Estudo de Deuteronômio 33:16 – Comentado e Explicado

os frutos excelentes da terra, e tudo o que ela contém! Possa o favor daquele que habitou na sarça repousar sobre a cabeça de José, sobre a fronte do eleito entre os irmãos!
Deuteronômio 33:16

Comentário de Adam Clarke

A boa vontade daquele que habitava na sarça – O favor daquele que apareceu na sarça ardente no monte Sinai, que ali, por sua boa vontade – mero amor e compaixão, levou Israel a ser seu povo; e quem preservou e preservará, em tribulação e angústia, todos os que nele confiam, para que certamente escapem ilesos, como a sarça, embora envolvida pelo fogo, não foi queimada.

O topo da cabeça, etc. – As mesmas palavras são usadas por Jacó para abençoar esta tribo, Gênesis 49:26 . O significado parece ser que Deus deve distinguir essa tribo de uma maneira particular, pois o próprio José foi separado, ???? nazir , um nazireu, um príncipe consagrado a Deus, de entre e de preferência a todos os seus irmãos. Veja as notas em Gênesis 49:25 , etc.

Comentário de John Wesley

E pelas coisas preciosas da terra e sua plenitude, e pela boa vontade daquele que habitava na sarça: que a bênção caia sobre a cabeça de José e sobre o alto da cabeça daquele que estava separado de seus irmãos .

E para – e em geral para todos os frutos escolhidos que a terra produz em todas as partes dela, em montes ou vales.

Plenitude do mesmo – Ou seja, as plantas, o gado e todas as criaturas que crescem, aumentam e florescem nele.

A boa vontade – Por todos os outros efeitos da boa vontade e bondade de Deus que não faz muito tempo que habitaram ou apareceram na sarça para mim, a fim de aliviar seu povo, Êxodo 3: 2 .

De José – Ou seja, da posteridade de José.

Aquele que foi separado de seus irmãos – Seus irmãos o separaram deles, fazendo-o um escravo, e Deus o distinguiu deles, fazendo-o um príncipe. As palavras precedentes podem ser traduzidas, Meu morador no mato. Essa foi uma aparição da majestade divina somente a Moisés, em sinal de seu favor particular. Muitas vezes Deus apareceu a Moisés; mas agora ele está morrendo, parece ter a lembrança mais agradável da primeira vez em que teve as visões do Todo-Poderoso. Foi aqui que Deus se declarou o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, e assim confirmou a promessa feita ao pai, a promessa que nosso Senhor mostra, atinge até a ressurreição e a vida eterna.

Comentário de Joseph Benson

Deuteronômio 33:16 . E pelas coisas preciosas da terra – e, em geral, por todos os frutos escolhidos que a terra produz em todas as partes dela, sejam colinas ou vales. Plenitude disso – Ou seja, as plantas, o gado e todas as criaturas que crescem, aumentam e florescem nele. A boa vontade – Por todos os outros efeitos da boa vontade e bondade de Deus, que não faz muito tempo que habitaram ou apareceram na sarça para mim, a fim de aliviar o seu povo, Êxodo 3: 2 . De José – Ou seja, da posteridade de José. Aquele que foi separado de seus irmãos – Seus irmãos o separaram deles, fazendo-o um escravo, e Deus o distinguiu deles, fazendo-o um príncipe. As palavras anteriores podem ser traduzidas, Meu morador no mato. Essa foi uma aparição da majestade divina somente a Moisés, em sinal de seu favor particular. Muitas vezes Deus apareceu a Moisés; mas agora ele está morrendo, ele parece ter a lembrança mais agradável da primeira vez que viu as visões do Todo-Poderoso. Foi aqui que Deus se declarou o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, e assim confirmou a promessa feita aos pais, a promessa que nosso Senhor mostra atinge até a ressurreição e a vida eterna.

Comentário de E.W. Bullinger

o mato. Compare Êxodo 3: 2 . A palavra ocorre apenas nesses dois lugares.

separados. Compare Gênesis 49:26 .

Referências Cruzadas

Gênesis 37:28 – Quando os mercadores ismaelitas de Midiã se aproximaram, seus irmãos tiraram José do poço e o venderam por vinte peças de prata aos ismaelitas, que o levaram para o Egito.

Gênesis 37:36 – Nesse meio tempo, no Egito, os midianitas venderam José a Potifar, oficial do faraó e capitão da guarda.

Gênesis 39:2 – O Senhor estava com José, de modo que este prosperou e passou a morar na casa do seu senhor egípcio.

Gênesis 43:32 – Serviram a ele em separado dos seus irmãos e também dos egípcios que comiam com ele, porque os egípcios não podiam comer com os hebreus, pois isso era sacrilégio para eles.

Gênesis 45:9 – Voltem depressa a meu pai e digam-lhe: Assim diz o seu filho José: Deus me fez senhor de todo o Egito. Vem para cá, não te demores.

Gênesis 49:26 – As bênçãos de seu pai são superiores às bênçãos dos montes antigos, às delícias das colinas eternas. Que todas essas bênçãos repousem sobre a cabeça de José, sobre a fronte daquele que foi separado de entre os seus irmãos.

Exodo 3:2 – Ali o Anjo do Senhor lhe apareceu numa chama de fogo que saía do meio de uma sarça. Moisés viu que, embora a sarça estivesse em chamas, esta não era consumida pelo fogo.

Salmos 24:1 – Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem;

Salmos 50:12 – Se eu tivesse fome, precisaria dizer a você? Pois o mundo é meu, e tudo o que nele existe.

Salmos 89:11 – Os céus são teus, e tua também é a terra; fundaste o mundo e tudo o que nele existe.

Jeremias 8:16 – O resfolegar dos seus cavalos pode-se ouvir desde Dã; ao relinchar dos seus garanhões a terra toda treme. Vieram para devorar esta terra e tudo o que nela existe, a cidade e todos os que nela habitam.

Marcos 12:26 – Quanto à ressurreição dos mortos, vocês não leram no livro de Moisés, no relato da sarça, como Deus lhe disse: ‘Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó’?

Lucas 2:14 – “Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor”.

Atos dos Apóstolos 7:30 – “Passados quarenta anos, apareceu a Moisés um anjo nas labaredas de uma sarça em chamas no deserto, perto do monte Sinai.

Atos dos Apóstolos 7:35 – “Este é o mesmo Moisés que tinham rejeitado com estas palavras: ‘Quem o nomeou líder e juiz? ’ Ele foi enviado pelo próprio Deus para ser líder e libertador deles, por meio do anjo que lhe tinha aparecido na sarça.

1 Coríntios 10:26 – pois “do Senhor é a terra e tudo o que nela existe”.

1 Coríntios 10:28 – Mas se alguém lhe disser: “Isto foi oferecido em sacrifício”, não coma, tanto por causa da pessoa que o comentou, como da consciência,

2 Coríntios 12:7 – Para impedir que eu me exaltasse por causa da grandeza dessas revelações, foi-me dado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás, para me atormentar.

Hebreus 7:26 – É de um sumo sacerdote como este que precisávamos: santo, inculpável, puro, separado dos pecadores, exaltado acima dos céus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *