4 maneiras de se voltar para Deus e ficar satisfeito

A ideia de estar contente em toda e qualquer situação tem estado fortemente na minha mente ultimamente. 

À medida que entramos no décimo mês de uma pandemia global, tenho me perguntado como as pessoas na Bíblia encontraram contentamento em algumas das circunstâncias mais loucas. Paulo foi preso e isolado (entre muitas outras provações – veja 2 Coríntios 6:4-10 e 2 Coríntios 11:23-28 ), mas seu relacionamento com Deus o tornou alegre, contente e forte.

Estar contente é estar satisfeito com suas posses, status ou situação, o que parece ser uma tarefa difícil este ano. Como você pode estar satisfeito quando não tem os serviços ou suporte de que precisa? Quando a vida é injusta? Quando o estresse pesa sobre você? Quando você está sozinho? 

Como você lida com essas situações (e muitas outras) fielmente, sem sucumbir à raiva, amargura e incredulidade

Essa é uma pergunta que vai muito além de 2020 em nossa vida pós-pandemia. A vida nem sempre vai do jeito que queremos. E se eu for honesto comigo mesmo, mesmo quando a vida for do jeito que eu quero, posso encontrar maneiras de ficar descontente. Não é como se eu estivesse sempre super contente na minha vida pré-pandemia – com noites de namoro, encontros e jantares em abundância. 

Uma das maiores lições que estou aprendendo este ano é que meu relacionamento com Deus pode satisfazer minha alma . Isso é realmente muito libertador, porque tudo na vida vem e vai. Se eu puder aprender a construir um relacionamento com Deus que me satisfaça, posso aprender a ficar contente em toda e qualquer situação. 

1 – Ouça sua alma, não suas circunstâncias

Quando sinto uma dor de descontentamento dentro de mim, meu primeiro instinto geralmente é tentar mudar alguma coisa em minhas circunstâncias para encontrar alívio. 

Mas uma das maiores chaves para o contentamento é aprender a olhar além das minhas circunstâncias e ouvir minha alma: 

Minha alma está seca e tem sede de Ti, Verdadeiro Deus, como um cervo tem sede de água. Anseio pelo Deus Verdadeiro que vive. Quando posso estar diante Dele e sentir Seu conforto?

Salmo 42:1-2

Nossa alma tem sede de Deus e de seu consolo , assim como nosso corpo tem sede de água. Às vezes, nossos sentimentos de descontentamento vêm de um vazio espiritual que precisa ser preenchido por nosso relacionamento com Deus e pelo conforto que ele traz. Nenhuma quantidade de mudança circunstancial fará isso. 

Ao estudar a Bíblia, aprendi que somente Deus poderia preencher o vazio que sentia dentro de mim. Eu não poderia preenchê-lo por meio de minha vida social, minha carreira ou minhas realizações acadêmicas.

Desde então, muitas vezes me sinto seca e com sede, mas é tão reconfortante saber que posso recorrer a Deus em qualquer situação e ele me encherá por dentro.  

2 – Deixe o egoísmo para trás 

Olhe para aquele homem, inchado pela auto-importância — cheio de si mesmo, mas vazio de alma . Mas a pessoa em posição correta diante de Deus por meio de uma crença leal e firme está totalmente viva, realmente viva. 

Habacuque 2:4

Auto-importância significa ter um senso exagerado de seu próprio valor ou importância. Às vezes, a maneira como tento encontrar satisfação ou contentamento é enchendo minha mente comigo mesmo – meus sentimentos, meus problemas e meus desejos. 

Um dos perigos de encher nossas mentes com nossos próprios desejos e necessidades é que não temos espaço para pensar ou ter em Deus ( Salmo 10:4 ). Tornamo-nos cheios de nós mesmos, mas “esvaziados de alma”. 

Liberdade significa que nos tornamos tão completamente livres da auto-indulgência que nos tornamos servos uns dos outros, expressando amor em tudo o que fazemos.

Gálatas 5:13

Uma decisão que podemos tomar para nos voltarmos para Deus e encontrarmos contentamento é nos afastarmos da auto-indulgência. Muitas vezes me sinto muito mais contente e grato pela minha própria vida quando paro de pensar em mim e, em vez disso, penso em como posso fazer a diferença na vida das pessoas ao meu redor. 

Amar e servir os outros pode significar muitas coisas, e pequenas decisões de amar podem realmente causar um impacto significativo nos outros. Enviar mensagens de texto para as pessoas para ver como elas estão, enviar escrituras ou apenas fazer um telefonema pode ajudar bastante a alegrar o dia de alguém e nos ajudar a nos sentirmos contentes ao mesmo tempo. 

3 – Aprenda que SOMENTE Deus pode suprir todas as suas necessidades 

Essas pessoas que negam a Deus nunca estão satisfeitas com o que têm ou com quem são; sua ganância os impulsiona implacavelmente.

Trabalho 20:20

Nem sempre percebo que quando estou descontente com meu relacionamento com Deus, minhas circunstâncias ou minha vida, fico mais amargo, exigente e desconfiado em meus relacionamentos. Tenho visto isso mais do que nunca durante a pandemia. Nada é bom o suficiente ou me fará sentir seguro ou feliz. Aprendi a descrever isso como se tornar um “buraco negro”.

Cada um de nós tem uma escolha a fazer sobre como vamos satisfazer a sede que sentimos por dentro. Se você olhar para seu cônjuge, um amigo, dinheiro ou atenção, provavelmente se transformará em um buraco negro emocional, porque nada disso será suficiente. Mas nosso relacionamento com Deus e sua bondade e amor são grandes o suficiente para satisfazer plenamente. 

Deus nunca se deixa dominar por nossas emoções. Ele nos entende mais do que ninguém (Salmo 139), então ele sabe como atender às nossas necessidades e nos satisfazer mais do que nós sabemos. 

4 – Olhe para a Palavra de Deus todas as manhãs

Preencher nosso vazio emocional e satisfazer nossa alma é a especialidade de Deus:

Satisfaça -nos todas as manhãs com seu amor infalível , para que possamos cantar de alegria até o fim de nossas vidas. 

Salmo 90:14

É incrível para mim como a Palavra de Deus pode descrever o que sinto. 

Todas as manhãs, quando acordo, minha alma precisa de um amor infalível. Eu preciso de perdão pelas maneiras que eu fiquei aquém. Eu preciso saber que Deus está cuidando de mim e se preocupa com os detalhes da minha vida ( Salmo 37:23 ). Preciso saber que Deus me ama e ouve minhas orações. Eu preciso saber que Deus está trabalhando em tudo para o meu bem (Romanos 8:28). 

A Palavra de Deus pode abordar e satisfazer nossas necessidades e desejos mais profundos. Nunca estaremos contentes a menos que a Palavra de Deus nos influencie mais do que nossos medos e emoções.

Passar um tempo de qualidade com Deus todas as manhãs, em que me concentro e ouço sua Palavra, realmente faz diferença no meu contentamento. Sinto-me menos zangado quando as coisas não acontecem do meu jeito porque confio e tenho fé que Deus está se movendo e me protege. 

Minha salvação e meu significado dependem , em última análise , de Deus; o núcleo da minha força, meu abrigo, está no Deus Verdadeiro. Tenha fé Nele em todas as circunstâncias, queridos. Abra seu coração para Ele; o Verdadeiro Deus nos abriga em Seus braços. 

Salmo 62:8

Esta escritura me ensina que minha salvação, significado, força e abrigo são encontrados em meu relacionamento com Deus, não em pessoas ou circunstâncias que estão sempre mudando e fora do meu controle.

Abrir meu coração a Deus em oração todas as manhãs também me ajuda a ficar contente e ter fé em todas as situações. É muito fácil para mim manter minhas orações superficiais e rotineiras, escolhendo não orar sobre áreas mais desafiadoras de incredulidade ou fraqueza em minha vida. Mas quando faço isso, perco a paz que vem de saber que Deus está me protegendo e me fortalecendo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *