Estudo de Atos 5:40 – Comentado e Explicado

Chamaram os apóstolos e mandaram açoitá-los. Ordenaram-lhes então que não pregassem mais em nome de Jesus, e os soltaram.
Atos 5:40

Comentário de Albert Barnes

E para ele eles concordaram – grego: eles foram “persuadidos” por ele; ou eles confiaram nele. Eles concordaram apenas no que diz respeito à sua intenção de matá-los. Eles abandonaram esse design. Mas eles “não” seguiram seu conselho para deixá-los completamente sozinhos.

E derrotou-os – A quantidade usual de “chicotadas” infligidas aos infratores era 39, 2 Coríntios 11:24 . “Bater” ou “chicotear” era um modo comum de punir ofensas menores entre os judeus. Foi expressamente predito pelo Salvador que os apóstolos seriam submetidos a isso, Mateus 10:17 . A razão pela qual eles não adotaram totalmente o conselho de Gamaliel foi que, se o fizessem, temiam que sua “autoridade” fosse desprezada pelo povo. Eles haviam ordenado que não pregassem; eles os haviam ameaçado Atos 4:18 ; Atos 5:28 ; eles os aprisionaram em Atos 5:18 ; e agora, se os deixassem passar sem a “aparência” de punição, sua autoridade, eles temiam, seria desprezada pela nação, e supunha-se que os apóstolos tivessem triunfado sobre o Sinédrio. É provável, também, que eles estivessem tão indignados, que não poderiam permitir que eles ficassem sem a gratificação de sujeitá-los ao ódio público de um “chicote”. As pessoas, se não puderem cumprir todos os seus propósitos de malignidade contra o evangelho, enfrentarão até um pouco de irritação e malignidade mesquinha, em vez de deixá-lo em paz.

Comentário de E.W. Bullinger

concordou , como Atos 5:36 .

espancado. Compare Deuteronômio 25: 1-3 . Marcos 13: 9 .

deixa eles irem. Veja em Atos 4:21 .

Comentário de John Calvin

40. Tendo vencido eles, eles ordenaram. Ele diz que o conselho de Gamaliel foi permitido; todavia, os apóstolos são espancados e proibidos de pregar. (293) Por este meio, reunimos o quão grande foi a raiva dos inimigos, que agora estão pacificados, ou pelo menos mitigados, ainda, apesar disso, a raiva imoderada. (294) E parece também o mal-sucedido sucesso daqueles conselhos duvidosos, em que somente os homens são respeitados, e a verdade de Deus é posta de lado. Gamaliel obtém tanto, para que a vida dos apóstolos seja salva; (295) mas, no período médio, o Filho de Deus é blasfemado e caluniado em sua pessoa; a verdade do evangelho está enterrada em eterno silêncio, tanto quanto nos inimigos jaz, Deus certamente por esse meio maravilhosamente espalhou sua palavra; todavia, esse conselho cessa de não ser mau. O que devemos observar por essa causa, porque a maioria dos homens hoje em dia pensa que eles não obedecem um pouco a Deus, se salvarem a vida daqueles que se arriscam pela doutrina do evangelho, ou apaziguar (296 ) os inimigos que são sangrentos. Nesse meio tempo, eles não têm medo de levá-los à negação perversa de Cristo, cuja confissão é muito mais preciosa aos olhos de Deus do que a vida de todos os homens. Mas o que eles poderiam fazer que, repudiando todo cuidado da piedade, redime o favor de Deus com o dever de cortesia? (297)

Comentário de Adam Clarke

Para ele, eles concordaram – isto é, não matar os apóstolos, nem tentar mais aprisioná-los; mas sua malevolência não poderia ser facilmente satisfeita; e, portanto, eles os venceram – provavelmente deram a cada um deles trinta e nove listras; e, tendo ordenado que não falassem em nome de Jesus, eles os deixaram ir. Era de Jesus que eles tinham medo: não dos apóstolos. Eles viram claramente que, se a doutrina de Cristo foi pregada, ela deve prevalecer; e, se prevaleceu, eles devem dar em nada. Era uma afirmação sábia dos bispos papistas na época da rainha Maria – se não deixarmos esta impressão, ela nos derrubará: Eles trabalharam para deixar a impressão, mas não puderam; e, sob Deus, a impressão, expondo a iniquidade de suas doutrinas e práticas, e especialmente multiplicando cópias do Novo Testamento, efetivamente as derrubou.

Referências Cruzadas

Provérbios 12:10 – O justo cuida bem dos seus rebanhos, mas até os atos mais bondosos dos ímpios são cruéis.

Isaías 30:10 – Eles dizem aos videntes: “Não tenham mais visões! ” e aos profetas: “Não nos revelem o que é certo! Falem-nos coisas agradáveis, profetizem ilusões.

Amós 2:12 – “Mas vocês fizeram os nazireus beber vinho e ordenaram aos profetas que não profetizassem”.

Miquéias 2:6 – “Não preguem”, dizem os seus profetas. “Não preguem acerca dessas coisas; a desgraça não nos alcançará”. Ó descendência de Jacó,

Mateus 10:17 – “Tenham cuidado, pois os homens os entregarão aos tribunais e os açoitarão nas sinagogas deles.

Mateus 23:34 – Por isso, eu lhes estou enviando profetas, sábios e mestres. A uns vocês matarão e crucificarão; a outros açoitarão nas sinagogas de vocês e perseguirão de cidade em cidade.

Marcos 13:9 – “Fiquem atentos, pois vocês serão entregues aos tribunais e serão açoitados nas sinagogas. Por minha causa vocês serão levados à presença de governadores e reis, como testemunho a eles.

Lucas 20:10 – Na época da colheita, ele enviou um servo aos lavradores, para que lhe entregassem parte do fruto da vinha. Mas os lavradores o espancaram e o mandaram embora de mãos vazias.

João 19:1 – Então Pilatos mandou açoitar Jesus.

Atos dos Apóstolos 4:17 – Todavia, para impedir que isso se espalhe ainda mais entre o povo, precisamos adverti-los de que não falem mais com ninguém sobre esse nome”.

Atos dos Apóstolos 4:18 – Então, chamando-os novamente, ordenaram-lhes que não falassem nem ensinassem em nome de Jesus.

Atos dos Apóstolos 5:28 – que lhes disse: “Demos ordens expressas a vocês para que não ensinassem neste nome. Todavia, vocês encheram Jerusalém com sua doutrina e nos querem tornar culpados do sangue desse homem”.

2 Coríntios 11:24 – Cinco vezes recebi dos judeus trinta e nove açoites.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *