Estudo de Lucas 22:14 – Comentado e Explicado

Chegada que foi a hora, Jesus pôs-se à mesa, e com ele os apóstolos.
Lucas 22:14

Comentário de Albert Barnes

Quando chegou a hora – A hora de comer o cordeiro pascal, que era à noite. Veja as notas em Mateus 26:20 .

Comentário de E.W. Bullinger

E quando, & c. Compare Mateus 26:20 . Marcos 14:17 .

veio = aconteceu: ou seja, chegou.

sentou-se (grego. anapipto) = reclinado.

apóstolos . Isso é suplementar. Mateus e Marcos têm apenas “os doze” .

com. Grego. Sol. App-104. Não é a mesma palavra que nos versículos: Lucas 22:22 , Lucas 22:11; Luk_22: -15; Lucas 22: 21; Lucas 22: 28; Lucas 22: 33; Lucas 22: 49; Lucas 22: 52; Lucas 22: 53; Lucas 22: 59 ; mas o mesmo que em Lucas 22:56 .

Comentário de Adam Clarke

E quando chegou a hora – isto é, a noite. Veja Mateus 26:20 e Marcos 14:17 .

Comentário de Scofield

E quando o

Para a ordem dos eventos na noite da última Páscoa, (Ver Scofield “ Mateus 26:20 “) .

Comentário de Spurgeon

Lucas 22: 14-16 E quando chegou a hora, ele se sentou e os doze apóstolos com ele. E ele lhes disse: Com desejo, desejei comer a páscoa contigo antes de sofrer; porque eu vos digo que não a comerei mais até que seja cumprida no reino de Deus.

Esta seria a última ocasião em que nosso Senhor e seus discípulos se encontrariam.

Lucas 22: 17-18 . E ele tomou o cálice, deu graças e disse: Toma isto e divide-o entre vós; porque eu vos digo que não beberei do fruto da videira até que venha o reino de Deus.

Essa foi a xícara de páscoa. Agora a páscoa derrete na ceia do Senhor; e, a partir de agora, a ceia do Senhor permanece e a páscoa já passou.

Lucas 22: 19-21 . E ele tomou pão, e deu graças, e quebrou-o, e deu-lhes, dizendo: Este é o meu corpo que é dado a você; faça isso em memória de mim. Da mesma forma, o cálice após a ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por você. Mas eis que a mão daquele que me trai está comigo sobre a mesa.

Que efeito sóbrio e triste isso deve ter tido sobre os que estavam naquele festival! Temos motivos para temer que isso também se aplique à nossa reunião. Havia apenas doze apóstolos, mas havia um Judas entre eles; teremos muitas centenas em nossa observância da ordenança; não tenhamos medo de que também haja muitos Judas! Podemos esperar que tenhamos uma seleção melhor de seguidores professos de Cristo do que o Senhor havia feito para seus apóstolos?

Lucas 22: 22-24 . E verdadeiramente o Filho do homem vai, como foi determinado; mas ai daquele homem por quem é traído! E começaram a indagar entre si qual deles deveria fazer isso. E também houve um conflito entre eles, qual deles deveria ser considerado o maior.

Essa tinha sido a pergunta deles entre si, mas agora eles têm outra pergunta, de um tipo bem diferente, para responder. Era sábio que o Mestre lhes desse uma pergunta de coração, para expulsar a questão da ambição que os enchia de orgulho e discórdia. Oh! se algum de nós já teve um pensamento como esse em nosso seio – qual de nós é o maior? – quem pode falar o melhor? – quem pode servir a Deus mais? – quem pode assumir a liderança?

– deixem todas essas perguntas de lado enquanto entramos tristemente na outra triste investigação – quem de nós trairá nosso Senhor? Deus conceda que nenhum de nós possa fazê-lo!

Esta exposição consistia em leituras de 1 Coríntios 11: 17-34 ; e Lucas 22: 14-24 .

Comentário de Spurgeon

Lucas 22: 14-16 . E quando chegou a hora, ele se sentou e os doze apóstolos com ele. E ele lhes disse: Com desejo, desejo comer convosco esta páscoa antes de sofrer; porque eu vos digo que não comerei mais dela, até que seja cumprida no reino de Deus.

E isso é cumprido, pois o próprio Cristo é o Cordeiro da nossa Páscoa. Seu sangue foi derramado e aspergido; seu povo foi criado da escravidão egípcia; e, pela , eles se alimentam dele e se alegram. Quão docemente a Páscoa se derreteu na ceia do Senhor, e quão graciosamente nosso Salvador nos ensinou que, como regra, ele não faz mudanças violentas no desenvolvimento da vida espiritual de seu povo, mas ele os conduz gradualmente a partir de um estágio. para outro! Às vezes, pode haver elevações muito repentinas; mas, como regra geral, passamos de força em força, um passo de cada vez; e a verdade nos é revelada pouco a pouco.

Lucas 22: 17-18 . E ele tomou o cálice, deu graças e disse: Toma isto e divide-o entre vós, porque eu vos digo que não beberei do fruto da videira até que venha o reino de Deus.

Este era o cálice da páscoa – o cálice com o qual eles concluíram a ceia pascal. Nesses momentos, eles também geralmente começavam a cantar um salmo em feliz uníssono. Nesse exato momento, Cristo interveio na primeira parte da celebração da nova ordenança – a ceia do Senhor, na qual a ceia pascal deveria derreter.

Lucas 22:19 . E ele tomou o pão, e deu graças, e quebrou-o, e deu-lhes, dizendo: Este é o meu corpo, que é dado a você, para que faça isso em memória de mim.

Era claramente impossível que ele quisesse que aquele pão fosse literalmente seu corpo, porque seu corpo estava lá à mesa. Portanto, o mal-entendido, ou deturpação, da Igreja de Roma é totalmente sem desculpa. Nosso Salvador pretendia claramente dizer: “Este pão representa meu corpo; é um emblema, um símbolo, do meu corpo. Se isso tivesse sido falado a respeito do pão depois que Cristo morrera e se fora, e não antes, poderia haver alguma garantia para o ensino dos papistas; mas não pode haver tal garantia, pois ele usou as palavras enquanto estava sentado lá com seus apóstolos. Sejamos cuidadosos para não perder o verdadeiro significado das palavras de Cristo, enquanto combatemos a falsa interpretação que lhes foi dada.

Lucas 22:20 . Da mesma forma, o cálice após a ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por você.

Ele não poderia ter dito que, literalmente, aquele cálice era a nova aliança; Eu nunca ouvi falar de alguém que pensasse que sim. Por que, então, tomar uma parte da ordenança literalmente, se não a outra? Mas nosso Senhor quis dizer que o conteúdo desse cálice representava o sangue, que sela e ratifica a aliança eterna sobre a qual nossas esperanças são construídas.

Lucas 22:21 . Mas eis que a mão daquele que me trai está comigo sobre a mesa.

Circunstância lamentável, índice triste do que muitas vezes ainda ocorre! Os piores traidores de Cristo não estão fora, mas dentro da igreja visível; lá eles têm a melhor oportunidade de fazer travessuras; lá eles podem dar o corte mais cruel de todos. Deus conceda que nenhum de nós possa estar entre esse número miserável!

22:22 . E verdadeiramente o Filho do homem vai, como foi determinado; mas ai daquele homem por quem é traído!

O fato de ter sido determinado, nos eternos decretos de Deus, que Cristo deveria morrer, não diminuiu de modo algum a responsabilidade de todos que teve parte na realização dessa morte. Aprenda, amado, a acreditar firmemente na predestinação Divina sem duvidar da responsabilidade humana. Mesmo que você não consiga mostrar como essas duas coisas concordam, não fique preocupado com esse assunto; fique satisfeito em acreditar no que você não pode entender. Ambas as coisas são verdadeiras e são as duas neste versículo.

Lucas 22: 23-24 . E começaram a indagar entre si qual deles deveria fazer isso. E também houve um conflito entre eles, qual deles deveria ser considerado o maior.

Que coisa estranha que deveria ter sido assim! Existe algum conflito entre nós aqui? Em caso afirmativo, quão absolutamente indignos devemos ser os discípulos de um Mestre como nosso Senhor Jesus Cristo!

Lucas 22: 25-26 . E ele lhes disse: Os reis dos gentios exercem domínio sobre eles; e aqueles que exercem autoridade sobre eles são chamados benfeitores. Mas não o sereis; mas o que é maior entre vós, seja como o mais jovem; e quem é chefe, como quem serve.

Vocês sabem, irmãos, que sempre será assim. Se um homem tenta ser bom na igreja, de um modo ou de outro, seus irmãos geralmente pensam muito pouco nele; mas aquele que está disposto a servir, cuja ambição é se expor para a glória de seu Mestre e para o bem geral, esse homem geralmente tem muito mais honra do que ele esperava receber. A maneira de sermos bons na igreja é ser útil a todos que nos rodeiam, ser manso e humilde, estar disposto a esperar pelos outros. Temos boas razões para sermos servos de nossos irmãos quando nos lembramos da posição humilde que nosso próprio Senhor assumiu.

Lucas 22:27 . Pois qual é maior: quem está sentado à mesa, ou quem serve? não é aquele que está sentado em carne? mas estou entre vós como quem serve.

Ele serviu na mais humilde capacidade, pois nem lavou os pés dos discípulos? E se ele, que foi o melhor de todos, assim condescendeu a prestar o serviço mais humilde, quem dentre nós deve ser tão elevado que suponha que nenhuma obra comum seja boa o suficiente para ele? Irmãos, devemos ser humildes, caso contrário seremos humilhados. E deixe-me observar que a última experiência não é de modo algum agradável, enquanto a experiência anterior é mais doce e graciosa. Deus nos dê a graça de ser humilde!

Lucas 22: 28-30 . Vós sois os que continuaram comigo em minhas tentações. E eu vos designo um reino, como meu Pai me designou; para que coma e beba à minha mesa no meu reino, e se assente em tronos julgando as doze tribos de Israel.

Sim, existem tronos e um reino para aqueles que são fiéis ao rei dos reis; mas há algo mais em que pensar além desse tipo de glória, para observar as próximas palavras de nossos Salvador,

Lucas 22:31 . E o Senhor disse: Simão, Simão, eis que Satanás desejou ter você, para peneirar você como trigo.

E entre nós e o reino haverá lutas e perigos; e a vigilância e a oração de luta serão exigidas de nós. E aqui está nossa única esperança de escapar dos perigos do caminho, como aconteceu com o pobre Peter

Lucas 22: 32-34 . Mas tenho orado por ti, para que a tua fé não falhe; e quando te converteres, fortalece teus irmãos; E ele lhe disse: Senhor, estou pronto para ir contigo, tanto para a prisão como para a morte. E ele disse: Eu te digo, Pedro, que o galo não cantará neste dia, antes que três vezes negue que me conhece.

Embora Pedro realmente não se conhecesse, Cristo o conhecia. Esse é um dos nossos confortos: que o Senhor Jesus Cristo preveja todos os males futuros e, portanto, provê-os; ele olha para a nossa natureza e lida conosco como precisamos ser tratados. É bom para nós estarmos nas mãos dele.

Lucas 22: 35-40 . E ele lhes disse: Quando vos enviei sem bolsa, e scrip, e sapatos, nada vos faltou? E eles não disseram nada. Disse-lhes então: Agora, porém, quem tem bolsa, tome-a e também a sua escritura; e quem não tem espada, venda sua roupa e compre uma. Pois eu vos digo que isto ainda está escrito em mim; e ele foi considerado entre os transgressores; porque as coisas a meu respeito têm um fim. E eles disseram: Senhor, eis aqui duas espadas. E ele lhes disse: Basta. E ele saiu e foi, como costumava, ao monte das Oliveiras; e seus discípulos também o seguiram. E quando ele estava no lugar, disse-lhes: Ore para que não entreis em tentação.

Ou “em julgamento”. Com freqüência, não apresentamos essa petição: “Não nos deixe cair em tentação”. Não somos capazes de suportar a tentação se ela ultrapassar um certo ponto; e é uma misericórdia maior escapar da tentação do que passar por ela e vencê-la. Quero dizer, é claro, apenas em alguns aspectos. Podemos pedir para ser libertado do maligno se formos tentados por ele; mas nossa primeira oração deve ser para que não sejamos tentados.

Lucas 22: 41-42 . E ele foi retirado deles sobre o lance de pedra, e ajoelhou-se e orou, dizendo: Pai, se quiser, retire de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua.

Podemos ler essas palavras em um tom calmo e silencioso; mas foram proferidas por nosso Senhor com uma intensidade de agonia que mal podemos chamar diante dos olhos de nossa mente. Tão terrível foi essa agonia, que nosso Salvador se tornou totalmente fraco e fraco pela intensidade de seu pedido.

Lucas 22: 43-44 . E apareceu-lhe um anjo do céu, fortalecendo-o. E estando em agonia, ele orou com mais sinceridade:

Mais e mais intensa foi aquela breve oração enquanto sua súplica continuava.

Lucas 22:44 . E seu suor era como grandes gotas de sangue caindo no chão.

Luke era um médico, você sabe, então ele era o mais provável a registrar esse fenômeno. Aconteceu – como nos disseram – a outras pessoas em intenso medo ou agonia, que seu suor estava manchado de sangue; mas nunca nos lembramos de ler ou ouvir alguém, exceto nosso Senhor, de quem se poderia dizer: “O suor dele era como se fossem grandes gotas de sangue caindo no chão”.

Lucas 22:45 . E, quando ele se levantou da oração e chegou a seus discípulos, encontrou-os dormindo para tristeza,

Grande tristeza pode ter efeitos opostos sobre homens diferentes. Você talvez tenha notado algumas vezes que a intoxicação produz sobre alguns homens exatamente o efeito oposto ao que produz sobre outros; alguns se tornam irritáveis ??e barulhentos, enquanto outros se tornam taciturnos e silenciosos. Também é bastante verdade que grande tristeza tem vários efeitos sobre mentes diferentes. No caso do Salvador, despertou-o para uma terrível agonia de sinceridade na oração. No caso dos discípulos, os mandou dormir.

22:46 . E disse-lhes: Por que dormis? levanta-te e ora, para que não entreis em tentação.

A grande prova para eles, assim como para o seu Senhor, estava próxima. Era tarde da noite e eles estavam sonolentos e com sono; contudo, não há tempo para súplicas. A oração nunca está fora de época e nunca é desnecessária. Nunca sabemos quando a tentação está próxima; portanto, oremos sem cessar àquele que é capaz de nos preservar da tentação ou de nos livrar dela.

Comentário de John Wesley

E quando chegou a hora, ele se sentou e os doze apóstolos com ele.

Mateus 26:20 ; Marcos 14:17 .

Referências Cruzadas

Deuteronômio 16:6 – sacrifique-a apenas no local que ele escolher para habitação do seu Nome. Ali vocês oferecerão o sacrifício da Páscoa à tarde, ao pôr-do-sol, na data da sua partida do Egito.

Mateus 26:20 – Ao anoitecer, Jesus estava reclinado à mesa com os Doze.

Marcos 14:17 – Ao anoitecer, Jesus chegou com os Doze.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *