Estudo de Salmos 89:5 – Comentado e Explicado

Senhor, os céus celebram as vossas maravilhosas obras, e na assembléia dos anjos a vossas fidelidade.
Salmos 89:5

Comentário de Albert Barnes

E os céus louvarão as tuas maravilhas, ó Senhor – Ou seja, os habitantes do céu encontrarão nova ocasião para louvor na fidelidade evidenciada em cumprir a promessa a Davi, e nas coisas maravilhosas que ocorrerão sob essa promessa, e em sua realização. Se supusermos que essa promessa abraçou o Messias e seu reinado, veremos que novas ocasiões os anjos encontrariam para louvor – na encarnação do Redentor, e em tudo o que seria realizado por ele.

Tua fidelidade também na congregação dos santos – Na assembléia dos santos; isto é, os anjos. Em seus cânticos de louvor, isso estará entre as coisas que os enchem de alegria. A idéia é que os habitantes dos céus – os santos anjos – se interessariam profundamente pelo cumprimento dessa promessa, pois forneceria novas manifestações do caráter de Deus. Compare Apocalipse 5: 11-14 ; 1 Pedro 1:12 .

Comentário de E.W. Bullinger

santos = santos, ou anjos. Veja a linha anterior, etc.

Comentário de Adam Clarke

Os céus louvarão as tuas maravilhas – As obras que serão realizadas por este descendente de Davi serão tão milagrosas que provarão que sua origem é divina: e santos e anjos se unirão para celebrar seus louvores.

Tua fidelidade também – Todas as tuas promessas serão cumpridas; e particularmente e supereminentemente aqueles que respeitam a congregação dos santos – as assembléias de crentes cristãos.

Comentário de John Calvin

5. E os céus louvarão a tua obra maravilhosa. O profeta, tendo falado da aliança de Deus, assim como a fé deveria começar pela palavra, agora desce a uma recomendação geral de suas obras. Deve-se observar, porém, que quando ele trata do maravilhoso poder de Deus, ele não tem outro fim a não ser exaltar e magnificar mais altamente a santidade da aliança. Ele exclama, que este é o Deus que tem reivindicações legítimas de ser servido e temido, que deve ser acreditado e em cujo poder a confiança mais hesitante pode ser depositada. As palavras trabalho maravilhoso, na primeira cláusula, limitariam, portanto, o poder que Deus exibe na preservação e manutenção de sua Igreja. Os céus, é verdade, são excelentes testemunhas e pregadores do maravilhoso poder de Deus; mas, atendendo ao escopo da passagem, será ainda mais evidente que os anexos aqui pronunciados têm uma referência especial ao fim de que falei. Alguns intérpretes explicam judiciosamente a palavra céu, dos anjos, entre os quais há uma alegria e felicitações comuns na salvação da Igreja. Esta interpretação é confirmada a partir da última cláusula do versículo, na qual é afirmado, que a verdade de Deus será celebrada na congregação dos santos. Não há dúvida de que o mesmo assunto é processado aqui e que pela palavra verdade, destina-se a sinalizar as notáveis ??libertações pelas quais Deus manifestou sua fidelidade às promessas feitas a seus servos.

Comentário de John Wesley

E os céus louvarão as tuas maravilhas, ó SENHOR; a tua fidelidade também na congregação dos santos.

Céus – Os habitantes do céu.

Fidelidade – Entenda, será louvado; quais suplementos são comuns nas escrituras.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 33:2 – Ele disse: “O Senhor veio do Sinai e alvoreceu sobre eles desde o Seir, resplandeceu desde o monte Parã. Veio com miríades de santos desde o sul, desde as encostas de suas montanhas.

Salmos 19:1 – Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos.

Salmos 50:6 – E os céus proclamam a sua justiça, pois o próprio Deus é o juiz. Pausa

Salmos 89:7 – Na assembléia dos santos Deus é temível, mais do que todos os que o rodeiam.

Salmos 97:6 – Os céus proclamam a sua justiça, e todos os povos contemplam a sua glória.

Isaías 44:23 – Cantem de alegria, ó céus, pois o Senhor fez isto; grite bem alto, ó profundezas da terra. Irrompam em canção, vocês, montes, vocês, florestas e todas as suas árvores, pois o Senhor resgatou Jacó, ele mostra sua glória em Israel.

Daniel 7:10 – E saía um rio de fogo, de diante dele. Milhares de milhares o serviam; milhões e milhões estavam diante dele. O tribunal iniciou o julgamento, e os livros foram abertos.

Lucas 2:10 – Mas o anjo lhes disse: “Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo:

Efésios 3:10 – A intenção dessa graça era que agora, mediante a igreja, a multiforme sabedoria de Deus se tornasse conhecida dos poderes e autoridades nas regiões celestiais,

2 Tessalonicenses 1:7 – e dar alívio a vocês, que estão sendo atribulados, e a nós também. Isso acontecerá quando o Senhor Jesus for revelado lá do céu, com os seus anjos poderosos, em meio a chamas flamejantes.

Hebreus 12:22 – Mas vocês chegaram ao monte Sião, à Jerusalém celestial, à cidade do Deus vivo. Chegaram aos milhares de milhares de anjos em alegre reunião,

1 Pedro 1:12 – A eles foi revelado que estavam ministrando, não para si próprios, mas para vocês, quando falaram das coisas que agora lhes foram anunciadas por meio daqueles que lhes pregaram o evangelho pelo Espírito Santo enviado do céu; coisas que até os anjos anseiam observar.

Judas 1:14 – Enoque, o sétimo a partir de Adão, profetizou acerca deles: “Vejam, o Senhor vem com milhares de milhares de seus santos,

Apocalipse 5:11 – Então olhei e ouvi a voz de muitos anjos, milhares de milhares e milhões de milhões. Eles rodeavam o trono, bem como os seres viventes e os anciãos,

Apocalipse 7:10 – E clamavam em alta voz: “A salvação pertence ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro”.

Apocalipse 19:1 – Depois disso ouvi no céu algo semelhante à voz de uma grande multidão, que exclamava: “Aleluia! A salvação, a glória e o poder pertencem ao nosso Deus,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *