Estudo de Salmos 102:1 – Comentado e Explicado

Prece de um aflito que desabafa sua angústia diante do Senhor. Senhor, ouvi a minha oração, e chegue até vós o meu clamor.
Salmos 102:1

Comentário de Albert Barnes

Ouça minha oração, ó Senhor – A oração que ofereço em vista de minhas provações pessoais; a oração que ofereço como um povo aflito. Compare o Salmo 4: 1 ; Salmo 17: 1 ; Salmo 18: 6 .

E deixe meu clamor vir a ti – Minha oração, acompanhada de uma expressão externa de minha seriedade. Não foi uma oração silenciosa ou mental; foi um grito alto e sério. Salmo 5: 2 ; Salmo 18: 6 , Salmo 18:41 ; Salmo 30: 2 ; Salmo 72:12 ; Jó 35: 9 ; Jó 36:13 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 102.

O Profeta em sua oração faz uma queixa grave: ele consola na eternidade e misericórdia de Deus. As misericórdias de Deus devem ser registradas: ele sustenta sua fraqueza pela imutabilidade de Deus.

Uma oração do aflito, quando ele é esmagado, e derrama a sua queixa perante o Senhor.

Título. ???? ???? tehillah leaani. ] Essa oração dos aflitos foi provavelmente escrita por Neemias no tempo do cativeiro (veja Neemias 1: 3 ; Neemias 1:11 .) Para o uso de si e de outras pessoas piedosas, que lamentavam a desolação de Jerusalém e a ruína do templo: embora, ao mesmo tempo, tivessem esperanças confortáveis ??de que as nações ao redor assistissem em breve a sua maravilhosa restauração e, assim, fossem convidadas a abraçar sua religião, que era um emblema vivo da vinda dos gentios para a igreja de Cristo. , a eternidade de cujo reino é predito na conclusão deste salmo. Mudge é de opinião, a partir do versículo 13, que foi composto aproximadamente na época em que Deus havia prometido uma restauração ao seu povo; isto é, após um período de 70 anos; e que essa era uma forma de oração direcionada para ser usada por cada pessoa em particular no cativeiro.

Comentário de Joseph Benson

Título. Uma oração dos aflitos, etc. – Era composto por alguém que foi ele próprio afligido, afligido pela igreja de Deus e por ela; e é calculado para um estado aflito e destinado ao uso de outros que talvez sofram aflições. É o quinto daqueles Salmos denominados Penitenciais.

Salmos 102: 3 . Meus dias são consumidos como fumaça – que desaparece na obscuridade, e de maneira rápida e irrecuperável. Hebraico, ????? , em, ou, em fumaça. Como a madeira, ou qualquer material combustível posto no fogo, se esvai em fumaça e cinzas, assim também meus dias são desperdiçados. Ou, como alguns interpretam as palavras: “Minhas aflições tiveram o mesmo efeito sobre mim que a fumaça sobre as coisas que nela estão penduradas, ou seja, me secaram e me deformaram”. E meus ossos – As partes mais fortes e sólidas do meu corpo, que pareciam menos propensas a sofrer qualquer dano pelo meu problema; são queimados como lareira – ou como uma lareira é aquecida ou queimada pelas brasas que são colocadas sobre ela; ou, como a lareira, sendo tão aquecida, queima o Que é colocado sobre ela. Mas translated??? , aqui traduzido como lareira, pode ser traduzido (como é por muitos) como uma marca de fogo, ou, como madeira seca, que parece mais aplicável ao assunto aqui mencionado. Pois, como observa o Dr. Horne, “os efeitos do sofrimento extremo na estrutura humana são aqui comparados com os que o fogo produz sobre o combustível. Esgota a umidade radical e, assim, consome a substância. O tempo e a força de um homem evaporam em melancolia, e seus ossos, aqueles pilares e suportes de seu corpo, tornam-se como madeira, sobre a qual o fogo fez seu trabalho, deixando-o sem seiva e sem coesão. ”

Comentário de E.W. Bullinger

Título. Uma oração, etc. Isso se refere à humilhação do Messias.

antes. Veja nota sobre “presença” ( Salmos 95: 2 ).

SENHOR. Hebraico. Jeová. App-4.

face. Veja nota sobre “presença” ( Salmos 95: 2 ).

Comentário de Adam Clarke

Ouça minha oração – As partes principais do Salmo respondem bem ao título: é a linguagem das mais profundas angústias, e bem dirigida àquele por quem somente a ajuda pode vir.

Comentário de John Calvin

1 Ó Jeová! ouça minha oração Essa sinceridade mostra, novamente, que essas palavras não foram ditadas para serem pronunciadas pelos descuidados e despreocupados, o que não poderia ter sido feito sem insultar profundamente a Deus. Ao falar assim, os judeus em cativeiro prestam testemunho da angústia severa e torturante que sofreram e do desejo ardente de obter algum alívio com o qual estavam inflamados. Ninguém poderia pronunciar essas palavras com a boca sem profanar o nome de Deus, a menos que ele fosse, ao mesmo tempo, acionado por um sincero e sincero afeto de coração. Devemos, em particular, atender à circunstância já anunciada, de que somos assim estimulados pelo Espírito Santo ao dever de oração em favor do bem-estar comum da Igreja. Embora cada homem cuide de seus interesses individuais, quase um em cada cem é afetado, como deveria ser com as calamidades da Igreja. Temos, portanto, mais necessidade de incitação, mesmo quando vemos o profeta aqui se esforçando, por um acúmulo de palavras, para corrigir nossa frieza e preguiça. Eu admito que o coração deve se mover e direcionar a língua para a oração; mas, como muitas vezes sinaliza ou cumpre seu dever de maneira lenta e lenta, precisa ser auxiliado pela língua. Existe aqui uma influência recíproca. Como o coração, por um lado, deve preceder as palavras, e emoldurá-las, a língua, por outro lado, ajuda e cura a frieza e o torpor do coração. Na verdade, os verdadeiros crentes podem muitas vezes orar não apenas fervorosamente, mas também fervorosamente, enquanto nenhuma palavra procede da boca. Contudo, não há dúvida de que, ao chorar, o profeta significa a veemência na qual o sofrimento nos obriga a irromper.

Referências Cruzadas

Exodo 2:23 – Muito tempo depois, morreu o rei do Egito. Os israelitas gemiam e clamavam debaixo da escravidão; e o seu clamor subiu até Deus.

Juízes 10:16 – Então eles se desfizeram dos deuses estrangeiros que havia entre eles e prestaram culto ao Senhor. E ele não pôde mais suportar o sofrimento de Israel.

1 Samuel 1:15 – Ana respondeu: “Não se trata disso, meu senhor. Sou uma mulher muito angustiada. Não bebi vinho nem bebida fermentada; eu estava derramando minha alma diante do Senhor.

1 Samuel 9:16 – “Amanhã, por volta desta hora, enviarei a você um homem da terra de Benjamim. Unja-o como líder sobre meu povo Israel; ele libertará o meu povo das mãos dos filisteus. Atentei para o meu povo, pois seu clamor chegou a mim”.

2 Crônicas 30:27 – Os sacerdotes e os levitas levantaram-se para abençoar o povo, e Deus os ouviu; a oração deles chegou aos céus, sua santa habitação.

Salmos 5:2 – Atenta para o meu grito de socorro, meu Rei e meu Deus, pois é a ti que imploro.

Salmos 12:5 – “Por causa da opressão do necessitado e do gemido do pobre, agora me levantarei”, diz o Senhor. “Eu lhes darei a segurança que tanto anseiam. “

Salmos 18:6 – Na minha aflição clamei ao Senhor; gritei por socorro ao meu Deus. Do seu templo ele ouviu a minha voz; meu grito chegou à sua presença, aos seus ouvidos.

Salmos 41:1 – Como é feliz aquele que se interessa pelo pobre! O Senhor o livra em tempos de adversidade.

Salmos 42:4 – Quando me lembro destas coisas choro angustiado. Pois eu costumava ir com a multidão, conduzindo a procissão à casa de Deus, com cantos de alegria e de ação de graças entre a multidão que festejava.

Salmos 55:1 – Escuta a minha oração, ó Deus, não ignores a minha súplica;

Salmos 57:1 – Misericórdia, ó Deus; misericórdia, pois em ti a minha alma se refugia. Eu me refugiarei à sombra das tuas asas, até que passe o perigo.

Salmos 61:2 – Desde os confins da terra eu clamo a ti, com o coração abatido; põe-me à salvo na rocha mais alta do que eu.

Salmos 62:8 – Confiem nele em todos os momentos, ó povo; derramem diante dele o coração, pois ele é o nosso refúgio. Pausa

Salmos 69:1 – Salva-me, ó Deus!, pois as águas subiram até o meu pescoço.

Salmos 77:3 – Lembro-me de ti, ó Deus, e suspiro; começo a meditar, e o meu espírito desfalece. Pausa

Salmos 130:1 – Das profundezas clamo a ti, Senhor;

Salmos 142:2 – Derramo diante dele o meu lamento; a ele apresento a minha angústia.

Salmos 142:2 – Derramo diante dele o meu lamento; a ele apresento a minha angústia.

Salmos 143:4 – O meu espírito se desanima; o meu coração está em pânico.

Salmos 143:7 – Apressa-te em responder-me, Senhor! O meu espírito se abate. Não escondas de mim o teu rosto, ou serei como os que descem à cova.

Salmos 145:19 – Realiza os desejos daqueles que o temem; ouve-os gritar por socorro e os salva.

Lamentações 3:8 – Mesmo quando chamo ou grito por socorro, ele rejeita a minha oração.

Lamentações 3:18 – Por isso digo: “Meu esplendor já se foi, bem como tudo o que eu esperava do Senhor”.

Lamentações 3:44 – Tu te escondeste atrás de uma nuvem para que nenhuma oração chegasse a ti.

Marcos 14:33 – Levou consigo Pedro, Tiago e João, e começou a ficar aflito e angustiado.

Lucas 22:44 – Estando angustiado, ele orou ainda mais intensamente; e o seu suor era como gotas de sangue que caíam no chão.

Hebreus 5:7 – Durante os seus dias de vida na terra, Jesus ofereceu orações e súplicas, em alta voz e com lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, sendo ouvido por causa da sua reverente submissão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *