Estudo de Amós 7:2 – Comentado e Explicado

Quando os gafanhotos acabaram de devorar a erva da terra, eu disse: Senhor, tende misericórdia! Como poderá resistir Jacó, sendo ele tão pequeno?
Amós 7:2

Comentário de Thomas Coke

Amós 7: 2 . Por quem Jacó se levantará? Após a morte de Jeroboão, o segundo, o reino de Israel, outrora tão próspero e poderoso, entrou em um estado de fraqueza, o que o levou a recorrer a estranhos para apoiá-lo, sendo incapaz de si mesmo. Menaém recorreu a Pul, rei da Assíria, de onde surgiu a última miséria do estado.

Comentário de Joseph Benson

Amós 7: 2-3 . Quando eles acabaram de comer a grama – conosco, os gafanhotos não são prejudiciais, mas aqueles em nosso texto eram gafanhotos, como a palavra , ?? , aqui usada, é traduzida, Isaías 33: 4 : nesse sentido, a palavra é entendida por a Vulgata e Houbigant: ver também Nab. 3:17. Por quem Jacó se levantará? Ou quem levantará Jacó; pois ele é pequeno? Se você permitir que essas calamidades prossigam até as extremidades, de que maneira os pequenos restos das riquezas e forças do reino serão resgatados da destruição total? O Senhor se arrependeu por isso, etc. – O profeta aqui nos informa que foi representado a ele em sua visão, que o Senhor teve prazer em ouvir sua súplica sincera e em prometer que o julgamento ameaçado não deveria prosseguir para uma destruição total de todo o reino. Aqueles que supõem que tudo isso seja expresso metaforicamente, entendem que Pul está sendo induzido por uma quantia em dinheiro a sair da terra, como lemos 2 Reis 15:20 : mas pode ser entendido como um julgamento ameaçado de gafanhotos e outros insetos, que foram depreciados pelas orações do profeta e, portanto, não executados.

Comentário de John Wesley

E aconteceu que, depois que acabaram de comer a grama da terra, então eu disse: Ó Senhor DEUS, perdoa, eu te suplico; por quem Jacó se levantará? pois ele é pequeno.

Aconteceu – Na visão.

Por quem – Como Jacó escapará, se o derrubares?

Comentário de Adam Clarke

Por quem Jacó se levantará? Os gafanhotos, símbolos dos muitos inimigos que empobreceram Jerusalém, devorando grande parte da produção da terra, continuavam até que, por intercessão do profeta, foram removidos. Então, vendo à luz da profecia a nação em todos os sentidos humilhada, ele clama: “Por quem Jacó se levantará? Porque ele é pequeno”. Calmet justamente observa: “Após a morte de Jeroboão, o segundo, o reino, tão florescente e poderoso antes, foi reduzido a uma fraqueza que foi obrigada a recorrer a apoio de estranhos. Menaém se candidatou a Pul, rei da Assíria, de onde surgiu a miséria final do estado.

Comentário de E.W. Bullinger

por quem Jacó se levantará? Figura do discurso Erotose. App-6. Alguns códigos, com Septuaginta, Siríaca e Vulgata, liam “quem ressuscitará Jacó”?

Jacob. Colocado pela figura do discurso Metonímia (do sujeito), App-6, para toda a nação

Comentário de John Wesley

E aconteceu que, depois que acabaram de comer a grama da terra, então eu disse: Ó Senhor DEUS, perdoa, eu te suplico; por quem Jacó se levantará? pois ele é pequeno.

Aconteceu – Na visão.

Por quem – Como Jacó escapará, se o derrubares?

Referências Cruzadas

Exodo 10:15 – Eles cobriram toda a face da terra de tal forma que essa escureceu. Devoraram tudo o que o granizo tinha deixado: toda a vegetação e todos os frutos das árvores. Não restou nada verde nas árvores nem nas plantas do campo, em toda a terra do Egito.

Exodo 32:11 – Moisés, porém, suplicou ao Senhor, o seu Deus, clamando: “Ó Senhor, por que se acenderia a tua ira contra o teu povo, que tiraste do Egito com grande poder e forte mão?

Exodo 34:9 – “Senhor, se de fato me aceitas com agrado, acompanha-nos o Senhor. Mesmo sendo esse um povo obstinado, perdoa a nossa maldade e o nosso pecado e faze de nós a tua herança”.

Números 14:17 – “Mas agora, que a força do Senhor se manifeste, segundo prometeste:

Salmos 12:1 – Salva-nos, Senhor! Já não há quem seja fiel; já não se confia em ninguém entre os homens.

Salmos 44:24 – Por que escondes o teu rosto e esqueces o nosso sofrimento e a nossa aflição?

Isaías 37:4 – Talvez o Senhor, o seu Deus, ouça as palavras do comandante de campo, a quem o seu senhor, o rei da Assíria, enviou para zombar do Deus vivo. E que o Senhor, o seu Deus, o repreenda pelas palavras que ouviu. Portanto, ore pelo remanescente que ainda sobrevive”.

Isaías 51:19 – Quem poderá consolá-la dessas duas degraças que a atingiram? Ruína e destruição, fome e espada, quem poderá consolá-la?

Jeremias 14:7 – Embora os nossos pecados nos acusem, age por amor do teu nome, ó Senhor! Nossas infidelidades são muitas; temos pecado contra ti.

Jeremias 14:20 – Senhor, reconhecemos a nossa impiedade e a iniqüidade dos nossos pais; temos de fato pecado contra ti.

Jeremias 42:2 – do profeta Jeremias e lhe disseram: “Por favor, ouça a nossa petição e ore ao Senhor, ao seu Deus, por nós e em favor de todo este remanescente; pois, como você vê, embora fôssemos muitos, agora só restam poucos de nós.

Ezequiel 9:8 – Enquanto isso eu fiquei sozinho. Então prostrei-me, rosto em terra, clamando: “Ah! Soberano Senhor! Vais destruir todo o remanescente de Israel lançando a tua ira sobre Jerusalém? “

Ezequiel 11:13 – Ora, enquanto eu estava profetizando, Pelatias, filho de Benaia, morreu. Então prostrei-me, rosto em terra, e clamei em alta voz: “Ah! Soberano Senhor! Destruirás totalmente o remanescente de Israel? “

Daniel 9:19 – Senhor, ouve! Senhor, perdoa! Senhor, vê e age! Por amor de ti, meu Deus, não te demores, pois a tua cidade e o teu povo levam o teu nome”.

Amós 7:5 – Então eu clamei: “Soberano SENHOR, eu te imploro que pares! Como Jacó poderá sobreviver? Ele é tão pequeno! ”

Zacarias 4:10 – “Pois aqueles que desprezaram o dia das pequenas coisas terão grande alegria ao verem a pedra principal nas mãos de Zorobabel”. Então ele me disse: “Estas sete lâmpadas são os olhos do Senhor, que sondam toda a terra”.

Tiago 5:15 – E a oração feita com fé curará o doente; o Senhor o levantará. E se houver cometido pecados, ele será perdoado.

Apocalipse 9:4 – Eles receberam ordens para não causar dano nem à relva da terra nem a qualquer planta ou árvore, mas apenas àqueles que não tinham o selo de Deus na testa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *