Estudo de Salmos 92:4 – Comentado e Explicado

pois vós me alegrais, Senhor, com vossos feitos; exulto com as obras de vossas mãos.
Salmos 92:4

Comentário de Albert Barnes

Pois tu, Senhor, me alegraste – Tu me fizeste feliz; você me deu um estado de sentimento que encontra uma expressão apropriada em “louvor”.

Através da tua obra – Ou a obra da criação, cujo acabamento o sábado foi projetado particularmente para comemorar; ou as obras de Deus em geral – o universo; ou as relações gerais de sua providência; ou algumas interposições particulares da Providência em seu nome que exigiam elogios especiais. Tudo isso é combinado apropriadamente nas celebrações – os louvores – do sábado; deve-se acrescentar a eles, como entre as mais maravilhosas de suas obras, e a que fornece ocasião especial para louvor no sábado cristão, a maravilhosa obra de redenção – aquela que de todas as “obras” de Deus faz com que um coração seja o mais afetado “feliz.”

Eu triunfarei – exultarei ou me alegrarei.

Nas obras das tuas mãos – Em todas as tuas obras; em tudo o que fizeste.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 92: 4-5 . Pois tu me alegraste com a tua obra, etc. – Que você criou pelo teu poder todo-poderoso, e ainda governa com infinita sabedoria. “Uma perspectiva de criação, na época da primavera”, diz o Dr. Horne, “caído como está, inspira a mente com alegria, que nenhuma palavra pode expressar. Mas como a alma regenerada exulta e triunfa ao contemplar a obra das mãos de Deus, pela qual ele cria todas as coisas de novo em Cristo Jesus! Se pudermos estar satisfeitos com um mundo como este, onde o pecado e a morte fixaram sua habitação; não devemos admirar muito os outros céus e a outra terra em que habitam a justiça e a vida? O que devemos pensar do palácio, já que nem a prisão fica sem seus encantos! ” Ó Senhor, quão grandes são as tuas obras! Muito além da expressão, além da concepção! Os produtos do poder ilimitado e da sabedoria insondável; as obras dos homens não são nada para eles. Não podemos compreender a grandeza das obras de Deus e, portanto, devemos reverente e terrivelmente admirar, e até ficar maravilhados com a magnificência delas. Seus pensamentos são muito profundos – Aqui ele atribui a razão da inconcebível grandeza e grandeza das obras de Deus. As obras dos homens são pequenas e insignificantes, pois seus pensamentos são superficiais: mas as obras de Deus são muito grandes e não podem ser medidas, porque seus pensamentos são muito profundos e não podem ser compreendidos. Ou ele fala dos conselhos e métodos de Deus no governo do mundo e de sua igreja. Todos os seus conselhos, seja na criação ou na providência, excedem tanto os artifícios da sabedoria humana quanto suas obras fazem os esforços do poder humano!

Comentário de E.W. Bullinger

trabalho = ato. Hebraico. pa “al Alguns códigos, com duas edições impressas iniciais e siríaco, lêem ” atos “ (plural)

trabalhos = trabalhos. Hebraico. “asah.

Comentário de Adam Clarke

Pois tu, Senhor, me alegraste com a tua obra – estou encantado com a tua conduta em relação a mim; com a obra da tua providência, as obras da tua graça e as tuas obras da criação.

Comentário de John Calvin

4 Porque tu, Jeová, me alegraste. O salmista repete a verdade de que o sábado não foi prescrito como um dia de ociosidade, mas uma época em que devemos reunir toda a nossa energia para meditar sobre as obras de Deus. Ele sugere, ao mesmo tempo, que aqueles que estão melhor qualificados para celebrar os louvores a Deus que reconhecem e sentem sua bondade paterna e podem realizar esse serviço com mentes dispostas e alegres. Sua linguagem implica que a bondade e a fidelidade de Deus, que ele já havia mencionado, são evidentes em suas obras mediante um devido exame delas. O que produz alegria em nossos corações é a exibição que Deus faz de si mesmo como Pai, e de sua profunda e vigilante ansiedade pelo nosso bem-estar; por outro lado, a causa de nossa indiferença brutal é a nossa incapacidade de saborear ou saborear o fim designado nas obras de Deus. (589) À medida que o universo proclama por todo o lado que Deus é fiel e bom, torna-se diligentemente observador desses sinais e entusiasmado por uma santa alegria na celebração de seus louvores.

Referências Cruzadas

Salmos 64:10 – Alegrem-se os justos no Senhor e nele busquem refúgio; congratulem-se todos os retos de coração!

Salmos 104:31 – Perdure para sempre a glória do Senhor! Alegre-se o Senhor em seus feitos!

Salmos 104:34 – Seja-lhe agradável a minha meditação, pois no Senhor tenho alegria.

Salmos 106:47 – Salva-nos, Senhor, nosso Deus! Ajunta-nos dentre as nações, para que demos graças ao teu santo nome e façamos do teu louvor a nossa glória.

Salmos 126:3 – Sim, coisas grandiosas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres.

Salmos 145:6 – Anunciarão o poder dos teus feitos temíveis, e eu falarei das tuas grandes obras.

Isaías 61:2 – para proclamar o ano da bondade do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; para consolar todos os que andam tristes,

Isaías 65:13 – Portanto, assim diz o Soberano Senhor: “Os meus servos comerão, e vocês passarão fome; os meus servos beberão, e vocês passarão sede; os meus servos se regozijarão, e vocês passarão vergonha;

Isaías 66:10 – “Regozijem-se com Jerusalém e alegrem-se por ela, todos vocês que a amam; regozijem-se muito com ela, todos vocês que por ela pranteiam.

Jeremias 31:7 – Assim diz o Senhor: “Cantem de alegria por causa de Jacó; gritem, exaltando a principal das nações! Proclamem e dêem louvores dizendo: ‘O Senhor salvou o seu povo, o remanescente de Israel’.

Jeremias 31:11 – O Senhor resgatou Jacó e o libertou das mãos do que é mais forte do que ele.

Sofonias 3:14 – Cante, ó cidade de Sião; exulte, ó Israel! Alegre-se, regozije-se de todo o coração, ó cidade de Jerusalém!

Lucas 1:47 – e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador,

João 16:22 – Assim acontece com vocês: agora é hora de tristeza para vocês, mas eu os verei outra vez, e vocês se alegrarão, e ninguém lhes tirará essa alegria.

2 Coríntios 2:14 – Mas graças a Deus, que sempre nos conduz vitoriosamente em Cristo e por nosso intermédio exala em todo lugar a fragrância do seu conhecimento;

Apocalipse 18:20 – Celebre o que se deu com ela, ó céus! Celebrem, ó santos, apóstolos e profetas! Deus a julgou, retribuindo-lhe o que ela fez a vocês ’ “.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *