimigos, Salmos 5:10 ; Salmos 109: 7 , – que o apóstolo amaldiçoou Alexandre, o caldeireiro, 2 Timóteo 4:14 , – e que João nos ordena a não orarmos por aquele que pecar até a morte, 1 João 5:16 .

A verdade é que as circunstâncias fazem a diferença; o que é proibido em um aspecto é permitido em outro. A regra para o homem é não amaldiçoar, mas abençoar, exceto pronunciar sobre os inimigos de Deus como tal o julgamento que Deus já lhes denunciou. Mas amaldiçoar os indivíduos é o que ninguém pode fazer, exceto que ele seja inspirado para saber quem são aqueles que são entregues por Deus ao julgamento final; que pode ter sido o caso do salmista e de São Paulo. – Ed.

Comentário de Adam Clarke

E Davi diz: Deixem a mesa deles, etc. – E, a partir de sua disposição atual, é razoável concluir que os mesmos males cairão sobre eles e os desobedientes dos tempos antigos, como previsto por Davi, Salmo 69:22 , Salmo 69. : 23 , para que suas próprias bênçãos se tornem maldições para eles, e suas misericórdias temporais sejam sua única recompensa; e mesmo essas bênçãos terrenas, por não serem desfrutadas no Senhor, devem ser uma pedra de tropeço sobre a qual cairão e, em vez de serem uma bênção, devem ser os meios de punição. Eles teriam um Messias mundano e, portanto, o rejeitaram, cujo reino não era deste mundo.

Comentário de John Wesley

E disse Davi: Faça a sua mesa uma armadilha, uma armadilha, uma pedra de tropeço, e uma recompensa para eles.

E Davi disse : Naquela imprecação profética, que é aplicável a eles, assim como a Judas.

Uma recompensa – De sua maldade precedente. Então o pecado é punido pelo pecado; e assim o evangelho, que deveria ter alimentado e fortalecido suas almas, tornou-se um meio de destruí-las. Salmo 69: 22,23

Referências Cruzadas

Deuteronômio 6:10 – O Senhor, o seu Deus, os conduzirá à terra que jurou aos seus antepassados, Abraão, Isaque e Jacó, que daria a vocês, terra com grandes e boas cidades que vocês não construíram,

Deuteronômio 32:13 – Ele o fez cavalgar nos lugares altos da terra e o alimentou com o fruto dos campos. Ele o nutriu com mel tirado da rocha, e com óleo extraído do penhasco pedregoso,

Deuteronômio 32:35 – A mim pertence a vingança e a retribuição. No devido tempo os pés deles escorregarão; o dia da sua desgraça está chegando e o seu próprio destino se apressa sobre eles. “

1 Samuel 25:36 – Quando Abigail retornou a Nabal, ele estava dando um banquete em casa, como um banquete de rei. Ele estava alegre e bastante bêbado, e ela nada lhe falou até o amanhecer.

Jó 20:20 – “Certo é que a sua cobiça não lhe trará descanso, e o seu tesouro não o salvará.

Salmos 28:4 – Retribui-lhes conforme os seus atos, conforme as suas más obras; retribui-lhes pelo que as suas mãos têm feito e dá-lhes o que merecem.

Salmos 69:22 – Que a mesa deles se lhes transforme em laço; torne-se retribuição e armadilha.

Provérbios 1:32 – Pois a inconstância dos inexperientes os matará, e a falsa segurança dos tolos os destruirá;

Isaías 8:13 – Ao Senhor dos Exércitos é que vocês devem considerar santo, a ele é que vocês devem temer, dele é que vocês devem ter pavor.

Isaías 59:18 – Conforme o que fizeram lhes retribuirá: aos seus inimigos, ira; aos seus adversários, o que merecem; às ilhas, a devida retribuição.

Isaías 66:9 – Acaso faço chegar a hora do parto e não faço nascer? “, diz o Senhor. “Acaso fecho o ventre, sendo que eu faço dar à luz? “, pergunta o seu Deus.

Lucas 12:20 – “Contudo, Deus lhe disse: ‘Insensato! Esta mesma noite a sua vida lhe será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou? ’

Lucas 16:19 – “Havia um homem rico que se vestia de púrpura e de linho fino e vivia no luxo todos os dias.

1 Timóteo 6:17 – Ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham sua esperança na incerteza da riqueza, mas em Deus, que de tudo nos provê ricamente, para a nossa satisfação.

Hebreus 2:2 – Porque se a mensagem transmitida por anjos provou a sua firmeza, e toda transgressão e desobediência recebeu a devida punição,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *