Estudo de Ezequiel 18:23 – Comentado e Explicado

Terei eu prazer com a morte do malvado? – oráculo do Senhor Javé. – Não desejo eu, antes, que ele mude de proceder e viva?
Ezequiel 18:23

Comentário de Adam Clarke

Tenho algum prazer em que os iníquos morram? Não! Isso é estranho para ele, cujo nome é amor e cuja natureza é misericórdia. Pelo contrário, ele “deseja que ele retorne de seus maus caminhos e viva”.

E se Deus não pode ter prazer na morte dos ímpios, ele não pode ter decretado abandoná-lo ao mal de sua natureza e depois condená-lo pelo que não pôde evitar: pois, como Deus não pode fazer nada com o qual não está satisfeito, então ele não pode decretar nada com o qual não esteja satisfeito. Mas ele “não está satisfeito com a morte de um pecador”, portanto, ele não pode ter decretado levá-lo a esta morte.

Comentário de E.W. Bullinger

Eu tenho algum prazer. ? Respondeu em Ezequiel 18:32 .

maneiras. Muitos códigos, com oito edições impressas iniciais, leem o plural; mas outros, com aramaico, Septuaginta e siríaco, lêem “caminho” (singular)

diz o Senhor DEUS = [é] o oráculo de Adonai Jeová.

Comentário de John Calvin

Ele confirma o mesmo sentimento em outras palavras, que Deus não deseja nada mais seriamente do que aqueles que estavam perecendo e correndo para a destruição deveriam retornar ao caminho da segurança. E por essa razão não apenas o Evangelho está espalhado no mundo, mas Deus desejou testemunhar por todas as épocas como ele está inclinado a ter pena. Pois, embora os pagãos fossem destituídos da lei e dos profetas, eles sempre foram dotados de algum gosto dessa doutrina. Na verdade, eles foram sufocados por muitos erros: mas sempre descobriremos que eles foram induzidos por um impulso secreto de pedir perdão, porque esse sentido nasceu de alguma maneira com eles, que Deus deve ser apaziguado por todos que o procuram. Além disso, Deus testemunhou isso mais claramente na lei e nos profetas. No Evangelho, ouvimos quão familiarmente ele se dirige a nós quando nos promete perdão. ( Lucas 1:78 .) E este é o conhecimento da salvação, para abraçar a misericórdia que ele nos oferece em Cristo. Segue-se, então, que o que o Profeta diz agora é muito verdadeiro, que Deus não deseja a morte de um pecador, porque ele o conhece por sua própria vontade, e não está apenas preparado para receber todos os que voam para sua piedade, mas ele chama-os em sua direção com uma voz alta, quando ele vê como eles estão alienados de toda esperança de segurança. Mas é preciso observar a maneira pela qual Deus deseja que todos sejam salvos, a saber, quando eles se desviam de seus caminhos . Deus assim não deseja que todos os homens sejam salvos, a fim de renunciar à diferença entre o bem e o mal; mas o arrependimento, como dissemos, deve preceder o perdão. Como, então, Deus deseja que todos os homens sejam salvos? Pelo Espírito condenando o mundo do pecado, da justiça e do julgamento hoje em dia, pelo Evangelho, como ele fez anteriormente pela lei e pelos profetas. ( João 16: 8. ) Deus manifesta à humanidade sua grande miséria, para que eles se entreguem a ele: ele fere para curar e mata para dar vida. Nós sustentamos, então, que; Deus não deseja a morte de um pecador, já que ele chama todos igualmente ao arrependimento e promete a si mesmo preparado para recebê-los, se eles se arrependerem seriamente. Se alguém se opuser – então não há eleição de Deus, pela qual ele predestinou um número fixo para a salvação, a resposta está à mão: o Profeta aqui não fala do conselho secreto de Deus, mas apenas lembra homens miseráveis ??do desespero, para que possam apreender a esperança do perdão, arrepender-se e abraçar a salvação oferecida. Se alguém novamente objetar – isso está fazendo Deus agir com duplicidade, a resposta está pronta, que Deus sempre deseja a mesma coisa, embora de maneiras diferentes e de uma maneira inescrutável para nós. Embora, portanto, a vontade de Deus seja simples, ainda assim uma grande variedade está envolvida, no que diz respeito aos nossos sentidos. Além disso, não é de surpreender que nossos olhos sejam cegados por luz intensa, de modo que não possamos certamente julgar como Deus deseja que todos sejam salvos, e ainda assim tenha dedicado todos os réprobos à destruição eterna e deseje que pereçam. Enquanto olhamos agora através de um vidro sombriamente, devemos nos contentar com a medida de nossa própria inteligência. ( 1 Coríntios 13:12 .) Quando seremos como Deus e o vermos cara a cara, o que agora é obscuro se tornará claro. Mas como os homens capturados torturam esta e outras passagens semelhantes, será necessário refutá-las em breve, pois isso pode ser feito sem problemas.

Dizem que Deus não deseja a morte de um pecador . Como assim? já que ele deseja que todos sejam convertidos. Agora devemos ver como Deus deseja que todos sejam convertidos; pois o arrependimento é certamente seu dom peculiar: como é seu ofício criar homens, é sua província renová-los e restaurar sua imagem neles. Por esse motivo, diz-se que ele é sua obra, ou seja, sua moda. ( Efésios 2:10 .) Visto que, portanto, o arrependimento é uma espécie de segunda criação, segue-se que não está no poder do homem; e se está igualmente no poder de Deus converter homens e criá-los, segue-se que os réprobos não se convertem, porque Deus não deseja sua conversão; pois se ele desejasse, poderia fazê-lo: e, portanto, parece que ele não deseja. Mas, novamente, eles argumentam tolamente, já que Deus não deseja que todos sejam convertidos, ele é enganoso, e nada pode ser afirmado com certeza sobre sua benevolência paterna. Mas esse nó é facilmente desatado; pois ele não nos deixa em suspense quando diz que deseja que todos sejam salvos. Por quê então? pois se ninguém se arrepende sem achar Deus propício, então esta frase é preenchida. Mas devemos observar que Deus tem um caráter duplo: pois ele aqui deseja ser aceito em sua palavra. Como eu já disse, o Profeta aqui não discute com sutileza seus planos incompreensíveis, mas deseja manter nossa atenção próxima à palavra de Deus. Agora, qual é o conteúdo desta palavra? A lei, os profetas e o evangelho. Agora todos são chamados ao arrependimento, e a esperança da salvação lhes é prometida quando se arrependem. isso é verdade, já que Deus não rejeita pecadores que retornam: ele perdoa tudo sem exceção: enquanto isso, essa vontade de Deus que ele expõe em sua palavra não o impede de decretar antes que o mundo fosse criado o que ele faria com todo indivíduo: e como eu disse agora, o Profeta apenas mostra aqui que, quando nos convertemos, não precisamos duvidar que Deus nos encontra imediatamente e se mostra propício. O restante amanhã.

Referências Cruzadas

Exodo 34:6 – E passou diante de Moisés, proclamando: “Senhor, Senhor, Deus compassivo e misericordioso, paciente, cheio de amor e de fidelidade,

Jó 33:27 – Depois ele vem aos homens e diz: ‘Pequei e torci o que era certo, mas ele não me deu o que eu merecia.

Salmos 147:11 – o Senhor se agrada dos que o temem, dos que colocam a esperança no seu amor leal.

Jeremias 31:20 – Não é Efraim o meu filho querido? O filho em quem tenho prazer? Cada vez que eu falo sobre ele, mais intensamente me lembro dele. Por isso o meu coração por ele anseia; tenho por ele grande compaixão”, declara o Senhor.

Lamentações 3:33 – Porque não é do seu agrado trazer aflição e tristeza aos filhos dos homens.

Ezequiel 18:32 – Pois não me agrada a morte de ninguém; palavra do Soberano Senhor. Arrependam-se e vivam!

Ezequiel 33:11 – Diga-lhes: ‘Juro pela minha vida, palavra do Soberano Senhor, que não tenho prazer na morte dos ímpios, antes tenho prazer em que eles se desviem dos seus caminhos e vivam. Voltem! Voltem-se dos seus maus caminhos! Por que iriam morrer, ó nação de Israel? ’

Oséias 11:8 – “Como posso desistir de você, Efraim? Como posso entregar você nas mãos de outros, Israel? Como posso tratá-lo como tratei Admá? Como posso fazer com você o que fiz com Zeboim? O meu coração está enternecido, despertou-se toda a minha compaixão.

Miquéias 7:18 – Quem é comparável a ti, ó Deus, que perdoas o pecado e esqueces a transgressão do remanescente da sua herança? Tu que não permaneces irado para sempre, mas tens prazer em mostrar amor.

Lucas 15:4 – “Qual de vocês que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma, não deixa as noventa e nove no campo e vai atrás da ovelha perdida, até encontrá-la?

Lucas 15:10 – Eu lhes digo que, da mesma forma, há alegria na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende”.

Lucas 15:22 – “Mas o pai disse aos seus servos: ‘Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés.

Lucas 15:32 – Mas nós tínhamos que comemorar e alegrar-nos, porque este seu irmão estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi achado’ “.

1 Timóteo 2:4 – que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.

Tiago 2:13 – porque será exercido juízo sem misericórdia sobre quem não foi misericordioso. A misericórdia triunfa sobre o juízo!

2 Pedro 3:9 – O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *