Estudo de Romanos 14:11 – Comentado e Explicado

Porque está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua dará glória a Deus {Is 45,23}.
Romanos 14:11

Comentário de Albert Barnes

Pois está escrito – Esta passagem está registrada em Isaías 45:23 . Não é citado literalmente, mas o sentido é preservado. Em Isaías, não há dúvida de que se refere ao Senhor. O orador expressamente se chama Yahweh, o nome que é apropriado somente a Deus e que nunca é aplicado a uma criatura; Romanos 14:18 . No lugar diante de nós, as palavras são aplicadas expressamente por Paulo a Cristo; compare Romanos 14:10 . Esse modo de citação é uma forte prova incidental de que o apóstolo considerava o Senhor Jesus divino. Em nenhum outro princípio ele poderia ter feito essas citações.

Enquanto vivo – o hebraico é: “Jurei sozinho”. Uma expressão é equivalente à outra. Um “juramento” de Deus é freqüentemente expresso pela frase “como eu vivo”; Números 14:21 ; Isaías 49:18 ; Ezequiel 5:11 ; Ezequiel 14:16 , etc.

Diz o Senhor – Essas palavras não estão no texto hebraico, mas são acrescentadas pelo apóstolo para mostrar que a passagem citada foi dita pelo Senhor, o Messias; compare Isaías 45:18 , Isaías 45:22 .

Todo joelho se dobrará para mim – dobrar o joelho ”é um ato que expressa homenagem, submissão ou adoração. Isso significa que toda pessoa deve reconhecê-lo como Deus e admitir seu direito ao domínio universal. A passagem em Isaías se refere particularmente à homenagem que “seu próprio povo” deveria prestar a ele; ou melhor, significa que todos os que são salvos reconhecerão “ele” como seu Deus e Salvador. A referência original não era “todos os homens”, mas apenas aqueles que deveriam ser salvos; Isaías 45:17 , Isaías 45: 21-22 , Isaías 45:24 . Nesse sentido, o apóstolo a usa; não como denotando que “todos os homens” deveriam confessar a Deus, mas que todos os “cristãos”, judeus ou gentios, se convertessem, deveriam prestar contas a Ele. Todos eles devem se curvar diante de seu Deus comum e reconhecer o domínio “dele” sobre eles. A passagem originalmente não se referia particularmente ao dia do julgamento, mas expressava a verdade de que todos os crentes deveriam reconhecer seu domínio. É aplicável, no entanto, ao julgamento, como a qualquer outro ato de homenagem que seu povo prestará.

Toda língua confessará a Deus – no hebraico, “toda língua jurará”. Não juro “por Deus”, mas “para ele”; isto é, pagar a ele nossos votos, ou “responder a ele sob juramento” por nossa conduta; e isso é o mesmo que confessar a ele ou reconhecê-lo como nosso juiz.

Comentário de E.W. Bullinger

confessar . Grego. exomologeomai. Citação de Isaías 45:23 . O Espírito Santo substitui “Como eu vivo” por Hebraico: “Juro por mim mesmo”. Veja App-107.

Comentário de John Calvin

11. Enquanto vivo, etc. Ele me parece ter citado este testemunho do Profeta, não tanto para provar o que ele havia dito sobre o tribunal de Cristo, que não era duvidoso entre os cristãos, como para mostrar esse julgamento. deve ser procurado por todos com a maior humildade e humildade de espírito; e é isso que as palavras importam. Ele primeiro testemunhou, com suas próprias palavras, que o poder de julgar todos os homens é investido somente em Cristo; ele agora demonstra pelas palavras do Profeta, que toda a carne deve ser humilhada enquanto espera esse julgamento; e isso é expresso pela flexão do joelho. Mas, embora nesta passagem do Profeta, o Senhor em geral preveja que sua glória seja conhecida entre todas as nações, e que sua majestade deva brilhar em toda parte, que então foi escondida entre muito poucas, e como se estivesse em um canto obscuro do mundo. mundo; todavia, se a examinarmos mais de perto, será evidente que sua completa realização não está ocorrendo agora, nem jamais ocorreu, nem deve ser esperada em épocas futuras. Deus agora não governa de outra maneira no mundo senão por seu evangelho; nem sua majestade é honrada de outra maneira, mas quando é adorada como é conhecida por sua palavra. Mas a palavra de Deus já teve seus inimigos, que têm resistido perversamente, e seus desprezadores, que já a trataram com ridículo, como se isso fosse absurdo e fabuloso. Mesmo neste dia, existem muitos, e sempre o serão. Parece, portanto, que essa profecia realmente começou a ser cumprida nesta vida, mas está longe de ser concluída e não será assim até que o dia da última ressurreição brilhe, quando os inimigos de Cristo forem postos prostrados, para que eles pode se tornar o escabelo dele. Mas isso não pode ser, exceto que o Senhor ascenderá ao seu tribunal: ele, portanto, aplicou adequadamente esse testemunho ao tribunal de Cristo.

Esta é também uma passagem notável com o objetivo de confirmar nossa fé na eterna divindade de Cristo: pois é Deus quem fala aqui, e Deus que de uma vez por todas declarou que não dará sua glória a outro. ( Isaías 42: 8. ) Agora, se o que ele afirma aqui somente para si mesmo é realizado em Cristo, sem dúvida ele em Cristo se manifesta. E sem dúvida a verdade dessa profecia apareceu abertamente, quando Cristo reuniu um povo para si do mundo inteiro. e os restaurou à adoração de sua majestade e à obediência de seu evangelho. Para esse fim, estão as palavras de Paulo, quando ele diz que Deus deu um nome ao seu Cristo, no qual todo joelho deve dobrar ( Filipenses 2:10 🙂 e, em seguida, ele aparecerá ainda mais plenamente, quando ele subir ao seu tribunal. julgar os vivos e os mortos; pois todo o julgamento no céu e na terra foi dado a ele pelo Pai.

As palavras do Profeta são: “Toda língua me jurará:” mas como juramento é uma espécie de adoração divina, a palavra que Paulo usa, deve confessar, não varia em sentido: (424) para o Senhor simplesmente declarar que todos os homens devem não apenas reconhecer sua majestade, mas também fazer uma confissão de obediência, tanto pela boca como pelo gesto externo do corpo, que ele designou pela dobra do joelho.

Comentário de John Wesley

Pois está escrito: Como vivo, diz o Senhor, todo joelho se dobrará a mim, e toda língua se confessará a Deus.

Enquanto eu vivo – Um juramento próprio dele, porque ele só possui vida infinita e independente. É Cristo quem aqui é chamado de Senhor e Deus; como é ele para quem vivemos e para quem morremos.

Toda língua confessará a Deus – o possuirá como seu legítimo Senhor; que só será realizado em toda a sua extensão. O Senhor concede que podemos encontrar misericórdia naquele dia; e que também seja transmitido àqueles que diferiram de nós! sim, àqueles que nos censuraram e nos condenaram por coisas que fizemos com o desejo de agradá-lo, ou se recusaram a fazê-lo por medo de ofendê-lo. Isaías 45:23

Referências Cruzadas

Números 14:21 – No entanto, juro pela glória do Senhor que enche toda a terra,

Números 14:28 – Diga-lhes: ‘Juro pelo meu nome, declara o Senhor, que farei a vocês tudo o que pediram:

Salmos 72:11 – Inclinem-se diante dele todos os reis, e sirvam-no todas as nações.

Isaías 45:22 – “Voltem-se para mim e sejam salvos, todos vocês, confins da terra; pois eu sou Deus, e não há nenhum outro.

Isaías 49:18 – Erga os olhos e olhe ao redor; todos os seus filhos se ajuntam e vêm até você. Juro pela minha vida Que você vestirá a todos como ornamento; você os vestirá como uma noiva”, declara o Senhor.

Jeremias 22:24 – “Juro pelo meu nome”, diz o Senhor, “que ainda que você, Joaquim, filho de Jeoaquim, rei de Judá, fosse um anel de selar em minha mão direita, eu o arrancaria.

Ezequiel 5:11 – Por isso, juro pela minha vida, palavra do Soberano Senhor, que por ter contaminado meu santuário com suas imagens detestáveis e com suas práticas repugnantes, eu retirarei o meu favor. Não olharei com piedade para ti e não a pouparei.

Sofonias 2:9 – Por isso, juro pela minha vida”, declara o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, “Moabe se tornará como Sodoma e os amonitas como Gomorra: um lugar tomado por ervas daninhas e poços de sal, uma desolação perpétua. O remanescente do meu povo os saqueará; os sobreviventes da minha nação herdarão a terra deles”.

Mateus 10:32 – “Quem, pois, me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante do meu Pai que está nos céus.

Romanos 10:9 – Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo.

Romanos 15:9 – a fim de que os gentios glorifiquem a Deus por sua misericórdia, como está escrito: “Por isso, eu te louvarei entre os gentios; Cantarei louvores ao teu nome”.

Filipenses 2:10 – para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra,

1 João 4:15 – Se alguém confessa publicamente que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus.

2 João 1:7 – De fato, muitos enganadores têm saído pelo mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em corpo. Tal é o enganador e o anticristo.

Apocalipse 5:14 – Os quatro seres viventes disseram: “Amém”, e os anciãos prostraram-se e o adoraram.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *