Estudo de Isaías 57:4 – Comentado e Explicado

De quem vos escarneceis? A quem fazeis caretas e mostrais a língua? Não sois filhos do pecado, raça bastarda?
Isaías 57:4

Comentário de Albert Barnes

Contra quem vocês se divertem? A palavra aqui traduzida ‘esporte’ ( ??? ?anag ) significa propriamente“ viver delicada e ternamente ”; depois, “regozijar-se, ter prazer ou deleite”. Aqui, no entanto, é evidentemente usado no sentido de se divertir com alguém, isto é, com desprezo; e a idéia é, provavelmente, que eles zombavam de Deus e das instituições religiosas. O profeta pergunta, com profunda indignação e emoção, contra quem eles fizeram isso. Eles estavam cientes da majestade e glória daquele Ser a quem eles assim ridicularizaram?

Contra quem faz a boca larga? Ou seja, com escárnio ou desprezo Salmos 35:21 : ‘Sim, eles abriram a boca contra mim.’

E esticar a língua? Lowth, ‹Loll a língua; ou, como diríamos, esgotar a língua. Talvez tenha sido feito com um movimento rápido, como zombando dos verdadeiros profetas quando eles entregaram a mensagem de Deus (compare 2 Crônicas 36:16 ). Às vezes, o desprezo também era demonstrado pela saliência dos lábios. Salmo 22: 7 : ‹Eles disparam pelo lábio; e também escancarando uma pessoa Salmo 22:13 ; ‹Eles se abriram contra mim com a boca.

Não sois filhos de transgressão? Isto é, tendo em vista que você pratica um esporte de coisas sagradas e zomba das leis e dos profetas de Deus.

Uma semente de mentira – Uma geração que é infiel a Deus e à sua causa.

Comentário de John Calvin

4. Sobre quem você praticou esportes? O Profeta mostra que não há razão para os judeus se vangloriarem com tanto orgulho com o pretexto de terem nascido, visto que zombavam de Deus e dos profetas. Eles pensaram que tinham que lidar com homens, quando rejeitaram a palavra; como vemos que os homens iníquos nos dias de hoje, enquanto destemidamente desprezam a doutrina de Deus e riem dos ministros, ainda assim se abrigam e falsamente se gloriam no nome de Deus. Esta é a razão pela qual o Profeta os oprime e censura com severidade.

Em quem abriste a boca? O significado das palavras é: “Quando estendes a língua contra Deus e zombamos da sua palavra, pensais que tens de lidar com um homem mortal?” A pergunta (“Sobre quem?”) Significa que eles recorreram a disfarces e ocultação, a fim de ocultar sua impiedade; pois os homens maus não confessam que são rebeldes contra Deus, e até reclamam que são tratados injustamente. Mas eles devem ser arrastados para a luz e convencidos de sua maldade; pois se existe um Deus no céu, eles continuam em guerra com ele, atacando e rejeitando sua palavra e tratando-a como uma fábula.

“Abrir a boca” e “estender a língua” significa a mesma coisa, exceto que por essas expressões ele descreveu mais completamente sua maldade, não apenas rejeitando a Deus, mas também zombando dele. O desprezo interior do coração os levou a abrir zombarias e blasfêmias, de modo que não se comoveram com nenhum medo de desgraça.

Semente do adúltero e da prostituta. Por fim, ele conclui que eles são filhos traiçoeiros, uma semente mentirosa, e que ele os repreendeu com justiça por serem “filhos da prostituta”; pois tal desprezo a Deus não pôde ser encontrado nos filhos de Abraão. Por isso, aprendemos de que maneira os homens maus devem ser tratados, e com que severidade eles devem ser reprovados, para que não se lisonjeiem; e quanto mais desprezam tudo o que é mantido em nome de Deus, mais sua perversidade sacrílega deve ser exposta e arrastada à vista do público.

Comentário de John Wesley

Contra quem vocês se divertem? contra quem fazes uma boca larga e estendes a língua? não sois filhos da transgressão, semente da falsidade,

Contra quem – Considere quem é que você zomba e zomba, quando zomba dos profetas de Deus.

Uma semente – Uma geração de mentirosos, cujas práticas contradizem suas profissões, que lidam enganosamente com Deus e os homens.

Referências Cruzadas

Exodo 9:17 – Contudo você ainda insiste em colocar-se contra o meu povo e não o deixa ir.

Exodo 16:7 – e amanhã cedo verão a glória do Senhor, porque o Senhor ouviu a queixa de vocês contra ele. Quem somos nós para que vocês reclamem a nós? “

Números 16:11 – É contra o Senhor que você e todos os seus seguidores se ajuntaram! Quem é Arão, para que se queixem contra ele? “

Josué 10:21 – O exército inteiro voltou então em segurança a Josué, ao acampamento de Maquedá, e depois disso, ninguém mais ousou abrir a boca para provocar os israelitas.

Juízes 16:25 – Com o coração cheio de alegria, gritaram: “Tragam-nos Sansão para nos divertir! ” E mandaram trazer Sansão da prisão, e ele os divertia. Quando o puseram entre as colunas,

Jó 16:9 – Deus, em sua ira, ataca-me e faz-me em pedaços, e range os dentes contra mim; meus inimigos fitam-me com olhar penetrante.

Salmos 22:7 – Caçoam de mim todos os que me vêem; balançando a cabeça, lançam insultos contra mim, dizendo:

Salmos 22:13 – Como leão voraz rugindo escancaram a boca contra mim.

Salmos 22:17 – Posso contar todos os meus ossos, mas eles me encaram com desprezo.

Salmos 35:21 – Com a boca escancarada, riem de mim e me acusam: “Nós vimos! Sabemos de tudo! “

Salmos 69:12 – Os que se ajuntam na praça falam de mim, e sou a canção dos bêbados.

Isaías 1:4 – Ah, nação pecadora, povo carregado de iniqüidade! Raça de malfeitores, filhos dados à corrupção! Abandonaram o Senhor; desprezaram o Santo de Israel e o rejeitaram.

Isaías 10:15 – Será que o machado se exalta acima daquele que o maneja, ou a serra se vangloria contra aquele que a usa? Seria como se uma vara manejasse quem a ergue, ou o bastão levantasse quem não é madeira!

Isaías 30:1 – “Ai dos filhos obstinados”, declara o Senhor, “que executam planos que não são meus, fazem acordo sem minha aprovação, para ajuntar pecado sobre pecado,

Isaías 30:9 – Esse povo é rebelde; são filhos mentirosos, filhos que não querem saber da instrução do Senhor.

Isaías 37:23 – De quem você zombou e contra quem blasfemou? Contra quem você ergueu a voz e, contra quem levantou seu olhar arrogante? Contra o Santo de Israel!

Isaías 37:29 – Sim, contra mim você se enfurece, o seu atrevimento chegou aos meus ouvidos; por isso, porei o meu anzol em seu nariz e o meu freio em sua boca, e o farei voltar pelo caminho por onde veio.

Lamentações 2:15 – Todos os que cruzam o seu caminho batem palmas; eles zombam e meneiam a cabeça diante da cidade de Jerusalém: “É esta a cidade que era chamada, a perfeição da beleza, a alegria de toda a terra? “

Ezequiel 2:4 – O povo a quem vou enviá-lo é obstinado e rebelde. Diga-lhe: Assim diz o Senhor Soberano.

Oséias 10:9 – “Desde os dias de Gibeá, você tem pecado, ó Israel, e não mudou. Acaso a guerra não os alcançou em Gibeá por causa dos malfeitores?

Mateus 13:38 – O campo é o mundo, e a boa semente são os filhos do Reino. O joio são os filhos do Maligno,

Mateus 27:29 – fizeram uma coroa de espinhos e a colocaram em sua cabeça. Puseram uma vara em sua mão direita e, ajoelhando-se diante dele, zombavam: “Salve, rei dos judeus! “

Mateus 27:39 – Os que passavam lançavam-lhe insultos, balançando a cabeça

Lucas 10:16 – “Aquele que lhes dá ouvidos, está me dando ouvidos; aquele que os rejeita, está me rejeitando; mas aquele que me rejeita, está rejeitando aquele que me enviou”.

Atos dos Apóstolos 9:4 – Ele caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que você me persegue? “

Efésios 2:2 – nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.

Efésios 5:6 – Ninguém os engane com palavras tolas, pois é por causa dessas coisas que a ira de Deus vem sobre os que vivem na desobediência.

Colossenses 3:6 – É por causa dessas coisas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência,

2 Pedro 2:13 – Eles receberão retribuição pela injustiça que causaram. Consideram prazer entregar-se à devassidão em plena luz do dia. São nódoas e manchas, regalando-se em seus prazeres, quando participam das festas de vocês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *