Estudo de Atos 18:21 – Comentado e Explicado

Ao despedir-se, disse: Voltarei a vós, se Deus quiser. E partiu de Éfeso.
Atos 18:21

Comentário de Albert Barnes

Mantenha este banquete – Provavelmente a Páscoa é aqui mencionada. Por que ele estava tão ansioso para celebrar a festa em Jerusalém, o historiador não nos informou. É provável, no entanto, que ele desejasse encontrar o maior número possível de compatriotas e remover, se praticável, os preconceitos que haviam sido levantados em toda parte contra ele, Atos 21: 20-21 . Talvez ele também supusesse que haveria muitos convertidos cristãos presentes, a quem ele também poderia encontrar.

Mas voltarei … – Isso ele fez Atos 19: 1 e permaneceu lá três anos, Atos 20:31 .

Comentário de E.W. Bullinger

despediu-os . Grego. apotasso, como em Atos 18:18 , “se despediu”.

Eu devo . . . Jerusalem . Os textos omitem esta cláusula, mas não o siríaco.

retorno . Grego. anakampto, dobre para trás (meus passos). Somente aqui, Mateus 2:12 . . Lucas 10: 6 . Hebreus 11:15 .

se Deus quiser = Deus estar disposto (grego. thelo. App-102.)

navegou . Grego. anago. Veja nota em Atos 13:13 .

Comentário de Adam Clarke

Eu devo – celebrar este banquete – provavelmente a Páscoa, na qual ele desejava comparecer com o objetivo de ver muitos de seus amigos e ter a oportunidade mais favorável de pregar o Evangelho a milhares de pessoas que compareceriam a Jerusalém naquela ocasião. Toda esta cláusula, devo de todo modo manter este banquete que vem em Jerusalém, está faltando em ABE, seis outros; com os coptas, etíopes, armênios e vulgatas. Griesbach deixa no texto, com a marca da dúvida; e o professor White, em seu Crisews, diz: delação probabilitadora . Sem esta cláusula, o versículo lerá assim: Mas ele os despediu, dizendo: Voltarei a vós, se Deus quiser. E isso ele fez antes do término do mesmo ano, Atos 19: 1 , e passou três anos com eles, Atos 20:31 , estendendo e estabelecendo a Igreja naquele lugar.

Comentário de John Wesley

Mas eles se despediram, dizendo: Devo, por todos os meios, manter este banquete que vem em Jerusalém; mas voltarei a vós, se Deus quiser. E ele partiu de Éfeso.

Eu devo, por todos os meios, manter o banquete em Jerusalém – não foi por qualquer apreensão que ele foi obrigado em consciência a manter as festas judaicas; mas aproveitar a oportunidade de encontrar um grande número de seus compatriotas a quem ele poderia pregar a Cristo, ou a quem ele poderia instruir mais adiante, ou se libertar dos preconceitos que eles haviam absorvido contra ele.

Mas eu voltarei para você – assim ele fez, Atos 19: 1 .

Referências Cruzadas

Deuteronômio 16:1 – Observem o mês de abibe e celebrem a Páscoa do Senhor, do seu Deus, pois no mês de abibe, de noite, ele os tirou do Egito.

Mateus 26:39 – Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: “Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres”.

Lucas 9:61 – Ainda outro disse: “Vou seguir-te, Senhor, mas deixa-me primeiro voltar e me despedir da minha família”.

Atos dos Apóstolos 15:29 – Abster-se de comida sacrificada aos ídolos, do sangue, da carne de animais estrangulados e da imoralidade sexual. Vocês farão bem em evitar essas coisas. Que tudo lhes vá bem.

Atos dos Apóstolos 19:21 – Depois dessas coisas, Paulo decidiu no espírito ir a Jerusalém, passando pela Macedônia e pela Acaia. Ele dizia: “Depois de haver estado ali, é necessário também que eu vá visitar Roma”.

Atos dos Apóstolos 20:16 – Paulo tinha decidido não aportar em Éfeso, para não se demorar na província da Ásia, pois estava com pressa de chegar a Jerusalém, se possível antes do dia de Pentecoste.

Atos dos Apóstolos 21:14 – Como não pudemos dissuadi-lo, desistimos e dissemos: “Seja feita a vontade do Senhor”.

Romanos 1:10 – em minhas orações; e peço que agora, finalmente, pela vontade de Deus, seja-me aberto o caminho para que eu possa visitá-los.

Romanos 15:32 – de forma que, pela vontade de Deus, eu os visite com alegria e juntamente com vocês desfrute de um período de refrigério.

1 Coríntios 4:19 – Mas irei muito em breve, se o Senhor permitir; então saberei não apenas o que estão falando esses arrogantes, mas que poder eles têm.

2 Coríntios 13:11 – Sem mais, irmãos, despeço-me de vocês! Procurem aperfeiçoar-se, exortem-se mutuamente, tenham um só pensamento, vivam em paz. E o Deus de amor e paz estará com vocês.

Filipenses 2:19 – Espero no Senhor Jesus enviar-lhes Timóteo brevemente, para que eu também me sinta animado quando receber notícias de vocês.

Hebreus 6:3 – Assim faremos, se Deus o permitir.

Tiago 4:15 – Ao invés disso, deveriam dizer: “Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *