Estudo de Romanos 9:14 – Comentado e Explicado

Que diremos, pois? Haverá injustiça em Deus? De modo algum!
Romanos 9:14

Comentário de Albert Barnes

O que diremos então? Que conclusão tiraremos desses fatos reconhecidos e dessas declarações positivas das Escrituras.

Existe injustiça com Deus? Deus faz injustiça ou errado? Essa acusação foi muitas vezes apresentada contra a doutrina aqui avançada. Mas essa acusação o apóstolo repele fortemente. Ele o encontra demonstrando ainda mais que é a doutrina explicitamente ensinada no Antigo Testamento Romanos 9:15 , Romanos 9:17 , e que é fundamentada nos princípios da equidade e em justas visões da soberania de Deus; Romanos 9: 19-23 .

Deus não permita – Note, Romanos 3: 4 .

Comentário de E.W. Bullinger

O que, & c . Ver Romanos 3: 5 .

injustiça . Grego. adikia. App-128.

com . Grego. para App-104.

Deus não permita . Veja Lucas 20:16 .

Comentário de John Calvin

14. O que dizer então? etc. A carne não pode ouvir essa sabedoria de Deus sem ser instantaneamente perturbada por inúmeras perguntas e sem tentar chamar Deus a um relato. Concluímos, portanto, que o apóstolo, sempre que trata de algum mistério elevado, evita os muitos absurdos pelos quais sabia que as mentes dos homens seriam possuídas; pois quando os homens ouvem alguma coisa do que as Escrituras ensinam a respeito da predestinação, ficam especialmente envolvidos com muitos impedimentos.

A predestinação de Deus é de fato, na realidade, um labirinto, do qual a mente do homem não pode se libertar: mas tão irracional é a curiosidade do homem, que quanto mais perigoso for o exame de um assunto, mais ousadamente ele procederá; de modo que quando a predestinação é discutida, como ele não pode se conter dentro dos limites devidos, ele imediatamente, por meio de sua imprudência, mergulha, por assim dizer, nas profundezas do mar. Que remédio então existe para os piedosos? Eles devem evitar todo pensamento de predestinação? De maneira alguma: pois como o Espírito Santo não nos ensinou nada além do que convém saber, o conhecimento disso seria sem dúvida útil, desde que confinado à palavra de Deus. Que essa seja então nossa regra sagrada, procurar saber nada a respeito, exceto o que as Escrituras nos ensinam: quando o Senhor fechar sua boca santa, paremos também o caminho, para que não possamos ir além. Mas, como somos homens, para quem perguntas tolas ocorrem naturalmente, vamos ouvir de Paulo como elas devem ser atendidas.

Existe injustiça com Deus? Monstruosa é certamente a loucura da mente humana, que está mais disposta a acusar Deus de injustiça do que a culpar-se pela cegueira. Paulo, de fato, não queria sair do seu caminho para descobrir coisas pelas quais ele poderia confundir seus leitores; mas ele assumiu, por assim dizer, o que era comum a sugestão ímpia, que imediatamente entra na mente de muitos, quando ouvem que Deus decide respeitar cada indivíduo de acordo com sua própria vontade. É de fato, como a carne imagina, uma espécie de injustiça, que Deus passe por um e mostre respeito por outro.

Para eliminar essa dificuldade, Paulo divide seu assunto em duas partes; no primeiro dos quais ele fala dos eleitos e no segundo dos réprobos; e, por um lado, ele deseja que contemplemos a misericórdia de Deus e, por outro, reconhecemos seu julgamento justo. Sua primeira resposta é que o pensamento de que existe injustiça com Deus merece ser detestado, e então ele mostra que, em relação às duas partes, não pode haver nenhuma.

Mas antes de prosseguirmos, podemos observar que essa mesma objeção prova claramente que, na medida em que Deus elege alguns e passa por outros, a causa não deve ser encontrada em mais nada, mas em seu próprio propósito; pois se a diferença tivesse sido baseada em obras, Paulo não teria, de maneira alguma, mencionado essa questão a respeito da injustiça de Deus, nenhuma suspeita poderia ter sido mantida a respeito se Deus tratasse cada um de acordo com seu mérito. Pode-se notar também, em segundo lugar, que, embora ele visse que essa doutrina não poderia ser tocada sem clamores instantâneos emocionantes e blasfêmias terríveis, ele a apresentou de maneira livre e aberta; antes, ele não esconde quanta ocasião para murmuração e clamor é dada a nós, quando ouvimos que antes de os homens nascerem, seu lote é designado a cada um pela vontade secreta de Deus; e, no entanto, apesar de tudo isso, ele prossegue, e sem subterfúgios, declara o que havia aprendido com o Espírito Santo. Segue-se, portanto, que suas fantasias não devem de modo algum ser suportadas, que visam parecer mais sábias que o Espírito Santo, na remoção e pacificação de ofensas. Para que não criminem a Deus, eles devem honestamente confessar que a salvação ou a perdição dos homens depende de sua livre eleição. Se eles restringissem suas mentes da curiosidade profana e reprimissem suas línguas da liberdade imoderada, sua modéstia e sobriedade mereciam aprovação; mas restringir o Espírito Santo e Paulo, que audácia é essa! Que essa magnanimidade prevaleça sempre na Igreja de Deus, para que os professores piedosos não se envergonhem de fazer uma profissão honesta da verdadeira doutrina, por mais odiada que seja, e também de refutar quaisquer calúnias que os ímpios possam apresentar.

Comentário de Adam Clarke

O que diremos então? A que conclusão devemos chegar sobre os fatos diante de nós? Devemos sugerir que Deus concede privilégios peculiares dessa maneira desigual, àqueles que de outra forma estão em circunstâncias iguais, é inconsistente com justiça e eqüidade? De jeito nenhum. Tudo o que Deus faz é certo, e ele pode dispensar suas bênçãos a quem e ou quais termos ele deseja.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 9: 14-15 . O que diremos então? Até agora, o apóstolo, neste capítulo, considerou Deus escolher ou recusar qualquer corpo de homens em geral, sem supor que eles sejam corruptos ou que tenham perdido o favor divino; mas é evidente pelas citações das Escrituras que, em Romanos 9: 15-23, ele as considera sob outra luz; a saber, como corrupto e merecedor de destruição, o que leva seu argumento ao caso dos judeus rejeitados: e é observável que o apóstolo discutindo aqui com os judeus para justificar a justiça de Deus ao rejeitá-los, usa três tipos de argumentos. A primeira é o testemunho de Moisés, sobre a afirmação de Deus por si mesmo pelo direito de sua soberania, o que foi suficiente para parar a boca dos judeus; o segundo, pela razão, Romanos 9: 19-24 ; e a terceira, de suas previsões para os judeus, e o aviso que ele lhes deu de antemão, Romanos 9: 25-29 . Veja Locke e Êxodo 33:19 .

Comentário de John Wesley

O que diremos então? Existe injustiça com Deus? Deus não permita.

Existe injustiça com Deus – é injusto em Deus dar a Jacó a bênção em vez de Esaú? ou para aceitar crentes, e somente eles.

Deus não permita – De maneira alguma. Isso é bem consistente com a justiça; pois ele tem o direito de fixar os termos pelos quais demonstrará misericórdia, de acordo com sua declaração a Moisés, pedindo a todo o povo, depois de terem cometido idolatria com o bezerro de ouro.

Terei piedade de quem terei piedade – De acordo com os termos que eu mesmo fixei.

E terei compaixão por quem terei compaixão – Nomeadamente, somente aqueles que se submetem aos meus termos, que aceitam da maneira que designei.

Referências Cruzadas

Gênesis 18:25 – Longe de ti fazer tal coisa: matar o justo com o ímpio, tratando o justo e o ímpio da mesma maneira. Longe de ti! Não agirá com justiça o Juiz de toda a terra? “

Deuteronômio 32:4 – Ele é a Rocha, as suas obras são perfeitas, e todos os seus caminhos são justos. É Deus fiel, que não comete erros; justo e reto ele é.

2 Crônicas 19:7 – Agora, que o temor do Senhor esteja sobre vocês. Julguem com cuidado, pois com o Senhor, o nosso Deus, não há injustiça nem parcialidade nem suborno”.

Jó 8:3 – Acaso Deus torce a justiça? Será que o Todo-poderoso torce o que é direito?

Jó 34:10 – “Por isso escutem-me, vocês que têm conhecimento. Longe de Deus esteja o fazer o mal, e do Todo-poderoso o praticar a iniqüidade.

Jó 34:18 – Não é ele que diz aos reis: ‘Vocês nada valem’, e aos nobres: ‘Vocês são ímpios’?

Jó 35:2 – “Você acha que isso é justo? Pois você diz: ‘Serei absolvido por Deus’.

Salmos 92:15 – para proclamar que o Senhor é justo. Ele é a minha rocha; nele não há injustiça.

Salmos 145:17 – O Senhor é justo em todos os seus caminhos e é bondoso em tudo o que faz.

Jeremias 12:1 – Tu és justo, Senhor, quando apresento uma causa diante de ti. Contudo, eu gostaria de discutir contigo sobre a tua justiça. Por que o caminho dos ímpios prospera? Por que todos os traidores vivem sem problemas?

Romanos 2:5 – Contudo, por causa da sua teimosia e do seu coração obstinado, você está acumulando ira contra si mesmo, para o dia da ira de Deus, quando se revelará o seu justo julgamento.

Romanos 3:1 – Que vantagem há então em ser judeu, ou que utilidade há na circuncisão?

Romanos 3:5 – Mas, se a nossa injustiça ressalta de maneira ainda mais clara a justiça de Deus, que diremos? Que Deus é injusto por aplicar a sua ira? ( Estou usando um argumento humano. )

Romanos 3:5 – Mas, se a nossa injustiça ressalta de maneira ainda mais clara a justiça de Deus, que diremos? Que Deus é injusto por aplicar a sua ira? ( Estou usando um argumento humano. )

Apocalipse 15:3 – e cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro: “Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus todo-poderoso. Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações.

Apocalipse 16:7 – E ouvi o altar responder: “Sim, Senhor Deus todo-poderoso, verdadeiros e justos são os teus juízos”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *