5 coisas que você pode controlar quando a vida parece incontrolável

Você já se sentiu fora de controle? Se você fosse uma pessoa que vivesse até o ano de 2020, a resposta provavelmente seria 100% sim. 

Outro dia eu estava refletindo sobre o ano passado e ri um pouco para mim mesmo sobre o estado mental que eu estava em março. Quarentena? Por duas semanas? Quão??

Eu estava apavorada, porque eu não tinha ideia do que ia acontecer. Eu estava tão acostumada a me apegar à ilusão de que estava no controle da maior parte do que acontece na minha vida, mas esse despertar me fez perceber rapidamente que não era o caso. Quanto mais lidamos com os efeitos da pandemia, mais vejo que isso é verdade.

Estar fora de controle é uma sensação assustadora.

“Quando a terra e todos os que vivem nela se transformam em caos, sou eu quem a estabiliza e a sustenta.”

Salmo 75:3

Deus traz estabilidade e apoio quando sentimos que estamos perdendo o controle.

Estar neste momento me fez perceber que, embora haja muita coisa na minha vida que não posso controlar, as coisas que posso controlar são as que importam. 

1 – Minha vida de oração

Não queime; mantenham-se abastecidos e em chamas. Sejam servos alertas do Mestre, alegremente expectantes. Não desista em tempos difíceis; rezar ainda mais. Ajude os cristãos necessitados; ser inventivo na hospitalidade.

Romanos 12:11-13

Quando os tempos difíceis chegam, é fácil querer desistir. Desistir parece diferente para todos – pode significar se isolar dos relacionamentos, se contentar com apenas tentar sobreviver, ficar ocupado para que você não precise desacelerar o suficiente para lidar com o que está em seu coração.

Não podemos controlar quando os tempos difíceis chegam, mas como diz esta escritura, podemos controlar o quanto oramos. Escolher permanecer em oração é o que mantém nossos corações abastecidos e em chamas, mesmo quando as circunstâncias nos dão uma desculpa para aceitar o esgotamento.

Esperei muito tempo pelo Eterno; Ele finalmente se ajoelhou para me ouvir. Ele ouviu meu choro fraco e sussurrado. Ele se abaixou e me tirou do buraco profundo e escuro onde eu estava preso, atolado na lama e no barro. Com uma mão gentil, Ele me puxou para fora Para me colocar em segurança em uma rocha quente; Ele me segurou até que eu estivesse firme o suficiente para continuar a jornada novamente.

Salmo 40:1-2

A oração é uma oportunidade de aquietar nossos corações ao barulho . É um lugar seguro onde podemos descarregar e relaxar quando nos sentimos presos e sobrecarregados.

Deus não está esperando impacientemente que nos recomponhamos quando sentimos que não podemos lidar com a vida. Ele nos segura até que estejamos firmes o suficiente para continuar a jornada novamente.

2 – Quanto da Bíblia eu levo em consideração

À medida que a pressão e o estresse me atingem, encontro alegria em seus comandos.

Salmo 119:143

Vinde a Mim, todos os que estais cansados ​​e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei. [29] Ponha meu jugo sobre seus ombros, pode parecer pesado no começo, mas está perfeitamente ajustado às suas curvas. Aprenda comigo, pois sou manso e humilde de coração. Quando você estiver unido a Mim, suas almas cansadas encontrarão descanso. [30] Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

Mateus 11:28-30

Quando sentimos pressão e estresse, é difícil encontrar alívio. Isso é especialmente verdadeiro durante um período em que parece que temos que estar constantemente em alerta, e pode ser difícil encontrar tempo para fazer pausas e descansar.

Mas não devemos carregar o fardo de nossa vida sozinhos. Mesmo que nem sempre possamos controlar a pressão que enfrentamos, podemos controlar para onde buscamos alívio.

Como Jesus descreve em Mateus 28, Deus pode nos dar o alívio e o encorajamento que procuramos tão desesperadamente. Seu jugo é perfeitamente “ajustado às nossas curvas”, e ele nos dá força para seguir em frente.

A maneira como acessamos seu alívio e descanso é escolhendo ouvi-lo e aprender com ele, por meio da leitura da Bíblia.

Pois tudo o que outrora foi escrito, foi escrito para nossa instrução, para que, pela firmeza e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança.

Romanos 15:4

Precisamos da Bíblia e das escrituras para manter a esperança. Apegar-nos às escrituras que nos lembram do amor de Deus, do propósito de Deus e do que podemos fazer para crescer nos encoraja a permanecer na luta mesmo quando estamos desanimados.

3 – Desfrutando do meu relacionamento com Deus

Ainda que a figueira não floresça e não haja fruto na vide, ainda que o rendimento da oliveira falhe e os campos não produzam mantimento, ainda que as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco e não haja gado nos currais, [18] ] No entanto, vou [escolher] alegrar-me no Senhor; Vou [escolher] gritar de exultação no [vitorioso] Deus da minha salvação!

Habacuque 3:17-18

As circunstâncias não precisam determinar o quanto desfrutamos de nosso relacionamento com Deus. É uma escolha de tornar nosso relacionamento com Deus pessoal e algo que apreciamos e desfrutamos. 

Adoro ser criativo em meus momentos com Deus, e isso teve que ser especialmente verdade durante a pandemia. Gosto de encontrar lugares para orar que sejam especiais para mim e para Deus, e tenho memórias específicas ligadas a esses lugares onde abri meu coração a Deus, tive a visão de um amigo ou vi uma oração respondida.

Adoro conectar música com a Bíblia , encontrar músicas que me lembrem das escrituras para me ajudar a entender melhor a perspectiva de Deus. Não importa o que esteja acontecendo, sempre podemos encontrar maneiras de aproveitar nossos momentos com Deus.

Continue confiando no Senhor e faça o que é certo aos seus olhos. Fixe seu coração nas promessas de Deus e você estará seguro, banqueteando-se com sua fidelidade. [4] Faça de Deus o maior deleite e prazer de sua vida, e ele proverá para você o que você mais deseja.

Salmo 37:3-4

Deus é o maior deleite e prazer de sua vida? Se não, o que é? Pode ser nós mesmos, a aprovação de outros, conquistas ou qualquer coisa que expulse nosso amor por Deus ( 1 João 2:15-17 ).

Deus quer nos dar o que mais desejamos, mas isso acontece quando fixamos nossos corações nele e tornamos nossos momentos com ele pessoais e especiais.

4 – Confiando em Deus

Eu respondi: “Mas meu trabalho parece tão inútil! Gastei minhas forças para nada e sem propósito. No entanto, deixo tudo nas mãos do Senhor; Confiarei em Deus para minha recompensa.” [5] E agora fala o Senhor, aquele que me formou no ventre de minha mãe para ser seu servo, que me encarregou de trazer Israel de volta a ele.

O Senhor me honrou, e meu Deus me deu forças. [6] Ele diz: “Você fará mais do que restaurar o povo de Israel para mim. Eu farei de você uma luz para os gentios, e você levará a minha salvação até os confins da terra”.

Isaías 49:4-6

Isaías expressa nesta escritura o que muitos de nós podem sentir: que todo o trabalho que ele estava fazendo era inútil. E se todo o bem que ele estava tentando fazer, a maneira como ele estava tentando se manter na luta , não levasse a lugar algum? Mas em vez de ceder a esses medos e dúvidas, Isaías decidiu confiar em Deus.

O legal é a resposta de Deus a Isaías, mostrando a ele seu propósito. Isaías deveria ser uma luz e causar impacto em mais pessoas do que ele poderia imaginar. 

No momento, pode parecer que o que estamos fazendo é inútil e não vai a lugar nenhum. Mas quando escolhemos confiar em Deus, podemos ver que Deus não desistiu de nós e está nos preparando para uma visão além do que podemos ver agora.

5 – Sendo honesto sobre o meu coração

Guarde seu coração acima de tudo, pois ele determina o curso de sua vida.

Provérbios 4:23

A condição de nossos corações determina todo o resto. Muitas vezes negligencio o que está em meu coração, especialmente quando a vida parece incontrolável.

Não gosto de cavar e lidar com meus pecados, emoções e medos, então me contento em permanecer inconsciente e apenas sobreviver. Mas isso é como colocar um curativo em um cano com vazamento. Na verdade, não conserta nada e, em algum momento, vai estourar.

[12] Acautelai-vos, pois, dos vossos próprios corações, queridos irmãos, para que não descubrais que também eles são maus e incrédulos e vos afastam do Deus vivo. [13] Conversem sobre essas coisas todos os dias, enquanto ainda há tempo, para que nenhum de vocês se endureça contra Deus, sendo cegado pela miragem do pecado.

Hebreus 3:12-13

Podemos entender e guardar nossos corações quando encorajamos uns aos outros a ser conscientes, honestos e nos proteger contra os maus pensamentos e dúvidas que podem expulsar Deus.

Quando as coisas parecem muito difíceis de mudar, devemos observar o quanto estamos engajados nesse tipo de relacionamento. Podemos não ser capazes de controlar o que acontece ao nosso redor, mas podemos controlar o quão honestos somos sobre nossos corações com Deus e amigos, e isso nos ajuda a lidar com os tempos difíceis que virão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *