Estudo de Atos 13:34 – Comentado e Explicado

Que Deus o ressuscitou dentre os mortos, para nunca mais tornar à corrupção, ele o declarou desta maneira: Eu vos darei as coisas sagradas prometidas a Davi {Is 55,3}.
Atos 13:34

Comentário de Albert Barnes

E no que diz respeito – Em mais uma prova disso. Para mostrar que ele realmente fez isso, ele passa a citar outra passagem da Escritura.

Chega de voltar à corrupção – A palavra “corrupção” é geralmente empregada para denotar “putrefação, ou a destruição de um corpo na sepultura; está voltando ao seu pó nativo. ” Mas é certo ( Atos 13:35 . Veja as notas em Atos 2:27 ) que o corpo de Cristo nunca, nesse sentido, viu corrupção. A palavra é, portanto, usada para denotar “morte, ou sepultura, a causa e o local da corrupção”. A palavra é assim usada na Septuaginta. Significa aqui simplesmente que ele não deve morrer novamente.

Ele disse dessa maneira – Ele disse assim: t?t?? houtosEu darei a você – Esta citação é feita de Isaías 55: 3 . É citado na Septuaginta, com uma mudança de apenas uma palavra, não afetando o sentido. Em Isaías, a passagem não se refere particularmente à ressurreição do Messias, nem é o design de Paulo afirmar que sim. Seu objetivo neste versículo não é provar que ele ressuscitaria dos mortos, mas que, ressuscitando, ele não voltaria a morrer. Que a passagem em Isaías se refere ao Messias, não há dúvida, Atos 13: 1 , Atos 13: 4 . A passagem aqui citada é um endereço para o povo, uma garantia para eles de que a promessa feita a Davi seria cumprida, uma declaração solene de que ele faria uma aliança eterna com eles por meio do Messias, o prometido descendente de Davi.

As certas misericórdias de Davi – A palavra “misericórdia” aqui se refere à promessa feita a Davi; a misericórdia ou favor mostrado a ele prometendo a ele um sucessor que não deixaria de se sentar no trono, 2 Samuel 7:16 ; Salmo 89: 4-5 ; Salmo 132: 11-12 . Essas misericórdias e promessas são chamadas de “seguras”, como verdadeiras ou infalíveis; eles certamente seriam realizados. Compare 2 Coríntios 1:20 . A palavra “Davi” aqui não se refere, como muitos supuseram, ao Messias, mas ao rei de Israel. Deus fez a Davi uma promessa, uma certa promessa; ele concedeu-lhe essa misericórdia especial, ao prometer que deveria ter um sucessor que deveria permanecer para sempre em seu trono. Essa promessa foi entendida pelos judeus e é frequentemente referida no Novo Testamento como relacionada ao Messias. Paulo aqui diz que essa promessa foi cumprida. A única questão é como se refere ao assunto sobre o qual ele estava discursando. A questão não era principalmente provar sua ressurreição, mas mostrar particularmente que ele nunca mais morreria ou que viveria e reinaria para sempre. E o argumento é que, como Deus havia prometido que Davi deveria ter um sucessor que deveria permanecer para sempre em seu trono, e como essa previsão agora terminava no Messias, o Senhor Jesus, seguiu-se que, como essa promessa era certa e certa, ele nunca iria morrer de novo. Ele deve viver se a promessa foi cumprida. E embora ele tivesse sido morto, ainda assim, sob a promessa geral, havia uma certeza de que ele viveria novamente. Era impossível, o significado é que o Messias, o prometido sucessor de Davi, o ocupante perpétuo de seu trono, permanecesse sob o poder da morte. Sob essa garantia, a igreja agora repousa suas esperanças. O rei de Sião agora vive, sempre capaz de justificar e salvar seu povo.

Comentário de E.W. Bullinger

E no que diz respeito = Mas.

não mais, etc. = não está mais (grego. meketi. Comp. de mim. App-105.) prestes a retornar.

para = até. Grego. eis. App-104.

corrupção . Grego. diaphthora. Veja nota em Atos 2:27 . Aqui corrupção significa o lugar da corrupção, ou seja, o túmulo, pois Ele não viu a corrupção e, portanto, não pôde voltar a ela.

neste sentido = assim.

certo = garantido. Grego. pistos. App-150.

misericórdia = coisas sagradas. Grego. hosios. Ver Atos 2:27 . O mesmo que “santo” em Atos 13:35 . As misericórdias seguras são as promessas fielmente cumpridas pelo Todo-Poderoso. Figura do discurso Catachresis. Ver Isaías 55: 3 .

Comentário de John Calvin

34. That he should not return. He addeth now the other member, that Christ was once raised from death that he may live for ever, as Paul teacheth, Romans 6:10 ,

“He dieth no more, neither shall death have dominion over him any more; because he liveth to God.”

For the hope conceived of Christ’s resurrection should be slender and cold, if he were yet subject to destruction, or to any change. Therefore he is said to be entered into the kingdom of God, that he may also give to his [people] eternal felicity, living for ever. For because Christ rose rather for our sake than for himself, the perpetuity of life which the Father hath given him reacheth unto us all, and is ours. Notwithstanding the place of Isaiah which is here cited, seemeth to make but a little for proof of Christ’s immortality, I will give you the holy things of David, ( Isaiah 55:3 .) But it is not so. For seeing Isaiah speaketh of the redemption promised to David, and affirmeth that the same shall be firm and stable, we do well gather by this the immortal kingdom of Christ, wherein the eternity of salvation is grounded. And Paul followed the Greek interpreters when he put holy things for mercies. Chessed, which signifieth meek, merciful, and gentle, is wont by the Grecians to be translated holy. Therefore they translated ???? of David, the holy things of David, whereas the prophet meaneth rather the grace promised to David. But Paul granted this to the ignorant and weak, who were better acquainted with the Greek reading, especially forasmuch as the force of the testimony consisteth in another point. For this is Paul’s meaning in sum, If the grace be eternal which God saith he will give in his Son, the life of his Son must be eternal, and not subject to corruption. (818) For we must hold this rule, that all the promises of God are in Christ yea and amen, ( 2 Corinthians 1:20 😉 and that therefore they cannot be of any force unless he do quicken them.

Comentário de Adam Clarke

Não há mais retorno à corrupção – Ao túmulo, à morte, o local e o estado da corrupção; pois assim devemos entender a palavra d?af???a? no texto.

As misericórdias certas de Davi – ?a ?s?a ?aß?d ta p??a . Essas palavras são citadas literalmente na versão da Septuaginta de Isaías 55: 3 ; onde o hebraico é ??????? ??? ???? chasdey David haneemanim , do qual o grego é uma tradução fiel; e que certas misericórdias de Davi São Paulo consideram cumpridas na ressurreição de Cristo. A partir desta aplicação das palavras, é evidente que o apóstolo considerou a palavra Davi como significando o Messias; e então as misericórdias seguras ou fiéis, como as que se relacionam com a nova aliança, e as várias bênçãos prometidas nela, são evidentemente aquelas que são seladas e confirmadas à humanidade pela ressurreição de Cristo; e é assim que o apóstolo os aplica. Se não houvesse a prova mais completa da ressurreição de Cristo, nenhuma das promessas da nova aliança poderia ter sido considerada certa ou fiel. Se ele não ressuscitou dentre os mortos, então, como disse o apóstolo, sua fé e nossa pregação são vãs, 1 Coríntios 15:14 .

As seguintes observações de Bp. , Psalm 89:36 , where frequent mention is made of a covenant established by God with David, and sworn to by God, that David’s seed should endure for ever, and his throne as the days of heaven, and as the sun, to all generations. This covenant and this oath are the sure and sacred things of which Isaiah, Isaiah 55:3 , speaks; and Luke in this place. And Paul understood them as relating to the kingdom of Jesus, (the Son of David), which was to be an everlasting kingdom; and if an everlasting one, then it was necessary that Jesus should have been (as he was) raised from the dead; and, to support this argument, Paul, in the next verse, strengthens it with another, drawn from Psalm 16:10 .” Pearce é criteriosa: “Para o sentido dessas palavras, devemos recorrer ao que Deus disse a Davi em 2 Samuel 7:11 , 2 Samuel 7:12 , etc., explicado pelo que é dito no Salmo 89: 3 . 89: 4 , Salmo 89:28 , Salmo 89:29 , Salmo 89:36 , onde é feita menção frequente a uma aliança estabelecida por Deus com Davi e jurada por Deus, que a semente de Davi durará para sempre e seu trono como os dias do céu, e como o sol, para todas as gerações.Esta aliança e este juramento são as coisas seguras e sagradas das quais fala Isaías, Isaías 55: 3 , e Lucas neste lugar.E Paulo os entendeu como se relacionando com o reino de Jesus, (o Filho de Davi), que deveria ser um reino eterno; e se fosse um reino eterno, era necessário que Jesus tivesse sido (como ele foi) ressuscitado dentre os mortos; e, para apoiar isso argumento, Paulo, no versículo seguinte, fortalece-o com outro, extraído do Salmo 16:10 . “

Comentário de Thomas Coke

Atos 13:34 . Agora não há mais retorno à corrupção Como Cristo nunca viu corrupção, Atos 13:37, a palavra grega d?af???a, corrupção, deve significar a sepultura, como também ???? , sheahet, no hebraico; (compare Salmos 94:13 e Lamentações 4:20 .), assim como o caixão de um homem ressuscitado dentre os mortos, assim que foi colocado nele, poderia ser chamado de sarcófago, embora sua carne não tivesse sido consumida nele. As bênçãos do reinado do Messias podem ser chamadas de misericórdias seguras de Davi, como foram prometidas a esse príncipe – nas quais a tradução de 1729 a determina, ao renderizar a passagem, cumprirei fielmente a promessa feita a Davi; ou, porque o nome de Davi às vezes é dado ao próprio Messias, como o grande herdeiro de Davi, cujas vitórias e glórias de Davi eram apenas uma sombra fraca: e quando Isaías os chama de misericórdias, ele provavelmente pode se referir às últimas palavras de Davi, na qual ele usa a mesma expressão em relação a eles, 2 Samuel 23: 5 . A adequação da aplicação aqui é evidente, pois foi a ressurreição de Cristo que rendeu as bênçãos que ele prometeu ao seu povo fiel, que, sem isso, não poderia ter nenhuma esperança dele, como o apóstolo argumenta em geral, 1 Coríntios 15:14 ; 1 Coríntios 15:58 . Ver Isaías 55: 3 .

Comentário de John Wesley

E, com relação ao fato de que ele o ressuscitou dentre os mortos, agora não mais para voltar à corrupção, ele disse assim: Eu darei a você as misericórdias de Davi.

Não há mais volta à corrupção – isto é, não morre mais.

Eu darei a você as misericórdias de Davi – As bênçãos prometidas a Davi em Cristo. Estes são certos, certos, firmes, sólidos, para todo verdadeiro crente nele. E, portanto, a ressurreição de Cristo necessariamente segue; pois sem isso, essas bênçãos não poderiam ser dadas. Isaías 55: 3 .

Referências Cruzadas

2 Samuel 7:14 – Eu serei seu pai, e ele será meu filho. Quando ele cometer algum erro, eu o punirei com o castigo dos homens, com açoites aplicados por homens.

2 Samuel 23:5 – “A minha dinastia está de bem com Deus. Ele fez uma aliança eterna comigo, firmada e garantida em todos os aspectos. Certamente fará prosperar em tudo e concede-me tudo quanto desejo.

Salmos 89:2 – Sei que firme está o teu amor para sempre, e que firmaste nos céus a tua fidelidade.

Salmos 89:19 – Numa visão falaste um dia, e aos teus fiéis disseste: “Cobri de forças um guerreiro, exaltei um homem escolhido dentre o povo.

Isaías 55:3 – Dêem ouvidos e venham a mim; ouçam-me, para que sua alma viva. Farei uma aliança eterna com vocês, minha fidelidade prometida a Davi.

Jeremias 33:15 – ” ‘Naqueles dias e naquela época farei brotar um Renovo justo da linhagem de Davi; ele fará o que é justo e certo na terra.

Jeremias 33:26 – então eu rejeitaria os descendentes de Jacó e do meu servo Davi, e não escolheria um dos seus descendentes para que governasse os descendentes de Abraão, de Isaque e de Jacó. Mas eu restaurarei a sorte deles e lhes manifestarei a minha compaixão’ “.

Ezequiel 34:23 – Porei sobre elas um pastor, o meu servo Davi, e ele cuidará delas; cuidará delas e será o seu pastor.

Ezequiel 37:24 – ” ‘O meu servo Davi será rei sobre eles, e todos eles terão um só pastor. Eles seguirão as minhas leis e terão o cuidado de obedecer aos meus decretos.

Oséias 3:5 – Depois disso os israelitas voltarão e buscarão o Senhor, o seu Deus, e Davi, seu rei. Virão tremendo atrás do Senhor e das suas bênçãos, nos últimos dias.

Amós 9:11 – “Naquele dia levantarei a tenda caída de Davi. Consertarei o que estiver quebrado, e restaurarei as suas ruínas. Eu a reerguerei, para que seja como era no passado,

Zacarias 12:8 – Naquele dia o Senhor protegerá os que vivem em Jerusalém, de forma que o mais fraco dentre eles será como Davi, e a família de Davi será como Deus, como o anjo do Senhor que vai adiante deles.

Romanos 6:9 – Pois sabemos que, tendo sido ressuscitado dos mortos, Cristo não pode morrer outra vez: a morte não tem mais domínio sobre ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *