Estudo de 1 Reis 9:3 – Comentado e Explicado

O Senhor disse-lhe: Ouvi a tua oração e a súplica que me dirigiste; consagrei esta casa que me construíste, a fim de nela fixar o meu nome para sempre; meus olhos e meu coração aí estarão perpetuamente.
1 Reis 9:3

Comentário de Albert Barnes

A resposta dada por Deus à oração de Salomão é relatada mais detalhadamente em 2 Crônicas 7: 12-22 .

Quando Deus coloca Seu Nome no templo, Ele o faz, na intenção, “para sempre”. Ele não a retirará arbitrariamente; ali permanecerá “para sempre”, no que diz respeito a Deus. Mas o povo pode, por infidelidade, afastá-lo 1 Reis 9: 7-9 .

E meus olhos e meu coração – Uma resposta além da oração 1 Reis 8:29 ; “Não apenas os meus olhos, mas os meus olhos e o meu coração.”

Comentário de Joseph Benson

1 Reis 9: 3 . O Senhor disse: Ouvi a tua oração – Isso mostra que o primeiro versículo deve ser entendido como acabamos de afirmar: caso contrário, devemos supor que essa aparição de Deus a Salomão tenha ocorrido, e que essa resposta tenha sido dada a sua oração, onze anos depois que ele terminou a casa, e dirigiu-lhe essa oração com a dedicação; o que é muito improvável. Eu santifiquei esta casa – Pela minha presença gloriosa na nuvem e pela minha aceitação de teus sacrifícios. Eu o santifiquei para meu uso e serviço adequados. Salomão o havia dedicado, mas era prerrogativa de Deus santificá-lo ou consagrá-lo. Os homens não podem santificar um lugar; todavia, o que sinceramente dedicamos a Deus, podemos esperar que ele aceite graciosamente como dele. Para colocar meu nome lá para sempre – Enquanto durar a dispensação mosaica: enquanto até agora minha adoração tem sido sucessivamente em vários lugares. E meus olhos – Minha providência vigilante e graciosa. Meu coração – Meu verdadeiro e terno carinho. Estará lá perpetuamente – Estará em direção a este lugar e pessoas, sob a condição de sua obediência, como segue a seguir. Aplique isso às pessoas, aos templos vivos de Deus: aqueles a quem Ele santifica ou santifica; quem ele separa para si mesmo, em conseqüência de seu arrependimento e fé em Jesus, tem seus olhos e coração voltados para eles; eles têm o amor e os cuidados dele, e isso perpetuamente.

Comentário de E.W. Bullinger

Meus olhos. Meu coração. Figura do discurso Anthropopatheia .

Comentário de John Wesley

E todos os anciãos de Israel vieram, e os sacerdotes levaram a arca.

Os sacerdotes – Pois, embora os levitas pudessem fazer isso, Números 4:15 , os sacerdotes ainda o faziam neste momento, para maior honra da solenidade; e porque os levitas não podiam entrar no lugar santo, muito menos no santo dos santos, onde deveria ser colocado, no qual os próprios sacerdotes poderiam não ter entrado, se apenas o sumo sacerdote o tivesse feito.

Referências Cruzadas

Exodo 20:11 – Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o Senhor abençoou o sétimo dia e o santificou.

Números 16:38 – Os incensários dos homens que pelo seu pecado perderam a vida serão batidos em forma de lâminas e servirão de revestimento do altar, pois foram apresentados ao Senhor e se tornaram sagrados. Que sejam um sinal para os israelitas”.

Deuteronômio 11:12 – É uma terra da qual o Senhor, o seu Deus, cuida; os olhos do Senhor, do seu Deus, estão continuamente sobre ela, do início ao fim do ano.

Deuteronômio 12:5 – Mas procurarão o local que o Senhor, o seu Deus, escolher dentre todas as tribos para ali pôr o seu nome para sua habitação. Para lá vocês deverão ir

Deuteronômio 12:11 – Então, para o lugar que o Senhor, o seu Deus, escolher como habitação do seu Nome, vocês levarão tudo o que eu lhes ordenar: holocaustos e sacrifícios, dízimos e dádivas especiais e tudo o que tiverem prometido em voto ao Senhor.

Deuteronômio 12:21 – Se o local que o Senhor, o seu Deus, escolher para pôr o seu Nome ficar longe demais, vocês poderão abater animais de todos os rebanhos que o Senhor lhes der, conforme lhes ordenei, e em suas próprias cidades poderão comer quanta carne desejarem.

Deuteronômio 16:11 – E alegrem-se perante o Senhor, o seu Deus, no local que ele escolher para habitação do seu Nome, junto com os seus filhos e as suas filhas, os seus servos e as suas servas, os levitas que vivem na sua cidade, os estrangeiros, os órfãos e as viúvas que vivem com vocês.

1 Reis 8:10 – Quando os sacerdotes se retiraram do Lugar Santo, uma nuvem encheu o templo do Senhor,

1 Reis 8:29 – Estejam os teus olhos voltados dia e noite para este templo, lugar do qual disseste que nele porias o teu nome, para que ouças a oração que o teu servo fizer voltado para este lugar.

2 Reis 20:5 – “Volte e diga a Ezequias, líder do meu povo: ‘Assim diz o Senhor, Deus de Davi, seu predecessor: Ouvi sua oração e vi suas lágrimas; eu o curarei. Daqui a três dias você subirá ao templo do Senhor.

2 Crônicas 6:40 – “Assim, meu Deus, que os teus olhos estejam abertos e teus ouvidos atentos às orações feitas neste lugar.

2 Crônicas 7:15 – De hoje em diante os meus olhos estarão abertos e os meus ouvidos atentos às orações feitas neste lugar.

Salmos 10:17 – Tu, Senhor, ouves a súplica dos necessitados; tu os reanimas e atendes ao seu clamor.

Salmos 66:19 – mas Deus me ouviu, deu atenção à oração que lhe dirigi.

Salmos 116:1 – Eu amo o Senhor, porque ele me ouviu quando lhe fiz a minha súplica.

Salmos 132:13 – O Senhor escolheu Sião, com o desejo de fazê-la sua habitação:

Cânticos 4:9 – Você fez disparar o meu coração, minha irmã, minha noiva; fez disparar o meu coração com um simples olhar, com uma simples jóia dos seus colares.

Jeremias 15:1 – Então o Senhor me disse: “Ainda que Moisés e Samuel estivessem diante de mim, intercedendo por este povo, eu não lhes mostraria favor. Expulse-os da minha presença! Que saiam!

Daniel 9:23 – Assim que você começou a orar, houve uma resposta, que eu lhe trouxe porque você é muito amado. Por isso, preste atenção à mensagem para entender a visão:

Mateus 6:9 – Vocês, orem assim: ‘Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome.

João 11:42 – Eu sabia que sempre me ouves, mas disse isso por causa do povo que está aqui, para que creia que tu me enviaste”.

Atos dos Apóstolos 10:31 – e disse: ‘Cornélio, Deus ouviu sua oração e lembrou-se de suas esmolas.

1 João 5:14 – Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a sua vontade, ele nos ouve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *