Estudo de Jeremias 17:26 – Comentado e Explicado

E outros virão das cidades de Judá, dos arredores de Jerusalém, das terras de Benjamim e das planícies e montes, assim como do Negeb, para oferecerem holocaustos, sacrifícios, oblações, incenso e sacrifícios de ações de graças na casa do Senhor.
Jeremias 17:26

Comentário de Albert Barnes

A recompensa por santificar o dia do sábado consiste em três coisas;

(1) em grande prosperidade nacional,

(2) no bem-estar duradouro de Jerusalém, e

(3) na riqueza e piedade do povo em geral, indicada por seus numerosos sacrifícios.

Trazendo sacrifícios de louvor – Antes, “trazendo louvor”. Esta cláusula cobre tudo o que precede.

O verso é interessante ao especificar os limites exatos dos domínios dos reis davídicos, agora confinados a Judá e Benjamim. Essas duas tribos são divididas de acordo com sua conformação física em

(1) o Shefelah, ou país baixo situado entre as montanhas e o Mediterrâneo;

(2) a montanha que formava a região central, estendendo-se ao deserto de Judá, no Mar Morto; e

(3) a região de Negeb, ou região árida, situada ao sul de Judá.

Comentário de John Calvin

Aqui ele menciona a segunda parte da bênção; pois todo o povo seria preservado em segurança na posse de seu reino e sacerdócio, como em ambos os favor de Deus apareceu; pois tanto o rei como o sacerdote eram tipos de Cristo. Pois, pelo sacerdócio, eles sabiam que Deus era propício a eles, sendo reconciliados com ele por sacrifícios, e como pelo reino, eles sabiam que Deus era o protetor e guardião de sua segurança, então essas duas coisas constituíam uma felicidade real e completa . Portanto, o Profeta, tendo mencionado uma dessas coisas, agora prossegue para a outra:

Eles virão das cidades de Judá e de todo o circuito de Jerusalém, e da terra de Benjamim e de outros lugares, para oferecer sacrifícios no templo. Sacrifícios de si mesmos não poderiam de fato servir ao povo; mas Jeremias assumiu esse princípio: que a reconciliação não foi em vão prometida ao povo pelos sacrifícios; pois os pecados foram realmente expiados, e Deus foi lançado para reunir um povo para si. Era o mesmo que se Deus dissesse que, por todos os meios, seria misericordioso com eles, se eles observassem o sábado, isto é, se eles com um coração puro se devotassem a seu serviço. O país, como eu disse, foi em grande parte devastado; mas o Profeta, depois de ter falado da cidade, agora acrescenta que toda a Judéia se tornaria habitada, pois dali eles subiriam ao templo para oferecer sacrifícios. Depois de mencionar todo o circuito, ele nomeia a terra de Benjamim , cuja meia tribo, como é sabido, continuou na fé e não se separou da família de Davi; de fato, uma parte da cidade estava na tribo de Benjamim.

Depois, acrescenta, a planície e as montanhas , como se ele dissesse, os adoradores de Deus viriam de toda a região vizinha para celebrar as festas e oferecer sacrifícios como sempre.

Por fim, ele menciona holocausto, sacrifício e oblação , , ? , meneche ; as três principais ofertas. Mas Jeremias desejou mostrar brevemente que Deus faria com que a religião prosperasse e prevalecesse entre elas como antes. Mas depois de ter falado da adoração externa, ele então se refere ao fim: Eles trarão , diz ele, confissão ou louvor, ???? , tude , ao Templo. (190) Aqui, por uma palavra, Jeremias inclui a principal coisa dos sacrifícios, como podemos aprender nos Salmos 50:14 ; onde é dito,

“Sacrifique louvores a Deus”.

Deus ali rejeita os sacrifícios oferecidos pelos judeus sem um motivo correto: ele então mostra o que ele precisa, ordenando que eles sacrificem louvor. Então agora Jeremias nos ensina que o objetivo de todos os sacrifícios era celebrar o nome de Deus, ou seja, que os judeus pudessem professar que lhe deviam todas as coisas, que recebessem dele sua vida e sua segurança. em resumo, eles deviam testemunhar sua gratidão diante de Deus. Portanto, hoje em dia essa verdade permanece a mesma, embora os tipos tenham sido abolidos: não oferecemos bezerros, bois ou carneiros, mas o sacrifício de louvor, confessando e proclamando seus benefícios e bênçãos, de acordo com o que o apóstolo diz em Hebreus 13:15 . Mas o que deveria prevalecer entre nós, além dos tipos, era anteriormente acompanhado por tipos; e, no entanto, essa verdade foi observada pelos judeus em comum conosco: – enquanto eles ofereciam seus sacrifícios sob a Lei, eles deviam testemunhar sua gratidão por símbolos visíveis. Vamos prosseguir –

A Septuaginta, como em muitos outros casos, dá apenas uma tradução verbal, “louvor”; “Oblação” é a Vulgata; “Ação de graças”, o siríaco; e “sacrifício de confissão”, o Targum.

Todas as palavras são singulares em hebraico – holocausto – sacrifício – oblação, (ou oferenda de carne) – incenso – ação de graças. Seria bom manter o singular em uma versão. – Ed.

Comentário de E.W. Bullinger

o plano. Chamado Sefela = Filístia, entre Jerusalém e o Mar Mediterrâneo.

montanhas = a terra central.

o sul = o Negeb. Veja notas em Gênesis 12: 9 ; Gênesis 13: 1 . Deuteronômio 1: 7 . Salmos 126: 4 .

trazendo holocaustos, etc. Referência ao Pentateuco Levítico 1: 1 , Levítico 1: 2 , etc.

carne = refeição. Referência ao Pentateuco ( Levítico 2: 1 ). App-92.

incenso = incenso.

Referências Cruzadas

Levítico 1:1 – Da Tenda do Encontro o Senhor chamou Moisés e lhe ordenou:

Levítico 7:38 – O Senhor entregou-a a Moisés no monte Sinai, no dia em que ordenou aos israelitas que trouxessem suas ofertas ao Senhor, no deserto do Sinai.

Josué 15:21 – As cidades que ficavam no extremo sul da tribo de Judá, no Neguebe, na direção da fronteira de Edom, eram: Cabzeel, Eder, Jagur,

Esdras 3:3 – Apesar do receio que tinham dos povos ao redor, construíram o altar sobre a sua base e nele sacrificaram holocaustos ao Senhor, tanto os sacrifícios da manhã como os da tarde.

Esdras 3:11 – Com louvor e ações de graças, cantaram responsivamente ao Senhor: “Ele é bom; seu amor a Israel dura para sempre”. E todo o povo louvou ao Senhor em alta voz, pois haviam sido lançados os alicerces do templo do Senhor.

Salmos 107:22 – Que eles ofereçam sacrifícios de ação de graças e anunciem as suas obras com cânticos de alegria.

Salmos 116:17 – Oferecerei a ti um sacrifício de gratidão e invocarei o nome do Senhor.

Jeremias 32:44 – Propriedades serão compradas por prata e escrituras serão assinadas, seladas diante de testemunhas no território de Benjamim, nos povoados ao redor de Jerusalém, nas cidades de Judá, e nas cidades dos montes, da Sefelá e do Neguebe, porque eu restaurarei a sorte deles”, declara o Senhor.

Jeremias 33:11 – as vozes de júbilo e de alegria, do noivo e da noiva, e as vozes daqueles que trazem ofertas de ação de graças para o templo do Senhor, dizendo: “Dêem graças ao Senhor dos Exércitos, pois ele é bom; o seu amor leal dura para sempre”. Porque eu mudarei a sorte desta terra como antigamente’, declara o Senhor.

Jeremias 33:13 – Tanto nas cidades dos montes, da Sefelá, do Neguebe e do território de Benjamim, como nos povoados ao redor de Jerusalém e nas cidades de Judá, novamente passarão ovelhas sob as mãos daquele que as conta’, diz o Senhor.

Zacarias 7:7 – Não são essas as palavras do Senhor proclamadas pelos antigos profetas quando Jerusalém e as cidades ao seu redor estavam em paz e prosperavam, e o Neguebe e a Sefelá eram habitados? “

Hebreus 13:15 – Por meio de Jesus, portanto, ofereçamos continuamente a Deus um sacrifício de louvor, que é fruto de lábios que confessam o seu nome.

1 Pedro 2:5 – vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo.

1 Pedro 2:9 – Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

Apocalipse 1:5 – e de Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra. Ele que nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *