Estudo de Provérbios 14:2 – Comentado e Explicado

Quem caminha direito teme o Senhor; o que anda desviado o despreza.
Provérbios 14:2

Comentário de Joseph Benson

Provérbios 14: 2 . Aquele que anda na retidão – cuja conversa é sinceramente piedosa e justa; teme ao Senhor – tem a devida consideração e reverência pelo Senhor, da qual fluem toda verdadeira piedade e virtude; mas aquele que é perverso em seus caminhos – Isso não se importa com o que ele faz, para que ele possa satisfazer suas próprias concupiscências e paixões; despreza-o – Declara claramente que ele não o teme, mas vive em um desprezo profano por ele, e por seus mandamentos e ameaças, que é a própria fonte de toda maldade.

Comentário de Scofield

teme

(Veja Scofield “ Salmos 19: 9 “) .

Comentário de E.W. Bullinger

o Senhor. Hebraico. Jeová. App-4.

seus caminhos. Pode significar os caminhos de Jeová: ou seja, quem se desvia de Seus caminhos se torna apóstata, como a mulher “estranha” .

Referências Cruzadas

1 Reis 3:6 – Salomão respondeu: “Tu foste muito bondoso para com o teu servo, o meu pai Davi, pois ele foi fiel a ti, e foi justo e reto de coração. Tu sustentaste grande bondade para com ele e lhe deste um filho que hoje se assenta no seu trono.

Jó 1:1 – Na terra de Uz vivia um homem chamado Jó. Era homem íntegro e justo; temia a Deus e evitava o mal.

Jó 12:4 – “Tornei-me objeto de riso para os meus amigos, eu que clamava a Deus e ele me respondia, eu, íntegro e irrepreensível, um mero objeto de riso!

Jó 28:28 – Disse então ao homem: ‘No temor do Senhor está a sabedoria, e evitar o mal é ter entendimento’ “.

Salmos 25:21 – Que a integridade e a retidão me protejam, porque a minha esperança está em ti.

Salmos 112:1 – Aleluia! Como é feliz o homem que teme o Senhor e tem grande prazer em seus mandamentos!

Salmos 123:3 – Misericórdia, Senhor! Tem misericórdia de nós! Já estamos cansados de tanto desprezo.

Provérbios 11:12 – O homem que não tem juízo ridiculariza o seu próximo, mas o que tem entendimento refreia a língua.

Provérbios 16:17 – A vereda do justo evita o mal; quem guarda o seu caminho preserva a sua vida.

Provérbios 28:6 – Melhor é o pobre íntegro em sua conduta do que o rico perverso em seus caminhos.

Eclesiastes 12:13 – Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e guarde os seus mandamentos, pois isso é o essencial para o homem.

Malaquias 2:5 – “A minha aliança com ele foi uma aliança de vida e de paz, que de fato lhe dei para que me temesse. Ele me temeu, e tremeu diante do meu nome.

Lucas 10:16 – “Aquele que lhes dá ouvidos, está me dando ouvidos; aquele que os rejeita, está me rejeitando; mas aquele que me rejeita, está rejeitando aquele que me enviou”.

Lucas 16:14 – Os fariseus, que amavam o dinheiro, ouviam tudo isso e zombavam de Jesus.

Atos dos Apóstolos 9:31 – A igreja passava por um período de paz em toda a Judéia, Galiléia e Samaria. Ela se edificava e, encorajada pelo Espírito Santo, crescia em número, vivendo no temor do Senhor.

Atos dos Apóstolos 10:22 – Os homens responderam: “Viemos da parte do centurião Cornélio. Ele é um homem justo e temente a Deus, respeitado por todo o povo judeu. Um santo anjo lhe disse que o chamasse à sua casa, para que ele ouça o que você tem para dizer”.

Atos dos Apóstolos 10:35 – mas de todas as nações aceita todo aquele que o teme e faz o que é justo.

Romanos 2:4 – Ou será que você despreza as riquezas da sua bondade, tolerância e paciência, não reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento?

2 Timóteo 3:2 – Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *