Estudo de Jeremias 13:11 – Comentado e Explicado

À semelhança de um cinto que se prende aos rins de um homem, assim uni a mim toda a casa de Israel e toda a casa de Judá – oráculo do Senhor -, a fim de que constituíssem meu povo, minha honra, glória e ufania. Elas, porém, não obedeceram.
Jeremias 13:11

Comentário de Albert Barnes

A razão pela qual o cinto foi escolhido como símbolo. Da mesma forma, Israel foi o povo escolhido e separado para que, por eles, o Espírito Santo possa trabalhar pela salvação da humanidade.

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 13:11 . Eu também causei eu também causei.

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 13:11 . Pois assim como o cinto se apega aos lombos de um homem – Aqui Deus mostra ao profeta por que ele ordenou que ele colocasse o cinto em seus lombos. Então eu causei – antes, eu tinha causado; apegar-me a casa de Israel – eu os prometi a mim mesmo em retidão, e fiz um pacto de casamento com eles, para que eles se apegassem a mim como uma esposa apega-se ao marido. Pelas leis que lhes dei, os profetas que enviei entre eles, e os favores que, em minha providência, mostrei a eles, os aproximei de mim e permiti que eles tivessem acesso a mim e tivessem relações comigo, acima de qualquer outra nação. . Para que eles sejam para mim um povo – um povo peculiar; para que tenham a honra de serem chamados pelo meu nome; e por um louvor e uma glória – Para que eu seja glorificado por mostrarem meu poder, bondade e fidelidade, e todas as minhas outras perfeições gloriosas ao mundo, para que eu possa ser honrado e louvado por elas.

Comentário de John Calvin

Ele confirma o que notamos ontem – que os judeus tinham uma confiança tola e se prometeram felicidade perpétua, porque Deus os havia escolhido como seu povo. Isso de fato teria sido uma glória perpétua para eles, se não tivessem violado sua fé prometida; mas a deserção deles anulou a aliança de Deus no que dizia respeito a eles: pois, embora Deus nunca tenha deixado sua fidelidade falhar, por mais falsas e perfidiosas que fossem, a adoção da qual eles haviam partido não lhes valeu nada. Mas, por considerarem uma defesa inalienável, o Profeta repete novamente que eles foram realmente enfeitados com dons singulares, mas que, como não permaneceram fiéis, seriam privados deles.

De fato, ele diz, como forma de concessão: Como um cinto se apega aos lombos do homem, assim também me juntei a casa de Israel; pois dado a eles é o que eles reivindicaram. Mas, ao mesmo tempo, ele os lembra que eles apenas incharam com o vento; pois o menos tolerável era a impiedade deles, porque eram muito ingratos a Deus. O que, de fato, poderia ter sido mais vil ou menos desculpável, do que quando aqueles a quem Deus havia favorecido com tanta honra rejeitaram sua recompensa? Jeremias então concede a eles do que se orgulharam; mas ele retruca isso em suas próprias cabeças, e mostra como eles mereciam um julgamento mais pesado, pois haviam desprezado muitas das bênçãos de Deus.

Dissemos ontem isso. o povo está em outro lugar comparado a uma coroa e um diadema, como se Deus tivesse declarado que nada lhe era mais precioso do que os filhos de Abraão. Mas a mesma coisa está agora expressa em outras palavras: que ele os havia preparado para si como um cinto, para que eles pudessem ser seu povo. Era de fato uma grande dignidade; mas o que se segue excede: – para que me sejam um nome, ou seja, que eu seja celebrado por eles; pois era sua vontade ser chamado de Deus de Israel. Que semelhança existe entre Deus e os homens! E, no entanto, como se descesse de sua glória celestial, ele uniu a si próprio a semente de Abraão, para que também os vinculasse a si mesmo. A eleição de Deus foi, portanto, como um vínculo de união mútua, para que ele não se separasse do seu povo. Por isso, ele diz que eles haviam se juntado a ele, para que pudessem ter um nome e também um louvor e glória (74). Embora essas palavras tenham quase o mesmo significado, ainda assim, sem dúvida, elas são reunidas por causa disso. de amplificação. Deus, portanto, pretendia exagerar mais completamente o pecado do povo, dizendo que ele havia feito tanto por eles, para que pudesse ser celebrado por eles, e que seu louvor e sua glória pudessem habitar entre eles.

Por fim, acrescenta: Eles não ouviram. Se Deus tivesse apenas ordenado o que ele poderia justamente exigir, não obedecer sua autoridade teria sido uma maldade indesculpável no povo; mas como ele havia se oferecido tão livremente e todas as outras coisas a eles, que ingratidão básica e detestável era neles rejeitar as bênçãos tantas e tão valiosas? Vemos, portanto, que as bocas dos judeus estão aqui completamente fechadas, para que não pudessem expor-se a Deus, e queixam-se de que ele era rígido demais, pois haviam em extremo grau provocado sua ira, não apenas rejeitando seu jugo, mas também também recusou seus favores oferecidos. Segue-se –

Comentário de E.W. Bullinger

casa de Israel. Veja nota em Jeremias 2: 4 .

casa de Judá. Veja a nota em Jeremias 3:18 .

diz o SENHOR = é o oráculo de Jeová.

para que eles sejam para Mim como povo. Referência a Pentateuco ( Êxodo 19: 5 ). App-92.

Referências Cruzadas

Exodo 19:5 – Agora, se me obedecerem fielmente e guardarem a minha aliança, vocês serão o meu tesouro pessoal dentre todas as nações. Embora toda a terra seja minha,

Deuteronômio 4:7 – Pois, que grande nação tem um Deus tão próximo como o Senhor, o nosso Deus, sempre que o invocamos?

Deuteronômio 26:18 – E hoje o Senhor declarou que vocês são o seu povo, o seu tesouro pessoal, conforme ele prometeu, e que vocês terão que guardar todos os seus mandamentos.

Deuteronômio 32:10 – Numa terra deserta ele o encontrou, numa região árida e de ventos uivantes. Ele o protegeu e dele cuidou; guardou-o como a menina dos seus olhos,

Salmos 81:11 – “Mas o meu povo não quis ouvir-me; Israel não quis obedecer-me.

Salmos 135:4 – Porque o Senhor escolheu a Jacó, a Israel como seu tesouro pessoal.

Salmos 147:20 – Ele não fez isso a nenhuma outra nação; todas as outras desconhecem as suas ordenanças. Aleluia!

Isaías 43:21 – ao povo que formei para mim mesmo a fim de que proclamasse o meu louvor”.

Isaías 62:12 – Eles serão chamados povo santo, redimidos do Senhor; e você será chamada procurada, cidade não abandonada.

Jeremias 6:17 – Coloquei sentinelas entre vocês e disse: Prestem atenção ao som da trombeta! Mas vocês disseram: ‘Não daremos atenção’.

Jeremias 13:10 – Este povo ímpio, que se recusa a ouvir as minhas palavras, que age segundo a dureza de seus corações, seguindo outros deuses para prestar-lhes culto e adorá-los, que este povo seja como aquele cinto: completamente inútil!

Jeremias 33:9 – Então Jerusalém será para mim uma fonte de alegria, de louvor e de glória, diante de todas as nações da terra que ouvirem acerca de todos os benefícios que faço por ela. Elas temerão e tremerão diante da paz e da prosperidade que eu lhe concedo’.

João 5:37 – E o Pai que me enviou, ele mesmo testemunhou a meu respeito. Vocês nunca ouviram a sua voz, nem viram a sua forma,

1 Pedro 2:9 – Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *