4 Escrituras sobre emoções que o ajudarão a desfrutar de Deus

Deus não quer que falemos com ele de má vontade, por hábito ou dever. Ele quer que desfrutemos de nosso relacionamento com ele, que encontremos prazer em passar tempo com ele.

A Bíblia diz que quando encontramos nosso deleite em Deus, ele nos dará tudo o que nosso coração realmente deseja. Nossas necessidades emocionais de amor, segurança, aceitação e proteção serão cobertas por Deus. Isso significa que nossos corações ficarão satisfeitos e felizes por causa de nosso relacionamento com ele, deixando-nos livres para cuidar de outras pessoas. 

Para desfrutar desse tipo de relacionamento com Deus, temos que aprender a experimentar Deus emocionalmente. O prazer é um sentimento. Sem emoção, nosso relacionamento com Deus se tornará nada mais do que uma tradição distante e vazia:

Essas pessoas me honram apenas com suas palavras, pois seus corações estão muito distantes de mim. [9] Eles fingem me adorar, mas sua adoração nada mais é do que as tradições vazias dos homens”.

Mateus 15:8-9

Por outro lado, às vezes ouvimos demais nossas emoções e elas substituem Deus e sua Palavra ( Filipenses 3:19  ). 

Então, como lidamos com nossas emoções de uma maneira que nos leve a um relacionamento mais satisfatório com Deus?

1 – Emoções importam para Deus

Deixe que o mal dentro dos ímpios acabe, mas faça o justo seguro, ó Deus justo que examina pensamentos e emoções.

Salmo 7:9

Deus examina pensamentos e emoções. Isso significa que ele se importa com o que você realmente sente e pensa, não apenas com o que você faz.

A vida diária é profundamente emocional. Um grande estudo sobre emoção humana em 2015 descobriu que os participantes experimentaram pelo menos uma emoção 90% das vezes e frequentemente experimentaram emoções positivas e negativas ao mesmo tempo.

Caso você esteja se perguntando, os pesquisadores não encontraram diferenças de gênero nesses resultados. Homens e mulheres no estudo experimentaram uma frequência muito semelhante de emoções diariamente. 

Então, se você se considera “emocional” ou não, a verdade é que todo mundo é emocional. A questão é: o que você faz com suas emoções? 

Examinar significa inspecionar algo completamente Você examina seus pensamentos e emoções? Ou você tende a ignorar, esconder ou satisfazer seus sentimentos

Examinar emoções é diferente de ceder a elas ou olhar para o umbigo. Examinar significa que você honestamente admite seus sentimentos e procura entendê-los. Entregar-se significa que você acredita em suas emoções, segue-as e não questiona o que as está impulsionando.

Muitas vezes, quanto mais religiosos nos tornamos, mais queremos negar certas emoções porque achamos que “não deveríamos” senti-las. Talvez eu “não devesse” sentir medo do que alguém pensa de mim… mas a verdade é que tenho.

Examinar suas emoções significa lidar com a verdade do que está em seu coração, independentemente do que você acha que “deveria” ou “não deveria” sentir. Deus quer conhecer e entender o que realmente está dentro de nós, e seu relacionamento com ele não será próximo se você se recusar a admitir seus verdadeiros pensamentos e sentimentos. 

Examinar também significa estar disposto a se perguntar por que sente o que sente. Examinar suas emoções significa que você não apenas as joga em Deus ou nas pessoas ao seu redor, mas também se faz perguntas como “Por que me sinto assim? O que esses sentimentos refletem sobre minha confiança e em Deus?”

2 – Cuidado com as emoções descontroladas

Uma mente sã contribui para um corpo robusto, mas emoções descontroladas corroem os ossos. 

Provérbios 14:30

“Emoções em fuga” significa que minhas emoções estão controlando minha vida. Estou muito consumido por eles, e acredito neles como verdade. Estou preocupado com eles, e Deus não está mais envolvido. Minhas emoções parecem maiores, mais fortes e mais reais do que as Escrituras. 

Como este versículo nos diz, emoções descontroladas nos corroem de dentro para fora. Eles gradualmente destroem e enfraquecem nossa força física e nossa fé em Deus.

No trabalho, por exemplo, quando sou invadido pelo medo e pela insegurança, os projetos se tornam mais cansativos e costumo me sentir muito exausto no final do dia. 

Mas quando estou cheio de fé e confiança de que Deus está ao meu lado, me sinto mais animado e energizado no final do dia. Também sou capaz de descarregar minhas preocupações e preocupações em oração, sabendo que são importantes para Deus e que ele se preocupa comigo (1 Pedro 5:7). O trabalho pode ser o mesmo, mas me sinto menos cansado. 

Também acho importante notar aqui que você pode ter “emoções descontroladas” mesmo que não expresse esses sentimentos em voz alta. Às vezes acho que não estou sendo “emocional” porque não estou com raiva em voz alta como estou na minha cabeça. 

Mas emoções reprimidas ou ocultas ainda podem dirigir sua vida e até corroer sua saúde física.

Tornar-se consciente das “emoções descontroladas” e aprender a lidar com elas é muito importante para o nosso bem-estar espiritual e físico. 

Uma boa pergunta que você pode fazer a si mesmo para determinar se suas emoções estão fugindo de você é: “Essas emoções correspondem ao que a Bíblia diz?” Se a resposta for não, então você provavelmente está vivendo de acordo com suas emoções e não com a Palavra de Deus

Por exemplo, às vezes fico com muito medo de ser honesto porque tenho medo de rejeição. Mas a Bíblia diz que a honestidade traz comunhão e perdão (1 João 1:7-10). Ter medo demais é um sinal de que estou deixando minhas emoções dirigirem minha vida em vez de confiar na verdade da Palavra de Deus. 

3 – A honestidade emocional nos conecta com Deus

Quanto mais honesto eu for com Deus, mais sentirei sua presença e graça em minha vida: 

“Aqui está o que eu quero que você faça: encontre um lugar calmo e isolado para que você não seja tentado a encenar diante de Deus. Apenas esteja lá da maneira mais simples e honesta que puder. O foco mudará de você para Deus, e você começará a sentir sua graça.

Mateus 6:6

Interpretar papéis diante de Deus é dizer o que você acha que deveria dizer ou agir como se fosse algo que não é, em vez de ser o mais honesto possível.

Quando eu for o mais honesto possível, meu foco mudará de mim mesmo e de meus sentimentos para Deus.

A Bíblia me diz que começarei a sentir sua graça – seu favor imerecido em minha vida. Eu vou acreditar que ele se importa comigo, ele me perdoa, e minhas orações são importantes para ele.

4 – Necessidades emocionais não atendidas nos afastarão de Deus

Para uma imagem esculpida em um pedaço de madeira eles dizem: ‘Você é meu pai.’ Para um ídolo esculpido em um bloco de pedra eles dizem: ‘Você é minha mãe.’ Eles me dão as costas, mas em tempos de angústia clamam a mim: ‘Venha e nos salve!'[28] Mas por que não invocar esses deuses que você criou? Quando o problema vier, deixe-os salvá-lo se puderem! Pois você tem tantos deuses quantos são as cidades de Judá.

Jeremias 2:27-28

Um ídolo é algo diferente de Deus em que confiamos para apoio emocional. Nos tempos do Antigo Testamento, esses ídolos eram frequentemente objetos físicos que as pessoas adoravam e procuravam em busca de segurança, proteção e cuidado enquanto davam as costas a Deus.

A idolatria é um insulto a Deus e prejudicial (como você se sente quando alguém lhe dá as costas?). Também é inútil; esses objetos não podem realmente nos ajudar em tempos de dificuldade. 

Quando leio o Antigo Testamento, o que me chama a atenção é que a idolatria do povo de Deus muitas vezes começou com necessidades emocionais não atendidas. Eles estavam com medo, precisavam de proteção, enfrentavam ameaças ao seu bem-estar físico e não se sentiam no controle de seu futuro. 

Eu me identifico com todos esses sentimentos, principalmente nos tempos caóticos que vivemos hoje. Mas serve como um aviso para mim de que, se eu não aprender a me conectar emocionalmente com Deus e confiar nele emocionalmente, acabarei me afastando dele.

Neste ponto do livro de Jeremias, o povo de Deus tinha mais deuses falsos do que cidades. A idolatria corria desenfreada e descontrolada. Estava fazendo com que eles se esquecessem de quem Deus realmente era e parecessem perder o interesse ou se sentirem sobrecarregados por ele:

“Ó meu povo, ouçam as palavras do Senhor! Tenho sido como um deserto para Israel? Eu fui para eles uma terra de escuridão? Por que então meu povo diz: ‘Finalmente estamos livres de Deus! Não precisamos mais dele![32] Uma jovem esquece suas jóias, ou uma noiva seu vestido de noiva? No entanto, por anos a fio meu povo se esqueceu de mim.

Jeremias 2:31-32

Eu recorro a esses ídolos porque acho que eles vão me ajudar emocionalmente. Acho que vão aliviar meus medos e me trazer segurança, conforto e prazer.

A verdade é que nenhum desses ídolos satisfaz meu coração. O que meu coração realmente deseja é amor infalível ( Provérbios 19:22 ) e somente Deus pode fornecer isso:

Satisfaça-nos de manhã com o seu amor infalível, para que cantemos de alegria e nos alegremos todos os nossos dias.

Salmo 90:14

Enquanto os ídolos hoje para mim não assumem a forma física de pedra ou objetos de madeira, a idolatria pode correr solta em meu coração enquanto eu nem percebo.

Posso ficar tão acostumado a confiar em outros ídolos além de Deus para satisfazer minhas necessidades emocionais que nem percebo quando eles tomam conta do meu coração e expulsam Deus da minha vida.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *