Estudo de Jeremias 11:17 – Comentado e Explicado

O Senhor dos exércitos, que te plantara, decretou a calamidade contra ti por causa dos crimes cometidos pela casa de Israel e pela casa de Judá, causando-me revolta os sacrifícios que fizeram em honra de Baal.
Jeremias 11:17

Comentário de John Calvin

Mas o próximo versículo deve ser juntado: Para o Senhor dos exércitos, que te plantou, etc .; como se ele tivesse dito: “Sua beleza e tudo o que é valioso em você, é de você? Certamente, toda a sua dignidade e excelência procederam da bondade gratuita de Deus: sabei então que nada vem de você, mas de Deus e de seu bom prazer. Então Jeová, que te plantou, pode, quando quiser, puxar pelas raízes uma árvore que ele mesmo plantou. ”

Ele diz que era uma azeitona verde, justa em frutas e forma Como assim? Porque Deus os favoreceu com muita honra. Essa semelhança é encontrada em muitos outros lugares, mas ainda assim é variada quanto ao seu significado. Pode, de fato, com relação ao trato de Deus, ser aplicado a todo o povo; mas como os hipócritas mereciam ser mimados e despojados de seus privilégios, de modo que o que era oferecido a todos em comum, só poderia ser realmente aplicado aos fiéis, de acordo com o que Davi diz:

“Eu sou uma azeitona frutífera na casa de Deus.” ( Salmos 52: 8 )

Ele, sem dúvida, separou-se dos hipócritas, como se dissesse: “Até os hipócritas buscam um lugar no templo de Deus e são como árvores altas, mas são infrutíferas: serei uma azeitona verde em casa de Deus; mas eles murcharão. ” Mas o Profeta, como eu disse, compara os judeus a uma azeitona verde por causa de sua adoção e o favor gratuito que lhes é mostrado; pois Deus os havia elevado a um alto estado de excelência e honra.

Mas depois de ter falado assim por meio de concessão, ele acrescenta: Ao som de um grande tumulto, ou de uma grande palavra, ele acenderá seu fogo sobre ele, e quebrados serão seus galhos. Alguns, como eu disse, prestam a última cláusula, “e eles quebraram seus galhos”. Quanto ao que se pretende, não há nada duvidoso; mas se tomarmos o verbo em um sentido ativo, algo deve ser entendido, isto é, que inimigos, que serão como fogo, quebrarão seus ramos. (46) Em seguida, segue-se o que eu disse ser uma confirmação: que Jeová, que o plantou, havia falado ou pronunciado um mal ou uma calamidade contra ele. Ele mostra, assim, que não havia motivos para confiar em sua beleza atual; pois eles não o possuíam, mas o possuíram apenas à vontade de outro; pois Deus que os plantou, também poderia destruí-los. Mas sobre esse assunto mais será dito.

Uma azeitona, florescente, bonita de fruto e em forma, Jeová chamou o teu nome: Ao som de um grande trovão, – Acendeu um fogo por ela; E tremeram os seus ramos.

O verbo “kindled” está em Hiphil, e “por ele” é o “trovão”, que é feminino, e “its” é a “azeitona”, que é masculina. Houbigant refere esta passagem ao trovão.

O tempo passado é usado para o futuro. Ele compara a nação a uma árvore florescente e depois fala de sua destruição por um fogo acendido pelo trovão: o fogo é o raio. – Ed .

Comentário de E.W. Bullinger

o Senhor dos exércitos. Veja nota em Jeremias 6: 6 . 1 Samuel 1: 3 .

feito = forjado.

Referências Cruzadas

2 Samuel 7:10 – E providenciarei um lugar para o meu povo Israel e os plantarei lá, para que tenham o seu próprio lar e não mais sejam incomodados. Povos ímpios não mais os oprimirão, como fizeram no início

Salmos 44:2 – Com a tua própria mão expulsaste as nações para estabelecer os nossos antepassados; arruinaste povos e fizeste prosperar os nossos antepassados.

Salmos 80:8 – Do Egito trouxeste uma videira; expulsaste as nações e a plantaste.

Salmos 80:15 – da raiz que a tua mão direita plantou, do filho que para ti fizeste crescer!

Isaías 5:2 – Ele cavou a terra, tirou as pedras e plantou as melhores videiras. Construiu uma torre de sentinela e também fez um tanque de prensar uvas. Ele esperava que desse uvas boas, mas só deu uvas azedas.

Isaías 61:3 – e dar a todos os que choram em Sião uma bela coroa em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de pranto, e um manto de louvor em vez de espírito deprimido. Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantio do Senhor, para manifestação da sua glória.

Jeremias 2:21 – Eu a plantei como uma videira seleta, de semente absolutamente pura. Como, então, contra mim você se tornou uma videira degenerada e selvagem?

Jeremias 11:11 – Por isso, assim diz o Senhor: “Trarei sobre eles uma desgraça da qual não poderão escapar. Ainda que venham a clamar a mim, eu não os ouvirei.

Jeremias 12:2 – Tu os plantaste, e eles criaram raízes; crescem e dão fruto. Tu estás sempre perto dos seus lábios, mas longe dos seus corações.

Jeremias 16:10 – “Quando você falar todas essas coisas a este povo e eles lhe perguntarem: ‘Por que o Senhor determinou uma desgraça tão terrível contra nós? Que delito ou pecado cometemos contra o Senhor, contra o nosso Deus? ’,

Jeremias 18:8 – e se essa nação que eu adverti converter-se da sua perversidade, então eu me arrependerei e não trarei sobre ela a desgraça que eu tinha planejado.

Jeremias 19:15 – “Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: ‘Ouçam! Trarei sobre esta cidade, e sobre todos os povoados ao redor, todas as desgraças contra eles anunciadas, porque se obstinaram e não quiseram obedecer às minhas palavras’ “.

Jeremias 24:6 – Olharei favoravelmente para eles, e não os trarei de volta a esta terra. Eu os edificarei e não os derrubarei; eu os plantarei e não os arrancarei.

Jeremias 26:13 – Agora, corrijam a sua conduta e as suas ações e obedeçam ao Senhor, ao seu Deus. Então o Senhor se arrependerá da desgraça que pronunciou contra vocês.

Jeremias 26:19 – “Acaso Ezequias, rei de Judá, ou alguém do povo de Judá o matou? Ezequias não temeu ao Senhor e não buscou o seu favor? E o Senhor não se arrependeu da desgraça que pronunciara contra eles? Estamos a ponto de trazer uma terrível desgraça sobre nós! “

Jeremias 35:17 – “Portanto, assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: ‘Trarei sobre Judá e sobre todos os habitantes de Jerusalém toda a desgraça da qual os adverti; porque falei a eles, mas não me ouviram, chamei-os, mas não me responderam’ “.

Jeremias 36:7 – Talvez a súplica deles chegue diante do Senhor, e cada um se converta de sua má conduta, pois é grande o furor anunciado pelo Senhor contra este povo”.

Jeremias 40:2 – Quando o comandante da guarda encontrou Jeremias, disse-lhe: “Foi o Senhor, o seu Deus, que determinou esta desgraça para este lugar.

Jeremias 42:10 – ‘Se vocês permanecerem nesta terra, eu os edificarei e não os destruirei; eu os plantarei e não os arrancarei, pois muito me pesa a desgraça que eu trouxe sobre vocês.

Jeremias 45:4 – Mas o Senhor manda-me dizer-lhe: ‘Assim diz o Senhor: Destruirei o que edifiquei e arrancarei o que plantei em toda esta terra.

Ezequiel 17:5 – ” ‘Depois apanhou um pouco de sementes da sua terra e as pôs em solo fértil. Ela as plantou como um salgueiro junto a muita água,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *