Estudo de Jeremias 5:24 – Comentado e Explicado

E em seu coração não dirá: temamos ao Senhor, nosso Deus, que no tempo devido nos manda a chuva do outono e a chuva da primavera, e nos garante as semanas destinadas à colheita.
Jeremias 5:24

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 5:24 . Vamos agora temer ao Senhor As vicissitudes das estações, do frio e do calor, da seca e da umidade, tão sabiamente adaptadas ao crescimento dos frutos da terra e outros usos da vida humana, são uma prova notável do ser. de um Deus e sua providência, como sendo óbvio até a capacidade mais baixa; e por esse motivo são frequentemente insistidos pelos escritores inspirados. O profeta parece aqui ter tido um olho na sanção da lei, Levítico 26: 4 . A chuva anterior caiu logo após a semeadura; a última chuva ocorreu pouco antes da colheita, para encher e encher os ouvidos; e é chamado por Joel a última chuva do primeiro mês, quando a colheita começou. No cap. Jeremias 8:13 ; Jeremias 8:20 e Jeremias 14: 1 ; Jeremias 14:18 o profeta fala de uma escassez que aconteceu antes do cerco de Jerusalém; o que, diz Calmet, é diferente daquele aqui mencionado; embora alguns tenham uma opinião contrária, e imaginem que uma e a mesma escassez é mencionada nesses lugares diferentes. Veja Calmet e o roteiro de Taylor. Vind. p. 341

Comentário de Adam Clarke

Dá chuva, tanto a primeira quanto a segunda – Veja a nota em Jeremias 3: 3 .

As semanas designadas da colheita – Como as primeiras chuvas caíram nas partes norte da Judéia, no final de setembro, no ano civil dos hebreus, as últimas chuvas caíram antes da colheita, nos meses de março e abril. As semanas designadas da colheita foram as que ocorreram entre a Páscoa e o Pentecostes. Nas partes do sul, a colheita foi anterior à do norte. O Dr. Blayney traduz: “Uma suficiência das coisas designadas da colheita ele assegura para nós”.

Se a palavra weeks ??? semanas, for lida com um pecado em vez de um shin , significará plenitude ou suficiência; e assim a Septuaginta e a Vulgata leram. Penso que a presente leitura é muito a preferir. Deus designa um tempo de colheita, e em sua boa providência ele geralmente dá tempo de colheita.

Comentário de John Calvin

Em outras palavras, o Profeta prova aqui que os judeus foram justamente acusados ??de perversidade: ele diz que isso não veio à mente deles, que eles não pensaram, temer a Deus. Vemos, portanto, que tudo o que se diz é projetado para mostrar que as pessoas não eram menos insensatas e estúpidas do que se fossem elementos sem vida; antes, que havia mais estupidez e mais loucura furiosa em seus corações do que em qualquer coisa criada.

Dizer no coração significa em hebraico pesar, considerar. Deveríamos dizer em latim: “Isso não veio à mente deles” ( non venit illis in mentem; ) ou seja, “Eles não foram tão vazios de bom senso, que esse pensamento não veio à mente deles? não lhes ocorre : tememos o Senhor? “E aqui ele tira todo pretexto de ignorância, para que não objetem e digam, que não adoraram a Deus por erro ou falta de conhecimento:” Mas vocês tinham olhos “, diz ele, e vocês tinham ouvidos, e toda a faculdades pertencentes a homens; Deus te deu chuva; não houve ano em que a terra não lhe desse fruto; quando você come pão, a recompensa de Deus não ocorre em sua mente? e ainda assim não considerais que ele deva ser adorado. ” Vemos, portanto, que ele tira toda desculpa de sua ingratidão, dizendo que eles estavam desatentos às bênçãos que eram vistas pelos olhos, e sentidas pelas mãos e tocadas por todas as partes do corpo. Mas, do resto, devemos falar amanhã.

Comentário de E.W. Bullinger

Isso dá chuva. Referência ao Pentateuco ( Deuteronômio 11:14 ).

ambos = par. Alguns códigos omitem esta palavra.

o nomeado. . . colheita. Referência ao Pentateuco ( Gênesis 8:22 ).

Comentário de John Wesley

Nem diga em seus corações: Tememos agora o Senhor nosso Deus, que faz chover, tanto o primeiro como o último, em sua estação: ele reserva para nós as semanas designadas da colheita.

A primeira chuva – a primeira para preparar o terreno para a semeadura e a segunda para preparar o milho para o amadurecimento.

Reserveth – Ele faz colheitas sazonais de acordo com sua nomeação. Deus deixaria que eles soubessem que coisa tola e perversa é colocar-se contra esse Deus, que mantém toda a ordem da natureza à sua disposição, a qual ele pode ordenar quando vê os homens se comportarem em relação a ele.

Referências Cruzadas

Gênesis 8:22 – “Enquanto durar a terra, plantio e colheita, frio e calor, verão e inverno, dia e noite jamais cessarão”.

Deuteronômio 11:13 – Portanto, se vocês obedecerem fielmente aos mandamentos que hoje lhes dou, amando o Senhor, o seu Deus, e servindo-o de todo o coração e de toda a alma,

Deuteronômio 28:12 – O Senhor abrirá o céu, o depósito do seu tesouro, para enviar chuva à sua terra no devido tempo e para abençoar todo o trabalho das suas mãos. Vocês emprestarão a muitas nações, e de nenhuma tomarão emprestado.

1 Reis 17:1 – Ora, Elias, o tesbita da Tisbe de Gileade, disse a Acabe: “Juro pelo nome do Senhor, o Deus de Israel, a quem sirvo, que não cairá orvalho nem chuva nos anos seguintes, exceto mediante a minha palavra”.

Jó 5:10 – Derrama chuva sobre a terra, e envia água sobre os campos.

Jó 36:27 – “Ele atrai as gotas de água, que se dissolvem e descem como chuva para os regatos;

Jó 38:37 – Quem é que tem sabedoria para avaliar as nuvens? Quem é capaz de despejar os cântaros de água dos céus,

Salmos 147:8 – Ele cobre o céu de nuvens, concede chuvas à terra e faz crescer a relva nas colinas.

Isaías 64:7 – Não há ninguém que clame pelo teu nome, que se anime a apegar-se a ti, pois escondeste de nós o teu rosto e nos deixaste perecer por causa das nossas iniqüidades.

Jeremias 5:22 – Acaso vocês não me temem? “, pergunta o Senhor. “Não tremem diante da minha presença? Porque fui eu que fiz da areia um limite para o mar, um decreto eterno que ele não pode ultrapassar. As ondas podem quebrar, mas não podem prevalecer, podem bramir, mas não podem ultrapassá-lo.

Jeremias 14:22 – Entre os ídolos inúteis das nações, existe algum que possa trazer chuva? Podem os céus, por si mesmos, produzir chuvas copiosas? Somente tu o podes, Senhor, nosso Deus! Portanto, a nossa esperança está em ti, pois tu fazes todas essas coisas.

Jeremias 50:5 – Perguntarão pelo caminho para Sião e voltarão o rosto na direção dela. Virão e se apegarão ao Senhor numa aliança permanente que não será esquecida.

Oséias 3:5 – Depois disso os israelitas voltarão e buscarão o Senhor, o seu Deus, e Davi, seu rei. Virão tremendo atrás do Senhor e das suas bênçãos, nos últimos dias.

Oséias 6:1 – “Venham, voltemos para o Senhor. Ele nos despedaçou, mas nos trará cura; ele nos feriu, mas sarará nossas feridas.

Joel 2:23 – Ó povo de Sião, alegre-se e regozije-se no Senhor, no seu Deus, pois ele lhe dá as chuvas de outono, conforme a sua justiça. Ele lhe envia muitas chuvas, as de outono e as de primavera, como antes fazia.

Amós 4:7 – “Também fui eu que retive a chuva quando ainda faltavam três meses para a colheita. Mandei chuva a uma cidade, mas não a outra. Uma plantação teve chuva; outra não teve e secou.

Zacarias 10:1 – Peça ao Senhor a chuva de primavera, pois, é o Senhor quem faz o trovão, quem manda a chuva e lhes dá as plantas do campo.

Mateus 5:45 – para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos.

Atos dos Apóstolos 14:17 – Contudo, não ficou sem testemunho: mostrou sua bondade, dando-lhes chuva do céu e colheitas no tempo certo, concedendo-lhes sustento com fartura e enchendo de alegria os seus corações”.

Tiago 5:7 – Portanto, irmãos, sejam pacientes até a vinda do Senhor. Vejam como o agricultor aguarda que a terra produza a preciosa colheita e como espera com paciência até virem as chuvas do outono e da primavera.

Tiago 5:17 – Elias era humano como nós. Ele orou fervorosamente para que não chovesse, e não choveu sobre a terra durante três anos e meio.

Apocalipse 11:6 – Estes homens têm poder para fechar o céu, de modo que não chova durante o tempo em que estiverem profetizando, e têm poder para transformar a água em sangue e ferir a terra com toda sorte de pragas, quantas vezes desejarem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *