5 maneiras de ficar perto de Deus quando tudo está desmoronando

Que outra nação é tão grande a ponto de ter seus deuses perto de si como o Senhor nosso Deus está perto de nós sempre que oramos a ele?

Deuteronômio 4:7

Deus está perto de nós sempre que oramos a Ele , especialmente quando não há mais nada para segurar e ninguém pode nos dar respostas para nossas perguntas ou soluções para nossos problemas.

Quando tudo mais falha, Deus nunca falha. Ele sempre estará lá para nos pegar quando cairmos, para nos dizer através de Sua palavra que tudo ficará bem quando as coisas parecerem sem esperança.  

Podemos sentir que as coisas estão desmoronando quando estamos experimentando uma dessas três coisas: 

  1. Conflito – na forma de uma luta, batalha, briga, luta, conflito ou controvérsia
  2. Crise – quando uma dramática reviravolta emocional ou circunstancial ocorre em nossa vida
  3. Caos – o estado de total confusão e desordem em nossa vida ou no mundo ao nosso redor

Os justos clamam, e o Senhor os ouve; ele os livra de todos os seus problemas. 18 O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os que têm o espírito abatido. 19 O justo pode ter muitas tribulações, mas o Senhor o livra de todas; 20 ele protege todos os seus ossos, nenhum deles será quebrado.

Salmos 34:17

O Salmo 34 foi escrito por Davi enquanto ele estava sendo perseguido por Saul, e ele teve que agir como se estivesse louco para poder escapar.

Davi escreveu muitos dos Salmos enquanto as coisas estavam desmoronando ao seu redor, e mantendo os olhos em Deus e não em si mesmo, ele ficou forte e seguro. Podemos aprender com a caminhada de Davi com Deus para ver que, mesmo que as pessoas sejam infiéis, Deus nunca é. Embora possamos nos sentir inadequados, Deus pode fazer qualquer coisa.

1 – Confie na proteção de Deus 

Eu amo o Senhor porque ele ouve minha voz e minha oração por misericórdia. 2 Porque ele se inclina para ouvir, orarei enquanto tiver fôlego! 3 A morte me envolveu com suas cordas; os terrores da sepultura me alcançaram. Só vi problemas e tristezas. 4 Então invoquei o nome do Senhor: “Por favor, Senhor, salva-me!” 5 Quão bondoso é o Senhor! Como ele é bom! Tão misericordioso, este nosso Deus! 6 O Senhor protege os de infantil… 8 Ele me salvou da morte, meus olhos das lágrimas, meus pés de tropeçar. 9 E assim ando na presença do Senhor enquanto vivo aqui na terra! 

Salmos 116:1-9

Davi confiou na proteção de Deus quando estava cercado de problemas, sentindo apenas tristeza e enfrentando a morte quase certa. Ele confiou em Deus porque sabia que Deus estava cheio de misericórdia e bondade e estava se inclinando para ouvir atentamente seu pedido de ajuda.

Às vezes, podemos confiar em nossa própria força para nos proteger de sermos feridos nos relacionamentos e perder a oportunidade de confiar nos outros e em Deus. Podemos confiar-nos aos cuidados de Deus perdoando as mágoas do passado, em vez de guardar ressentimentos e impedir que nossos corações construam relacionamentos.

Quando decidimos compartilhar de forma vulnerável com os outros, Deus promete nos proteger e guardar. 

2 – Dependa do poder de Deus 

Eles planejam me derrubar da minha alta posição. Eles se deliciam em contar mentiras sobre mim. Eles me elogiam na minha cara, mas me amaldiçoam em seus corações. 5 Que tudo o que sou espere em silêncio diante de Deus, pois nele está a minha esperança. 6 Só ele é minha rocha e minha salvação, minha fortaleza onde não serei abalado. 7 Minha vitória e minha honra vêm somente de Deus. Ele é meu refúgio, uma rocha onde nenhum inimigo pode me alcançar. 8 Ó meu povo, confia nele o tempo todo. Abra seu coração a ele, pois Deus é nosso refúgio…11 Deus falou claramente, e eu ouvi isso muitas vezes: O poder, ó Deus, pertence a você; 

Salmo 62:4-8, 11

Quando Davi enfrentou conflitos, críticas e traição, ele abriu seu coração a Deus em oração e dependia do poder de Deus e não do seu.

Ele percebeu que o verdadeiro poder pertence somente a Deus e que não podemos controlar as pessoas ou as circunstâncias. Deus quer ouvir tudo o que está em nosso coração.

À medida que derramamos a dor, a raiva e a preocupação, Ele pode nos encher de conforto, esperança e coragem.

Conte a todos sobre o poder de Deus. Sua majestade brilha sobre Israel; sua força é poderosa nos céus. 35 Deus é tremendo em seu santuário. O Deus de Israel dá poder e força ao seu povo. Louvado seja Deus!

Salmo 68:34-35

O poder de Deus nos dá coragem para enfrentar os conflitos com fé e perdão.

O poder que recebemos de Deus pode nos ajudar a perseverar em meio à dor emocional e física e a tentar novamente quando sentirmos vontade de desistir. 

3 – Confie nas provisões de Deus 

O Eterno é meu pastor, Ele cuida de mim sempre. 2 Ele me proporciona descanso em campos verdejantes e férteis ao lado de riachos de água refrescante. Ele acalma meus medos… 5 Você estendeu uma mesa diante de mim, provisões no meio do ataque dos meus inimigos; Você cuida de todas as minhas necessidades, ungindo minha cabeça com óleo suave e perfumado, enchendo meu copo de novo e de novo com Sua graça. 6 Certamente a Tua proteção fiel e provisão amorosa me perseguirão onde quer que eu vá, sempre, em todos os lugares. Estarei sempre com o Eterno, em Tua casa para sempre.

Salmo 23:1-2, 5-6

No Salmo 23, Davi escreve sobre Sua confiança em Deus para suprir suas necessidades de descanso, refrigério e renovação.

Ele vê Deus como um pastor amoroso e a si mesmo como uma ovelha que muitas vezes está indefesa e precisa de proteção e provisões. Mesmo no meio de um ataque, Davi foi capaz de suprir suas necessidades por meio de Deus e do que Ele proveu.

Muitas vezes, quando sinto que as coisas estão desmoronando e minha necessidade de segurança e realização não é atendida, decido trabalhar mais, mais rápido e por mais tempo. Mas confiar em mim só parece me deixar mais cansado e com mais medo.

Uma das maneiras pelas quais Deus supriu minhas necessidades de encorajamento e contentamento é por meio de amizades espirituais. Os amigos nos ajudam a ganhar fé, perspectiva e gratidão. 

4 – Espere pelos planos de Deus 

Você sabe quando eu me sento e quando me levanto. Você conhece meus pensamentos antes que eu os pense. 3 Tu sabes onde vou e onde me deito. Você sabe tudo o que eu faço. 4 Senhor, antes mesmo que eu diga uma palavra, você já sabe disso… 15 Você viu meus ossos se formando enquanto eu tomava forma no corpo de minha mãe. Quando eu fui montado lá, 16 você viu meu corpo como ele foi formado. Todos os dias planejados para mim foram escritos em seu livro antes que eu tivesse um dia de idade.

Salmo 139:2-4, 15-16

De acordo com a Bíblia, Deus é onisciente, o que significa que ele tem conhecimento completo e ilimitado e uma consciência e compreensão de todas as coisas.

Ele vê o futuro e sabe que, se esperarmos paciente e fielmente, Ele resolverá todas as circunstâncias e situações em nossas vidas por algo bom.

É reconfortante saber que quando a vida parece louca e caótica, Deus planejou nosso futuro e está trabalhando para o nosso bem.

“Pois eu conheço os planos que tenho para vocês”, declara o Senhor, “planos de fazê-los prosperar e não de prejudicá-los, planos de lhes dar esperança e um futuro. 12 Então vocês me invocarão e virão orar a mim, e eu os ouvirei. 13 Vocês me buscarão e me acharão quando me buscarem de todo o coração”.

Jeremias 29:11-13

Ao orar em meio ao desânimo e desapontamento, as escrituras me lembraram que Deus havia planejado meus dias e que Ele estava trabalhando para me dar uma esperança duradoura e um grande futuro com Ele.

Decidi parar de tentar controlar minhas circunstâncias e esperar que o plano de Deus se desenrolasse. Deus respondeu fielmente às nossas orações por uma família, e conseguimos adotar duas meninas incríveis.  

5 – Concentre-se na perfeição de Deus

O caminho de Deus é perfeito. Todas as promessas do Senhor se provam verdadeiras. Ele é um escudo para todos os que o procuram em busca de proteção. 31 Pois quem é Deus senão o Senhor? Quem senão o nosso Deus é uma rocha sólida… 35 Você me deu o escudo da vitória. Tua mão direita me sustenta; sua ajuda me fez grande. 36 Você abriu um caminho largo para os meus pés, para que não vacilem.

Salmo 18:30-36

Deus não comete erros, e tudo o que Ele faz é perfeitamente planejado e executado.

Às vezes parece que as coisas estão desmoronando porque não conseguimos acompanhar as demandas e expectativas em nossa vida devido às nossas limitações. Também podemos sentir que a vida está desmoronando porque fomos feridos ou desapontados por pessoas em nossa vida.

É importante lembrar nestes tempos que Deus nunca é limitado ou incapaz de trazer vitória.

Deus não é humano, para que minta, não é um ser humano, para que mude de ideia . Ele fala e depois não age? Ele promete e não cumpre?

Números 23:19

Deus não tem pecados ou fraquezas humanas, e ele não faz promessas vazias. Ele não muda de ideia indiscriminadamente nem se esquece de responder ao nosso pedido de ajuda.

Podemos nos concentrar na perfeição de Deus estudando a Bíblia para buscar Sua verdade e aprender sobre Suas qualidades e caráter. Quando nos concentramos na perfeição de Deus, podemos ter confiança interior de que Deus resolverá nossas circunstâncias para o bem, mesmo que as coisas estejam desmoronando do lado de fora. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *