Estudo de Atos 13:29 – Comentado e Explicado

Depois de realizarem todas as coisas que dele estavam escritas, tirando-o do madeiro, puseram-no num sepulcro.
Atos 13:29

Comentário de Albert Barnes

Eles o derrubaram … – Ou seja, foi feito pelos judeus. Não que isso tenha sido feito por aqueles que o mataram, mas por José de Arimatéia e por Nicodemos, que eram judeus. Paulo está falando do que foi feito a Jesus pelos judeus em Jerusalém; e ele não afirma que as mesmas pessoas o mataram e o colocaram em uma tumba, mas que tudo isso foi feito pelos judeus. Ver João 19: 38-39 .

Comentário de E.W. Bullinger

cumprido = encerrado. Grego. teleo.

tudo o que era = todas as coisas que eram.

of = concernente. Grego. peri.

árvore Grego. xulon. Veja Atos 5:30 .

in = into. Grego. eis. App-104.

sepulcro = túmulo. Grego. mnemeion. Veja nota em Mateus 27:60 .

Comentário de John Calvin

29. Quando eles cumpriram todas as coisas; ou seja, o que agradou a Deus que fosse feito por eles. Pois eles lidaram com Cristo que não havia nada das profecias das Escrituras que não foram cumpridas. Por esse meio é retirada a pedra de tropeço (que o entendimento da carne concebe por causa da ignomínia da cruz), de que o Filho de Deus não foi aberto à fúria furiosa dos ímpios; mas ele obedeceu ao decreto de seus pais. Além disso, também aparece nas Escrituras que condição foi designada para ele no passado. Enquanto ele diz que Cristo foi sepultado pelo mesmo que o matara, isso parece contrário à história do evangelho; mas pode ser que Lucas tenha aceitado a palavra enterrada indefinidamente. E se lhe agrada referir o mesmo, será sinódico. Pois ele foi sepultado com a licença de Pilatos; e por indicação e prazer dos sacerdotes, havia vigias postos para vigiar a sepultura. Portanto, embora José e Nicodemos enterrassem Cristo, ( Mateus 27:57 ), que é atribuído indevidamente, e ainda assim não absurdamente, aos judeus; porque não é a deriva de Paulo neste lugar elogiar a boa ação, mas provar a ressurreição de Cristo; porque Deus o tirou da sepultura a quem seus inimigos haviam fechado ali. Portanto, ele nos dá a entender que o corpo de Cristo não foi levado dali em particular ou furtivamente, mas que foi colocado em um local famoso e conhecido pelos adversários; e assim, conseqüentemente, que mesmo eles estavam prontos para assisti-lo; e, no entanto, por tudo isso não foi encontrado: de onde podemos reunir a certeza da ressurreição.

Comentário de Adam Clarke

Eles o tiraram da árvore – O apóstolo passa rapidamente por várias circunstâncias de sua morte, para que ele possa estabelecer o fato de sua ressurreição.

Comentário de Thomas Coke

Atos 13:29 . Eles o tiraram da árvore: O apóstolo estava longe de ter vergonha de mencionar as circunstâncias mais ignominiosas dos sofrimentos de seu Mestre àqueles que eram estranhos ao evangelho, sabendo quão suficientemente ele respondeu a tudo o que poderia ser contestado, pelo que acrescentou. e testemunhou a respeito de sua ressurreição. Veja a próxima nota.

Comentário de John Wesley

E, cumprindo tudo o que estava escrito dele, o tiraram da árvore e o deitaram em um sepulcro.

Eles cumpriram todas as coisas que foram escritas sobre ele – Até onde poderiam ir, mas não mais longe.

Referências Cruzadas

Mateus 27:57 – Ao cair da tarde chegou um homem rico, de Arimatéia, chamado José, que se tornara discípulo de Jesus.

Marcos 15:45 – Sendo informado pelo centurião, entregou o corpo a José.

Lucas 18:31 – Jesus chamou à parte os Doze e lhes disse: “Estamos subindo para Jerusalém, e tudo o que está escrito pelos profetas acerca do Filho do homem se cumprirá.

Lucas 23:53 – Então, desceu-o, envolveu-o num lençol de linho e o colocou num sepulcro cavado na rocha, no qual ninguém ainda fora colocado.

Lucas 24:44 – E disse-lhes: “Foi isso que eu lhes falei enquanto ainda estava com vocês: Era necessário que se cumprisse tudo o que a meu respeito estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”.

João 19:28 – Mais tarde, sabendo então que tudo estava concluído, para que a Escritura se cumprisse, Jesus disse: “Tenho sede”.

João 19:30 – Tendo-o provado, Jesus disse: “Está consumado! ” Com isso, curvou a cabeça e entregou o espírito.

João 19:36 – Estas coisas aconteceram para que se cumprisse a Escritura: “Nenhum dos seus ossos será quebrado”,

João 19:38 – Depois disso José de Arimatéia pediu a Pilatos o corpo de Jesus. José era discípulo de Jesus, mas o era secretamente, porque tinha medo dos judeus. Com a permissão de Pilatos, veio e levou embora o corpo.

Atos dos Apóstolos 2:23 – Este homem lhes foi entregue por propósito determinado e pré-conhecimento de Deus; e vocês, com a ajuda de homens perversos, o mataram, pregando-o na cruz.

Atos dos Apóstolos 4:28 – Fizeram o que o teu poder e a tua vontade haviam decidido de antemão que acontecesse.

Atos dos Apóstolos 13:27 – O povo de Jerusalém e seus governantes não reconheceram Jesus, mas, ao condená-lo, cumpriram as palavras dos profetas, que são lidas todos os sábados.

1 Coríntios 15:4 – foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *