Estudo de Salmos 102:2 – Comentado e Explicado

Não oculteis de mim a vossa face no dia de minha angústia. Inclinai para mim o vosso ouvido. Quando vos invocar, acudi-me prontamente,
Salmos 102:2

Comentário de Albert Barnes

Não escondas de mim o teu rosto – A Septuaginta e a Vulgata Latina traduzem isto: “Não desvias o teu rosto de mim.” O sentido é essencialmente o mesmo. A oração é que Deus não se recusaria a olhar graciosamente para ele; que ele voltaria sua atenção para ele; que ele consideraria suas súplicas. Veja as notas no Salmo 10: 1 ; compare o Salmo 13: 1 ; Salmo 27: 9 ; Jó 13:24 ; Jó 34:29 ; Deuteronômio 31:17 .

No dia em que eu estiver com problemas – Quando as dores vierem sobre mim; quando eu preciso da tua ajuda graciosa. Literalmente, “quando há angústia em mim”.

Inclina os teus ouvidos para mim – Veja Salmo 5: 1 , nota; Salmo 17: 6 , nota; compare o Salmo 17: 1 ; Salmo 55: 1 ; Salmo 86: 6 ; Salmo 39:12 .

No dia em que eu ligar, responda rapidamente – Conceda imediatamente meus pedidos; dê-me evidência imediata de que minha oração é ouvida. O salmista acreditava em uma resposta imediata à oração. Ele muitas vezes tinha evidências de que sua oração foi respondida de uma só vez; sua mente ficou calma; ele teve conforto e paz; ele obteve a bênção que buscava seriamente. Ninguém pode duvidar que a oração possa ser respondida ao mesmo tempo; ninguém que ora pode falhar em encontrar essas respostas em seu próprio caso, em sua paz, calma e alegria. Em muitos casos, as bênçãos são concedidas de tal maneira que não resta dúvida de que elas vieram em resposta à oração. Compare as notas em Daniel 9: 20-23 .

Comentário de John Calvin

2 Não escondas de mim o teu rosto no dia da minha aflição. A oração para que Deus não esconda o seu rosto está longe de ser supérflua. Como o povo estava definhando em cativeiro pelo espaço de quase setenta anos, pode parecer que Deus havia sempre recusado seu favor deles. Mas eles são, não obstante, ordenados, em sua extrema aflição, a recorrer à oração como único remédio. Eles afirmam que choram no dia de sua aflição, não como os hipócritas estão acostumados a fazer, que proferem suas queixas de maneira tumultuada, mas porque sentem que são então chamados por Deus a clamar por ele.

Apresse-se, responda-me. Tendo em outro lugar falado mais plenamente sobre essas formas de expressão, pode ser suficiente, no momento, observar brevemente, que quando Deus nos permite abrir diante dele nossas enfermidades sem reservas, e pacientemente suportar nossa tolice, ele lida com muita ternura para conosco. Derramar nossas queixas diante dele, da maneira de crianças pequenas, seria certamente tratar sua Majestade com muito pouca reverência, se não estivesse satisfeito por nos permitir tanta liberdade. Eu propositalmente faço uso dessa ilustração, para que os fracos, que têm medo de se aproximar de Deus, possam entender que são convidados a ele com tanta gentileza que nada os impede de se aproximar dele com confiança e familiar.

Referências Cruzadas

Jó 7:21 – Por que não perdoas as minhas ofensas e não apagas os meus pecados? Pois logo me deitarei no pó; tu me procurarás, mas eu já não existirei”.

Jó 34:29 – Mas, se ele permanecer calado, quem poderá condená-lo? Se esconder o rosto, quem poderá vê-lo? No entanto, ele domina igualmente sobre homens e nações,

Salmos 13:1 – Até quando, Senhor? Para sempre te esquecerás de mim? Até quando esconderás de mim o teu rosto?

Salmos 22:19 – Tu, porém, Senhor, não fiques distante! Ó minha força, vem logo em meu socorro!

Salmos 27:9 – Não escondas de mim a tua face, não rejeites com ira o teu servo; tu tens sido o meu ajudador. Não me desampares nem me abandones, ó Deus, meu salvador!

Salmos 40:13 – Agrada-te, Senhor, em libertar-me; Apressa-te, Senhor, a ajudar-me.

Salmos 69:17 – Não escondas do teu servo a tua face; responde-me depressa, pois estou em perigo.

Salmos 70:1 – Livra-me, ó Deus! Apressa-te, Senhor, a ajudar-me!

Salmos 71:2 – Resgata-me e livra-me por tua justiça; inclina o teu ouvido para mim e salva-me.

Salmos 88:2 – Que a minha oração chegue diante de ti; inclina os teus ouvidos ao meu clamor.

Salmos 88:14 – Por que, Senhor, me rejeitas e escondes de mim o teu rosto?

Salmos 104:29 – Quando escondes o rosto, entram em pânico; quando lhes retiras o fôlego, morrem e voltam ao pó.

Salmos 143:7 – Apressa-te em responder-me, Senhor! O meu espírito se abate. Não escondas de mim o teu rosto, ou serei como os que descem à cova.

Isaías 8:17 – Esperarei pelo Senhor, que está escondendo o seu rosto da descendência de Jacó. Nele porei a minha esperança.

Isaías 43:2 – Quando você atravessar as águas, eu estarei com você; e, quando você atravessar os rios, eles não o encobrirão. Quando você andar através do fogo, você não se queimará; as chamas não o deixarão em brasas.

Isaías 65:24 – Antes de clamarem, eu responderei; ainda não estarão falando, e eu os ouvirei.

Atos dos Apóstolos 12:5 – Pedro, então, ficou detido na prisão, mas a igreja orava intensamente a Deus por ele.

1 Coríntios 10:13 – Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *