Estudo de Marcos 5:15 – Comentado e Explicado

Aproximaram-se de Jesus e viram o possesso assentado, coberto com seu manto e calmo, ele que tinha sido possuído pela Legião. E o pânico apoderou-se deles.
Marcos 5:15

Comentário de Albert Barnes

Sentado, vestido e em sã consciência – Não havia dúvida da realidade desse milagre. O homem era bem conhecido. Ele habitava há muito tempo entre os túmulos, um objeto de terror e alarme. Vê-lo ao mesmo tempo pacífico, calmo e racional, era a prova de que era o poder de Deus apenas que o havia feito.

Eles estavam com medo estavam impressionados, como na presença de Deus. A palavra não significa aqui que eles temiam que algum mal lhes acontecesse, mas que eram afetados com reverência; eles sentiram que Deus estava lá; eles ficaram impressionados com o que Jesus havia feito.

Comentário de E.W. Bullinger

para . Profissionais gregos . App-104.

veja = contemplar. Grego. a área. App-133.:11.

possuído com o diabo . Grego. daimonizomi

vestido = provido de roupas. Compare Lucas 8:27 , onde ele havia usado por um longo tempo. Grego. himatizomai. Ocorre apenas aqui e Lucas 8:35 no NT; mas é encontrado nos papiros, onde um aprendiz deve receber roupas.

medo = alarmado.

Comentário de John Calvin

Marcos 5:15 . E eles vêm a Jesus. Temos aqui uma prova impressionante de que nem todos os que percebem a mão de Deus lucram como deveriam, entregando-se a ele em sincera piedade. Tendo visto o milagre, os gadarenos estavam com medo, porque a majestade de Deus brilhava intensamente em Cristo. Até agora eles fizeram certo, mas agora que o enviaram para fora de seus territórios, o que poderia ter sido feito pior do que isso? Eles também foram dispersos, e aqui está um pastor para colecioná-los, ou melhor, é Deus quem estende os braços, através de seu Filho, para abraçar e levar para o céu aqueles que foram atingidos pelas trevas da morte. Eles preferem ser privados da salvação que lhes é oferecida, do que suportar mais a presença de Cristo.

O motivo aparente de sua ofensa é a perda dos porcos, mas Lucas atribui uma causa mais elevada: eles foram apreendidos com um grande medo ; (556) e certamente, se tivessem ficado exasperados com a perda que sofreram, não o teriam solicitado , mas o teriam expulsado bruscamente. Eles o honram como ministro de Deus e, no entanto, são tão impressionados com o medo que desejam que ele se afaste deles. Assim, vemos que eles não foram movidos por um senso da graça divina. E, de fato, embora todos os homens perversos adorem a Deus e se esforcem ao apaziguá-lo, ainda que tivessem sua escolha, eles se retirariam da maior distância possível dele: pois seu rosto é terrível, desde que o contemplem como um Juiz, e não como Pai. A conseqüência é que o evangelho, que é mais agradável do que qualquer coisa que possa ser concebida, é considerado em toda parte tão sombrio e severo, que boa parte do mundo gostaria que fosse enterrado.

E, no entanto, é verdade que o medo deles foi parcialmente causado por sua perda. Assim, nos dias atuais, desde que os homens acreditem que o reino de Deus se opõe ao seu interesse, seja de natureza pública ou privada, são possuídos por um medo depravado e carnal, e não têm prazer pela sua graça. Assim, quando ele chega, eles pensam que Deus não os considera com favor, mas com raiva, e, até onde estão em seu poder, eles o enviam para outro lugar. É uma marca de insensibilidade vergonhosa para aqueles homens, que a perda de seus porcos lhes dê mais alarme do que a salvação de suas almas lhes daria alegria.

Comentário de Adam Clarke

Isso – tinha a legião – é omitido por D, e outros dois, etíope, persa, vulgata e todos os itala, exceto um. Mill, Bengel e Griesbach, acham que deve ser omitido.

Comentário de Thomas Coke

Marcos 5:15 . Estava possuído Tinha sido possuído.

Comentário de John Wesley

E eles vieram a Jesus, e viram aquele que estava possuído pelo diabo, e tinha a legião sentada e vestida, e no seu perfeito juízo; e eles estavam com medo.

E eles estavam com medo – não é improvável que eles possam ter oferecido alguma grosseria, se não violência.

Referências Cruzadas

1 Samuel 6:20 – e os homens de Bete-Semes perguntaram: “Quem pode permanecer na presença do Senhor, esse Deus santo? Para quem enviamos a arca, para que se afaste de nós? “

1 Samuel 16:4 – Samuel fez o que o Senhor disse. Quando chegou a Belém, as autoridades da cidade foram encontrar-se com ele tremendo e perguntaram: “Você vem em paz? “

1 Crônicas 13:12 – Naquele dia, Davi teve medo de Deus e se perguntou: “Como vou conseguir levar a arca de Deus? “

1 Crônicas 15:13 – Pelo fato de vocês não terem carregado a arca na primeira vez, a ira do Senhor nosso Deus causou destruição entre nós. Nós não o tínhamos consultado sobre como proceder”.

Jó 13:11 – O esplendor dele não os aterrorizaria? O pavor dele não cairia sobre vocês?

Salmos 14:5 – Olhem! Estão tomados de pavor! Pois Deus está presente no meio dos justos.

Isaías 49:24 – Será que se pode tirar o despojo dos guerreiros, ou serem os prisioneiros resgatados do poder dos violentos?

Mateus 9:33 – Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar. A multidão ficou admirada e disse: “Nunca se viu nada parecido em Israel! “

Mateus 12:29 – “Ou como alguém pode entrar na casa do homem forte e levar dali seus bens, sem antes amarrá-lo? Só então poderá roubar a casa dele.

Marcos 5:4 – pois muitas vezes lhe haviam sido acorrentados pés e mãos, mas ele arrebentara as correntes e quebrara os ferros de seus pés. Ninguém era suficientemente forte para dominá-lo.

Lucas 8:35 – e o povo foi ver o que havia acontecido. Quando se aproximaram de Jesus, viram que o homem de quem haviam saído os demônios estava assentado aos pés de Jesus, vestido e em perfeito juízo, e ficaram com medo.

Lucas 10:39 – Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo-lhe a palavra.

Colossenses 1:13 – Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado,

2 Timóteo 1:7 – Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *