Estudo de Lucas 4:19 – Comentado e Explicado

para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para pôr em liberdade os cativos, para publicar o ano da graça do Senhor.
Lucas 4:19

Comentário de Albert Barnes

Para alcançar o ano aceitável do Senhor – O tempo em que Deus está disposto a aceitar as pessoas ou receber pecadores que vêm a ele. O evangelho nos assegura que os culpados “podem” retornar, e que Deus os receberá graciosamente. Talvez haja aqui uma alusão ao ano do jubileu – o quinquagésimo ano, quando tocou a trombeta, e durante toda a proclamação da terra foi feita a liberdade dos escravos hebreus, a remissão de dívidas e a restauração de posses para suas famílias originais, Levítico 25: 8-13 . A frase “o ano aceitável” significa o momento em que seria aceitável para Deus proclamar tal mensagem, ou agradável a ele – ou seja, sob o evangelho.

Comentário de E.W. Bullinger

o ano aceitável = o ano de boas-vindas. Ou no ano do jubileu ( Levítico 26: 8-17 ), ou por conta do ministério do Senhor começando então.

Comentário de John Calvin

19. Pregar o ano aceitável do Senhor Muitos pensam que aqui o profeta faz uma alusão ao Jubileu, e eu não tenho nenhuma objeção a esse ponto de vista. Mas é apropriado observar que ele propositalmente antecipa uma dúvida, que pode perturbar e abalar as mentes fracas, enquanto o Senhor as mantinha em suspense, adiando por tanto tempo a salvação prometida. Ele, portanto, faz com que o tempo da redenção dependa do propósito, ou bom prazer, de Deus. “Em um tempo aceitável eu te ouvi, e em um dia de salvação eu te ajudei.” Paulo chama isso de plenitude do tempo ( Gálatas 4: 4 ), para que os crentes aprendam a não se entregar à curiosidade excessiva, mas a concordar com a vontade de Deus – e que possamos ficar satisfeitos com a convicção de que a salvação foi manifestado em Cristo, na época que parecia boa aos olhos de Deus.

Comentário de John Wesley

Pregar o ano aceitável do Senhor.

O ano aceitável – Aludindo claramente ao ano do jubileu, quando todos, devedores e servos, foram libertados.

Referências Cruzadas

Levítico 25:8 – “Contem sete semanas de anos, sete vezes sete anos; essas sete semanas de anos totalizam quarenta e nove anos.

Levítico 25:50 – Ele e o seu comprador contarão o tempo desde o ano em que vendeu a si mesmo até o ano do jubileu. O preço do resgate se baseará no salário de um empregado contratado por aquele número de anos.

Números 36:4 – Quando chegar o Ano do Jubileu para os israelitas, a herança delas será acrescentada à da tribo com a qual se unirem pelo casamento, e a propriedade delas será tirada da herança da tribo de nossos antepassados”.

Isaías 61:2 – para proclamar o ano da bondade do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; para consolar todos os que andam tristes,

Isaías 63:4 – Pois o dia da vingança estava no meu coração, e chegou o ano da minha redenção.

Lucas 19:42 – e disse: “Se você compreendesse neste dia, sim, você também, o que traz a paz! Mas agora isso está oculto aos seus olhos.

2 Coríntios 6:1 – Como cooperadores de Deus, insistimos com vocês para não receberem em vão a graça de Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *